O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Ex-técnico se preocupa com futuro da seleção brasileira de beach soccer

Foi-se o tempo em que o Brasil dava show nas arenas de futebol de areia. Berço mundial do esporte, o país já não é mais aquele "bicho papão" de antigamente. E está bem longe disso, inclusive. A Rússia, quem diria, é que vem se destacando nas competições internacionais e tem se tornado a grande potência da modalidade. No último sábado, por exemplo, os europeus, atuais campeões da Copa do Mundo Fifa, bateram os "fregueses" brasileiros por 7 a 4 e tornaram-se bicampeões da Copa Intercontinental de Dubai, nos Emirados Árabes.
Andrey Valério, ex-técnico da seleção brasileira de beach soccer (Foto: Tiago Menezes/GLOBOESPORTE.COM) 
Andrey Valério comandou a seleção brasileira de 2001 a 2003
(Foto: Tiago Menezes/GLOBOESPORTE.COM)
Ex-treinador da seleção brasileira, o potiguar Andrey Valério não se conforma com o atual momento do beach soccer nacional. Em entrevista exclusiva ao GLOBOESPORTE.COM, ele fez duras críticas à Confederação Brasileira de Beach Soccer (CBBS). Entre outras coisas, Andrey disse que a falta de planejamento é o principal responsável pela "decadência" da equipe canarinho. O beach soccer precisa de uma motivação. Falta planejamento para a modalidade no país. Essa é a hora de reunir todo mundo, conversar e decidir o que será feito do beach soccer brasileiro - conclama. Andrey Valério dirigiu a seleção entre 2001 e 2003, e conquistou dois Campeonatos Mundiais - antes de serem reconhecidos pela Fifa -, dois Mundialitos e duas edições da Copa Latina. Sua felicidade por ter colaborado com o passado vencedor do beach soccer brasileiro contrasta com a tristeza em ter de assistir à atual realidade do esporte no país. A gente não podia ter chegado aonde chegou. A derrota de sábado foi mais um aviso. Não é hora de culpar ninguém. É hora de união. Não podemos mais perder para a Rússia. De jeito nenhum - afirma. Boa parte dos atletas da seleção joga no time há mais de dez anos. De acordo com Andrey, o grupo canarinho está envelhecendo, e precisa se renovar. Ele acredita que pode ajudar nesse processo, e torce para que os grandes ídolos do Brasil não caiam no esquecimento. Eu e muitas pessoas boas e interessadas, como o próprio Júnior Negão, estamos dispostos a ajudar. A gente podia ser mais usado. Precisamos fazer alguma coisa para resgatar o nosso beach soccer. Os nossos ídolos não podem parar de jogar com o público esquecendo que eles foram ídolos - lembra. Segundo Andrey, também é preciso investir num centro de treinamento para a seleção brasileira de futebol de areia. Os russos não são os melhores do mundo por acaso. O Brasil precisa treinar. E a Confederação tem de oferecer a estrutura necessária para os nossos atletas. Só assim o Brasil voltará a vencer no beach soccer. Vencer, apenas. Porque os espetáculos já ficaram no passado. Quem quiser ver espetáculo tem de ir ao Cirque du Soleil - disse.
Em Natal
Para contribuir com a formação de novos talentos, Andrey Valério pretende implantar um projeto social em Natal, na Arena Mirassol, contando com a colaboração de jogadores potiguares que defendem a seleção brasileira, como André Nascimento e Dunga. É preciso fazer um trabalho de base. Não há uma renovação, nem o incentivo. Podemos ficar com uma seleção brasileira muito velha, caso isto não ocorra. Temos este projeto para executar em Natal e vamos buscar um parceiro para fazer a nossa parte, que é dar a oportunidade a garotos - finaliza.


Por Tiago Menezes Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário