O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Cronograma de obras é apresentado

"Um rapaz que passa por aqui apenas de avião e que não conhece realmente como está o andamento da obra". Assim foi classificado o francês Jérôme Valcke, secretário-geral da entidade máxima de futebol - e segundo homem da Fifa, que criticou o andamento das obras em Natal na semana passada durante visita ao Brasil. O Governo do Rio Grande do Norte realizou ontem uma visita da governadora, Rosalba Ciarlini e do secretário da Copa, Demétrio Torres (Secopa), ao canteiro de obras da Arena das Dunas, estádio que sediará os quatro jogos do mundial na capital em 2014. A imprensa acompanhou a visita, tirou as dúvidas e recebeu o cronograma esmiuçado das etapas da obra.

Governadora Rosalba e secretário Demétrio Torres visitaram ontem o canteiro de obras. Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
O documento é o mesmo que foi apresentado e aprovado pela Fifa em janeiro de 2011. A governadora explicou que o cronograma está sendo cumprido rigorosamente. "Não há nenhum motivo de preocupação. A obra segue o ritmo planejado e que inclusive foi aprovado pela Fifa. Se compararmos com as cidades quecomeçaram as obras antes de nós, realmente há um atraso, mas estamos cumprindo nosso cronograma rigorosamente, segundo o qual a Arena das Dunas estará pronta em dezembro de 2013", declarou a chefe do Executivo estadual.  Em relação à declaração da Fifa de que a capital potiguar passaria a ser monitorada especialmente agora, a Governadora disse estar tranquila e reforçou que Natal já vem sendo monitorada desde o início do trabalho da atual gestão. "Quando assumi em janeiro de 2011 e trabalhei para resgatar a Copa em Natal, parte do acordo feito com a Fifa era justamente de que Natal fosse monitorada de perto pela Fifa, com acompanhamento permanente. Portanto, esse acompanhamento já vem sendo feito e não é nenhuma surpresa para nós", reforçou. Durante a visita às instalações do canteiro de obras, cópias do cronograma completo foram entregues aos jornalistas para acompanhamento do desenvolvimento da obra, juntamente com o Governo do Estado, a Fifa e o Comitê Organizador Local (COL), no Rio de Janeiro. "Na verdade, além de estarmos em dia com o cronograma, estamos também avançando além do que estava planejado. Procuramos sempre ganhar tempo com as fases da obra, antecipando o máximo possível e isso poderá ser acompanhado a partir de agora por todos vocês. Exemplo disso é que hoje iniciamos a execução do bloco de coroamento das estacas, um trabalho que estava previsto para começar somente em março", explicou o secretário Demétrio Torres. Cerca de 450 operários estão trabalhando neste momento em diferentes frentes na Arena das Dunas, conforme o planejado pelo governo potiguar. Segundo Demétrio Torres, não há razão para modificar o planejamento agora, mas isso poderá ser feito nas próximas etapas, dependendo da necessidade. Ele citou a possibilidade de que o canteiro do futuro estádio funcione, nos próximos meses, durante 24 horas. "Mas por enquanto não há necessidade de que isso aconteça". Atualmente 18% da Arena das Dunas está concluída.
Canteiro Sustentabilidade e convivência. Esses são os dois focos das obras no canteiro da Arena das Dunas. Durante a visita ao canteiro, o secretário da Copa, Demétrio Torres apresentou a Escola da Obra, destinada a operários que trabalham no consórcio Arena Natal, formado pelo Governo do Estado e pela construtora OAS. A escola é destinada à formação de pessoal capacitado para trabalhar no Estádio. "Serve, inclusive, para quem não sabe ler nem escrever e possa se alfabetizar. Os pedreiros que trabalham aqui, por exemplo, se quiserem, podem ser promovidos no mercado da construção civil", explicou o secretário. A área de convivência, de lazer e o descanso também foram apresentados como modelo dentro do canteiro de obras. "No restaurante servem a mesma comida para os operários e para os engenheiros e diretores da OAS. Inclusive vamos agendar um dia para que a governadora faça uma visita e almoce aqui conosco", programou. No canteiro da Arena das Dunas, os 450 operários têm à disposição médico, nutricionista, psicólogo e dentista. A previsão da OAS é contratar centenas de pessoas para trabalhar na Arena das Dunas, de acordo com as etapas do cronograma que forem sendo cumpridos nos próximos meses.
Fonte: Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário