O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

quinta-feira, 7 de março de 2013

Lutador potiguar vence seletiva para Mundial de Jiu-jitsu em Abu Dhabi

O atleta Thiago Barreto, faixa preta de jiu-jitsu, vai representar o Rio Grande do Norte no Abu Dhabi World Professional Championship, que será disputado entre os dias 12 a 14 de abril, nos Emirados Árabes Unidos. A classificação foi obtida na seletiva realizada na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, nos dias 2 e 3 de março. Barreto, que também é professor da modalidade, compete na categoria pluma, para atletas até 65 quilos, conta que a classificação foi suada, mas bastante comemorada.
Ítalo Henrique, Thiago Barreto e Felipe Bezerra durante seletiva de jiu-jitsu, em Gramado (Foto: Divulgação) 
Ítalo Henrique, Thiago Barreto e Felipe Bezerra exibem
medalhas durante seletiva (Foto: Divulgação)
Disputei cinco lutas, todas ela muito duras e consegui finalizar quatro delas. A outra ganhei por pontos, mas também mostrei que tive um bom desempenho. A classificação veio após muita luta e batalha - conta Thiago ao GLOBOESPORTE.COM. Praticante da “arte suave” há 11 anos, o ofício de professor de jiu-jitsu surgiu naturalmente. Da academia em que trabalha, outros dois atletas também participaram da seletiva, o faixa azul Felipe Bezerra, na categoria super pesado, e Ítalo Henrique, na categoria médio. Para Thiago, o estado está se especializando em revelar lutadores. O Rio Grande do Norte está mostrando que os tatames daqui também formam os melhores atletas de jiu-jitsu. Somos uma verdadeira fábrica de lutadores - conta. Contudo, o grande obstáculo para os atletas amadores é a falta de patrocínio. Barreto conta que conseguiu viajar para a seletiva em Gramado devido ao apoio da academia em que trabalha e de alguns amigos. Fui para a seletiva com apoio da empresa em que trabalho e de alguns parceiros. Mas outros não conseguem chegar mais longe por falta de incentivo. Precisa se sacrificar para disputar competições desse tipo - explica o atleta. Mas para a competição em Abu Dhabi, Thiago espera mostrar que a classificação não foi à toa e pretende conquistar o título, já que ficou com o vice-campeonato em 2012. Estou treinando num ritmo forte. São quatro treinos por dia, todos os dias, com uma atenção especial para a parte física. Lá, o bicho vai pegar e preciso estar em forma. Vou mais focado para trazer esse título do que no ano passado, quando fui vice-campeão - concluiu. 
Por pouco...
Felipe Bezerra, que é faixa azul, foi bicampeão da categoria super pesado, e ficou com o terceiro lugar na absoluto, que valia a vaga com todas as despesas pagas para o Mundial de Abu Dhabi. A derrota na semifinal foi polêmica, e o lutador lamenta a marcação de duas penalidades - o árbitro alegou falta de ataque do atleta, o que não teria sido percebido por quem assistiu à luta.
Por Jocaff Souza Natal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário