O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Mil voluntários devem trabalhar durante a Copa do Mundo em Natal


Rodrigo Hermida, gerente de voluntariado do COL - Copa do Mundo, Natal (Foto: Jocaff Souza) 

A pouco menos de um ano para o início da Copa do Mundo no Brasil, o Comitê Organizador Local abriu mais um período de inscrições para o Programa de Voluntários da Copa do Mundo da FIFA 2014. Na primeira etapa das inscrições, mais de 130 mil pessoas se candidataram a um dos 30 trabalhos realizados na competição. O número, segundo o COL, ultrapassou a quantidade de inscritos nos Mundiais anteriores, onde 30 mil pessoas trabalharam na Alemanha, em 2006, e 60 mil voluntários estiveram na África do Sul, em 2010. Em visita a Natal, nesta quinta-feira, o gerente de voluntários da entidade, Rodrigo Hermida, destacou que 15 mil pessoas trabalharão como voluntários no Mundial do Brasil. Por isso, um novo período de inscrições para voluntários é fundamental para buscar um perfil diferente daquele selecionado para a Copa das Confederações, evento considerado satisfatório pela organização, em relação às atividades prestadas durante o torneio. Queremos montar uma corrente do bem, com pessoas disponíveis para o serviço. Vamos buscar uma diversidade de pessoas nessa nova etapa, como pessoas da terceira idade e portadores de necessidades especiais. Não trabalhamos com cotas. Vemos o perfil de cada candidato e o local adequado para ele trabalhar. Na primeira etapa de inscrição, conseguimos mapear uma divisão social, mas não vamos selecionar a pessoa por conta da sua classe social, mas pelas suas habilidades - disse Rodrigo. Para realizar a inscrição, o candidato precisa acessar o site da Fifa e preencher um cadastro. No ato da inscrição, o candidato deve informar três cidades em que pretende trabalhar. É indispensável ser maior do que 18 anos e ter disponibilidade para trabalhar durante os 25 dias de jogo, dependendo da cidade-sede. Durante a Copa das Confederações, 36% dos voluntários tinham idade entre 18 e 25 anos. Para a faixa etária entre 26 e 40 anos, 33% dos voluntários se encontravam nesta faixa. Para a segunda etapa de inscrições, a intenção é atrair candidatos das faixas etárias com menor inscrição. A nossa intenção nesta segunda etapa é selecionar mais gente na faixa etária a partir dos 30 anos, que uma boa parte é formada por pais e que acabam sendo levados pelos filhos aos jogos, além daquele público que tenha vontade de se entregar para praticar uma corrente do bem - explicou.
Perfil potiguar
Rodrigo Hermida, gerente de voluntariado do COL - Copa do Mundo, Natal (Foto: Jocaff Souza) 
Rodrigo Hermida elogiou as instalações da Arena
das Dunas, em Natal(Foto: Jocaff Souza)
No Rio Grande do Norte, a organização estima a presença de 1.000 voluntários trabalhando durante os quatro dias de jogos em Natal. Não temos um público específico. Mas queremos candidatos que se enquadrem num perfil comportamental. Buscamos pessoas com aquele vigor, aquele brilho e o desejo de prestar uma boa assistência ao Mundial - planeja Hermida. Dependendo da cidade selecionada, o candidato deverá arcar com os custos de deslocamento até o destino final. Quem for selecionado como voluntário receberá uma série de benefícios para trabalhar nos dias do evento. O voluntário de Natal, por exemplo, receberá um cartão de transporte para se deslocar por toda a cidade em dias de jogos. Além disso, receberá alimentação, uniforme e toda a assistência necessária para que se pratique um bom trabalho - disse.
Área de atuação
Os voluntários exercerão atividade em 30 áreas, como protocolo, transporte, saúde, mídia, broadcast e hospitalidade. Segundo Hermida, é necessário ter uma boa fluência em uma língua estrangeira para áreas que servirão para atendimento ao público. Como trataremos com um público estrangeiro, precisamos estar aptos para nos comunicarmos, independentemente do idioma. Esta exigência do idioma é principalmente para áreas de protocolo, mídia e broadcast, que serão as áreas onde teremos as empresas de comunicação de todo o mundo - conclui. Os interessados em se candidatar a uma das 15 mil vagas de voluntários devem se inscrever até o próximo dia 27. No entanto, as inscrições podem ser encerradas a qualquer momento, a pedido da Fifa.
Por Natal 

Nenhum comentário:

Postar um comentário