O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 31 de dezembro de 2011

"Até hoje vivemos apenas de promessas não cumpridas"

Mais uma temporada chega ao fim para o futsal potiguar. O Estado foi Vice-campeão do Nordeste com o Cruzeiro de Assu, primeiro título de um clube do interior fora do Estado, e bem colocado nos rankings da Confederação Brasileira de Futsal em quase todas as categorias, o Rio Grande do Norte comemora um 2011 "de ouro", como chegou a festejar Clóvis Gomes, presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futsal (FNFs). O ano também marcou as ausências de ABC e América entre os destaques da modalidade.
Rodrigo SenaClóvis Gomes, Presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futsal 
Clóvis Gomes, Presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futsal
"Foi um ano muito bom para o nosso futsal. Mais, um ano de ouro, eu diria. E isso só nos motiva mais ainda para continuar lutando pela popularização do nosso futsal no Estado, fortalecendo para que possa disputar as competições nacionais nas divisões especiais", comentou Clóvis, que já adianta três importantes eventos no calendário de 2012: a Taça RN Intertv Cabugi e a Taça Brasil de Clubes - Masculino, em Assu, e Feminino, em Carnaubais. Em entrevista a Tribuna do Norte, o presidente da FNFs faz um balanço de 2011 e projeta um 2012 ainda melhor para o futsal do Rio Grande do Norte, principalmente, depois da promessa da governadora Rosalba Ciarlini. "A governadora assumiu o compromisso de reativar, em fevereiro de 2012, o Fundo Estadual de Esporte, implantado pelo governador Cortez Pereira em 1972", informou Clóvis, que desabafa: "Desta data (1972) até hoje vivemos apenas de promessas não cumpridas pelos governos anteriores".
Fonte: Tribuna do Norte

ASSU Sub 18 - Delegação já descansa em Limeira

A Delegação do ASSU Sub 18, chefiada pelo Supervisor Carmésio Cabral já está em Limeira(SP). Nesta noite de virada de ano e amanhã todo o elenco e comissão Técnica descansam para que na segunda-feira possam voltar as atividades de treinamentos antes do jogo de estréia contra a Inter de Limeira no dia 05 janeiro. O Técnico do Camaleãozinho, Damião Oliveira deve ter um desfalque certo para o primeiro jogo contra os donos da casa, é que o meia Roldão Neto(Foto) foi acometido de "Catapora" e por orientação médica deve ficar em repouso absoluto durante cinco dias. A delegação Assuense vem recebendo um apoio logistico dos donos da casa e segundo Carmésio, fora este problema com Roldão, tudo está caminhando tranquilamente e dentro do programado, agora é só esperar o momento da estréia no dia 05.

Texto e Imagem: L. Filho


 

Corintians de Caicó vence jogo-treino contra selecionado de Cruzeta

 Na Foto: Jogo entre Corintians e Cruzeta

A equipe do Corintians de Caicó foi nesta sexta-feira até a cidade de Cruzeta e venceu o seu primeiro jogo-treino na pré-temporada visando o Campeonato Estadual 2012.O jogo treino foi realizado no estádio João Bosco de Araújo e teve como adversário a seleção de Cruzeta que estava reforçada com vários jogadores profissionais da Região do Seridó, entre eles os zagueiros experientes Joatan e Roquete. Dentro de campo o Corintians de Caicó ainda não mostrou um grande futebol já que ainda está no inicio de preparação mais mesmo assim conseguiu vencer o time da casa pelo placar de 2x0 com gols dos laterais Eli Correia e Leo Nunes. O técnico Gilberto Gaúcho colocou em campo duas formações diferentes em cada tempo de jogo. Na primeira etapa atuaram David Escorpião; Eli Correia, Marcão, Júlio Palmeira e Marcos Vinícius; Régis Pitbull, Jozicley, Emersom e Lamar; Zé Maria e Ebinho.No segundo tempo o time escolhido pelo técnico Gilberto Gaúcho foi: Adônis, Leo Nunes, Anselmo, Mercinho e Marquinhos. Neto Juazeiro, Coruja, Paulinho e Fao.Tairone e Lee.Os gols do jogo foram marcados no inicio de cada tempo, Eli Correia marcou aos 7 min da etapa inicial e Leo Nunes que entrou ainda no primeiro tempo marcou no inicio da segunda etapa.
Fonte: Blog de Eduardo Dantas

ABC não fará amistoso antes de enfrentar o Baraúnas

A pré-temporada alvinegra começou nesta semana e o elenco abecedista já trabalha forte visando à estreia no Campeonato Estadual 2012, que acontecerá no dia 15 de janeiro, contra o Baraúnas, no estádio Nogueirão, em Mossoró (RN). Em virtude do pouco tempo de preparação, os jogadores estão trabalhando diariamente nos dois períodos e a comissão técnica decidiu tomar algumas medidas. Uma delas é reduzir os dias de folga e descanso do grupo. "Infelizmente, teremos um curto período de preparação e não podemos perder tempo. Com isso, vamos dar apenas dois domingos de folga antes da estreia, o dia 1º de janeiro e o dia 8. Estamos com um grupo novo, com muito jogadores chegando e precisaremos trabalhar para dar entrosamento e padrão tático, mesmo sabendo que será difícil, devido ao pouco tempo. Sem contar o medo de lesões", explicou o treinador Leandro Campos(Foto). O técnico também comunicou que a equipe não realizará amistosos antes do Estadual. "Não é o que queríamos, mas pela primeira vez vamos estrear em uma competição sem a realização de um jogo  preparatório. O ABC não fará amistoso. Não temos como parar a preparação para fazer isso, pois precisaríamos desacelerar os preparativos antes do jogo amistoso e depois dar um descanso aos atletas. Daí perderíamos tempo de preparação. Não é o ideal, mas é o que precisamos fazer", declarou.
Fonte: Jornal de Fato

Fim de ano movimentado para as direções de ABC e América

Para quem espera um fim de ano sem muitas surpresas envolvendo ABC e América, se enganou com as últimas notícias. O alvinegro anunciou as contratações do volante Carlinhos  Santos, de 27 anos,  que defendeu o Criciúma/SC, na última série B e o zagueiro Eduardo, de 23 anos, que estava defendendo o Vitória/BA. O primeiro, é um desejo antigo do técnico Leandro Campos, que, por duas vezes, tentou trazer o jogador para Natal, mas, sem sucesso. O segundo vem para ocupar a vaga deixada por Irineu. Dado como certo na renovação, a direção alvinegra revelou que o empresário do jogador decidiu dobrar a pedida inicial e, por isso, a renovação do zagueiro se tornou inviável.
Rodrigo SenaAlex Padang está confiante no apoio da torcida ao América 
Alex Padang está confiante no apoio da torcida ao América
No América, a situação foi um pouco diferente. Ao invés de confirmar a contratação do atacante Somália, que estava defendendo o Figueirense/SC, o presidente eleito do clube, Alex Padang, desmentiu a informação. "É impossível contratarmos o Somália. Além dele ter contrato com a equipe, o salário é fora da realidade. Surgiu também o nome do Nunes. Esse é outro que não vem, devido ao alto salário. Maior até do que o de Somália. Isso parece notícia plantada, para valorizar os jogadores", disse Padang. Mas, um atacante de renome nacional deve ser contratado nos próximos dias. Deve, porque, segundo Alex Padang, tudo vai depender da torcida. "Estou conversando com dois atacantes, mas tudo vai depender dos torcedores. Eles que vão pagar essa contratação. Hoje, temos 1.500 sócios-dragão e para acertar com o atacante, preciso de 2.500 associados. Por isso que é muito importante se tornar sócio", disse.
Fonte: Tribuna do Norte

Giuntini e Diá aprovam postura de suas equipes

Os resultados não foram os melhores. O Baraúnas não passou de um empate por 1 a 1 com a seleção de Major Sales, enquanto que o Potiguar foi derrotado por 2 a 0 pelo Ypiranga de Pernambuco. Mesmo assim, os técnicos do Leão do Oeste e do Time Macho, Francisco Diá e Fábio Giuntini, respectivamente, gostaram do futebol apresentado por suas respectivas equipes. Para Giuntini, o Potiguar se comportou muito bem, apresentando uma boa posse de bola e uma marcação no ataque, sufocando a saída de bola do adversário, que culminou com a criação de boas oportunidades de gols. "O time também foi bem defensivamente, não dando chance ao ataque do Ypiranga", acrescentou o técnico. Giuntini disse que o time pernambucano marcou os gols em lances isolados. Numa bola parada e num contra-ataque já no final do segundo tempo. O técnico reconheceu que o alvirrubro mossoroense ficou devendo no setor de criação. "É um problema que a gente já conhecia e que se tornou mais forte com a saída de Juninho Bahia de campo, por conta de uma um fisgada na coxa", justificou. Giuntini avaliou que o time ainda precisa de dois meias, um armador e outro que se aproxime mais do ataque, um atacante e um lateral que jogue nos dois lados do campo.
No Baraúnas, o técnico Francisco Diá também gostou da atuação do time tricolor diante da seleção de Major Sales. "O time apresentou boa movimentação, sentido de marcação forte e boa posse de bola", declarou, elencando as virtudes do Leão do Oeste. Diá observou que teve que fazer algumas alterações forçadas, como foram as substituições dos volantes Edmilson e Richardson, que treinaram pela manhã e foram para o jogo à tarde. "Devemos destacar também que o adversário foi reforçado por vários jogadores profissionais do Sousa da Paraíba e Ferroviário do Ceará", justificou. O Potiguar liberou os seus jogadores logo após o jogo em Santa Cruz do Capibaribe, enquanto que o Baraúnas faz o mesmo após o treino programado para a manhã de hoje na Toca do Leão. Os dois times se reapresentam no dia 2 de janeiro e voltam a jogar no dia 8. O Baraúnas vai até Campina Grande/PB enfrentar o Campinense, enquanto que o Potiguar vai receber o Horizonte em Mossoró.
Fonte: MAGNOS ALVES Da Redação/Jornal de Fato

ASSU SUB – 18 Embarcou para São Paulo hoje

Depois de uma grande festa feita pela torcida na noite de ontem em frente a Rádio Princesa do Vale para desejar boa sorte aos meninos Sub 18 do Camaleão, a delegação do ASSU chegou em Natal por volta das quatro da manhã de hoje, e ás cinco horas embarcou em vôo da TAM para Limeira, sede do grupo "Q" onde a equipe estréia no dia 05 de janeiro contra a própria Inter de Limeira pela 43ª Copa São Paulo de Futebol Junior. Na bagagem dos meninos do Camaleão, a esperança de um futuro no mundo do futebol, e o sonho de se firmar neste competitivo mercado. Confira aqui no blog fotos da delegação Assuense.
 
 
 
 Texto e Imagens: L. Filho
 

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Prefeitura de Assú garante total apoio ao ASSU sub-18

Prefeito Ivan Júnior apoia o projeto de categorias de base do Camaleão e todos atletas viajarão de avião
A participação inédita do ASSU na Copa São Paulo de futebol sub-18 conta com total apoio da Prefeitura Municipal de Assú. O gestor tem apoiado o projeto de categorias de base desde o início e garante toda a estrutura para os atletas participarem da competição nacional. O prefeito Ivan Júnior participou de um encontro com os atletas, junto à psicóloga Emanuelly Tavares, motivando todos para a disputa dessa competição. Além disso, o elenco do Camaleão do Vale viajará para São Paulo de avião, fato raro para as equipes mais humildes que disputam a competição. “A viagem de avião é uma forma de garantir o conforto para os atletas se prepararem para o evento. Vimos como essencial para os jogadores terem a estrutura necessária para participar da Copa”, salientou o prefeito.A Prefeitura de Assú garantiu a logística total do clube para a participação do Campeonato Estadual da categoria e Torneio Seletivo, competição subsequente que classificou o Camaleão para a Copinha.“O esporte é prioridade na nossa gestão, pois garante interação social e ajuda no combate das drogas. Além disso, é uma forma eficiente de divulgar a cidade e trazer alegria, tanto para os atletas, como para o público”, declarou o prefeito. A iniciativa para promover o esporte de Assú não é um fato isolado para a Prefeitura de Assú. O órgão apoia competições municipais de diversas modalidades, assim como o Assú Open de Futsal, que é o maior evento de futsal do estado, e o Assú Open de Taekwondo, que reúne a elite regional da modalidade. O prefeito Ivan Júnior também garantiu toda estrutura para a realização do Campeonato Brasileiro de Vôlei Juvenil e a participação do Cruzeiro de Assú na Liga Nordeste e Taça Brasil – 1ª divisão, em que o time assuense ficou em terceiro lugar nos dois eventos.
Fonte: Carlos G. Jr.

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Psicóloga motiva garotos do ASSU para Copa São Paulo

Encontro teve o intuito de orientar os jovens para um desafio inédito a todos
Antes de viajarem para a disputa da Copa São Paulo, os garotos do sub-18 do ASSU tiveram uma importante conversa com a psicóloga Emanuelly Tavares(Foto) na noite desta quarta-feira (28). A profissional procurou orientar os garotos sobre a importância da oportunidade e motivá-los para buscar os melhores resultados possíveis. O Camaleão viaja para a disputa da competição nesta sexta-feira (31). Emanuelly destacou pontos importantes em sua palestra, como a valorização do espírito de grupo, a Concentração para se conseguir os melhores resultados e o esforço para vencer dificuldades. Ela também entende que existem muitos desafios para esses meninos, por ser tudo muito novo. Há pouco tempo, alguns deles sequer tinham perspectivas de realizarem o sonho de se tornar jogadores e agora estão disputando uma competição de nível nacional. A psicóloga procurou destacar principalmente os principais temores de jovens, para que eles se sintam mais seguros. A ansiedade para a primeira viagem de avião é um desses pontos, já que é uma novidade para eles. Assim como Emanuelly motivou os garotos para enfrentar com naturalidade todos os desafios, sobretudo a importância da competição e o adversário mais esperado, que é o Santos Futebol Clube. “Eles devem jogar normalmente, como se tivessem em casa. Não podem entender como algo inalcançável. A partir daí, as metas podem ser realizadas, pois todos eles sabem jogar futebol”, disse Emanuelly. A psicóloga comentou que inúmeras pessoas sonharam em ter a oportunidade de jogar uma competição de futebol, mas jamais conseguiram. Com isso, eles devem aproveitar essa chance e crescerem ainda mais como atletas de futebol. Para todos eles, a disputa de uma competição tão importante é algo inédito. Uma prova disso é que o ASSU é o primeiro clube do interior do Rio Grande do Norte a se classificar para a Copa São Paulo. Os atletas também puderam participar do diálogo, explicando como estão se preparando para a competição e a valorização que eles dão para a disputa da Copa São Paulo. Os pais dos atletas também estiveram presentes e puderam tirar dúvidas, tanto com a psicóloga, como com o supervisor do clube Carmésio Cabral, que é chefe da delegação em São Paulo, e com o gestor do ASSU e secretário de esportes da cidade, Dailson Machado. No final do evento, todos os atletas e membros da comissão técnica se posicionaram para uma foto com o prefeito da cidade, Ivan Júnior, que vem dando toda a estrutura para os garotos. Os jogadores do Camaleão do Vale inclusive viajaram de avião para a disputa da Copa São Paulo. O ASSU está localizado no grupo Q da Copa São Paulo, que terá sede na cidade de Limeira. O grupo conta com Inter de Limeira, Santos e Vitória de Santo Antão. O time viaja para a Copa São Paulo nesta sexta-feira (31) e tem a estreia prevista para o dia 05 de janeiro, contra a equipe do Inter de Limeira.

 

Fonte: Carlos G. Jr

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Ademílson de Almeida chega e ASSU conta com 27 atletas

Treinador conta com um grupo recheado de jogadores oriundos de outros centros
O ASSU já está trabalhando a todo vapor para a disputa do Campeonato Estadual de 2012. O treinador Ademílson de Almeida desembarcou nesta terça-feira (27) e o grupo já conta com 27 atletas participando dos treinos. O elenco, no entanto, ainda será modificado. Boa parte desses jogadores está em período de avaliação e, em janeiro, serão integralizados ao elenco os atletas que se destacarem na Copa São Paulo de futebol júnior. O grupo do Camaleão do Vale alterna jogadores experientes, com outros atletas mais jovens, em que a maioria jamais defenderam a camisa do time assuense. Apenas dois já são velhos conhecidos da torcida assuense. Tratam-se dos incontestáveis Erasmo (goleiro) e Marcelo Assuense (atacante), que são ídolos e estão no clube desde a fundação. O time também acertou os retornos de jogadores como o volante Carlos, o meia Leonardo Sá e o atacante Gilmar. Alguns atletas conhecidos no futebol potiguar também foram contratados, são os casos do volante Bruno Potiguar, que já atuou por Potyguar –CN, Macau e Alecrim, o zagueiro Moisés, que defendeu Baraúnas, Santa Cruz e Potyguar-CN e o lateral-direito Magno, que atuou por Potiguar de Mossoró, Alecrim e Baraúnas. Entre as principais contratações estão o meia André Carioca, com passagens por Estrela Amadora (Portugal), Ceará e Goiás, além do também meia Thiaguinho, que estava no River Plate do Uruguai na disputa da Copa Sul-Americana. Além disso, o clube vem dando oportunidade a jovens talentos como o lateral-direito Preto, ex-Centenário de Parelhas e o zagueiro Breno, que atuou por Coríntians de Caicó e Caicó.
O time também está dando oportunidade para alguns atletas fazerem avaliação. São os casos do atacante Polloscovisk, do meia Judas Tadeu e do meia-atacante Jefinho.
Confira o elenco completo do Camaleão do Vale:
Goleiro: Erasmo
Laterais-direito: Preto, Magno e Sandro
Zagueiros: Ronaldo Bombarda, Breno e Moisés
Lateral-esquerdo: Nildo (em avaliação)
Volantes: Bruno Potiguar, Carlos Miranda, Carlos, Hallyson (em avaliação) e Gustavo (em avaliação)
Meias: Leonardo Sá, Wander, André Carioca, Flavinho, Thiaguinho, Diego Upanema, Levi (em avaliação), Jefinho (em avaliação) e Judas Tadeu (em avaliação)
Atacantes: Alan Candil, Gilmar, Marcelo Assuense, Polloscovisk (em avaliação) e Jonas (em avaliação)
Fonte: Carlos G. jr.

América // Mais três chegam e lateral é emprestado

Ontem mais dois novos contratados chegaram ao América para dar início aos treinamentos visando o Estadual 2012. O meia Jean Carioca e o zagueiro Edson Rocha se apresentaram ao técnico Flávio Araújo e fizeram um trabalho físico no Centro de Treinamento Abílio de Medeiros, em Parnamirim. Além deles, o volante Márcio Passos foi outro que chegou a Natal para iniciar os treinamentos com o restante do elenco alvirrubro. De acordo com a programação elaborada pelo técnico Flávio Araújo, o primeiro treino com bola do América nesta pré-temporada deve acontecer somente no próximo sábado, no CT de Parnamirim, em atividade marcada para iniciar às 8h30.

O meia Jean Carioca se apresentou ontem ao técnico Flávio Araújo. Foto: Marcelo Montenegro
Também ontem o América confirmou o empréstimo do lateral-esquerdo Thiaguinho para o Nacional de Patos-PB. O jogador deve continuar os treinamentos no CT rubro até a próxima semana, quando será iniciada a pré-temporada no time paraibano visando o campeonato local. Além dele, o América também não deve contar com o ala Iván González em 2012. O clube estava tentando contar como jogador novamente na próxima temporada, mas descartou sua volta em virtude da proposta salarial apresentada pelo atleta.

Ficha do Jogador
Nome: Jean Agostinho da Silva (Jean Carioca)
Data de Nascimento: 01/06/1988 (23 anos)
Naturalidade: Rio de Janeiro-RJ
Altura: 1,76 m
Peso: 71 kg
Último clube: Bragantino-SP
Fonte: Diário de Natal

Camaleão // ASSU aposta em time repleto de caras novas

O Assu já foi conhecido por ser um clube que mantinha boa parte do plantel por vários anos. No entanto, o gestor do clube Dailson Machado aposta em uma fórmula oposta para a temporada 2012. O Camaleão contará com um elenco em que 80% dos jogadores jamais defenderam a camisa do Alviverde.

O time do Vale do Açu contará com um elenco quase totalmente renovado . Foto: Ascom/Divulgação/D.A Press
A aposta do Assu é em um time com essa característica para dar uma nova motivação ao Camaleão do Vale. Para montar o elenco, o Alviverde contou com o auxílio de Luciano Sato, que é gerente de futebol do Noroeste (SP). O time da cidade de Bauru é parceiro do Camaleão, devido ao bom aproveitamento do volante assuense Romeu em teste no Noroeste. Luciano é conhecido no RN por ter encerrado a carreira no Potiguar de Mossoró. Ele indicou para o elenco nomes como o do meia Thiaguinho, que defendeu o River Plate do Uruguai, e o volante Lucas Michael, formado no Paraná Clube. Os jogadores que continuaram no Camaleão do Vale estão no clube porque foram unânimes entre a diretoria e os membros da comissão técnica de 2011, são os casos dos volantes Carlos e Carlos Miranda, os meias Vander e Leonardo Sá e o atacante Gilmar. O goleiro Erasmo e o atacante Marcelo Assuense, que defendem o Camaleão desde a fundação do clube, também devem acertar os seus retornos.
Fonte: Diário de Natal

Potiguar espera por Douglas; Baraúnas ‘desiste’ de Dailson

A diretoria e comissão técnica do Potiguar vão esperar pelo meia Douglas até o dia 2 de janeiro. Os dirigentes tentam o empréstimo do jogador junto ao Náutico de Pernambuco, mas não tiveram uma resposta. O empresário de jogador e colaborador do Time Macho, Lupércio Segundo, informou que tentou falar com Carlos Kila, gerente de futebol do Náutico, na manhã dessa terça-feira, mas não conseguiu. "Ele (Kila) ficou de dar uma resposta, mas não retornou ainda", observou. Na verdade, o Potiguar só não desiste de Douglas na esperança de que a diretoria do Náutico repita o seu comportamento na liberação do volante Nilson e do atacante Xande. "Era uma coisa que caminhava para não dar certo, mas acabou acontecendo", argumentou Lupércio Segundo. No mesmo passo que aguarda pelo meia do Timbu, o alvirrubro mossoroense trabalha em outras frentes. Segundo Lupércio, já foi aberto diálogo com outros jogadores para o meio de campo, além de um lateral direito. "São duas peças que estão dentro do nosso planejamento", justificou. Novas contratações poderão ser feitas dependendo da avaliação do grupo pela comissão técnica após o jogo amistoso dessa quinta-feira, 29, diante do Ypiranga de Pernambuco, em Santa Cruz do Capibaribe. "Se acontecerem dispensas, novos jogadores serão trazidos", adiantou o colaborador.
BARAÚNAS
Depois do volante Rone, que foi para o Nacional de Patos da Paraíba, o Baraúnas pode perder também o lateral-direito Adailson. O jogador foi dos primeiros reforços anunciados pela nova diretoria tricolor, mas nos últimos dias deixou de atender as ligações dos dirigentes mossoroenses. Adailson estava no Maranhão disputando a final do segundo turno da Copa União, juntamente com o atacante, Alberto, que já se encontra no tricolor. No Ceará, a imprensa local divulgou o interesse do Icasa de Juazeiro do Norte no lateral-direito. "É quase certo que Dailson não vem mais", confidenciou Zezinho Mossoró, gerente de futebol do Baraúnas. 

Fonte: MAGNOS ALVES Da Redação Jornal de Fato

Leandro Campos chega reclamando

O técnico do ABC, Leandro Campos chegou ontem ao clube. Além dele, Os volantes Basílio e Luiz Ricardo, os zagueiros Luisão e Leandro Cardoso, além do meia Everton Sena se apresentaram e participaram de avaliações físicas no campo do CT Alberi Ferreira de Matos. A comissão técnica abecedista está completa. O treinador Leandro Campos se apresentou para acompanhar os trabalhos de pré-temporada comandados pelos preparadores físicos Flávio Paiva e Ranielle Ribeiro e pelo fisiologista Marcelo Henrique.
Rodrigo SenaO técnico do ABC reclama pelo pouco tempo para treinar o time 
O técnico do ABC reclama pelo pouco tempo para treinar o time
Nem bem chegou e o comandante alvinegro voltou a reclamar da data inicial do campeonato estadual. De acordo com Leandro Campos, o que mais preocupa é o pouco tempo para preparar o time do ABC. "Não estou nem preocupado com a qualidade dos jogadores, porque estou satisfeito com as contratações. Pela primeira vez, em toda minha carreira como treinador, vou começar um campeonato sem realizar nenhum  jogo amistoso. Mas, não posso ficar lamentando. Temos que entrar na disputa e conquistar os resultados", disse Campos. Alguns dos reforços que já treinam desde a segunda-feira foram entrevistados pelo site oficial do clube. O lateral Berg, já conhecido do torcedor potiguar, por já ter atuado no Potiguar de Mossoró e no América, disse que o ABC está montando um grupo forte e agora é trabalhar. "A diretoria está empenhada em montar um elenco forte, de qualidade e vamos trabalhar para provar essa força dentro de campo, que é o que interessa. O ABC sem dúvida é o clube mais estrutura do estado e isso ajuda. Vamos trabalhar para conseguir as vitória e, consequentemente, os títulos", declarou. Raul, que jogou a Série B, sendo um dos destaques do ASA/AL na competição, disse estar feliz e espera repetir o bom futebol no Mais Querido. "Fiquei muito feliz com o interesse do ABC na minha contratação e estou bastante satisfeito em poder defender esse clube, o maior do RN, com uma torcida apaixonada e que sempre briga pelos títulos. Vou trabalhar forte para poder mostrar o meu futebol e ter o mesmo sucesso que tive nos clubes por onde passei", afirmou o meia. O volante Jadson Sapé ressaltou a força do grupo e a estrutura abecedista. "O ABC é um clube grande, com uma bela estrutura, que dá todas as condições de trabalho ao jogador e isso ajuda muito. Está sendo montado um grupo forte e vamos trabalhar para que possamos dar alegrias ao torcedor, que pode esperar muito empenho e vontade do Jadson Sapé em campo".
ESTADIOS
De acordo com o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo, ao contrário de 2011, quando os estádios do interior demoraram a conseguir os laudos liberando os locais para os jogos, este ano tudo está correndo dentro da normalidade. De acordo com Vanildo, o mais complicado era Mossoró, mas tudo deverá ser resolvido ainda esta semana. "Em relação ao ano passado, não tem comparação. Para você ter uma ideia, esperamos estar com tudo ok bem antes dos jogos começarem", comentou. Feliz com a organização da competição, José Vanildo antecipou que a FNF pretende, em parceria com o governo do estado e prefeitura do Natal, organizar um grande evento de lançamento do Campeonato Estadual 2012. "Estamos com a programação e regulamento dentro dos conformes, avançando na comercialização do campeonato. No geral está dentro dos conformes e faremos o lançamento da competição no dia 12, com um grande evento", concluiu sem antecipar o local da festa.
Fonte: Tribuna do Norte

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Atleta de história humilde espera ser campeão pelo ASSU

Preto mora na periferia de Mossoró e jamais recebeu dinheiro como jogador de futebol
O lateral-direito Preto(Foto) é um dos jogadores que chegam ao ASSU para a disputa do Campeonato Estadual 2012. O atleta, de 21 anos, estava na equipe do Centenário de Parelhas na disputa do Campeonato Potiguar da 2ª divisão. Ele chega bastante motivado ao Camaleão do Vale e espera conquistar o título do Campeonato Estadual de 2012. Jogador de poucas palavras, o atleta afirma que “O ASSU já foi campeão, por isso sabe qual é o caminho. Espero ser campeão pelo ASSU”, declarou o jogador. Natural de Mossoró, o atleta já defendeu também o Potiguar de Mossoró e o Baraúnas. No Alvirrubro, ele surgiu nas categorias de base como atacante e com o nome de Jaime. No entanto, foi convidado para o Tricolor pelo técnico Zezinho Mossoró. No Barú, Zezinho optou por escalar o jovem atleta como lateral-direito, por conta da sua força física e poder de marcação. Ele se destacou bastante na Taça Cidade de Mossoró e foi levado pelo próprio treinador para o Centenário de Parelhas. Apesar disso, ele não teve a oportunidade de continuar no Baraúnas, uma vez que o clube conta com poucos jogadores da casa para o Campeonato Estadual de 2012. Com isso, ele espera mostrar seu potencial em outra praça e se destacar no Camaleão. “Quero mostrar meu potencial e crescer na carreira. Vou para ASSU, para buscar me firmar como jogador profissional e buscar minha carreira”, declarou o jogador. Preto tem uma história de muita luta e exemplo de dedicação. Em Mossoró, ele ainda não havia oportunidade de ser remunerado como atleta de futebol. Apesar disso, o jogador jamais esteve ausente nos treinamentos das equipes ou apresentou reclamações aos clubes que defendeu. Oriundo de uma família humilde, o atleta chegava a ir de bicicleta para os treinos do Baraúnas, mesmo morando há cerca de 10km da Toca do Leão, onde o clube realiza os treinamentos.
Fonte: Carlos G. Jr.

Futebol Caicoense de Luto! Morre tecnico Silva de Ouro

http://1.bp.blogspot.com/-DjRrpMgyitg/TvpEiXMApBI/AAAAAAAAFe0/KsWDQecU3l0/s1600/noticia_1812.jpg

O técnico da base do Atlético Clube Corintians, Silva de Ouro(Foto), sofreu um infarto quando retornava do estádio Senador Dinarte Mariz, o Marizão, hoje (27). O auxiliar do Galo conduzia uma bicicleta, quando se sentiu mal e caiu. Silva foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros à urgência do Hospital Regional do Seridó, onde os médicos tentaram reanima-lo com massagens cardíacas. Segundo preliminares, o técnico ainda estava inconsciente, mas reagiu ao procedimento. Silva foi levado para a UTI da unidade hospitalar e não resisitu vindo a óbito. 
Fonte: Blog do Niltinho Ferreira 

Ítalo agora é tricolor

O namoro entre o Baraúnas e o atacante Ítalo(Foto) terminou em casamento durante o final de semana. O jogador fechou com o Leão do Oeste e se apresentou à comissão técnica na tarde de ontem, 26. Ítalo participou da atividade física comandada pelo preparador físico Edson Bastos e demonstrou que está bem aquém de um bom condicionamento físico. O atacante demonstrou cansaço logo na primeira parte do treino de 35 minutos, além de aparentar estar acima do peso. Situação bastante justificável, já que o último jogo oficial do ex-artilheiro do Potiguar foi no dia 9 de outubro pelo Potyguar de Currais Novos contra o Caicó, pela segunda divisão do campeonato potiguar. O atacante considerou a situação normal e afirmou que vai estar pronto para a estreia no campeonato potiguar 2012 no dia 15 de janeiro. "Vou me dedicar nos treinos para aproveitar os dias que restam até a estreia para chegar o melhor possível no jogo", prometeu. Com uma história no Potiguar, Ítalo repetiu que esperou um contato do Time Macho antes de abrir negociação com o Baraúnas. Entretanto, o interesse do Potiguar se resumiu a uma ligação. "Um diretor do Potiguar ligou para saber se eu estava negociando com algum time. E foi só", revelou o atacante. Ítalo reiterou que está tranquilo para vestir a camisa tricolor. "Sou profissional. Se não fosse o Baraúnas seria outro clube", argumentou.
CONTRATAÇÕES
O presidente Eudes Machado anunciou que desistiu da contratação do volante João Paulo. "O jogador, além de pedir alto, ainda não retornava as nossas ligações", justificou. Já o goleiro Dida continua na pauta e sua contratação poderia ser selada na noite de ontem. "Continuo conversando com Dida e pretendo fechar o negócio hoje (ontem) à noite", declarou Eudes. A apresentação do lateral-direito Dailson foi adiada mais uma vez. O gerente de futebol, Zezinho Mossoró, informou que está enfrentando dificuldades para conseguir passagens áreas para o jogador, que se encontra em São Luis/MA.

Fonte: MAGNOS ALVES Da Redação Jornal de Fato

Novos elencos com rostos antigos

A temporada 2012 para ABC e América, começou oficialmente na tarde desta segunda-feira. Parte dos elencos foram apresentados aos seus torcedores, com algumas surpresas. Pelo lado alvinegro, a novidade ficou por conta do meio campo Jérson, que disputou a série B do Brasileiro desse ano. O jogador, que tinha retornado ao Vitória/BA, detentor dos seus direitos federativos, acertou com a equipe abecedista e  continua no clube até o final da próxima temporada. O atacante Pingo, que estava no América, foi outro reforço anunciado pelo ABC. No alvirrubro, a atração principal na reapresentação foi o meio campo Júnior Xuxa, que defendeu o Icasa/CE, na segunda divisão do Brasileiro.
Júnior SantosO América reuniu os novos atletas para uma apresentação formal aos veículos de comunicação 
O América reuniu os novos atletas para uma apresentação formal aos veículos de comunicação
O volante Ricardo Oliveira e o meio campo Jean Carioca, reforços americanos, devem se apresentar ainda nesta semana, de acordo com a direção alvirrubra. Mas, o que ficou marcado na apresentação dos dois elencos, foi a quantidade de jogadores que deixaram o rival para atuar no outro lado. O campeão é o ABC, com cinco atletas que defenderam o América nos últimos anos: os laterais Renatinho Potiguar e Berg, o zagueiro Luisão e os atacantes Léo Gamalho, Pingo e Washington.  "Hoje em dia, o jogador tem que se profissional e honrar a camisa que está defendendo. Sei que tenho um passado no rival, mas, vou me dedicar bastante no ABC, para conseguir os objetivos do clube. Não prometo gol, nem jogadas bonitas. Mas, garra, não vai faltar", afirmou o lateral esquerdo Berg, que até 2010 era jogador do América. Pelo rubro, a situação é um pouco diferente. Apenas Ricardo Oliveira e Jean Carioca tiveram passagem pelo ABC. O primeiro, ficou as duas últimas temporadas no alvinegro, sendo campeão estadual este ano e campeão brasileiro em 2010. Mas, em 2009,  Oliveira teve uma passagem de destaque pelo América. Já Jean Carioca, disputou a série B pelo ABC em 2008, vindo do futebol mossoroense, onde conseguiu um grande destaque.
Rodrigo SenaNo ABC imperou a informalidade e a grande novidade ficou por conta da renovação com JérsonNo ABC imperou a informalidade e a grande novidade ficou por conta da renovação com Jérson
Jérson foi a surpresa no ABC
Enquanto todos os torcedores do ABC, que estavam presentes ao Centro de Treinamento do clube, esperavam pela apresentação dos novos contratados, em especial do atacante Washington, maior contratação alvinegra para a próxima temporada, a direção alvinegra estava preparando uma surpresa. Assim que notou a presença da imprensa no local, o vice de futebol abecedista, Flávio Anselmo, tratou de deixar o Frasqueirão, alegando ter compromisso no aeroporto Augusto Severo.  Enquanto isso, a torcida esperava, pacientemente a aparição dos novos contratados. Mas, quando todos pensavam que o elenco já estava definido, surge, no CT, o meio campo Jérson, que defendeu o ABC nesta temporada. Os torcedores ficaram eufóricos com a surpresa e quase invadiram a sala da presidência, para ter a certeza de que o jogador estava ali, assinando o contrato com o alvinegro. Recepção que assustou até o meio-campista. "Sinceramente, não esperava uma recepção tão calorosa assim. Mas, isso mostra que conseguiu fazer um bom trabalho aqui no ABC e agora estou de volta. Vamos começar a pra temporada e tempos que entrar forte no Estadual, para brigar por mais um título", afirmou Jérson. O jogador revelou que, desde que deixou o ABC, com o término da série B do Brasileiro, continuou mantendo contato com os dirigentes, manifestando o interesse de retornar ao clube, caso o Vitória/BA, dono dos direitos federativos de Jérson, aceitasse a proposta. E foi o que aconteceu, mesmo o atleta tendo recebido ofertas de outros times, incluindo uma equipe da série A do futebol brasileiro. "Tive uma identificação muito boa com o ABC e com a cidade. Tive outras propostas, mas, por todo carinho que recebi aqui, optei por acertar com o clube. Vi as contratações que foram feitas e tenho certeza de que o nosso time vai ser muito forte para a próxima temporada", previu Jérson. Além dele, o lateral esquerdo Berg, o meio campo Raul, que defendeu o ASA/AL e  Jádson Sapé, foram apresentados.
Fonte: Tribuna do Norte

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

ASSU inicia trabalhos de pré-temporada

O ASSU iniciou a preparação para o Campeonato Estadual de 2012 nesta segunda-feira (26). Esse trabalho inicial foi comandado pelo preparador físico Gilterlan Ferreira, que teve uma conversa rápida com os atletas e já iniciou os treinamentos. O trabalho contou com 15 atletas, em que a maioria dos jogadores é jovem e está vestindo a camisa do clube pela primeira vez. Os membros da comissão técnica Carmésio Cabral (supervisor), Pedro Júnior (auxiliar de preparação física), Rodson Mendes (massagista) e os roupeiros Janilson e Daniel Carlos também participaram da apresentação. Restando apenas o técnico Ademilson de Almeida, que chega em Assú nesta terça-feira (27). Nesta segunda-feira, apenas cinco atletas que já defenderam o ASSU em 2011 estiveram presente, foram eles: o lateral-direito Sandro, os volantes Carlos e Carlos Miranda e os meias Vander e Leonardo Sá. Os mais experientes que chegaram ao ASSU nesta segunda-feira são os laterais-direito Sandro e Magno, o zagueiro Moisés e os meias Diego Upanema. O jovem zagueiro Breno, de 19 anos, que defendeu o Coríntians de Caicó e o Caicó em 2010 e o lateral-direito Preto, de 21 anos, que defendeu Baraúnas e Centenário de Parelhas em 2010 também estiveram presentes no trabalho. Completaram o trabalho quatro jogadores que estão em avaliação, são eles: o volante Alisson, de 21 anos, os meias Levi e Judas Tadeu e o atacante Jonas. Além do técnico Ademilson de Almeida, também são esperados oito atletas de outros centros, são eles: o zagueiro Ronaldo Bombarda, o lateral-esquerdo Vinícius, o volante Fernando, os meias André, Thiaguinho e Flavinho e o atacante Gilmar. Esses dois últimos já defenderam a camisa do Camaleão do Vale em outras oportunidades. Flavinho defendeu o ASSU em 2007 e o Gilmar atuou pelo Alviverde em 2010. Em meados de janeiro, também serão integrados ao elenco alguns jogadores que se destacaram na categoria sub-18. No próximo dia 31, esses atletas embarcaram para São Paulo, onde disputam a Copa São Paulo de futebol, que é a principal competição da categoria de base do Brasil.
Confira a lista dos atletas que já se apresentaram ao ASSU:
Laterais: Preto (21 anos, ex-Centenário de Parelhas), Sandro (27 anos, esteve no ASSU em 2011 e Legião-DF) e Magno (25 anos, ex-Paraupebas-PA) Zagueiros: Moisés (25 anos, ex-Potyguar de Currais Novos) e Breno (19 anos, ex-Caicó) Volantes: Carlos Miranda (20 anos, defendeu o ASSU em 2011), Carlos (23 anos, defendeu o ASSU em 2011) e Bruno Potiguar (26 anos, ex-Alecrim) Meias: Diego Upanema (26 anos, ex-Centenário de Parelhas), Leonardo Sá (esteve no ASSU em 2011 e defendeu o Potyguar-CN no segundo semestre) e Vander (18 anos, defendeu o ASSU em 2011)
Jogadores em avaliação: Alisson (volante), Judas Tadeu (meia), Levi (meia) e Jonas (atacante)
Jogadores aguardados: Ronaldo Bombarda (zagueiro), Vinícius (volante), Fernando (volante), André (meia), Thiaguinho (meia), Flavinho (meia), Gilmar (atacante)
Fonte: Carlos G. Jr.

domingo, 25 de dezembro de 2011

ABC e ASSU representam o Estado

Se os profissionais estão em férias, os garotos da sub-18 de ABC e ASSU estão treinando forte nesse período de fim de ano, para desempenhar um bom papel na Taça São Paulo de Futebol Júnior, que começa no dia 3 de janeiro. Na última quarta-feira, o alvinegro realizou mais um amistoso, dessa vez contra a seleção de São José de Mipibu e venceu por 6x2. Mesmo com os bons resultados conseguidos nos jogos preparatórios, o técnico abecedista, Gilmar Oliveira, sabe das dificuldades que vai encontrar em São Paulo. "Caímos em um grupo difícil, com Cruzeiro, Mirassol e América de Rio Preto, mas, como falei, estamos tendo uma boa preparação, o grupo é muito bom e vamos brigar para classificar e ir longe na competição", disse.

O ASSU sub-18 está treinando em ritmo muito intensivo para a disputa da Copa São Paulo. O time irá fazer uma participação inédita e não quer fazer feio na competição nacional. Localizado no grupo Q, que também conta com Inter de Limeira (SP), Santos e Vitória de Santo Antão (PE), o Camaleão do Vale aposta que pode conseguir bons resultados. "A gente conhece as dificuldades, mas confiamos no nosso grupo de atletas. Não dá para se comparar a estrutura e projeção nossa com a dos adversários, mas temos atletas de qualidade e podemos conquistar bons resultados", disse Damião, destacando a vitória do Camaleão sobre o ABC em amistoso realizado em Assú. O Alviverde conta com um grupo bastante regionalizado. A maior parte do elenco sequer saiu do estado e irá fazer a primeira viagem de avião, com exceção do supervisor Carmésio Cabral, do preparador físico Pedro Júnior e do volante Romeu, que recentemente fez uma avaliação no Noroeste-SP e foi aprovado. Para garantir a segurança de todos que irão realizar a viagem, será feita um grande encontro com psicólogos de Mossoró, que irão orientar os atletas e os familiares deles, já que muitos se sentem inseguros para essa viagem. "Será uma forma de mostrar a seriedade do trabalho aos pais e também orientar a todos sobre essa viagem, tantos os responsáveis, como os próprios atletas", comentou o supervisor Carmésio Cabral, relatando que o encontro contará com a presença do prefeito Ivan Júnior e do secretário de esportes Dailson Machado. Aliás, a Prefeitura de Assú procurou garantir a melhor estrutura possível e todo o elenco irá realizar essa viagem de avião, algo que não acontece que a maioria dos clubes desconhecidos que disputam a competição. Para montar a equipe, o time contou com forte apoio do empresariado local e o trabalho voluntário do técnico Damião de Bia, do preparador físico Pedro Júnior, do supervisor Carmésio Cabral e do massagista Wilson de Souza, assim como outros colaboradores como Neguinho, Nilsinho, Márcio, De Assis e Fernando.  Além disso, o  grupo gestor formado por Dailson Machado, Joséverton, Lucílio Filho e Toinho da Conpasfal merecem destaque por terem aceitado gerir esse projeto.

Fonte: Tribuna do Norte

ASSU SEGUE CONTRATANDO PARA O ESTADUAL 2012

O ASSU segue realizando contratações para a disputa do Campeonato Estadual do próximo ano. Um dos principais reforços anunciados é o meia-atacante Thiaguinho. O atleta de 25 anos estava defendendo a equipe do River Plate do Uruguai. Thiaguinho inclusive esteve participando do grupo uruguaio durante a disputa da Copa Sul-Americana e do Campeonato Nacional Clausura. Esse jogador foi revelado pela equipe da Ponte Preta e, logo depois, se transferiu para o exterior no ano de 2005. O primeiro clube do atleta fora do país foi o Velez Sarsfield da Argentina e depois atuou por San Martin de Porres (Peru) e Real Betis (Espanha), até se transferir para o River Plate. Além do meia-atacante, o ASSU também anunciou a contratação do volante Lucas Michel. O atleta de 22 anos foi revelado pelo Paraná Clube e também atuou XV de Jaú (SP) e Operário de Ponta Grossa (PR). Assim como o meia Thiaguinho, o jogador chega ao ASSU por indicação do gerente de futebol do Noroeste (SP), Luciano Sato.
Blog do Adailton Amorim

A cara do estadual

No próximo dia 15 de janeiro, começa mais uma edição do Campeonato Potiguar de futebol, com a disputa entre os 10 clubes participantes atrás do título. Nos últimos dois anos, o ABC sagrou-se campeão e busca o tricampeonato. Sem conseguir levantar a taça mais importante do esporte no Rio Grande do Norte desde 2003, o América vem investindo em contratações para quebrar esse jejum, empurrado pela boa campanha do time na série C do Brasileiro, que devolveu o alvirrubro para a segunda divisão nacional. O Alecrim, como está se tornando regra nos últimos anos, vem investindo em jovens valores da região, para tentar surpreender e conquistar um título que não alcança desde 1986. Mas, os times da capital não podem e nem devem subestimar as equipes do interior do estado. Na última década, as equipes interioranas conquistaram  quatro títulos, com Coríntians de Caicó, ASSU, Baraúnas e Potiguar, ambos de Mossoró. O atual vice-campeão potiguar é o Santa Cruz do Inharé. Então, a reportagem da TRIBUNA DO NORTE conversou com o presidente da Federação Norte-Riograndense de Futebol, José Vanildo, para saber os preparativos da instituição visando a largada do  campeonato potiguar 2012. As novidades, ações de marketing, estádios, regulamento, premiação, arbitragem. O mandatário da FNF revelou que todos os detalhes serão apresentados no dia 12 de janeiro, data marcada para a divulgação de outras novidades sobre a disputa.

júnior santosCom a derrubada do machadão, o estádio frasqueirão se tornou a principal praça esportiva do rio grande do norte 
Com a derrubada do machadão, o Frasqueirão se tornou a principal praça esportiva do RN
TEMPORADA 2011
Foi a melhor possível. Conseguimos valorizar e estimular o Campeonato Potiguar, com prêmios para os campeões dos turnos, carro 0km, onde cada vencedor pode inclusive fazer uma receita extra ao fazer eventos para viabilizar as equipes. Foi muito disputada, com vencedor de cada turno, Santa Cruz e ABC, sagrando-se o ABC campeão de 2011, deixando a disputa emocionante até o último jogo. O torcedor prestigiou suas equipes e tivemos boas surpresas, com a força também de equipes do interior. Um ponto alto foi não termos nenhum questionamento no tribunal, evitando paralisações e garantindo segurança ao torcedor, clubes, imprensa, todos envolvidos na disputa. Além de tudo, a boa projeção dos nossos clubes nacionalmente. A boa campanha do ABC na Copa do Brasil. A ascensão do América para Série B, ou seja, o Rio Grande do Norte tem dois clubes na Série B, o que poucos Estados do Brasil têm. Mostra que nosso futebol está mais forte que nunca. Destacar a boa campanha do Santa Cruz na Série D e reconhecer a luta do Alecrim no nacional, que com todas as dificuldades só não conseguiu vaga à próxima fase no detalhe.
MARKETING DO ESTADUAL
Contratamos uma empresa potiguar que hoje é destaque no mercado nacional e bem posicionada no Nordeste, a 10 Sports, de Alan Oliveira. Apesar de ser uma empresa jovem, tem muita experiência nesse mercado, pois tem ideias e resultados. Nosso plano é viabilizar o campeonato, ou seja, garantir receitas para a Federação pague despesas que os clubes arcaram ao longo décadas, como taxas de arbitragens e minimizar despesas de transporte, hospedagem e alimentação. Além disso, oferecer premiações para os campeões de turno, por exemplo. Estamos trabalhando muito para oferecer muito mais que a temporada 2011. É uma ação de planejamento continuo, monitoramento diário, que foi iniciado há três meses e a primeira fase da captação de receitas, as principais, está prevista para encerrar no dia 30 de dezembro. Mas sabemos que surgem parceiros até na segunda rodada, eles também serão muito bem vindos. E quem investe no futebol potiguar posiciona sua marca simpática entre todas as torcidas, sendo o patrocinador oficial do campeonato.

APOIO DO GOVERNO
Fundamental será o apoio da governadora Rosalda Ciarlini, que divulgou a campanha de combate à dengue nos clubes em 2011 e merece todo nosso apoio, quando fomos até ela e tivemos um gesto de grandeza. A prefeita de Natal, Micarla de Sousa, é uma parceira fundamental nesse novo momento e já garantiu que estará conosco.

BOLAS
Recebemos propostas diversas, avaliamos e buscamos a Umbro Brasil como nossa parceira. A empresa está investindo em estados do Nordeste e o Rio Grande do Norte, como produto da Copa. Cada clube receberá só para treinamentos 10 bolas, no mínimo. Eles já receberam, com muita antecedência.

ESTÁDIOS
Estamos nos ajustes finais de fiscalização para garantir tranquilidade ao torcedor. A FNF não vai permitir que tenhamos estádios sem a mínima garantia de segurança. Nossa equipe tem viajado e acompanhado de perto os laudos emitidos pelos órgãos competentes e não vamos permitir que falte nada. Sabemos das dificuldades que alguns enfrentam em função de novos investimentos, mas é nossa missão verificar a real situação.
VAGAS
Os dois melhores do Campeonato Potiguar garantirão vagas à Copa do Brasil e Campeonato do Nordeste de 2013. Na Série C, não teremos participantes. Já na Série D, o melhor colocado garantirá vaga, exceto clubes que já tenham vagas na Série B, como ABC e América.
TIMES DO INTERIOR
A força econômica de ABC e América precisa ser levada em conta, como também a tradição, mas o interior já provou na última década que buscou seu espaço com as conquistas de Coríntians de Caicó, Potiguar de Mossoró, Baraúnas, Assu, além de turnos, como do ano passado, pelo Santa Cruz. É uma prova dos nove, na verdade de 10 clubes que prometer fazer em 2012 a mais disputada da história e quem ganha com isso é o torcedor.

CAMPEONATO DEFICITÁRIO
Com o trabalho de marketing que a empresa contratada com a FNF, estamos trabalhando muito para poder viabilizar o campeonato, por despesas que os clubes pagavam sempre como arbitragem, hospedagem, alimentação e transporte. Nosso objetivo é que os filiados praticamente paguem apenas as despesas com os atletas. O novo caminho é para profissionalização. Não se pode fazer futebol de maneira amadora, sim com planejamento e buscando oferecer oportunidades de mídia aos patrocinadores, investidores que já começam a perceber a força do futebol e nosso campeonato é dos mais pujantes do país.

CLÁSSICOS COM APENAS UMA TORCIDA
Acho sem graça. A rivalidade do futebol faz parte, estimula e fortalece o futebol. Em alguns países funciona. No Brasil mesmo, em Minas Gerais e São Paulo, por exemplo, tem experiências, mas o torcedor visitante não pode ser penalizado, tem o direito de ir e vir. O futebol é democrático. Apenas o aspecto segurança pode estimular uma decisão como esta. Por isso, por  momentos especiais, com a chegada da Copa do Mundo, é preciso atender as recomendações e a segurança está acima de tudo.

Início do estadual
A primeira rodada da disputa potiguar está marcada para acontencer no dia 15/01. O ABC, vai estrear em Mossoró, contra o Baraúnas. O América mede forças com o Caicó.  Nos demais jogos: ASSU x Alecrim; Coríntians x Potiguar/M e Santa Cruz x Palmeira.

Os clubes
ABC
Atual campeão, o ABC está reformulando quase que por completo todo seu elenco. Para 2012 manteve o técnico Leandro Campos. Até o momento, o principal candidato a ídolo é o atacante Washington, ex-Ceará.
América
Sem vencer a competição há oito anos, o América apostou na manutenção da base do time que subiu para a Série B. Manteve o técnico Flávio Araújo e boa parte do elenco. A aposta no alvirrubro gira em torno de Wanderley e do experiente Ricardo Oliveira, que voltou depois de reforçar o rival por duas temporadas.
Alecrim
O Alecrim está há 25 anos sem ganhar um Estadual. Nos últimos anos contou com a ajuda de Ferdinando Teixeira como treinador. Desta vez a aposta para recuperar os bons tempos está na formação de um time jovem e competitivo. Para comandar esse elenco o time acredita nos conhecimentos de Carlos Gutemberg - "Berguinho" como treinador.
ASSU
O Assu completa 10 anos de existência em 2012. Campeão estadual em 2009, o clube parece ter perdido o rumo e tenta reencontrá-lo. Sob o comando do presidente Dailson Machado, o Camaleão do Vale contratou o técnico Ademilson de Almeida que veio do Noroeste. O craque do time é Thiaguinho, que esteve no River Plate do Uruguai.
BARAÚNAS
Campeão estadual em 2006 e com dois títulos da Copa RN, o Baraúnas parece motivado a voltar ao topo. No comando do time o respeitado treinador Francisco Diá. Com um time jovem com atletas como o volante Richardson, o tricolor também tem em Alberto, ex-América, uma das suas grandes armas.
CAICÓ
Debutante no Campeonato Estadual de 2012, o Caicó quer reviver os grandes momentos de sua história como destaque no Seridó. Comandado pelo técnico Tuca Guimarães, a "Raposa" tem num jovem de apenas 21 anos a sua grande aposta. Com nome de craque, Artur Coimbra é a bola da vez no time.
CORÍNTIANS
Campeão estadual em 2001, o Coríntians de Caicó tem, além da briga interna contra o rival, a responsabilidade de voltar a brilhar. O técnico do "Galo do Seridó" é o experiente Gaúcho, que tem em Josiclei sua principal arma para vencer os adversários principalmente jogando no Estádio Marizão.
PALMEIRA
Se em 2011 o time do Palmeira de Goianinha foi a surpresa, em 2012 a expectativa é pela consolidação do bom trabalho do clube. O técnico Marquinhos foi mantido à frente do grupo de jogadores que tem como destaque o polêmico goleiro Messi. O jogador brilhou dentro e fora de campo no certame, tendo virado destaque nacional.
POTIGUAR DE MOSSORÓ
Campeão estadual em 2004, ano considerado da "glória" pelos torcedores do "Time Macho", o Potiguar de Mossoró aposta no trabalho do treinador Fábio Giuntinni para voltar a levantar o caneco. Dentro de campo, todas as fichas são depositadas no artilheiro Quirino.
SANTA CRUZ
Vice-campeão estadual em 2011 e um dos representantes do Estado na Copa do Brasil de 2012, o Santa Cruz manteve a base para o certame. Comandado por Wassil Mendes, o Tricolor do Inharé tenta subir um degrau no pódio e para isso aposta num forte conjunto e na experiência do zagueiro Pantera.
Fonte: Tribuna do Norte

Marinho Sessentão

Francisco das Chagas Marinho. "Sou como São Francisco das Chagas, aquele que deixou tudo para ajudar os pobres. Não me incomodo com ninguém, não tenho inveja, não gosto de inimizade", ele define a si próprio. À beira dos 60 anos, Marinho Chagas faz parte de um seleto grupo de potiguares que conseguiu deixar seu nome gravado na história do Brasil. Com a bola nos pés, andou pelo Brasil e conheceu vários países. Hoje, como Embaixador da Copa em Natal e coordenador de eventos da secretaria municipal de turismo, usa do prestígio nacional para divulgar o nome da capital potiguar, uma de suas maiores paixões. "Não queria morar em nenhum outro lugar desse mundo. Prefiro andar a pé na Praia do Meio que de carro nos EUA".

FOTO: FÁBIO CORTEZ/DN/D.A PRESS
No dia 8 de fevereiro próximo completarão 60 anos do nascimento de Marinho Chagas, considerado um dos melhores laterais-esquerdos do futebol mundial em todos os tempos. Nascido em 1952, o Canhão do Nordeste iniciou sua carreira no futebol no Riachuelo ainda aos15 anos. De lá, veio fazer história no ABC, onde foi campeão em 1970 e ganhou projeção no cenário regional e nacional. Do ABC, fez escala no Náutico antes de ir para o Botafogo, clube que apresentou o craque ao mundo, em 1972. De cara, Marinho foi vencedor do troféu Bola de Prata, oferecido pela revista Placar aos melhores jogadores do ano. Na oportunidade Marinho dividiu o palco com outro grande ídolo do futebol potiguar, o atacante Alberi, eleito melhor do ano ao lado de Paulo César Caju, do Flamengo, jogando pelo ABC. Novamente vencedor do Bola de Prata no ano seguinte, o auge da carreira de Marinho veio no ano seguinte, com a convocação para a Seleção Brasileira.  Com a camisa canarinho o mundo conheceu o potiguar Marinho Chagas, também chamado de "a Bruxa", em todas as suas facetas: o craque, eleito melhor lateral do Mundial, mostrou a potência de seu chute e de suas ousadas arrancadas pelos lados do campo; o diplomata, capaz de se relacionar com jogadores e dirigentes dos mais diversos países; e o polêmico, que perdeu a cabeça com o técnico Émerson Leão após a derrota por 1 a 0 para a Polônia, jogo que marcou a eliminação do Brasil da Copa. Com a participação no Mundial, o mundo conheceu Marinho e ele conheceu o mundo. "Eu conheci 118 países. Acho que nenhum outro potiguar andou por tantos países quanto eu", diz. Do Botafogo, jogou pelo rival Fluminense antes de ir para os Estados Unidos. Lá, jogou duas temporadas, uma pelo NY Cosmos e outra pelo FL Strikers. De volta ao Brasil, jogou pelo São Paulo, Bangu-RJ, e retornou a Natal para jogar no América. Daqui, voltou a ganhar o mundo. Novamente nos Estados Unidos, jogou com a camisa do LA Heat. De lá foi para a Alemanha jogar pelo Augsburg, onde encerrou a carreira. Mais uma vez de volta a Natal, Marinho tentou seguir a carreira de treinador e chegou até a comandar o time do Alecrim, mas não deu prosseguimento. Depois de retomar a vida na capital potiguar, teve problemas com o alcoolismo e chegou a ficar esquecido pela grande mídia. Em 2011 o craque tevevárias complicações de saúde e foi para São Paulo realizar exames e tentar um transplante de fígado. Por sorte, bastou um tratamento. Hoje, aos 59 anos, ele diz que está inteiro. "Não é todo mundo que chega aos 60 anos assim não, ou é?", brinca. Ele lembra, porém, que nada disso teria sido possível se não fossem três pessoas.
Fonte: Diário de Natal