O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

domingo, 8 de julho de 2012

Mossoró está em "pé de guerra"

O diretor de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Virgílio Elísio, conversou com o Jornal De Fato e afirmou que a única forma de classificação para a Copa do Brasil é através de uma competição. Potiguar e Baraúnas brigam pela terceira vaga. O Alvirrubro alega que é o melhor colocado no ranking nacional, enquanto o Tricolor defende a tese de que foi o melhor classificado no Campeonato Estadual. De acordo com Elísio, apenas o argumento do Barú tem fundamento. Entretanto, ele abriu a possibilidade de um torneio seletivo.
Carlos Guerra JúniorO Baraúnas estreou na competição nacional empatando fora de Mossoró contra o Horizonte/CE 
O Baraúnas estreou na competição nacional empatando fora de Mossoró
contra o Horizonte/CE
Essa terceira vaga surgiu após o término do Campeonato Estadual, visto que a CBF aumentou o número de participantes da Copa de 64, para 80 clubes. Com isso, 16 vagas foram distribuídas para as federações e a Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF) foi uma das beneficiadas. Segundo Virgílio Elísio, o regulamento da Copa do Brasil deixa claro que a única forma de classificação é através da competição. Questionado sobre a questão do Potiguar, de querer a classificação através do ranking nacional, ele foi taxativo em descartar tal possibilidade. "A gente não pode trabalhar casos isolados de clubes, mas esse argumento não tem sentido. O único critério técnico estabelecido pela CBF é através de competições. Não podemos tratar de possibilidades que não estão no regulamento da Copa do Brasil. A indicação parte da Federação que decide se concede a vaga pelo seu estadual ou realiza um torneio", declarou Virgílio Elísio. O Estatuto do Torcedor descarta a possibilidade de mudança de regulamento, após o término. Dessa forma, o Alvirrubro afirma que não se podem classificar três clubes para a Copa do Brasil, já que apenas duas vagas estavam previstas no regulamento do Campeonato Estadual 2012. Virgílio Elísio chegou inclusive a se irritar com esse argumento e defende a tese de que não existe mudança de regulamento, afirmando que a regra da Copa do Brasil é única para todo o Brasil. "Não existe mudança de regulamento. As regras da Copa do Brasil são únicas para todos os estados. Alguns estados realizam uma competição no segundo semestre, para movimentar as equipes. O Rio Grande do Norte decidiu em não realizar. Com isso, o estadual é a única forma de classificação nesse estado", argumentou. O presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol, José Vanildo, que irá realizar a indicação do representante potiguar, preferiu não comentar esse fato, por desconhecer esses argumentos de Virgílio Elísio. "Muito bom esse contato de vocês com ele, mas não posso comentar. Ele conversou com vocês, não comigo. Na quinta-feira, dia 28, eu viajo para o Rio de Janeiro, converso com ele e me posiciono", declarou José Vanildo. Como esperado, os dirigentes dos dois clubes encararam de forma distinta essa declaração do diretor da CBF. No Baraúnas, o presidente Eudes Fernandes e o gerente de futebol Zezinho Mossoró comemoram e afirmam que não existe mais dúvida de que a vaga é do Tricolor. Já o presidente do Potiguar, Benjamim Machado, afirma que segue na expectativa, espera ser indicado pela Federação e não descarta inclusive entrar com uma ação judicial. Para Benjamim, a batalha não está perdida e, por isso, é aguardada uma decisão favorável ao Alvirrubro. Segundo ele, o ranking nacional é um argumento com fundamento, visto que não pode mudar o regulamento do Campeonato Estadual de 2012, após o término da competição.
Em casa, Baraúnas encara Petrolina
O Baraúnas segue hoje a jornada na Série D do Campeonato Brasileiro. O Leão de Mossoró encara o Petrolina (PE), às 17h, no estádio Nogueirão. O jogo faz parte da 3ª rodada da competição nacional. Apesar de ser válido pela 3ª rodada, esse é apenas o segundo jogo do Barú, pois o time folgou na primeira rodada. Na estreia contra o Horizonte, no último domingo, a torcida já compareceu em bom número, devido à boa pré-temporada feita, com três vitórias e um empate, incluindo uma goleada por 4 a 0 contra o Sousa (PB) e um empate fora de casa diante do Guarany de Sobral (CE), que disputa a Série C. E o Leão não fez feio contra o favorito Horizonte. O time conseguiu um empate fora de casa, por 0 a 0. Agora, a expectativa é de casa cheia contra o Petrolina. "Precisamos demais desse apoio da torcida. Vai ser a primeira vez que terei esse contato com a torcida do Leão, como jogador do clube. Mas já senti a pressão dessa torcida quando defendia o ASSU", destacou o atacante Gilmar. Defesa menos vazada no Campeonato Estadual, o Baraúnas manteve os defensores Índio e Nildo e o goleiro Érico. Nesta semana, ainda repatriou o volante Richardson.
Carlos Guerra Júnior - Jornal de Fato/TN

Nenhum comentário:

Postar um comentário