O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 19 de janeiro de 2013

Desocupação de kartódromo para obras da Copa 2014 gera polêmica

Após diversas polêmicas, mais uma vez a desocupação do Kartódromo de Natal vem à tona. A Secretaria Especial de Assuntos da Copa 2014 (Secopa) voltou a pedir que a Federação Potiguar de Automobilismo desocupe o espaço, que vai dar lugar a parte do estacionamento da Arena das Dunas, estádio que vai sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. A determinação para que o terreno fosse desocupado partiu da 3ª Vara da Fazenda Pública do Rio Grande do Norte, que deu o prazo de até sábado, 19 de janeiro, para que o espaço fosse entregue. No terreno estavam instaladas a Federação Potiguar de Automobilismo, a administração da pista e alguns equipamentos. Destes, a Federação já saiu do espaço. O kartódromo, que funciona desde a década de 1990, foi responsável pela formação de vários pilotos no estado, além de receber as principais competições da modalidade a nível regional nos últimos 20 anos. Vai ser muito difícil, porque vou ficar fora do ritmo de outros pilotos que treinam fora do estado. Não vai dar para competir de igual para igual - comenta o piloto Nilo Mateus Monteiro. Gabriel Aguiar, uma das revelações do kart potiguar nos últimos anos, concorda com o companheiro de treinos. A gente não vai ter onde treinar. A pista mais próxima fica em Recife, a 300 quilômetros daqui, e está muito difícil nossa situação - disse.
Kartódromo de Natal precisa ser desocupado para obras da Arena das Dunas (Foto: Tiago Menezes) 
Kartódromo de Natal precisa ser desocupado para obras
da Arena das Dunas (Foto: Tiago Menezes)
E o que já está ruim pode piorar ainda mais. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, o presidente da FPA, Sesimar Correia, falou que já existia um cronograma de competições para 2013. Tínhamos competições marcadas para a partir de março. Até dezembro pelo menos dez competições estavam agendadas, além dos torneios regionais, como o Norte-Nordeste da categoria, que com a demolição não poderão mais acontecer - revelou. Ainda de acordo com o dirigente, a Federação espera que se chegue a uma conciliação, pois o esporte está sendo tratado com descaso. É um descaso com o esporte o que estão fazendo. Por mais que já esperássemos que isso fosse acontecer, é algo a lamentar, pois o espaço servia para vários pilotos que treinam aqui no estado - lembrou. Com a determinação, a FPA e a Associação Potiguar dos Pilotos decidiram agir. A associação entrou com uma liminar de efeito suspensivo contra a medida, solicitando um prazo maior para a desocupação. De acordo com Michel Aguiar, presidente da associação, a expectativa é que seja cumprido o acordo feito pelo governo do estado, onde a governadora Rosalba Ciarlini se comprometeu a entregar um novo espaço para as competições da modalidade. Existe um acordo entre o governo do estado e a federação, onde, na troca do espaço, receberíamos um novo kartódromo. Já temos até o espaço, só falta a infraestrutura - conta Michel. O presidente da FPA confirma a versão. Já temos um projeto, falta agora só a iniciativa do governo de cumprir o que foi prometido. Trouxemos até o presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo, e a governadora se comprometeu a nos entregar um novo kartódromo - recorda.
Governo diz que há descumprimento de decisão judicial
Em contrapartida ao que foi dito pelos dirigentes, o procurador do estado Nivaldo Brum lembra que a federação está descumprindo uma decisão judicial. Há uma intenção (por parte da FPA) de permanecer na área, o que é uma resistência a uma decisão judicial. A Copa do Mundo tem um cronograma e ele deve ser seguido. A permanência no terreno implica no atraso desse cronograma - afirma o procurador.
Corridas fora do Rio Grande do Norte
Com a desocupação, existe a possibilidade de as competições serem levadas para outro estado, já que no Rio Grande do Norte não existe outro espaço para o esporte. Não temos outra praça para a prática. Como já tínhamos calendário, é possível que as competições sejam levadas para o Ceará ou Pernambuco. Isso é muito ruim, porque o custo de levar os campeonatos para fora do estado acaba sendo bancado pelos próprios pilotos. Com as competições fora daqui, seria bom se o governo do estado também pudesse ajudar com patrocínio. Vai ficar muito difícil manter o calendário assim - avisa Sesimar.
Por GLOBOESPORTE.COM Natal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário