O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sexta-feira, 1 de março de 2013

No RN, público total da primeira fase não lotaria Arena das Dunas

Todos os públicos da primeira fase do Campeonato Potiguar 2013 somados não lotariam a Arena das Dunas, estádio de Natal para a Copa do Mundo de 2014. Nos 56 jogos da Copa FNF, 39.212 torcedores compareceram aos sete estádios-sede da competição pelo interior do estado, o que dá uma média de 700 pessoas por confronto. A nova arena, que está sendo erguida onde antes existia o Machadão, terá capacidade para 42 mil espectadores e receberá quatro partidas no Mundial do Brasil. A entrega da obra está prevista para o dia 31 de dezembro deste ano.
Setor Oeste de arquibancadas da Arena das Dunas, em Natal, entra na fase de acabamentos (Foto: Jocaff Souza) 
Arena das Dunas terá capacidade para 42 mil pessoas,
e vai receber 4 jogos da Copa (Foto: Jocaff Souza)
Os números foram levantados pelo radialista e pesquisador Marcos Trindade, que estuda o futebol do Rio Grande do Norte há mais de duas décadas. Ele diz que as ausências de ABC e América-RN na primeira fase do Estadual foram determinantes para a baixa média de público do torneio, e arrisca um palpite mais otimista para a média de torcedores ao final da competição. Essa primeira fase é outra realidade. Clubes pequenos, que sediam jogos em cidades sem tanta tradição no futebol do estado, puxam o número para baixo. Mas acho que a média final será de aproximadamente 1.500 pessoas. ABC e América-RN têm muita história, e a média vai subir com a entrada deles - disse ao GLOBOESPORTE.COM. Ainda de acordo com Trindade, a inauguração da Arena das Dunas fará com que a média de público do Estadual cresça consideravelmente nos próximos anos. Caso o América passe a mandar seus jogos na Arena, o clube voltará a ter boas rendas e públicos acima dos 20 mil, coisa que não acontece desde a demolição do Machadão. Continuar jogando em Goianinha ou em outra praça esportiva do interior pode ser muito prejudicial para o alvirrubro - falou. A dupla mossoroense "Potiba" aparece no topo da lista de clubes que mais receberam torcedores nas partidas da primeira fase do Estadual. Em sete jogos como mandante, o Potiguar de Mossoró obteve um público total de 10.349 pessoas. Já o arquirrival Baraúnas totalizou 9.027 espectadores. O Santa Cruz-RN, que conquistou o título da Copa FNF de forma antecipada, aparece em terceiro lugar, com 6.242 de público total. Os números levantados por Marcos Trindade apontam que apenas nove dos 56 jogos do Estadual até aqui receberam mais que 1.000 torcedores. Destes, oito foram realizados no Estádio Nogueirão, em Mossoró, sendo cinco com mando do Potiguar e três do Baraúnas. Mas a partida com o maior número de espectadores até o momento teve o Leão como mandante: o clássico Potiba do último dia 24, que levou 4.226 pessoas ao Nogueirão e terminou empatado em 1 a 1.
Torcida do Potiguar de Mossoró é a mais presente no Campeonato Potiguar (Foto: Marcelo Diaz/Divulgação) 
Torcida do Potiguar de Mossoró é a mais presente
no Campeonato Potiguar (Foto: Marcelo Diaz/Divulgação)
Do outro lado da moeda, o Alecrim aparece como a equipe que menos atraiu torcedores para os seus jogos. O Verdão, que investiu pesado na contratação de reforços e fez uma reforma completa no Estádio Luiz Rios Bacurau, em São Gonçalo do Amarante, obteve um público total de 1.714 pessoas. Segundo Marcos Trindade, dos oito jogos com menos de 200 pagantes, o alviverde foi mandante em quatro. Inclusive no confronto do dia 30 de janeiro, quando venceu o Potiguar de Mossoró por 2 a 0 sob o olhar de 34 torcedores, ainda no Estádio Nazarenão, em Goianinha. De acordo com o pesquisador, a melhor média de público do Campeonato Potiguar na última década aconteceu em 2005, quando o número ficou em 2.411 espectadores por jogo. Nas 67 partidas do Estadual daquele ano, 161.525 pessoas estiveram nos estádios-sede. O ABC foi o campeão, ao derrotar o arquirrival América na decisão.
Por Tiago Menezes Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário