O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

quinta-feira, 16 de junho de 2011

FNF estuda mudanças na fórmula de disputa para o Estadual 2012

O ABC ainda está no início de sua caminhada no Brasileiro, o América ainda nem iniciou a sua jornada, mas a Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), através do presidente José Vanildo(Foto), já está se antecipando na organização do Campeonato Potiguar do ano que vem. O objetivo do presidente é organizar todo o sistema de disputa com bastante antecedência e firmar a federação local como a 12ª mais bem qualificada tecnicamente do Brasil. A novidade é que a fórmula de disputa do campeonato deve ser modificada, ao que tudo indica voltando ao sistema de fase classificatória com apenas jogos de ida semifinais e finais, em cada turno. Para José Vanildo, o mais importante é que FNF e clubes caminhem juntos, e de acordo, na organização do certame.
A ideia, segundo Vanildo é a seguinte: tanto a Copa Rio Grande do Norte (1º turno) quanto a Taça Cidade do Natal (2º turno) seriam disputadas em três fases. A primeira, classificatória, teria nove rodadas, com jogos apenas de ida, definidos em sorteio. Ao final desta fase, quatro clubes, os melhores colocados, se classificariam à seguinte. Nas semifinais, jogariam primeiro contra o quarto melhor colocado e segundo contra terceiro mais bem qualificado, novamente em partidas únicas. Os vencedores decidiriam o título em jogos de ida e volta, caracterizando-se assim uma terceira fase, a final.
Outra possibilidade é resumir a disputa a apenas duas fases, classificatória e final. Nesta primeira, seriam 18 rodas, com jogos de ida e volta, de onde os quatro melhores decidiriam o título em uma segunda fase, em um quadrangular. Nesta opção, o regulamento seria um pouco diferente para cada turno, já que no segundo haveria também um quadrangular na parte de baixo da tabela, que definiria qual equipe seria rebaixada à Segunda Divisão do futebol local. "É uma outra opção que podemos conversar", disse José Vanildo.
Para o presidente da FNF, o objetivo do diálogo antecipado sobre a disputa do principal campeonato profissional do estado é acabar com reclamações futuras dos clubes. "Nós queremos que definitivamente se acabe no futebol aquela história de, no meio do campeonato, o time dizer que o regulamento favoreceu essa ou aquela equipe", ressaltou. A federação ainda deve ter novos encontros e discussões com os representantes dos clubes até o último trimestre do ano antes de aprovar o novo regulamento do Estadual. 
Fonte: DN Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário