O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Com 83,81% de conclusão, Arena das Dunas segue ritmo acelerado

Com diversas frentes de trabalho, atenções se voltam para a instalação da cobertura metálica e plantio do gramado. Obra será entregue no final do ano.

Arena das Dunas - 14 de junho (Foto: Jocaff Souza) 
A pouco menos de cinco meses para o prazo final estabelecido pela Fifa, que é o dia 31 de dezembro deste ano, a Arena das Dunas segue em ritmo intenso. A nova etapa da obra foi o início do plantio do gramado, iniciada nesta quarta-feira. Contudo, várias frentes de trabalho está sendo executadas por 1.800 operários, que se revezam em três turnos de trabalho. Uma das atenções é a colocação da cobertura metálica, iniciada no dia 30 de julho. A primeira peça, chamada de "pétala", está recebendo as placas de metal. Ao todo, 20 peças serão instaladas na cobertura do estádio, que terá entre elas um espaço, onde serão colocadas palcas de policarbonato, para permitir um melhor luminosidade e propiciar a ventilação para o público.
Arena das Dunas - Charles Maia, engenheiro responsável (Foto: Jocaff Souza) 
Charles Maia, engenheiro responsável pela Arena
das Dunas, em Natal (Foto: Jocaff Souza)
Segundo o engenheiro responsável pela obra, Charles Maia, o serviço é feito minuciosamente e preso por parafusos "gigantes", que possibilitam uma segurança maior a estrutura. A obra tem uma estrutura muito grandiosa. No caso da cobertura, estamos fazendo o içamento das peças metálicas até a posição específica para para a colocação. Para a fixação, são utilizados parafusos específicos, com mecanismos de pressão - explicou Charles.
Obra acelerada
Ao contrário do que disse o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, de que os seis estádios estão no "amarelo", devido ao período para a entrega das obras, Charles Maia informou que a Arena das Dunas não corre o risco de ter um atraso na sua entrega e ressaltou que alguns serviços estão sendo antecipados. Nós estamos antecipando algumas fases da obra para mitigar riscos, mas o planejamento segue conforme o cronograma da Fifa e do COL. Com a obra entregue, teremos ainda a responsabilidade de realizar alguns eventos testes para a avaliação da bilhetagem, catracas, sistemas eletrônicos, acesso do público e segurança. Por isso é necessária a conclusão da arena, no prazo estabelecido, para que esses eventos sejam realizados antes da abertura da Copa do Mundo - explicou. No restante da arena, as instalações elétricas e hidráulicas estão em fase de conclusão, restando apenas as ligações dos cabeamentos de telefonia e de internet, como também a colocação das pastilhas e revestimentos nas paredes, vasos sanitários e pias. Na parte superior, as áreas vips e camarotes já possuem esquadrias e o sistema de condicionamento de ar já está instalado. Nas arquibancadas, os assentos já foram definidos e formaram um degradê no estádio nas cores azul e branca. Na área externa, os operários trabalham na montagem da peças da cobertura e no serviço de pavimentação, que proporcionará aos torcedores utilizarem o calçadão.
Por Jocaff Souza Natal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário