O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

domingo, 8 de janeiro de 2012

Vai Começar o Estadual 2012

O Campeonato Potiguar 2012 terá início no próximo dia 15 de janeiro e neste domingo O Poti traz um guia com todas as informações dos dez clubes participantes do certame, que é organizado desde 1919, quando a atual Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF) ainda era denominada Liga de Desportos Terrestres do Rio Grande do Norte. Na corrida pelo título estão três clubes da capital e sete do interior, em uma edição que promete ser uma das mais equilibradas dos últimos anos.

O presidente da FNF, José Vanildo, acredita que o torcedor só tem a ganhar com a fórmula do Campeonato Potiguar deste ano. Foto: Eduardo Maia/DN/D.A Press
Além do equilíbrio, o Estadual 2012 deve ser marcado pela consolidação da profissionalização. "Eu acho que esse campeonato vai ser diferente de todos os que já existiram, primeiro pela motivação que nós vamos ter, em saber que teremos vagas para a Copa do Brasil, Copa do Nordeste e a vaga na Série D", diz o presidente FNF, José Vanildo.  Segundo ele, o Campeonato Potiguar está em um "caminho sem volta" rumo à profissionalização a cada ano, assim como os clubes participantes. "A cada ano nós estamosevoluindo. Não podemos mais pensar em federação e clube sem o exemplo da profissionalização", comenta. Quem também sairá ganhando, na opinião de José Vanildo, serão os torcedores, que terão um produto mais qualificado, o Campeonato Estadual, em 2012. "Estamos vendo ABC e América investindo fortemente, e, sem dúvida, o torcedor ganha muito com isso", diz.

Os participantes

ABC, Alecrim, América, Assu, Baraúnas, Caicó, Coríntians, Palmeira, Potiguar(M) e Santa Cruz
 
O regulamento
O Campeonato Potiguar 2012 será disputado em dois turnos, o primeiro denominado Taça Cidade do Natal e o segundo chamado Copa Rio Grande do Norte, ambos disputados em três fases - classificatória, semi-final e final. Nos dois turnos as dez equipes jogarão entre si, em nove rodadas, e os quatro melhores farão, em partida única - 1º x 4º e 2º x 3º -, a semifinal. Os vencedores decidirão o título, desta vez em duas partidas. O campeões do primeiro e do segundo turno serão os representantes do Rio Grande do Norte na Copa do Brasil 2013, enquanto ao campeão Estadual será assegurada a participação na Série D do Brasileirão - caso o campeão já esteja qualificado para alguma outra série, a vaga fica com a outra equipe melhor classificada. O time que somar menos pontos ao final de toda a competição será rebaixado à segunda divisão do Estadual.
Fonte: O Poti/Diário de Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário