O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

domingo, 17 de novembro de 2013

América-RN vence, dá passo contra a degola e encerra sonho do Avaí


Com direito a 'olé' da torcida rival, o América-RN deu um passo importantíssimo para fugir de vez do rebaixamento. Na tarde deste sábado, na Ressacada, em Florianópolis, o Mecão foi inteligente, aproveitou o desespero do Avaí e fez 1 a 0  para praticamente sacramentar sua permanência na Segundona. Já ao time catarinense, restam as vaias, as críticas e o planejamento para 2014. Até porque, após a quinta derrota seguida as chances de acesso não existem mais. Para o Leão era a vitória ou nada. Porém, mais uma vez, diante do seu torcedor, em um jogo decisivo, o time sucumbiu à pressão da reta final da Série B. Assim como fez diante da Chapecoense e Figueirense, foi ineficiente e apático jogando em casa. O placar de 1 a 0, com gol de Max(Foto), na segunda etapa, aos 14 minutos, foi pouco. O time potiguar deixa Santa Catarina e retorna para Natal com uma bagagem cheia de alívio. O resultado foi muito comemorado após o apito do árbitro Guilherme Ceretta de Lima. Com 53 pontos, o Avaí só pode, em caso de mais duas vitórias nas rodadas que restam, chegar aos 59 pontos, e assim, com os resultados desta 36ª rodada, o Leão não tem mais chances de acesso - pelo critério de desempate, o número de vitórias. Já a situação do América-RN fica mais tranquila em relação ao rebaixamento. Com 45 pontos, será preciso mais um para garantir a permanência na Segundona de 2014. A penúltima rodada da Série B, a 37ª, reserva para o Avaí o duelo contra o ABC, no estádio  Frasqueirão, no próximo sábado, às 17h20m. Já o América-RN terá pela frente no mesmo dia o São Caetano, novamente fora de casa, no estádio Anacleto Campanella, às 21h.
Avaí x América-RN (Foto: Jamira Furlani/Avaí FC) 
América-RN fez forte marcação sobre o meia Cleber Santana,
na Ressacada (Foto: Jamira Furlani/Avaí FC)
Intraquilidade e erros em chances claras não alteram o placar
Assim que a bola rolou, os jogadores de Avaí e América-RN também participaram do protesto promovido pelo movimento Bom Senso F.C, liderado pelos jogadores profissionais que busca mudanças no futebol brasileiro. Por trinta segundos, a bola foi trocada entre as equipes, sob vaias e aplausos dos presentes na Ressacada. Ao contrário do que foi pedido para os torcedores do Avaí, a Ressacada esteve longe de ser um caldeirão. Ressabiados com a má fase, somente 2.385 mil torcedores estiveram presentes e mais dispostos a vaiar do que incentivar - uma faixa de protesto comprova, com os dizeres: 'Viemos pela camisa, não por vocês'. Melhor para o Mecão, que soube aproveitar os nervos do time catarinense e também a estreia do jovem lateral-esquerdo Paulinho para criar as melhores chances na primeira etapa. Contudo, a ineficiência das duas equipes não alterou o placar. Mais compacto e visivelmente mais tranquilo em campo, o time potiguar chegou, ao menos, quatro vezes na frente do goleiro Diego, e sempre pelo esquerdo, nas costas do novato lateral-esquerdo. Pimpão, por duas vezes, e Régis não conseguiram balançar as redes. Um dos sinais claros do peso da sequência negativa do Avaí foram as duas chances claras que o ídolo Marquinhos desperdiçou dentro da área.
Aguerrido e inteligente, Mecão aproveita erro do técnico do Leão

Consciente de que o lado esquerdo estava vulnerável, e precisando de gols, o técnico Hemerson Maria alterou a equipe e pôs em campo dois atacantes. Com isso, deixou a equipe com três zagueiros, movendo o volante Eduardo Costa para formar um trio defensivo. Uma escolha que se provaria equivocada e fatal. Com inteligência, o Mecão foi fulminante em uma rápida descida ao ataque, aos 14 minutos. Max recebeu de Rodrigo Pimpão e bateu firme, no alto, para abrir o placar. A partir daí, o América-RN tornou-se senhor do jogo. Diante de um Avaí completamente desesperado, o time do técnico Leandro Sena ouviu gritos de ‘olé’ da torcida da equipe catarinense quando tocava a bola. Aturdido, o Leão de Santa Catarina até chegou a colocar uma bola no travessão com Cleber Santana, aos 20 minutos. Muito pouco para um time que lutava por objetivos bem maiores na competição.
Por Florianópolis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário