O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

domingo, 2 de junho de 2013

Cobertura terá seis meses de obra

As peças para montagem da estrutura metálica que irá sustentar a cobertura da Arena das Dunas, já chegaram importadas da Espanha, onde se localiza a empresa que detém a tecnologia escolhida pela OAS para usar na cobertura do estádio potiguar para Copa. O secretário da Secopa, Demétrio Torres, explicou que a tecnologia consiste na utilização de nós esféricos que facilita o trabalho com as peças e garante maior velocidade a montagem da estrutura. Foi justamente esse material que desembarcou no Porto de Natal na semana passada. A Fachada e a cobertura da Arena das Dunas será toda revestida em Aço, cujas placas serão formatadas dentro do próprio canteiro de obra da Arena das Dunas, através de um maquinário apropriado. O sistema tem o nome de telha bidirecional e tem um prazo estimado de seis meses para ficar pronta, após o início da montagem, previsto para este mês de junho.
Júnior SantosO secretário da Secopa, Demétrio Torres explica detalhes das peças e da montagem da cobertura do estádio Arena das Dunas, que também serve como fachada para a praça esportiva de Natal 
O secretário da Secopa, Demétrio Torres explica detalhes das peçase da montagem
da cobertura do estádio Arena das Dunas, que tambémserve como fachada para
a praça esportiva de Natal
Este processo vem sendo usado em abundância nas grandes construções, segundo o engenheiro responsável pelo consórcio Arena das Dunas, Charles Maia. Segundo o qual o emprego dessas estruturas metálicas vem se expandindo graças aos inúmeros benefício que o modelo construtivo possui. “O equipamento é todo montado no chão. Agrande diferença desse são justamente as junções das peças que, ao invés de soldadas, são rosqueadas numa peça cilíndrica que garante segurança. O fato de não necessitar de solda, também adianta muito os serviços de montagem”, ressalta Demétrio Torres. O vão de balanço da Arena das Dunas, depois de montado terá 42 metros e irá cobrir toda parte de arquibancada. “Teoricamente todos os torcedores estarão abrigados, mas isso não quer dizer que uma chuva com vento não vá  atingir os torcedores que estarão sentados nos primeiros degraus de arquibancada. Isso foge ao nosso controle e pode ocorrer mesmo”,  afirmou Maia. Demétrio Torres chama a atenção para o fato do vão livre sobre as arquibancadas, que terá mais que o dobro do antigo Machadão. “O antigo estádio tinha um vão de 18 metros apenas, era insuficiente para proteger vários torcedores da ação da chuva. O Antigo Maracanã possuía um vão de 65 metros livres no ar”, informou Torres. Praticamente todas as arenas modernas do mundo têm cobertura metálica para vencer grandes vãos, existentes. O material oferece leveza ao acabamento e se mostrou sempre muito resistente a ação do tempo.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário