O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Trabalho para implantação da cobertura tem início na Arena

As primeiras peças montadas da cobertura do estádio Arena das Dunas começaram a ser içadas no canteiro de obras. A estrutura metálica que irá servir de suporte para sustentar a cobertura de telhas de aço, é toda montada no chão e fixada (através de parafusos) no alto das arquibancadas com a ajuda de um guindaste que suporta um peso de 400 toneladas. O trabalho de montagem das peças começou há dez dias e segundo Demétrio Torres, não foi anunciado porque essa fase inicial é a que mais existe erro.
emanuel amaralGuindaste vai sustentar a estrutura que será içada até o último degrau da arquibancada para fixação de sua base através de parafusos 
Guindaste vai sustentar a estrutura que será içada até o último
degrau da arquibancada para fixação de sua base através de parafusos
“É normal existirem erros nessa fase, os nossos funcionários estão recebendo instrução de um pessoal especializado nesse tipo de montagem, mas falta pegar o hábito de encaixe das peças. Porém, com o andamento, as coisas vão funcionar com mais facilidade e o processo será acelerado”, explicou o secretário da Secopa-RN, Demétrio Torres. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, anunciou ontem que em agosto irá iniciar mais um “tour’ de inspeção nas cidades-sede cujos estádios ainda estão para ser entregues. Mas ainda não remarcou a nova data de visita à capital potiguar. No entanto, a intenção do consórcio Arena das Dunas é apresentar para o membro da Fifa um projeto ainda mais adiantado, com campo de futebol sendo aprontado e com uma boa parte da cobertura instalada. Praticamente todas as arenas modernas do mundo têm cobertura metálica, material considerado ideal para vencer grandes vãos. O da Arena das Dunas chegará a ter 42 metros de extensão em vão livre. O material oferece leveza ao acabamento e se mostrou sempre muito resistente a ação do tempo. 20% da cobertura do sistema escolhido será composto por policarbonato, visando proporcionar um degradê de sombreamento e contribuir para melhoria da qualidade de transmissão televisiva, bem como reduzir a insolação do gramado. Dessa forma, a iluminação dentro das arenas melhora aproveitando, ao máximo, a iluminação natural do sol, contribuindo para uma maior economia de energia.  Apesar das dificuldades iniciais, o processo de montagem é ágil e diferenciado, os módulos são fixados em uma operação que dura em média 45 minutos.  “A grande diferença desse material são justamente as junções das peças que, ao invés de soldadas, são rosqueadas numa outra peça cilíndrica que garante segurança. O fato de não necessitar de solda, também adianta muito os serviços de montagem”, ressalta Demétrio Torres. Pelo cronograma oficial do Comitê Organizador Local, o processo de implantação da cobertura pode levar até sete meses. O prazo para se atingir a essa etapa foi iniciado no último dia 28 de março e a previsão de término é no dia 18 de novembro.
Fonte: Tribuna do Norte/FIFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário