O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

A todo vapor



O Governo do Estado reuniu na manhã de ontem a imprensa em visita ao canteiro de obras do complexo Arena das Dunas para apresentar os avanços do projeto para a Copa do Mundo 2014 em Natal. Segundo o secretário estadual da Copa (Secopa), Demétrio Torres, atualmente, as obras se aproxima dos 30% de conclusão. A partir de hoje, um quarto turno de trabalho será aberto, na madrugada, e as obras passarão a ser feitas numa escala ininterrupta de 24 horas, contando com mais de 1.100 funcionários.
Demétrio também ressaltou a importância da etapa atual da obra, onde está sendo executada a implantação da estrutura que sustentará as arquibancadas. Segundo ele, as etapas do Arena das Dunas são divididas em serviços preliminares, demolições, terraplanagem, concretagem e montagem da superestrutura. O titular da Secopa informou que ontem havia chegado as fôrmas das arquibancadas e seus pilares já estavam sendo fixados. O pátio do canteiro de obras servirá como "depósito" dessas estruturas. De acordo com Demétrio, o período de chuvas que a capital enfrentou nos meses de junho e julho foi abaixo da média esperada e pouco impactou o andamento das obras. A previsão do governo é de que até o final deste ano 50% do projeto já esteja concluído. Na prática, os 50% das obras representam ter, até dezembro, todo o anel inferior da obra construído, como também a estrutura de concreto montada, restando para 2013 a construção do anel superior, a estrutura, inclusive metálica, completa e os acabamentos do estádio. Segundo o diretor-presidente do consórcio Arena das Dunas, Charles Maia, acrescentar um quarto turno de trabalho às obras é uma forma encontrada pela empresa e pelo estado de antecipar etapas, mesmo o projeto estando dentro do cronograma. "Nosso prazo oficial prevê que a obra seja entregue até dezembro de 2013, mas se a gente conseguir entregar antes, melhor ainda", disse Demétrio Torres. O secretário da Secopa ainda ressaltou que a partir de agora será mais visível para a população o andamento das obras e que o governo, bem como a empresa responsável pelo Arena das Dunas, está atento às oportunidades de avançar cada vez mais no projeto.
50% até o fim do ano
Segundo o titular da Secopa, a atual etapa é a principal e mais ilustrativa, de montagem da estrutura do estádio. Lembrando que atualmente todas as outras arenas, com exceção de São Paulo, já passaram por essa fase, Demétrio esclareceu que agora o estado possui uma maior oferta de mão de obra e de equipamentos para acelerar as obras, além de garantir que o cronograma será cumprido e que o estádio será entregue dentro do prazo. A governadora do estado, Rosalba Ciarlini, que também visitou o Arena das Dunas, disse estar animada com o andamento das obras. "Agora vamos acelerar ainda mais o trabalho com esse novo turno e esperamos ter a obra 50% concluída até o fim do ano. Temos certeza que a obra cada vez mais antecipa um pouco seu cronograma. Eu espero que, quanto antes terminar, será ainda melhor para que a nós não tenhamos sustos", disse Rosalba.

+ Mais
Governadora promete ajudar prefeitura
Fonte: Jéssica Barros/Diário de Natal


Nenhum comentário:

Postar um comentário