O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

domingo, 13 de outubro de 2013

Boa avaliação de Natal não surpreende Secopa

A boa nota recebida pela capital potiguar no levantamento do Portal Copa 2014, que classificou Natal entre as quatro sedes de maior pontuação no ranking de preparação para Copa do Mundo, não surpreendeu o secretário da Secopa-RN, Demétrio Torres. Ele disse que a avaliação só vem a comprovar a seriedade com que a questão foi tratada pelas autoridades potiguares e premia o esforço que vem sendo realizado para fazer de Natal uma das melhores sedes da Copa. O critério utilizado no levantamento foi o andamento dos projetos listados na primeira Matriz de Responsabilidades, divulgada em janeiro de 2010 pelo Ministério do Esporte. Enquanto Manaus teve a pior avaliação com seis pontos, Belo Horizonte foi o destaque com a pontuação máxima 12 pontos. A capital mineira foi seguida de  Natal, Rio de Janeiro e Fortaleza, todas com 10 pontos. Três setores foram avaliados: estádios, mobilidade urbana e aeroportos. Os portos não entraram porque apenas sete sedes têm obras ligadas à área. “O rápido desenvolvimento da Arena das Dunas e a garantia da construção do aeroporto de São Gonçalo, que será a porta de entrada dos turistas em nosso país, bem como a proximidade da conclusão do prologamento da Prudente de Morais, pesaram na avaliação positiva de Natal. Ela só não recebeu nota máxima pela demora em iniciar a obra da arena”, informou Rodrigo Prada, responsável pelo Portal.
Magnus NascimentoA cobertura do lado Oeste começa a receber as telhas de aço e a implantação das treliças metálicas já acabaram. O mesmo trabalho já foi iniciado no lado leste da Arena 
A cobertura do lado Oeste começa a receber as telhas de aço e a implantação
das treliças metálicas já acabaram. O mesmo trabalho
já foi iniciado no lado leste da Arena
O elogio ao estádio potiguar ocorre principalmente pelo andamento contínuo da construção. “Nossa demora em iniciar foi justamente para vencer todas as etapas burocráticas e fastar qualquer tipo de problema legal que pudesse atrapalhar o andamento das obras. Tivemos cuidado de evitar transtorno a vizinhança e interferir o menos possível no trânsito do local. Tudo transcorreu e está transcorrendo dentro de uma completa normalidade”, frisou Demétrio Torres. O secretário ressaltou que até o projeto de demolição do complexo Machadão-Machadinho teve de ser alterado para diminuir o impacto sofrido pela população que habita a vizinhança. “O estádio antigo seria implodido, mas decidimos optar pela demolição mecânica, que seria um processo bem mais viável e que não causaria qualquer tipo de transtorno a população”, destaca. A retirada do projeto de ampliação da avenida Roberto Freire da matriz de responsabilidade da Copa, também serviu para baixar a nota da capital potiguar na avaliação, mas o secretário classifica a decisão como acertada. “Obras desse tipo estão sujeitas a vários fatores externos: como questões judiciais e interrupções promovidas por determinação do Ministério Público. O projeto dessa avenida, devido as questões burocráticas, não teria como ficar pronto a tempo de servir para o Mundial, não poderíamos correr riscos”, salientou Demétrio Torres. 
OAS inicia implantação das cadeiras
O processo de implantação das cadeiras nas arquibancadas, vai incrementar o processo de desenvolvimento no ritmo das obras da Arena das Dunas. O serviço que iniciou na sexta-feira será uma das novidades apesentadas a comitiva da Fifa que visitará o canteiro de obras amanhã. O secretário da Secopa, Demétrio Torres, informou ainda que esse é o último item que irá promover um avanço significativo do projeto. “No próximo levantamento sobre o processo de construção vamos ver um salto nos números. Mas a tendência é que nos próximos meses esse ritmo diminua, devido ao início da fase de acabamento que não pesa tanto no bolo do projeto global”, afirmou o secretário.
Magnus NascimentoA implantação das cadeiras nas arquibancadas será uma das grandes novidades apresentadas à comitiva da Fifa durante a visita 
A implantação das cadeiras nas arquibancadas será uma das grandes
novidades apresentadas à comitiva da Fifa durante a visita
Mesmo com o ambiente otimista, nem a OAS e nem os representantes do governo falam em antecipação da entrega da arena. Isso pelo fato de algumas fases importantes ainda estarem por iniciar. A cobertura está prevista para ter ser acabada no final deste mês, as bases metálicas já estão sendo posicionadas no lado leste, enquanto no lado oeste  estão sendo realizados os serviços de implantação das telhas de aço. “O início da implantação dessa cobertura sofreu atraso devido a espera pelas peças. Mas não houve nada que pudesse comprometer o cronograma”, disse o secretário.
Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário