O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Financiamento caminha, mas Natal é das mais atrasadas

Uma boa e uma má notícia para Natal em relação à Copa de 2014. Enquanto o processo solicitando o empréstimo de R$ 280 milhões (70%) para construção do estádio Arena das Dunas passou pela análise da comissão de fiscalização do BNDES, sem qualquer ressalva do Ministério Público e do Tribunal de Contas da União, a capital potiguar acaba de ser listada pelo Ministério do Esporte "entre as cidades-sede com maior atraso na execução dos projetos para o Mundial".
O secretário para Assuntos Extraordinários Relativos à Copa no RN (Secopa), Demétrio Torres, comemora o fato de o pedido de empréstimo realizado pela Arena das Dunas Concessão e Eventos ter passado pelo crivo dos auditores e acredita que o estágio mais difícil foi concluído. "Esse é um fato que deve ser comemorado, dificilmente um processo desse tipo passa de primeira pela fiscalização. Quase sempre há alguma ressalva dos órgãos controladores", explica.
Acreditando que a liberação do empréstimo não deve mais demorar, uma vez que a documentação já se encontra na mão da direção do BNDES para cumprir os últimos tramites,  Demétrio Torres pretende se reunir ainda hoje com os responsáveis pela empresa Arena das Dunas para tratar da instalação do canteiro de obras no estádio Machadão.
"Na próxima semana deve estar chegando a Natal o material para o isolamento do complexo esportivo Machadão/Machadinho.  Vou conversar com o pessoal da Sejel para ver se eles retiram logo o material que falta para completar a mudança da secretaria para o ginásio Nélio Dias, para que possamos realizar logo o isolamento daquela área. Acredito que no final da próxima semana poderemos fazer isso e iniciar as obras de demolição do estádio no início de julho. Como está previsto no contrato da PPP", ressaltou o secretário da Secopa.
Na visão das autoridades potiguares Natal está rigorosamente dentro do cronograma de construção da Arena das Dunas acertado com o Comitê Organizador Local da Copa (LOC) em dezembro do ano passado, mas o Ministério do Esporte não encara a situação pelo mesmo ângulo.
Tanto que a capital potiguar foi inclusa na relação onde os projetos se encontram mais atrasados. Pior, entre todas as sub sedes Natal foi colocada na lanterninha, uma vez que passados dois anos e sete meses da escolha das sedes brasileiras para o Mundial, o Machadão sequer está sendo demolido. A situação de São Paulo também foi apontada como incômoda, pelo fato de a terraplenagem do Itaquerão ter iniciado apenas na última segunda-feira (30/5).
Mesmo num patamar mais adiantado que as outras duas sedes,  Fortaleza com 13% do processo em atamento e Manaus (17%) também estão entre as retardatárias na corrida pela inauguração das arenas. Entre as mais adiantadas aparecem Curitiba (45% das obras concluídas), Cuiabá (17%), Salvador (17%), Brasília (15%), Porto Alegre (14%), Recife (8%), Belo Horizonte (8%) e Rio de Janeiro (7%).
O Ministério do Esporte prevê  que os quatro estádios "atrasados" devem ficar prontos somente em 2013 (Fortaleza em abril, Manaus em junho, Natal e São Paulo em dezembro), estourando o prazo para o ensaio-geral da Copa do Mundo.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário