O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

A um ano da inauguração, Arena das Dunas está 50% concluída

Natal está a 365 dias de ganhar uma das obras mais importantes em toda a história do Rio Grande do Norte: a Arena das Dunas. O GLOBOESPORTE.COM apresenta um balanço do que foi realizado esse ano e o que ainda precisa ser feito para a entrega da obra, prevista para 31 de dezembro de 2013.
Faltam 365 dias para a conclusão das obras da Arena das Dunas (Foto: Jocaff Souza/GLOBOESPORTE.COM) 
Faltam 365 dias para a conclusão da Arena das Dunas (Foto: Jocaff Souza/GLOBOESPORTE.COM)
A arena, que vai ser palco de quatro partidas da primeira fase da Copa do Mundo de 2104, terá capacidade para 45 mil torcedores. A obra tem um orçamento de R$ 417 milhões, segundo dados do Ministério dos Esportes e do Tribunal de Contas da União. A OAS, construtora responsável pela arena, realiza um projeto com característica de multiuso, pensando além do futebol. Sendo assim, o diretor de eventos da empresa, Cláudio Bahia, explica que a intenção é tornar o Arena das Dunas o principal centro de eventos de Natal. A construção foi pensada como uma arena multiuso, com a possibilidade de utilização para vários tipos de eventos, como grandes shows, congressos e feiras econômicas nos setores Norte e Sul do estádio. Já nos setores Oeste e Leste, teremos espaços para congressos, no local onde estão sendo construídos os camarotes – explica Bahia.
De acordo com relatório divulgado este mês pela Secretaria Estadual de Assuntos Relativos à Copa do Mundo em Natal, as obras atingiram 50% de conclusão, ficando "aceleradas" em relação ao planejamento oficial emitido pela FIFA. O presidente do consórcio Arena das Dunas, Charles Maia, acredita que asse avanço representa uma evolução e a certeza de que a Arena das Dunas não ficará apenas no papel.
- Conforme o cronograma da Fifa, a Arena das Dunas teria que estar com 41,69% das obras concluídas, mas pudemos acelerar a obra e atingimos os 50%, devido à rápida instalação das arquibancada do anel superior e também à rapidez na parte de instalações elétricas, hidráulicas, à compra dos elevadores e dos grupos de geradores. Isso proporcionou nós alcançarmos uma margem de segurança de 60 dias e atingirmos a metade da conclusão da obra - explicou ao GLOBOESPORTE.COM.
O ano de 2012
O ano de 2012 começou com várias críticas da FIFA a Natal, devido à lentidão no andamento das obras. Em 19 de janeiro, o secretário-geral da entidade máxima do futebol, Jérome Valcke, criticou o andamento das obras na cidade. Autoridades locais colocaram “panos quentes” e amenizaram as reclamações, dizendo que a construção da obra estava dentro do cronograma. No vídeo ao lado,  Valcke reclama da pouca evolução nos trabalhos da Arena das Dunas, que atingia, à época, apenas 14,5% de conclusão. Em fevereiro, após o “puxão de orelha”, o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, visitou as obras do Arena das Dunas, que já atingira 19,8% de conclusão, para acompanhar a instalação do primeiro dos 800 pilares de sustentação das arquibancadas e assegurou que a cidade estava em dia com cronograma de obras.
Aldo Rebelo em visita a arena das Dunas (Foto: Frankie Marcone / Futura Press / Agência Estado) 
Aldo Rebelo em visita a arena das Dunas
(Foto: Frankie Marcone / Futura Press / Agência Estado)
Natal está nas mesmas condições das demais. O que precisamos, mas é para as 12 cidades-sede, é de cada vez mais empenho para superar dificuldades e desafios na construção dos estádios e nas obras de mobilidade urbana – declarou. Quatro dias após a visita do ministro, a então prefeita da cidade, Micarla de Sousa, realizou a cerimônia solene de doação oficial do terreno do município para o Estado, garantindo a legalidade da construção da nova arena, numa área de 143 mil quadrados, no lugar onde havia sido erguido o estádio Machadão e o ginásio Machadinho. No início do mês de abril, a obra sofreu a primeira crise, com a paralisação de cerca de 600 trabalhadores, que reivindicavam uma melhoria salarial. Eles justificavam que o valor pago era o menor em comparação as demais arenas que sediarão o Mundial no país. Ainda no final do mesmo mês, Aldo Rebelo visitou novamente a arena e constatou um avanço, elevando para 22% o percentual da conclusão da obra. A partir do mês de maio, as obras ganham uma acelerada e os pilares pré-moldados começam a ser instalados. Segundo dados da Secopa, cada pilar colocado na construção pesa 22 toneladas e mede 18 metros de altura, o que corresponde a um edifício de seis andares. Mais uma vez, o percentual da construção aumenta, atingindo 23,03% de conclusão. No mês de junho, o secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke, acompanhado pelos membros do Comitê Organizador Local (COL), Bebeto e Ronaldo, além do secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, visitam o canteiro de obras da Arena das Dunas e aprovam o andamento da construção, que atinge a marca de 25,23% de conclusão. Valcke, no vídeo ao lado,  mostra otimismo em relação aos preparativos e disse que a construção havia entrado no caminho certo. A beleza de um projeto é que ele pode evoluir. E o projeto em Natal evoluiu. Não posso negar que Natal estava atrasada, mas agora está de volta ao caminho certo, como pedimos no início do ano. A Copa é daqui a dois anos, e o tempo está voando. Então, é claro que precisamos sempre estar trabalhando forte. Tudo muda de um dia para o outro, mas acredito que a Arena das Dunas será entregue na data prevista, dia 31 de dezembro de 2013. A boa noticia é que Natal está no caminho – disse o secretário-geral da FIFA. Em agosto, as obras ultrapassam os 30% e mais um turno de trabalho é aberto, com operários fabricando pilares e vigas durante a madrugada. Nesse período, cerca de 1.200 trabalhadores se revezam nas obras da Arena.
Começa a montagem do anel superior da Arena das Dunas (Foto: Matheus Magalhães/GLOBOESPORTE.COM) 
Montagem do anel superior da Arena das Dunas
(Foto: Matheus Magalhães/GLOBOESPORTE.COM)
A partir do mês de setembro, as obras começam a “subir”, devido a instalação das primeiras arquibancadas no lado Oeste do estádio. As peças pré-moldadas totalizam cinco lances com 12 partes cada, todas localizadas no setor oeste do estádio. No setor leste, as arquibancadas inferiores começam a ser instaladas e segundo a Secopa, 33,05% das obras estão concluídas. Em outubro, a Arena das Dunas fecha o mês com um balanço de 38,57% de conclusão. Para o gerente de contrato da Arena, Edson Cruz, a construção está à frente do planejado porque essa foi uma prática adotada pelo consórcio. Desde o início da obra, a gente vem procurando antecipar as etapas das fases da obra. É o que a gente vem conseguindo até hoje. Por isso que estamos nessa fase um pouco adiantada do cronograma. Mas isso nos traz uma responsabilidade muito grande para manter este adiantamento e concluir a obra dentro do prazo - explicou o gerente. Ocorre também a conclusão do anel inferior no setor Oeste e avançam a obra e a instalação das vigas de sustentação para a colocação do anel superior do estádio, local onde serão instalados os camarotes.
Operários da Arena das Dunas, em Natal, paralisaram a obra (Foto: Rafael Barbosa/GLOBOESPORTE.COM) 
Operários da Arena das Dunas paralisaram a obra
(Foto: Rafael Barbosa/GLOBOESPORTE.COM)
Novembro é o mês mais intenso na Arena das Dunas. Mesmo com a terceira greve dos operários, que paralisam as atividades no canteiro de obras por três dias, as obras atingem 42% de conclusão. Após a volta aos trabalhos, são abertas 290 vagas de emprego para contratação imediata. É iniciada então a montagem do anel de arquibancadas superior, com a instalação de duas vigas do tipo “jacaré” no setor Oeste, como também o trabalho de preparação dos camarotes nos setores Leste e Sul. No final do mês, Natal lança seu pôster oficial na Fortaleza dos Reis Magos. O pôster é um compromisso de Natal com a Fifa e tem o objetivo de representar a identidade da cidade-sede, seguindo a aparência geral gráfica do Mundial. Em dezembro, a obra atinge a metade da construção e continua “acelerada”. Ao atingir os 50%, a estrutura já inicia a construção dos vestiários, a instalação do sistema de ar-condicionado secretário da Secopa, Demétrio Torres, conta que se obra mantiver esse ritmo, poderá ser entregue antes do tempo.
Arena das Dunas atinge 50% do cronograma de construção (Foto: Jocaff Souza/Globoesporte) 
Arena das Dunas atinge 50% do cronograma de construção
(Foto: Jocaff Souza/GLOBOESPORTE.COM)
Nós sempre estivemos dentro do cronograma, mas sempre procurando avançar. Hoje, nós estamos 8% acima desse cronograma. Se isso se mantiver até o final da obra, nós poderemos até entregar a obra antes mesmo do prazo de conclusão, que é dezembro de 2013 - disse.
O ano de 2013
Para esse último ano, estão programadas o término das instalações hidráulicas e elétricas, a construção da central para o grupo de geradores, até o final do primeiro semestre. Para o mês de junho, será iniciada a instalação do cobertura do estádio e em agosto, o gramado da Arena das Dunas começará a ser plantado.

Por Jocaff Souza Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário