O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

domingo, 6 de janeiro de 2013

ABC e América entram em campo

Se destacar em meio a aproximadamente 2.500 concorrentes. Não se trata de concurso público, nem mesmo do extinto vestibular. A prova para mostrar que é um "fera" no futebol está sendo realizada desde a última sexta-feira, em São Paulo e leva o nome da cidade que aniversaria justo no dia 25. Em meio a tantos jovens menores de 20 anos, cerca de 40 potiguares buscam seu lugar ao sol. Ambos, ABC e América, darão seus primeiros passos na Copa São Paulo de Futebol Júnior, hoje, às 13h. O Alvinegro tem o Monte Azul pela frente, no estádio Patrícia Arroyo. Já o Alvirrubro encara o Desportivo Brasil, no estádio Ernesto Rocco.
Adriano AbreuO ala Bruno, do América, já jogou entre os titulares do alvirrubro 
O ala Bruno, do América, já jogou entre os titulares do alvirrubro

Tanto abecedistas como americanos encararam a distância de cerca de 2.500 Km através das estradas nem sempre tão bem conservadas do País. Jogadores e membros das comissões técnicas saíram da capital potiguar na última quarta-feira e chegaram ao destino apenas na sexta-feira. O ABC está no grupo J, com sede em Monte Azul Paulista (SP), ao lado do Monte Azul/SP, Mogi Mirim/SP e Vitória/BA. O América apostou em peças já conhecidas de seu torcedor. Do grupo de 21 jogadores relacionados pelo técnico Romildo Freire, cinco já atuaram pela equipe principal alvirrubra: o ala Bruno (sete vezes), o zagueiro Thiago (cinco vezes), o volante Felipe Macena (uma vez) e os atacantes Gláucio (uma vez) e Rivaldo (seis vezes). O Alvirrubro está no Grupo R, com Deportivo Brasil, Atlético Goianiense e Avaí. As equipes potiguares tentam avançar ao máximo na competição, sabendo das dificuldades que enfrentarão. São 25 sedes e mais de 180 jogos, disputados em apenas 21 dias até o campeão ser conhecido no dia 25, aniversário da cidade de São Paulo, no estádio do Pacaembu. Para tentar minimizar a decadência do nível técnico, a Federação Paulista de Futebol (FPF) resolveu mudar mais uma vez o regulamento e subiu de sub-18 para sub-19 a idade dos atletas. A alteração permitiu que jogadores que disputaram a competição no ano passado participem novamente do torneio ou que aqueles que já estavam no profissional voltassem para a base. Entre os clubes beneficiados pelo aumento de vagas está o Comercial - em relação ao ano passado a federação acrescentou quatro clubes no torneio. O time de Ribeirão Preto ficou sete anos fora da competição e retorna já na condição de sede (vai mandar seus jogos no estádio Palma Travassos). O próprio coordenador de futebol do clube, o ex-goleiro Roberto Palmieri, no entanto, critica a quantidade de times do torneio. "Poderiam participar até 200 clubes, desde que tivéssemos mais tempo. O problema é que com tantos times na hora que afunila acabam ocorrendo muitas injustiças", disse.
Filhos de craques esperam obter um maior destaque
A 44.ª Copa São Paulo de Futebol Júnior começará, como sempre é disputada com expectativa de revelar novos craques e presenças ilustres. Afinal, os filhos de Marcelinho Carioca, Rivaldo e Donizete Pantera estarão em campo buscando espaço em clubes tradicionais como Corinthians e Flamengo, além do São Caetano. Rivaldinho assinou contrato com o Corinthians na temporada passada e, agora, tentará faturar o nono título do clube de Parque São Jorge. Já a esperança do Flamengo atende pelo nome de Renan Donizete, de apenas 17 anos. Lucas, o filho de Marcelinho Carioca, será o maestro do São Caetano. Mas a competição já está acostumada a ser palco de grandes nomes Neymar e Paulo Henrique Ganso defenderam o Santos de 2008 e 2010, respectivamente. Em 2010, o meia Lucas, hoje no Paris Saint-Germain, da França, vestiu a camisa do São Paulo. Em 2001, foi a vez de Kaká, meia do Real Madrid e da seleção brasileira, jogar pelo clube tricolor paulista. A lista de craques revelados na Copa São Paulo ainda contempla, em um tempo mais distante, Toninho Cerezo (Atlético Mineiro), Casagrande (Corinthians), Falcão (Internacional), Raí (Botafogo-SP), Rogério Ceni e Cafu (São Paulo), Dida (Vitória), Denner (Portuguesa), Robinho (Santos), entre outros. Além de revelar craques, os clubes buscam o título. O Corinthians, atual campeão, é o maior vencedor com nove conquistas. O Fluminense soma cinco, contra quatro do Internacional. A lista segue com São Paulo e Atlético Mineiro (3), Flamengo, Portuguesa, Nacional-SP e Ponte Preta (2), Figueirense, Cruzeiro, América-SP, Santo André, Roma-SP, Paulista, América-MG, Guarani, Vasco, Juventus-SP, Santos e Marília-SP (1).
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário