O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

domingo, 15 de maio de 2011

“Fazer quarto no estádio Machadão”

Fazer quarto. Ouvi muito essas duas palavras quando eu era “menino do bucho grande” e morava na roça. Sua prática ocorria quando um morador do engenho – geralmente idoso, com mais de 70 anos – ficava doente, à beira da morte.Nos últimos dias de vida, na maioria das vezes sem falar e sem conhecer mais ninguém, o futuro finado recebia em sua casa, às bocas das noites, visitas de seus vizinhos e amigos.
Durante as noites de quartos, como eram chamadas, a turma se reunia e sob o sabor de deliciosas xícaras de café torrado no “caco”, contavam anedotas, estórias de trancosos e outras coisas semelhantes. Às vezes, a morte maltratava demais os velhinhos. Só os transferiam para o plano superior, depois muitos dias de sofrimento.
Trazendo para os dias atuais, o infeliz dessa prática é o estádio Machadão. Com a diferença de ainda ser muito jovem – completa 39 anos de existência no dia 4 de junho. Prestes a ser demolido para dar lugar ao moderno estádio Arena das Dunas, para a Copa de 2014, o “poema de concreto” vem recebendo, diariamente, visitação de vários segmentos da sociedade, principalmente, esportivo e estudantil.
Nas duas situações, as opiniões são divididas. Naquela, os parentes e amigos mais próximos do enfermo achavam que ele deveria viver por mais tempo ou nunca morrer. Outros eram de opinião que, era preferível a morte levá-lo a permanecer sofrendo. Nesta, enquanto alguns acham que o colosso de Lagoa Nova deve ser mesmo demolido, outros não escondem sua tristeza, quando ouvem falar no fim do chamado cartão postal de Natal.
Na primeira situação, o tempo se encarregava de consolar àqueles que perdiam seus entes queridos. Na segunda, o tempo também deve apagar a saudade deixada pelo estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado, Machadão, caso venha ser mesmo demolido.
Fonte: Esporte Amador/Manoel Cirilo

Nenhum comentário:

Postar um comentário