O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

CBF "estica" a Copa do Brasil 2013

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou ontem, por meio de nota publicada em seu site oficial, o calendário do futebol nacional em 2013. Com algumas mudanças importantes a partir da próxima temporada, a principal novidade foi a definição das finais da Copa do Brasil para novembro - até então, a competição acontecia sempre no primeiro semestre.
José CruzPresidente da CBF, José Marín, fez adequação do calendário 
Presidente da CBF, José Marín, fez adequação do calendário
Assim, a Copa do Brasil, que terá novo formato a partir do próximo ano, será iniciada no dia 3 de abril e acabará apenas em 27 de novembro. O torneio não terá jogos em junho, quando será realizada no País a Copa das Confederações, e contará com partidas divididas em oito datas até 22 de maio. Em seguida, será retomado em 3 de julho e contará com 12 datas até a final. A CBF destacou que, entre 15 e 30 de junho de 2013, período de disputa da Copa das Confederações, não haverá jogos em curso de nenhuma competição nacional. Com isso, o Campeonato Brasileiro será paralisado entre 9 de junho e 7 de julho, sendo que a última vez que o torneio ficou parado por um mês foi durante o Mundial de 2010, na África do Sul. Semestral até a edição deste ano, a Copa do Brasil passará a contar com 86 times a partir de 2013, e não mais os habituais 64 Com o novo formato, os clubes brasileiros que estiverem disputando a Libertadores vão poder disputar a competição nacional, mas entram direto na quarta fase. No total, a quarta fase da Copa do Brasil terá seis vagas abertas para equipes que estejam disputando a Libertadores no primeiro semestre. Caso apenas cinco times do Brasil garantam vaga no torneio sul-americano, um sexto será definido por meio de colocação no ranking da CBF. Ao confirmar o calendário nacional, a CBF divulgou as datas dos torneios internacionais que serão realizados no próximo ano. Entre eles está a Libertadores, que será encerrada apenas em 24 de julho de 2013 por causa da pausa ocorrida durante o período da Copa das Confederações - neste ano, o Corinthians se sagrou campeão da América ao bater o Boca Juniors em 4 de julho, no Pacaembu. A CBF também destacou em seu calendário as disputas dos amistosos da seleção brasileira. O primeiro está previsto para acontecer em 6 de fevereiro e o último será em 19 de novembro, englobados em um total de 15 datas disponíveis para os compromissos do Brasil. Com o novo calendário, a CBF confirmou também a criação da Copa do Nordeste, que será disputada de 20 de janeiro a 17 de março, com o objetivo de "integrar e dar ainda maior visibilidade aos clubes da região". "Há muito o Nordeste merecia uma competição nesse formato, o que contribuirá para que mais clubes ganhem uma maior dimensão nacional, pela visibilidade que o campeonato terá Tenho certeza de que a Copa Nordeste será um sucesso de público", disse o presidente da entidade, José Maria Marin. A primeira edição da Copa do Nordeste terá a participação de 16 clubes. Bahia e Pernambuco terão três vagas cada. Enquanto isso, Ceará, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba e Alagoas contarão com dois representantes cada um. "O calendário de 2013 está ajustado às necessidades e particularidades do nosso futebol, em um ano em que o Brasil terá a honra de sediar a Copa das Confederações", concluiu Marin
Datas atendem perspectivas da Federação do RN
O Calendário divulgado pela CBF estava dentro das perspectivas da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), que vai adequar a disputa do Campeonato Estadual a nova realidade. A fórmula que será proposta, prevê a primeira da fase da competição potiguar sendo realizada aproveitando algumas  datas reservadas a Copa do Nordeste, marcada para ocorrer no período de 20 de janeiro a 17 de março. Com a proposta da FNF, a dupla ABC e América só entram na disputa do Estadual no octogonal decisivo, onde vão disputar o título estadual com os seis clubes classificados da primeira fase. As vagas na Copa do Brasil serão destinadas da seguinte forma: uma para o campeão da primeira fase, envolvendo o Alecrim e os sete clubes do interior, com as duas restantes permanecendo com o campeão estadual e o vice da temporada 2013. Quanto as duas vagas do RN na Copa do Nordeste de 2014, uma vai permanecer com o campeão estadual e a segunda dependerá de uma nova resolução do presidente da FNF, José Vanildo, uma vez que ser for levado em consideração o cômputo geral de pontos, ABC e América vão levar desvantagem justamente pelo fato de só disputarem uma das fases da competição local.
NAZARENÃO
O Corpo de Bombeiros ainda não definiu a data para realização de uma nova vistoria nas arquibancadas móveis do estádio de Goianinha. O tenente Modesto, responsável pela área na corporação, disse que eles estão aguardando a correção de alguns pontos falhos apresentados na estrutura para remarcar a visita ao Nazarenão. A CBF já confirmou a realização dos dois próximos jogos do América na série B para o estádio, mas caso as questões não sejam solucionadas a tempo, as arquibancadas vão continuar interditadas. Como ocorreu no clássico contra o ABC.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário