O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Três anos após 'deixar' Natal, América-RN volta à capital em 2014

Estádio Machadão estádios da copa 2014 (Foto: Canindé Soares) 
Estádio Machadão, antiga casa do América-RN,
foi demolido (Foto: Canindé Soares)
O América-RN, finalmente, vai voltar para Natal. Depois da demolição do Estádio Machadão, em outubro de 2011, o alvirrubro ficou sem onde jogar. A partir de 2014, o clube vai mandar seus jogos na Arena das Dunas, estádio que vai receber jogos da Copa do Mundo de 2014 e fica no "coração" da capital potiguar. A última partida do clube na capital como mandante foi disputada no dia 13 de março de 2011, contra o Palmeira de Goianinha, pelo Campeonato Potiguar. Desde então, o clube só voltou a jogar na capital nos confrontos contra o ABC, pelo Campeonato Estadual e pela Série B do Campeonato Brasileiro, mas como visitante, no Estádio Frasqueirão. Sem o Machadão, o time se tornou um verdadeiro "nômade". No segundo semestre de 2011, passou a jogar no Estádio Nazarenão, em Goianinha, a 60 quilômetros de Natal, com capacidade para 5.000 torcedores. Em Goianinha, o clube conquistou o acesso para a Série B do Brasileirão. Com o acesso, mais problemas. O regulamento da competição exigia um estádio com capacidade mínima para 10 mil torcedores.
Clássico Rei foi disputado no estádio Nazarenão, em Goianinha (Foto: Augusto Gomes/GLOBOESPORTE.COM) 
Estádio Nazarenão, em Goianinha, foi a 'principal'
casa provisória do clube (Foto: Augusto Gomes)
Em um primeiro momento, o clube foi autorizado a disputar o primeiro turno da Série B de 2012 no estádio de Goianinha, com a condição de adequar a capacidade ao regulamento da Série B. Sem recursos para a ampliação do estádio, o América-RN quase foi jogar o resto do Brasileirão fora do estado. João Pessoa, Recife e Caruaru foram cidades cogitadas para receber o alvirrubro. Contudo, aos 45 minutos do segundo tempo, a CBF permitiu que o clube continuasse jogando em Goianinha, com uma nova condição: instalar arquibancadas metálicas, ampliando a capacidade para os 10 mil lugares previstos no regulamento. O América-RN cumpriu as exigências, embora não tenha utilizado lotação máxima em nenhum dos jogos do segundo turno. Já em 2013, o clube passou a ter mais alternativas. Ainda em Goianinha, o América-RN acertou uma parceria com o Estádio Barretão, de propriedade do empresário Marconi Barretto, para a disputa da Série B. O estádio tem hoje capacidade para 10 mil pessoas; portanto, dentro do regulamento do campeonato. Antes disso, quase acertou com o Alecrim para mandar suas partidas no Estádio Ninho do Periquito, em São Gonçalo do Amarante, que também teria que passar por adequações.
Diretoria do América assina contrato da Arena (Foto: Tiago Menezes/GLOBOESPORTE.COM) 
Diretoria do América assina contrato da Arena
América (Foto: Tiago Menezes)
Durante todo esse tempo, o sonho da Arena América começava a ganhar forma. O clube iniciou o serviço de terraplenagem na área onde vai ser construído o novo estádio, no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim. Porém, com o atraso da obra, que não tem previsão de conclusão, o clube mais uma vez estava longe de Natal. Porém, uma negociação que se estende desde o começo de 2013 esboçava uma possibilidade para o clube voltar  para casa: uma parceria com a Arena das Dunas. E o sonho do torcedor americano virou realidade. A partir do ano que vem, o clube deve voltar para a capital. No ano que vem o América-RN deve atuar tanto na Arena das Dunas quanto na Arena América, já que o contrato com a OAS será de cinco anos - disse o vice-presidente jurídico do clube, Diogo Pignataro. E a volta é tratada com importância por parte dos responsáveis pelo clube. Depois de quase três anos, o clube terá a oportunidade de reencontrar a torcida em Natal. A volta para Natal tem importância total para todos no América-RN. Por mais que a torcida do clube esteja em todo o estado, não é bom ficar sem saber onde vamos jogar. Estávamos feito 'peixe de áquário', que está sempre mudando de lugar. A torcida do América-RN fez um sacrifício enorme nesse período, foi algo fantástico. Mas a partir do que vem, teremos o torcedor perto da gente. Vamos acabar com essa história de jogar em estádio que não está pronto, que não cumpre exigências - comenta Roberto Bezerra, membro do Conselho Deliberativo do alvirrubro. O certo é que em 2014 o torcedor do América-RN vai viajar bem menos para ver o time entrar em campo.
Por Arthur Barbalho Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário