O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

domingo, 10 de fevereiro de 2013

FNF não vai alterar fórmula de disputa

O que parecia um sonho, a volta ao calendário oficial da CBF da Copa do Nordeste, acabou se transformando em um problema para duas grandes agremiações do futebol regional: América e Bahia. Eliminados ainda na primeira fase da competição, esses dois clubes terão um hiato de calendário que não estava nos planos de suas diretorias.  O América vai ficar 25 dias sem jogar, enquanto o Bahia só voltará a entrar num campo para atuar oficialmente daqui a 40 dias. Apesar de enxergar o problema que atingiu o filiado, o presidente da Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), José Vanildo, não vê condições de mudar o destinos dos clubes que são desclassificados na primeira fase do torneio regional. "Não como resolver essa questão de imediato. O calendário do futebol deve obedecer determinações do Estatuto do Torcedor, que impede as gestoras do futebol de alterarem o regulamento das disputas com menos de dois anos. Isso é um problema que terá de ser contornado pelos próprios dirigentes dos clubes. No caso hoje é o América, mas amanhã poderá ser qualquer uma das equipes que disputam os Estaduais, que passaram a ser qualificatórios para a Copa do Nordeste", explicou José Vanildo. Tibúrcio Batista, um dos responsáveis pelo departamento técnico da FNF, ressaltou que o problema só não foi maior, porque o calendário do Campeonato Estadual foi muito bem planejado. "O América só vai passar 25 dias sem atuar, se não for levado em conta o intervalo do Carnaval, período que o futebol praticamente para. Se levarmos em consideração esse período, o América ficará apenas 14 dias sem atividade", informou Tibúrcio. Além de não poder modificar a fórmula de disputa da competição local de uma temporada para outra, José Vanildo sabe que enfrentaria uma forte rejeição dos clubes que hoje participam do primeiro turno, em abrir espaços para ABC e América também entrarem na disputa.
Luiz Antônio "Tomba", presidente do Santa Cruz, sabe que é difícil para um clube de futebol ficar um período longo trabalhando e se mantendo sem fontes de arrecadação, mas destaca que o próprio Santa Cruz, quando voltou a se concentrar para iniciar a pré-temporada passou por problema idêntico.
Aldair DantasCaso chegue a fase semifinal da Copa do Nordeste, o ABC terá jogos adiados e passará a jogar apenas no meio de semana pelo Estadual 
Caso chegue a fase semifinal da Copa do Nordeste, o ABC terá jogos adiados
e passará a jogar apenas no meio de semana pelo Estadual
"Não acho pertinente mudar a fórmula de disputa da competição apenas para privilegiar ABC ou América.  A competição disputada apenas com os clubes do interior e o Alecrim está muito bem disputada e traz mais justiça ao futebol do RN, uma vez que democratiza o acesso para disputa da Copa do Brasil", ressalta Tomba. O dirigente santa-cruzense ainda lembrou que o Santa Cruz ficou 40 dias trabalhando sem perspectiva de arrecadação. "No futebol cada um cuida dos seus problemas, ninguém olhou para o Santa Cruz e porque teríamos de olhar para o América agora?", indagou. O próprio Tibúrcio Batista também se mostrou contrário a qualquer tipo de alteração, por acreditar que dividir a atenção dos clubes só iria prejudicar. "Quando se tem a oportunidade de disputar uma competição como a Copa Nordeste, tem que se concentrar apenas nela. Não dá para um clube se dividir em duas frentes, quando se entra em qualquer competição existe cobrança e isso acaba prejudicando mais", disse o dirigente do departamento técnico da FNF.
ABC pode ter choque de datas
Apesar de ter sido definida após muito planejamento, o ABC vai sofrer problema para administrar os calendários de jogos da Copa do Nordeste e do Campeonato estadual, caso o alvinegro passe pelo ASA e conquista uma vaga na semifinal da competição regional. O alerta foi dado por Tibúrcio Batista, membro do departamento técnico da FNF. As datas previstas para realização das semifinais da Copa do Nordeste e que já foram definidas pela Confederação Brasileira de Futebol são os dias 24 de fevereiro e 3 de março. O que irá coincidir com a primeira rodada do octogonal decisivo do Estadual que está previsto para iniciar justamente no primeiro domingo do mês de março. "Nós vamos ter de arranjar uma forma de contemplar essa situação. As duas competições são importantes para o ABC. Brigar para chegar numa final da Copa do Nordeste não tem preço, mas vale lembrar que no Estadual o clube estará brigando se qualificar para disputa regional do próximo ano e uma das duas vagas que restaram para a Copa do Brasil de 2014. Logo o clube não vai querer usar equipe mista em nenhuma das duas competições, creio", alertou Tibúrcio Batista. Se depender do ABC, a federação não terá muito problema para adequar o calendário do segundo turno, pois não existiria problema de o clube atuar no meio de semana pela competição local e nos finais de semana pela regional. "Passar para semifinal da Copa do Nordeste não vai nos criar problema, será até uma satisfação para gente. Mas a questão de coincidências de datas terá de ser solucionada pela FNF, sabemos que o ABC hoje não é só um time, o clube possui um elenco bastante qualificado e terá como se adequar as duas disputas", salientou o dirigente abecedista.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário