O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

domingo, 10 de março de 2013

Potiguares vibram com convocação para seleção brasileira paralímpica

Adriano Lima, Edênia Garcia, Joana Neves e Clodoaldo Silva integram equipe principal da natação. Jovens promessas também foram chamadas.

Adriano Lima, nadador potiguar (Foto: Fernando Maia/CPB) 
Adriano Lima é um dos mais experientes da
seleção (Foto: Fernando Maia/CPB)
O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou na última quarta-feira os nomes dos atletas convocados para a seleção brasileira permanente de natação paralímpica. Dos 20 nadadores relacionados, quatro são norte-rio-grandenses: Adriano Lima, Edênia Garcia, Joana Neves e Clodoaldo Silva, todos medalhistas em Paralimpíadas. Os potiguares agora darão início a mais um ciclo de quatro anos, que terminará nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016. Segundo o experiente Adriano Lima, de 39 anos, a convocação foi uma grata surpresa. Apesar do avanço da idade, ele se diz bem preparado fisicamente, e promete dar muito trabalho aos "moloques" que estão começando. Mas ele admite que nem tudo dura para sempre, e planeja parar de nadar após a sua sexta Paralimpíada. Confesso que fiquei surpreso com essa convocação. Nem sabia disso. Recebi a notícia através de vocês. Mas uma convocação como essa me alegra muito. É o prêmio pelos meus 20 anos de dedicação ao esporte, e o reconhecimento pelas nove medalhas que ganhei em cinco Paralimpíadas. Ainda quero dar muito trabalho, mas só até 2016 - disse ao GLOBOESPORTE.COM.
Edenia Garcia natação paralimpíadas 50m costas (Foto: Getty Images) 
Edênia Garcia conquistou a prata nos 50m costas
em Londres (Foto: Getty Images)
Já para a nadadora Edênia Garcia, que recentemente trocou o Sesi-RN pela Andef (Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos), do Rio de Janeiro, fazer parte da seleção permanente é um presente mais que bem vindo. Ela agora se prepara para o Mundial do Canadá, em agosto, e diz que esse é apenas "mais um degrau" no caminho até as Paralimpíadas de 2016. - Fiquei muito feliz com a convocação. Tenho apenas 25 anos, e ainda tenho um longo caminho a percorrer no esporte. Espero continuar competindo em alto nível e aumentar a minha 'coleção' de medalhas paralímpicas. Atualmente tenho três - falou. Segundo o CPB, a seleção principal conta com nadadores que ocupem até a sexta posição no ranking mundial do Comitê Paralímpico Internacional (IPC), em provas do programa oficial do Campeonato Mundial 2013 e dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012.
Jovens convocadas
O CPB também convocou a seleção brasileira de jovens de natação. As potiguares Cecília Kethlen Jerônimo de Araújo, de 14 anos,  da classe S8, e Jasmim Dias Ribeiro, de 16 anos, da classe S10, ambas do Centro de Apoio ao Deficiente Físico do Rio Grande do Norte (Cadef-RN), estão entre os 16 convocados. A seleção de jovens conta com atletas com até 18 anos. A formação do grupo levou em conta os resultados e índices técnicos no Circuito Loterias Caixa de 2012, em provas oferecidas no programa oficial dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012. Todos terão acompanhamento de assessoria técnica, realizarão avaliações físicas e clínicas periodicamente, além da participação em competições internacionais e intercâmbios.
Por GLOBOESPORTE.COM Natal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário