O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 7 de abril de 2012

Luta olímpica cresce no RN

Uma das modalidades esportivas mais antigas da humanidade, somente agora é que a luta olímpica (wrestling) vem começando a ganhar adeptos no Rio Grande do Norte. No final do mês o Estado estará enviando dois atletas para competir no Campeonato Brasileiro Junior e no meio do ano um lutador local irá integrar a seleção brasileira.

Caio Felipe e Samara Júlia se preparam para competição no final de outubro. Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press
No início de 2012 ocorreu um seminário que mudou a realidade da luta olímpica no Estado. "No início do ano fizemos uma clínica em Natal com a participação do Roberto Leitão, superintendente da federação brasileira e do Pedro Gama Filho, presidente. Também fizemos alguns seminários em Santa Cruz e Assu. Agora temos vários treinadores capacitados para ensinar a luta olímpica, pelo menos os conceitos básicos", destacou Ramon Denier, coordenador e técnico da Seleção do RN. Com a capacitação dos treinadores, Ramon acredita que daqui para frente a tendência é que o esporte apenas cresça no Estado, principalmente por suas facilidades e pelo fato deem 2013 passar a integrar os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte. "É um esporte que não é caro. Você pode ensinar a luta até mesmo na areia. Com a ajuda do secretário Joacy Bastos (secretário de esportes do RN) conseguimos colocar a luta nos Jern's e isso vai ajudar muito a desenvolver a luta", frisou. Como é uma modalidade que ainda está crescendo, não só no RN como no Brasil, a oportunidade de conquistar bons resultados no esporte é muito grande, até mesmo para os novatos. "Eu treinei judô por mais de 10 anos e nunca consegui nada. Hoje tenho 23 anos e no meio do ano irei integrar a seleção brasileira de luta olímpica", afirmou Ramon. Nessa situação estão os jovens Caio Felipe e Samara Júlia, ambos de 18 anos que, do dia 20 a 22 de abril, irão participar do Campeonato Brasileiro Junior de Luta Livre, que será realizado em Tapiritiba/SP.  "A expectativa é muito boa. Venho treinando forte e acredito que posso trazer um bom resultado", destacou Samara. "Eu acredito que tenho chances de vencer, mas caso nãoaconteça vai valer pela experiência que irei conseguir", completou Caio.
Uma das modalidades mais antigas do mundo
A luta olímpica é um dos esportes mais antigos do mundo, ficando atrás apenas do atletismo. Existem dados que mostram que a modalidade era praticada cinco mil anos antes de cristo. O esporte está presente nos Jogos Olímpicos modernos desde sua primeira edição, em 1896. O objetivo principal é conseguir dominar o seu oponente com as costas no chão. São dois rounds com três minutos. Caso não haja vencedor, um terceiro round será disputado. A luta é dividida nos seguintes estilos:
Estilo Livre Feminino: O objetivo principal é encostar as costas do adversário no chão por três segundos, podendo utilizar o ataque nas pernas do adversário, ou utilizar suas pernas para derrubar o seu oponente.
Estilo Greco-Romano: Tem-se o mesmo objetivo de derrubar e dominar o adversário no chão. Entretanto, não se pode atacar o seu oponente abaixo da linha da cintura e nem utilizar suas pernas para derrubar ou travar o seu rival.
Fonte: DN Online


Nenhum comentário:

Postar um comentário