O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 12 de janeiro de 2013

ASSU acredita que pode ser bicampeão potiguar em 2013

Daílson Machado, presidente do ASSU, quer ver o “Camaleão do Vale” repetir o bom desempenho de 2009, quando conquistou o título estadual.

Daílson Machado, presidente do Assu (Foto: Jocaff Souza/GLOBOESPORTE.COM) 
Daílson Machado está confiante para o Estadual
(Foto: Jocaff Souza/GLOBOESPORTE.COM)
Campeão em 2009, o Assu espera repetir a dose no Campeonato Potiguar deste ano e acerta os últimos detalhes para a estreia neste domingo, contra a equipe do Baraúnas. Segundo o presidente do clube, Daílson Machado, o “Camaleão do Vale” está mais “profissional” e muito organizado desde a parceria com Souza, ex-jogador do América-RN e Corinthians, e o empresário Gilberto de Nadai. O ASSU se profissionalizou mais desde a chegada da parceria com Souza e Gilberto. Eles vivem muito o futebol e têm uma visão muito ampla do esporte, onde nós tínhamos essa dificuldade. Para esse ano, nós estamos com uma equipe que eu considero muito boa e esperamos repetir o mesmo desempenho de 2009, quando fomos campeões do estado - conta o presidente ao GLOBOESPORTE.COM. A parceria surgiu no final do ano passado, mas já era conversada há algum tempo. Segundo Daílson Machado, o próprio Souza já havia procurado o Camaleão para montar um time forte para jogar o Estadual e espera que agora os resultados sejam alcançados. Contudo, os planos do dirigente são maiores. Há alguns anos, Souza, que é de uma cidade vizinha, Itajá, já havia nos procurado para fazer uma parceria com o clube. Ele está montando um centro de treinamento na cidade, num antigo parque aquático, que já está com a construção avançada e acabamos juntando o útil ao agradável. Nossos planos são que essa estrutura possa oferecer condições para investirmos nas categorias de base e formarmos novos jogadores - explica Machado.
Com a mudança no regulamento da competição, onde ABC e América-RN não participarão da primeira fase, por estarem na Copa do Nordeste, o presidente do Assu acredita que a medida vai nivelar a disputa.
Essa forma com que foi organizado o Campeonato Potiguar, nessa primeira fase, facilitou muito a vida dos times do interior.  Pudemos fazer vários investimentos e, dessa forma, o Estadual vai ficar mais nivelado - reforça o dirigente.
Elenco definido
O elenco assuense foi todo montado através dessa parceria entre o clube e os empresários, que trouxe para o comando do time o ex-jogador Mirandinha. Segundo Daílson, o treinador teve “carta branca” para indicar os jogadores. Todos os atletas que foram contratados tiveram a indicação do treinador. É uma pessoa que tem um conhecimento, em nível de Nordeste, muito boa, porque já trabalhou em vários clubes, principalmente de Pernambuco. Outras contratações foram indicadas por Souza e Gilberto, em virtude da parceria com o clube. Isso fez com que tivéssemos uma equipe com maior entrosamento, já que os jogadores estiveram juntos em outros clubes - finaliza.

Por Jocaff Souza Natal 

ABC é goleado na Copa SP pelo Mogi-Mirim por 7 a 0

Precisando vencer por um bom saldo de gols para ficar bem perto da classificação, o Mogi Mirim conseguiu seu objetivo e, mais do que isso, assegurou a vaga na proxima fase, aplicando uma goleada por 7 a 0 no ABC, na tarde deste sábado, no estádio Otacília Patrícia Arroyo, em Monte Azul Paulista. O resultado faz do Mogi campeão do Grupo J, com sete pontos, e 12 gols de saldo. O Vitória, que também brigava  pela ponta, foi derrotado pelo Monte Azul por 1 a 0, e acabou ficando também sem o segundo lugar, ficando atrás da equipe anfitriã. Wesley (três vezes) e Diego (quatro) marcaram no jogo. O Mogi enfrenta o campeão do Grupo I, que está entre Atlético-PR e Francana, a ser definido também neste sábado, em Franca.

Por GLOBOESPORTE.COM Monte Azul Paulista, SP 

ASSU definido contra o Baraúnas

Técnico do ASSU Mirandinha confiante numa boa estréia do Camaleão
Após a realização do treino coletivo ontem(11/01) no Edgarzão, o técnico do Camaleão do Vale, Mirandinha, definiu sua equipe para o jogo de estréia neste domingo(13/01) às cinco da tarde contra o Baraúnas no estádio Nogueirão em Mossoró, pela primeira rodada do Campeonato Estadual 2013. Sobre o adversário, o Treinador Assuense disse que viu os dois amistoso que o Baraúnas fez, e por isso o seu time deverá atuar na partida de amanhã com três zagueiros no chamado esquema 3 5 2, para explorar os contra-ataques. Indagado sobre esta formação, já que nos dois amistosos que o time realizou utilizou o 4 4 2, o treinador do ASSU adiantou que o Estádio Nogueirão tem dimensões maiores que o Edgarzão e por isso optou por uma formação mais compacta, o que segundo ele não significa um time com uma formação defensiva, pois seus dois alas jogam bastante avançados e por isso chegam com muita velocidade ao ataque. Com todos os jogadores regularizados perante a FNF e com divulgação no BID, o ASSU deverá ter a seguinte formação neste Domingo contra o Baraúnas. Dida, Oliveira, Élder e Michel; Felipe, Robson Lima, Eliezer, David e Halisson; Paulinho e Marcelo Paraíba. A delegação do Camaleão Vale viaja para Mossoró após o almoço.
A partida entre Baraúnas e ASSU terá transmissão da equipe 1480 da Super Rádio Princesa do Vale. Narração de Adailton Amorim; Comentários de Gilmar Rodrigues e Renato Batista, Reportagens de Katiana Tavares e Gustavo Varela; Plantão esportivo de Túlio César e o suporte técnico a cargo de Jotabê e Ido Aprígio.

Texto e imagem: L. Filho

LAD CONVOCA FILIADOS PARA COMPETIÇÃO MIRIM



EDITAL DE CONVOCAÇÃO
O Presidente da Liga Açuense de Desportos no uso de suas atribuições legais e estatutárias vem através do presente, convocar os representantes de equipes filiadas à Liga, para se reunirem em ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA, no dia 22 de janeiro de 2013, às 19h30m (dezenove horas e trinta minutos), na sede social da Liga, localizada no Estádio Edgard Borges Montenegro (EDGARZÃO), para deliberarem sobre a seguinte ordem do dia:
1.  Conselho Arbitral para aprovação do Regulamento e da Tabela do 2º Campeonato Açuense de Futebol Mirim (Ano Base 2000);
2. Outros assuntos de interesse da Liga.
Equipes já inscritas na Competição:
1.                Associação Desportiva Vilence,
2.                Corinthians Futebol Clube,
3.                Cruzeiro Futebol Clube,
4.                Metal Clube de Futebol Assuense,
5.                Santa Cruz Futebol Clube
6.                União Esporte Clube
Assú-RN, 11 de janeiro de 2013.
_________________________
Francisco das Chagas Soares
Presidente

Treinador tem Alecrim definido para a estreia, mas mantém 'mistério'

'Não vou revelar os nomes dos 11 titulares, mas já tenho o time formado na minha cabeça', ressaltou Maurílio Silva após o último treinamento da equipe.

Restando apenas dois dias para a estreia no Campeonato Potiguar, o Alecrim está pronto para enfrentar o Corintians-RN no domingo, em Goianinha, distante 54 quilômetros de Natal. O elenco alviverde realizou seu último treinamento na tarde desta sexta-feira, no CT do Potiguar de Parnamirim, e o técnico Maurílio Silva disse já ter em mente os 11 atletas que começarão a partida.
Maurílio Silva e Anthony Armstrong conversam durante treinamento do Alecrim (Foto: Tiago Menezes/GLOBOESPORTE.COM) 
Maurílio e Anthony Armstrong conversam durante treinamento
(Foto: Tiago Menezes/GLOBOESPORTE.COM)
De acordo com o treinador, todos os jogadores têm muita qualidade, e quem entrar em campo saberá representar bem o Verdão. Não vou revelar os nomes dos 11 titulares, mas já tenho o time formado na minha cabeça. Independentemente de quem será escolhido, todos aqui são muito bons e estão bastante focados. Passei bastante tranquilidade para eles na nossa última conversa, e tenho certeza de que todos estão muito motivados - disse ao GLOBOESPORTE.COM. O presidente do Alecrim, Anthony Armstrong, também acompanhou o trabalho desta sexta-feira, e aproveitou para mandar um último recado aos jogadores. Ele reuniu o grupo no centro do gramado e procurou mexer com o emocional da equipe.
Presidente Anthony Armstrong conversa com jogadores do Alecrim (Foto: Tiago Menezes/GLOBOESPORTE.COM) 
Presidente Anthony Armstrong conversa com jogadores
(Foto: Tiago Menezes/GLOBOESPORTE.COM)
O Alecrim é uma família, e todos vocês são craques. Está chegando o dia da nossa primeira batalha, e eu estarei na arquibancada torcendo por cada de vocês. Vamos à vitória - falou Armstrong.
Por Tiago Menezes Natal

ABC negocia com o meio-campo Júnior Xuxa

O meio-campo Júnior Xuxa, que na temporada passada defendeu o América e que estava no futebol do Oriente Médio, está negociando seu retorno ao futebol potiguar, mais precisamente para o ABC. Mas, para que o acerto se concretize, o alvinegro precisa vencer a concorrência com o Santa Cruz/PE, que também está interessado no atleta. O próprio jogador colocou em seu twitter, que está indeciso entre Natal e Recife, para jogar nessa temporada. De acordo com o diretor executivo de futebol abecedista, Gustavo Mendes,  existem conversas com Xuxa, mas, ainda faltam alguns detalhes para que o acerto seja concretizado. Ele espera que a negociação seja acertada até amanhã.
Júnior SantosO meio-campo Júnior Xuxa está conversando com os dirigentes do ABC e pode ser mais um reforço 
O meio-campo Júnior Xuxa está conversando com os dirigentes
do ABC e pode ser mais um reforço
"Ainda faltam algumas coisas para acertar com o jogador. Temos que resolver a situação dele com o São Bernardo/SP, dono dos seus direitos federativos. As conversas estão sendo mantidas e vamos esperar para ver como vai acabar", revelou o dirigente abecedista. O jogador seria um pedido do técnico Givanildo Oliveira, que gosta do futebol de Júnior Xuxa e o vê como um grande reforço para o meio campo alvinegro. Sobre a indecisão de Júnior Xuxa entre ABC e Santa Cruz/PE,  Gustavo Mendes se limitou a dizer que, "a decisão cabe apenas ao jogador". O nome do atacante Leandrão, que defendeu o ABC em 2010 e 2011, também foi especulado como reforço. O diretor executivo do clube negou a informação, mas, revelou que o alvinegro está buscando um centroavante para ser titular da equipe. "Não tive nenhuma conversa com o Leandrão, assim como o presidente Rubens Guilherme Dantas. Mas, estamos sim, procurando um atacante, o centroavante, na verdade, para chegar e ser titular. Estamos conversando com alguns jogadores e, no momento em que começam as negociações, temos que acelerar o processo, dessas negociações com os jogadores ", afirmou Gustavo Mendes.
Fonte: Tribuna do Norte

América-RN volta a golear em jogo-treino realizado em Parnamirim

Time rubro venceu a Asseplan por 4 a 0, na tarde desta sexta-feira. Mais uma vez o treinador Roberto Fernandes escalou duas equipes na partida.

Atacante Rico, ex-Náutico, é um dos reforços do América-RN para a temporada 2013 (Foto: Jocaff Souza/GLOBOESPORTE.COM) 
Atacante Rico voltou a marcar no jogo-treino
(Foto: Jocaff Souza/GLOBOESPORTE.COM)
O América-RN venceu o segundo jogo-treino da pré-temporada 2013. Na tarde desta sexta-feira, jogando no CT Abílio Medeiros, em Parnamirim, o time rubro goleou a Asseplan por 4 a 0. A equipe do treinador Roberto Fernandes se prepara para a estreia na Copa do Nordeste, marcada para o dia 20, contra o Vitória. O zagueiro Edson Rocha, de cabeça, e o atacante Rico marcaram ainda no primeiro tempo, enquanto Daivison completou a goleada na segunda etapa, fazendo dois gols. O América iniciou o jogo com Dida; Norberto, Rodrigão, Edson Rocha e Fernandes; Márcio Passos, Jérson, Netinho e Cascata; Rico e Tatu. No segundo tempo, o treinador Roberto Fernandes promoveu várias mudanças, e o time acabou a partida com Galatto, Ivonaldo, Ramon, Alysson e Renatinho Potiguar; Régis, Jackson, Ricardo Baiano e Ewerton; Hugo Leonardo e Daivison. O jogo entre América-RN e Vitória, pela primeira rodada da Copa do Nordeste, será realizado no Estádio Nazarenão, em Goianinha, com início às 17h (horário de Brasília).
Por GLOBOESPORTE.COM Natal

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Potiguar Chevrolet 2013 vem com novos patrocinadores e muitas novidades

Está tudo pronto para o início do Campeonato Potiguar Chevrolet 2013. Neste domingo (13), oito equipes iniciam a disputa da primeira fase da competição nesse domingo (13). ABC e América, que disputam a Copa do Nordeste, participam da segunda fase do certame. Entre as principais novidades do Potiguar 2013, a Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF) apresenta a mascote oficial e a Musa do Futebol Potiguar. Nesta sexta-feira (11), o presidente da FNF, José Vanildo, aproveitou a oportunidade para apresentar o seu novo superintendente administrativo. Empresário e ex-presidente do Alecrim, Orlando Caldas assume a função na entidade. A primeira fase da competição será disputada por Alecrim, ASSU, Baraúnas, Coríntians de Caicó, Palmeira, Potiguar de Mossoró, Potyguar de Currais Novos e Santa Cruz. O campeão estará classificado para a Copa do Brasil de 2013. Enquanto isso, o vice-campeão garante a vaga para a edição de 2014. Os seis melhores colocados passam para a Segunda Fase da competição. ABC e América completam os oitos times que seguem na disputa pelo título do Potiguar Chevrolet. Esta fase será disputada em dois turnos. Os campeões garantem vaga na Copa do Brasil de 2014 e Copa do Nordeste de 2014, além da vaga na final da competição. Caso o mesmo time conquiste os dois turnos, o segundo colocado garante as vagas nas competições nacionais. De acordo com José Vanildo, a nova fórmula de disputa deverá trazer mais emoção para a competição. “Como ABC e América não participam da primeira fase, os times do interior e o Alecrim terão mais oportunidades e a competição deve ser bastante acirrada. Em um segundo momento, já como os principais times do nosso estado, teremos os times mais fortes na disputa pelo título geral da competição. Portanto, todas as equipes entram com reais chances de conquistar o troféu de campeão potiguar”, aponta o presidente da FNF.
Patrocínios
Consolidado como um dos principais campeonatos da região Nordeste, o Campeonato Potiguar atrai as principais marcas que apoiam o futebol no Brasil. Em 2013, a General Motores Corporation, a GM, maior montadora automobilística do mundo, adquiriu os direitos a propriedade title sponsor, o título de patrocínio, aplicando sua logo em todas as peças da disputa. Portanto, o nome oficial do certame será Campeonato Potiguar Chevrolet 2013. Entre os patrocinadores confirmados estão a Lupo Sport, Pitú, Umbro, Telepesquisa, Rota do Mar, Sparta Incorporadora, Potigás e Fetronor. De acordo com Alan Oliveira, diretor da 10 Sports, empresa responsável pelo marketing do Campeonato Potiguar Chevrolet, os patrocinadores mostram a força da competição. “Além das empresas locais, que são nossas parceiras, o Campeonato Potiguar está atraindo cada vez mais os olhares de marcas nacionais e até internacionais, no caso da Chevrolet. Isso mostra a credibilidade da competição e destaca o profissionalismo implantado pela gestão do presidente José Vanildo. Novos patrocinadores ainda serão anunciados nos próximos dias’’, aponta Oliveira.
Mascote
Antes mesmo da bolar rolar, a FNF movimentou o torcedor potiguar através da escolha da mascote oficial da competição. Três símbolos foram desenvolvidos pelo charchista Brum. Na disputa com o buggy e o camarão, o caju acabou vencendo a preferência popular. Além de sugerir o nome da mascote, o internauta ainda teve direito de escolher entre os três melhores. Entre Cajugol, Cajubola e Cajulino, o último acabou levando a melhor na disputa. A ação tem o patrocínio da Companhia Potiguar de Gás, a Potigás. O nome escolhido foi Cajulino, com 52% do votos. “A mascote oficial faz parte de um projeto maior desenvolvido pela FNF. O boneco será desenvolvido por uma empresa do Rio Grande do Sul, que já fez mascotes dos maiores clubes do Brasil. Nossa proposta é levar o Cajulino para as escolas, promovendo o esporte entre os jovens. As escolas públicas e privadas poderão realizar o cadastro junto a FNF e serão o principal alvo das nossas ações. Além disso passa ser associado ao turismo também pela referência ao cajueiro de Pirangi, um dos pontos mais visitados do Estado’’, destaca Alan Oliveira.
Musa do Futebol Potiguar
Uma das novidades da temporada 2013 fica por conta da disputa pela Musa do Futebol Potiguar. Todos os times serão convidados a selecionar as suas representantes. Os torcedores terão novamente a oportunidade de escolher as suas preferidas. A organização dos ensaios fotográficos, assim como todo o concurso, será comandada pelo jornalista George Azevedo, referência em moda no Rio Grande do Norte. A ação terá o patrocínio da Sparta Incorporadora.
Futebol em Tom Maior
Idealizado pela FNF há dois anos, na gestão do presidente José Vanildo, o Futebol em Tom Maior faz parte da programação oficial das principais partidas promovidas pela entidade. O evento valoriza o artista norte-rio-grandense, realizando o Hino Nacional, além de cantar músicas próprias para o entretenimento dos torcedores nos estádios. Isaque Galvão, Lane Cardoso, Dodora, Perfume de Gardênia, The Fróis e Marina Elali foram alguns artistas que já se apresentaram. A ação ainda está aberta para os apoiadores. “O Futebol em Tom Maior é uma prova da importância da cultura para o futebol. São dois produtos fortes do nosso estado. É valorizar, dar a merecida visibilidade, o que temos de bom no Rio Grande do Norte. Mais um atrativo para o torcedor chegar mais cedo ao estádio, ver a interpretação de um artista local com projeção nacional”, finaliza José Vanildo.

Fonte:FNF

Baraúnas trabalha para regularizar os jogadores

Wilson Moreno
 
Eudes Fernandes conta que foram gastos mais de R$ 12 mil
na regularização de jogadores
O Baraúnas segue trabalhando forte dentro e fora de campo para estrear bem no Campeonato Estadual. Dentro de campo, o técnico Filinto Holanda treina em dois períodos para entrosar o time, já fora de campo é a diretoria que trabalha para regularizar todos os atletas e deixá-los aptos para jogar o estadual. Conforme Eudes Fernandes, presidente do Baraúnas, já foram gastos mais de R$ 12 mil na regularização de jogadores. Ele conta que a maioria dos atletas já estão regularizados, mas alguns ainda aguardam a regularização. Por não saber se todos os jogadores estarão disponíveis para o jogo de estreia contra o Assu, Filinto Holanda ainda não sabe qual o time vai escalar como titular. “A gente precisa da definição da diretoria para saber quem está regularizo para escalar o time. Por enquanto vamos trabalhando e entrosando o time para o jogador que for entrar de conta do recado”, declara. O gerente de futebol, Zezinho Mossoró, esteve ontem em Natal para agilizar a regularização dos atletas do Leão do Oeste. Ele conta que cerca de 20 jogadores já tiveram a situação regularizada e hoje os nomes devem aparecer no Boletim Informativo Desportivo (BID). “Estamos aguardando que amanhã (hoje) a documentação dos jogadores já esteja pronta. Tem sido uma correria grande para regularizar. É batalha dentro e fora de campo”, destaca Zezinho.

Fonte: Gazeta do Oeste

Resumo de colocações do ASSU

 ASSU, o mais novo campeão. Foto: Frankie Marcone

O clube da cidade de Açu já participou de 11 campeonatos. Começou em 2002, cresceu ao ponto de sete anos depois levantar a taça de campeão numa final contra o Potyguar. Antes em 2005 chegou a assustar os principais favoritos, sendo eliminado pelo o América em casa numa derrota surpreendente por 0 a 3, onde podia perder por dois gols de diferença. Terminou em 3º lugar. Confira as posições do Camaleão do Vale desde 2002:

2002 – 8º colocado.
2003 – 5º colocado.
2004 – 6º colocado.
2005 – 3º colocado.
2006 – 4º colocado.
2007 – 5º colocado.
2008 – 7º colocado.
2009 – 1º colocado.
2010 – 9º colocado.
2011 – 8º colocado.
2012 – 5º colocado.
Fonte: Blog do Trindade

Clubes treinam sem o desfibrilador

Os principais clubes do Estado, ABC e América cumpriram com as obrigações de realizar exames nos atletas e contam com a presença dos médicos durante os treinamentos. No entanto, ambos ficaram devendo no quesito desfibrilador para atendimento de emergência. Durante os treinos de ontem, a equipe de reportagem da Tribuna do Norte constatou que o Alvinegro, apesar de possuir o equipamento, não estava de posse do mesmo. O clube alegou que a máquina estava em manutenção. No Alvirrubro, o departamento médico informou que a direção investiu cerca de R$ 7 mil na compra de um desfibrilador, mas o equipamento só deve ser entregue hoje, no máximo amanhã.
Magnus NascimentoO médico do ABC, Roberto Vital, ao lado do preparador físico Flávio Paiva, observa o andamento dos treinos e dos jogadores alvinegros 
O médico do ABC, Roberto Vital, ao lado do preparador físico Flávio Paiva,
observa o andamento dos treinos e dos jogadores alvinegros

"O desfibrilador é de fundamental importância. Num caso desses como o de Mossoró você pode reanimar o paciente a tempo de levar para o hospital. As vezes, no entanto, quando é fulminante. Não tem jeito, como foi caso de Serginho do São Caetano. Ele teve o problema dentro do Morumbi, com todo aparato e ainda assim veio a óbito", afirmou o médico do América, Maeterlink Rêgo. Já o médico do ABC, Roberto Vital, mesmo tendo o pensamento parecido com o companheiro de profissão americano, revela que o médico que atestou a liberação de Neto Maranhão, não pode ser acusado pelo acontecimento, já que, mesmo que existisse um desfibrilador no local da fatalidade, poderia ser que o atleta não sobrevivesse. "O desfibrilador não resolve tudo. Ele é específico para algumas situações. Não podemos afirmar que, caso o jogador tivesse sido socorrido com um desfibrilador no momento que teve o mal súbito, teria escapado. O aparelho é um facilitador, mas, para determinadas situações", disse o médico Roberto Vital, que completou: "As academias espalhadas pela cidade, contam com vários alunos, fazendo esporte de alto esforço e não vemos médicos 24h nos locais. O que aconteceu, infelizmente, foi um acidente. Eu mesmo, posso fazer todos os exames necessários em um atleta, e, meia hora depois, ele ir treinar, passar mal e vir a falecer. Existem situações que não podemos prever", finalizou.
MPT/RN convoca clubes do Estado
O Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT/RN) marcou para o dia 22 de janeiro, às 15 horas, a realização de audiência com representantes legais dos Clubes de Futebol participantes da Primeira Divisão do Campeonato Estadual e da Federação Norte-Riograndense de Futebol, acompanhados dos médicos dos respectivos times. A finalidade da audiência é propor a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o objetivo de assegurar efetiva proteção à saúde e integridade física dos atletas profissionais de futebol, nos termos da Lei Pelé (Lei 9.615/98), que prevê obrigatoriedade de exames periódicos. Os clubes foram notificados pelo MPT/RN e devem adotar as providências para a realização dos exames. Dessa forma, o adiamento do início do Campeonato Estadual está descartado. Tais determinações foram motivadas por denúncia do Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Estado do RN, após a morte de um jogador de futebol do Potiguar de Mossoró. No despacho realizado em caráter de urgência, o procurador-chefe do MPT/RN, Rosivaldo da Cunha Oliveira, determinou que a denúncia fosse distribuída ao Procurador do Trabalho José Diniz de Moraes, tendo sido instaurado o Procedimento Investigatório nº 00017.2013.21.000/5. Para a audiência marcada, também foi solicitada a presença do Auditor Fiscal do Trabalho, o Médico Moizes Martins Junior, especializado em Medicina do Trabalho.
Lei Pelé
Além de exigir a realização dos exames, a Lei Pelé (e alterações) determina que as entidades de prática desportiva são obrigadas a contratar seguro de vida e de acidentes pessoais, vinculado à atividade desportiva, para os atletas profissionais, com o objetivo de cobrir os riscos a que eles estão sujeitos.
Contrato de Neto Maranhão  tinha atestado médico
A Federação Norte-Riograndense de Futebol liberou o contrato do jogador Neto Maranhão. No documento, conta a assinatura do médico urologista e cirurgião geral Haroldo Amaral Duarte que clinica em Mossoró, atestando que o atleta estaria: "apto física e mentalmente podendo exercer normalmente suas atividades profissionais". No entanto, o jogador chegou a ter um desmaio e ser internado meses antes de passar mal e morrer. O fato ocorreu no segundo semestre do ano passado quando Neto atuava pelo Biguaçu, clube do litoral de Santa Catarina. Segundo relatos, o desmaio aconteceu em um dia de folga do jogador e o mesmo teria ficado internado por três meses em um hospital da cidade catarinense. Nem mesmo o tempo de internação impediu Neto de conseguir continuar a carreira no futebol. Um dos familiares revelou que um dos médicos que atenderam o jogador  afirmou que o desmaio foi fruto de uma arritmia cardíaca. Mas o próprio atleta teria lhe dito que isso não o impedia de atuar. A equipe do Potiguar foi informada do desmaio, mas se defendeu dizendo que o atleta garantiu que após realizar exames, no Maranhão, estava apto para jogar.
Fonte: Tribuna do Norte

Após a morte de Neto Maranhão, Potiguar volta à rotina de treinamentos

Ainda abalado com o falecimento de Neto Maranhão, o Potiguar segue se preparando para o início do Campeonato Estadual. Com diversas caras novas e o elenco bem reformulado em relação ao ano passado, o alvirrubro tentará apagar as campanhas ruins nas últimas três edições do estadual. Agora mais do que nunca o torcedor do Potiguar está ansioso para ver o time em campo e conhecer de perto os novos jogadores que vão defender a cor alvirrubra. Para estrearem bem e dedicar a vitória ao companheiro falecido, o Time Macho treina diariamente sob o comando e cuidados do preparador físico Allan Frederico, do auxiliar técnico Edinho Cardoso e do técnico Gilberto Gaúcho. O meia Laércio Júnior, o volante Cleiyton Recife e o lateral esquerdo Fagner participaram do treino de ontem, mas ainda não têm garantia que vão participar do jogo contra o Potyguar de Currais Novos. O meia se recupera de uma lesão no joelho direito, enquanto o volante e o lateral estão se recuperando de uma pequena lesão na parte posterior da coxa esquerda. A comissão técnica ainda não sabe se poderá contar com os atletas. Somente no treino coletivo de hoje à tarde que será realizado no Estádio Gentil Fernandes, em Areia Branca, é que vai ser definido o time que vai jogar a estreia.
HOMENAGEM - Jogadores e torcida do Potiguar estão preparando uma homenagem para Neto Maranhão. No jogo da estreia, o time não utilizará a camisa 8, já os torcedores estão fazendo um boneco da altura e com a fisionomia do jogador falecido.
Fonte: Gazeta do Oeste

Prefeitura garante parceria com os clubes de Mossoró para projetos sociais clique para ampliar


Foto:
A Prefeitura Municipal de Mossoró fechou parceria com os clubes esportivos da cidade para o desenvolvimento de projetos sociais durante a reunião com os dirigentes dos clubes na tarde desta quinta-feira, dia 10 de janeiro, no Salão dos Grandes Atos, Palácio da Resistência. A prefeita Cláudia Regina reforçou a importância dos times para a divulgação do nome de Mossoró e, por isso, assumiu o compromisso de repasse do patrocínio para publicidade. O secretário de Comunicação Social, jornalista Julierme Torres, informou que a cota para o Potiguar e o Baraúnas será de R$ 150 mil, que começarão a ser pagos já no mês de fevereiro. Além do apoio em patrocínio, a prefeita Cláudia Regina também fechou parceria para que a Secretaria de Educação e Desporto desenvolva projetos sociais com os times. “Juntamos o Desporto com a Educação porque queremos reforçar o esporte amador em Mossoró, através de escolinhas amadoras de futebol e acredito que a parceria com os times é o melhor caminho”, convidou a prefeita. A professora Ieda Chaves, secretária de Educação e Desporto, apontou como exemplo para o início dessa parceria o Projeto Craque do Futuro. “Precisamos discutir ideias que aproximem a Educação do Desporto”, ressaltou. A secretária também se prontificou ainda a prestar assessoramento para o planejamento de projetos que viabilizem o fomento de incentivos do setor privado. “Podemos pensar na criação de um Banco de Projetos para que, assim que surgirem editais de fomento, os clubes possam participar”, defendeu a secretária. “Está assegurado o apoio que a prefeitura sempre deu aos times. Mas queremos mais. Queremos uma parceria que perdure o ano todo com projetos sociais e, sobretudo, na aliança para buscarmos fomento junto à bancada e outras instituições”, defendeu a Prefeita Cláudia Regina. A proposta foi bem recebida pelos dirigentes e, logo em breve, serão fechados os encontros para o desmembramento dos projetos. “Saio desse encontro muito satisfeito pela possibilidade de podermos manter uma parceria durante todo o ano através do futebol amador. Isso mostra uma nova visão do Município quanto ao nosso futebol”, explanou Jorge do Rosário, presidente do conselho deliberativo do Potiguar. Também estiveram na reunião o senhor Eudes Fernandes e Marcos Maia, respectivamente presidente e vice-presidente do Baraúnas; Jacó de Castro, diretor de futebol do Potiguar e o vice-prefeito Wellington Filho.
Disputa – A primeira disputa clássica entre o Potiguar e o Baraúnas está marcado para o dia 3 de fevereiro, no Estádio Manoel Leonardo Nogueira – o Nogueirão.
Fonte: ASSECOM da PMM

Para médico do ABC, DM só deve esvaziar 'lá para março ou abril'

Roberto Vital fala sobre as lesões do atacante Elionar Bombinha, do lateral Raulen e do meia Diogo Barcellos. Médico comenta caso Neto Maranhão.

Roberto Vital, médico do ABC (Foto: Tiago Menezes/GLOBOESPORTE.COM) 
Roberto Vital avalia condição de jogadores no DM
(Foto: Tiago Menezes/GLOBOESPORTE.COM)
Restando pouco mais de uma semana para a estreia na Copa do Nordeste, o treinador Givanildo Oliveira ainda não pode contar com todos os jogadores do elenco do ABC. O atacante Elionar Bombinha, o lateral Raulen e o meia Diogo Barcellos, este último recém-contratado junto ao Sport, seguem entregues ao departamento médico do clube. De acordo com o médico Roberto Vital, responsável pelo DM abecedista, só em março ou abril todos os atletas estarão liberados. O Diogo (Barcellos) já chegou aqui com uma lesão muscular, mas ele já se encontra em fase final de recuperação. Nos próximos dias estará liberado para treinar normalmente. O Raulen e o Bombinha é que vão levar um pouco mais de tempo. O problema do Bombinha é no joelho, e só deve voltar lá para março ou abril - disse ao GLOBOESPORTE.COM. Vital ainda falou sobre a morte do meio-campo Neto Maranhão, do Potiguar de Mossoró, vítima de uma parada cardio-respiratória nesta quarta-feira, durante um treinamento da equipe mossoroense. Tem muita gente querendo culpar o clube e os médicos pela morte do jogador. Eu penso diferente. Muitos atletas escondem problemas de saúde e têm comportamentos inadequados para a profissão. Não vou dizer que foi o caso dele, mas sei que alguns jogadores cometem excessos nas baladas, e isso acaba comprometendo a saúde - finalizou.
Por Tiago Menezes Natal 

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Natal sedia treinamento de árbitros e instrutores para Copa do Nordeste

Natal vai se tornar a capital da arbitragem do Nordeste neste final de semana. Nos próximos dias 12, 13 e 14, a capital potiguar recebe uma reunião técnica de arbitragem para a Copa do Nordeste. Ao todo, 51 árbitros e instrutores participam de aulas teóricas e práticas ministradas pelo presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Coronel Aristeu Tavares, e sua comissão.
Jogadores do América-RN pressionam árbitro Suelson Diógenes (Foto: Jocaff Souza/GLOBOESPORTE.COM) 
Árbitros e auxiliares passarão por aulas práticas e teóricas
(Foto: Jocaff Souza/GLOBOESPORTE.COM)
A proposta é atualizar os árbitros com discussões teóricas e mostrar na prática qual a melhor postura a ser adotada. As recomendações, baseadas em instruções da FIFA e da CBF, vão desde posicionamento em campo até súmula eletrônica. Serão 15 árbitros e auxiliares do Rio Grande do Norte, 15 da Paraíba e 21 de Pernambuco. O Coronel Ricardo Albuquerque, presidente da comissão de arbitragem da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), confirmou que as aulas teóricas, no sábado e na segunda-feira, acontecerão na Academia de Polícia Civil do RN, enquanto a prática será no Estádio Juvenal Lamartine no domingo. Para ele, esta é uma grande oportunidade para os árbitros do estado adquirirem experiência e ganharem visibilidade.
Essa trívia é importante para o estado, que terá Natal como capital da arbitragem do Nordeste. Receberemos os melhores instrutores da CBF em nossa cidade, ministrando palestras. É uma grande chance para os nossos profissionais - comentou o presidente. Participam dos treinamentos os árbitros da FNF: Suelson Diógenes, Pablo Ramon, Caio Max, Leandro Saraiva, Carlos José e Ítalo Medeiros, além dos assistentes: Luis Carlos Câmara, Flávio Barroca, Francisco Jailson, Isac Márcio, Jean Márcio, Dorival Cândido, Ubiratan Bruno, Valdomir Antônio e Vinicius Melo.
A competição
A Copa do Nordeste começa no próximo dia 19 e segue até o dia 17 de março. Participam do torneio regional 16 equipes de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, divididos em quatro chaves de quatro times. O campeão terá vaga garantida na Taça Sul-Americana.
Por Matheus Magalhães Natal 

MPT marca audiência para exigir exames de jogadores no RN

Após a morte de Neto Maranhão, Ministério Público do Trabalho foi provocado por sindicato e vai propor Termo de Ajustamento de Conduta.

Motivado pela morte do meia Neto Maranhão, do Potiguar de Mossoró, o Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Norte (MPT/RN) irá propor a assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o objetivo de assegurar efetiva proteção à saúde e integridade física dos atletas profissionais de futebol que disputarão o Campeonato Potiguar 2013. Uma audiência será realizada no próximo dia 22, às 15h, na sede do órgão, com a presença dos representantes e médicos de todos os clubes participantes. Diretores da Federação Norte-rio-grandense de Futebol também foram convocados. A Lei Pelé (Lei 9.615/98) prevê obrigatoriedade de exames periódicos e os clubes foram notificados pelo MPT/RN para que adotem todas as providências para a realização dos exames. As determinações do Ministério Público foram motivadas por denúncia do Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Estado do RN (Safern), após a morte de Neto Maranhão, ocorrida durante treinamento do Potiguar de Mossoró, nesta quarta-feira. Os jogadores do clube não haviam realizado exames cardiológicos antes do início da pré-temporada. No despacho realizado em caráter de urgência, o procurador-chefe do MPT/RN, Rosivaldo da Cunha Oliveira, determinou que a denúncia fosse distribuída ao Procurador do Trabalho José Diniz de Moraes, tendo sido instaurado o Procedimento Investigatório nº 00017.2013.21.000/5. Para a audiência marcada, também foi solicitada a presença do auditor fiscal do Trabalho, o médico Moizes Martins Junior, especializado em medicina do trabalho.
Por GLOBOESPORTE.COM Natal 

Chegou o novo manto do ASSU na Tatutom Sports

Aqui o Camaleão com o manto comemorativo dos dez anos em 2012
A loja parceira do esporte do vale do Assu, Tatutom Sports recebeu na tarde hoje(10/01) as novas camisas que o Camaleão usará no campeonato estadual de 2013. A chegada do novo material que o ASSU vai utilizar na atual temporada coincide com o aniversário de fundação do clube 10 de Janeiro. Ou seja o Campeão de 2009 está completando hoje 11 anos de fundado, e nesta sua trajetória já escreveu em sua história a conquista de com um título estadual de futebol profissional e uma parcicipação na Copa do Brasil e Taça São Paulo de Futebol Juniores. Confira as imagens das novas camisas do Camaleão.
 

Texto e Imagens: Tatutom Sports
 

TV UNIÃO, mais uma vez no campeonato estadual


Nos últimos meses, havia uma incógnita sobre a transmissão do campeonato estadual. A TV União, que vem fazendo a cobertura há vários pela TV a cabo havia anunciado que não faria a transmissão do certame no ano deste ano por causa de desentendimentos com a FNF. Eles vinham dando sinais de que alguma coisa poderia mudar, pois postaram uma enquete em seu site perguntando se "o campeonato estadual deve ter transmissões de TV?". Porém, no dia de hoje, a TV União de Natal confirmou através do seu Twitter que fará a transmissão do campeonato 2013. Serão transmitidos as duas fases, 28 jogos + as finais. O Primeiro jogo com televisionamento já será domingo, dia 13/01, com a partida entre Alecrim x Corintians de Caicó, às 17:00h. Uma novidade que favorece todos os lados. Os clubes e seus jogadores terão mais visibilidade. A torcida poderá acompanhar os jogos de seus times. Além disso, as equipes também poderão dar mais visibilidade para os seus patrocinadores. Essa questão do televisionamento também se torna importante por outro fator: Esse ano o campeonato estadual terá o patrocínio da montadora Chevrolet. A visibilidade que essa marca terá com os jogos sendo transmitidos na TV será de muita importância para a manutenção desse patrocínio para campeonatos futuros.
Fonte: TV UNIÃO NATAL.

Convênio Liberado para o Edgarzão




INFORMATIVO
A Liga Açuense de Desportos informa que recebeu hoje, por volta das 17h, documento comprovando a liberação dos recursos do CONVÊNIO solicitado junto a Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer, fruto da EMENDA PARLAMENTAR do Deputado George Montenegro Soares para a reforma do Estádio Edgard Borges Montenegro - EDGARZÃO. A reforma do Edgarzão que será feita com este convênio será a ampliação de 02 lances de arquibancadas de 30 metros com 10 degraus cada, que serão construídos no lado sul do EstádioEdgarzão. Em breve a Liga informará qual a empresa que será contratada para a execução dos serviços.

Assú - RN, 10 de janeiro de 2013
Francisco das Chagas Soares
Presidente

ASSU: MIRANDINHA DIZ QUE ELENCO DO CAMALEÃO ESTÁ COM A SAÚDE EM DIA

Após a tragédia que se abateu sobre o Potiguar de Mossoró com a morte do meia Neto Maranhão as vésperas da largada do Campeonato Estadual do Rio Grande do Norte os clubes do estado tem buscado adotar medidas que assegurem a boa condição de saúde dos seus atletas. O assunto pautou um trecho da entrevista do técnico do ASSU Mirandinha ao Princesa Esportiva edição desta quinta- feira. Ao repórter Jota Santos o comandante do Camaleão do Vale disse que todos os jogadores da equipe estão em plenas condições físicas e de saúde e estando aptos a jogar futebol. Ele disse ainda que faltou responsabilidade por parte da direção do time mossoroense no sentido de adotar as devidas providências a fim de garantir idênticas condições ao elenco do alvirrubro da capital do Oeste.
Com a saúde dos atletas em dia e com o esquema tático 3,5,2 o alviverde Assuense enfrenta o Baraúnas neste domingo em Mossoró às 17:00h com transmissão ao vivo pela Rádio Princesa do Vale.
Foto extraída do Facebook do Rádio Princesa do Vale
O jogo também marca a estréia do uniforme do time para atual temporada. Com um design inspiardo na camisa do Coritiba com o predomínio das cores verde e branco e com os patrocinadores na cor verde. O novo manto assuense já está a venda na Tatutom Sports ao preço de R$ 120,00. Adiamento A Federação Norte-rio-grandense de Futebol – FNF por meio do presidente José Vanildo decidiu por manter a partida entre Potyguar de Currais Novos e Potiguar de Mossoró no próximo domingo no Estádio Bezerrão em Currais Novos. A diretoria do time mossoroense pediu o adiamento alegando que os jogadores do clube não têm condições psicológicas para atuarem.
Fonte: Blog Fique Sabendo

Presidente da FNF confirma abertura do estadual neste domingo

Foto: José Vanildo, presidente da FNF.
O presidente da Federação Norte-rio-grandense de futebol, o Sr. José Vanildo, ao ser entrevistado pelo repórter Joel Max dentro do programa Bola na Rede na tarde desta quinta feira (10) afirmou que está mantida a rodada de estreia do campeonato estadual deste ano, cuja rodada receberá o nome de Neto Maranhão que faleceu na manhã de ontem quarta feira (9) em Mossoró, vítima de ataque cardíaco quando participava de treino do Potiguar local, clube o qual defenderia nesta temporada. Em todos os jogos da rodada serão realizados um minuto de silêncio em homenagem ao atleta que partiu prematuramente. Nesta sexta-feira (11) às 10horas da manhã, na sede da FNF, o Presidente José Vanildo dará uma coletiva a toda imprensa, onde na  ocasião serão divulgados os novos patrocinadores do Campeonato Potiguar Chevrolet, nome da mascote escolhido pelo torcedor no site da FNF e as novidades para a temporada que começa no domingo (13).

FNF divulga arbitragem da 1ª rodada do estadual:
A Federação Norte Rio-Grandense de Futebol (FNF) divulgou no início da noite desta quinta-feira a escala da arbitragem para a 1ª rodada da primeira fase do Campeonato Potiguar Chevrolet 2013. Todos os jogos (Quatro) serão realizados no domingo dia 13/01 a partir das 17 horas.
A partida entre BARAÚNAS x ASSU será dirigida por Andrielly Elkeitt de Oliveira, seus auxiliares serão Alex Batista da Silva e Alan Lopes de Oliveira. Valdick Leão de Oliveira será o 4° árbitro.
O jogo envolvendo Potyguar de Currais Novos e Potiguar de Mossoró, clássico “po-po”, no estádio Coronel José Bezerra, em Currais Novos, será comandado por Flávio Roberto Sales de Lima, seus assistentes serão Gerson Kelly Gomes dos Santos e Belchior Ferreira.  Zandick Gondim, o 4° árbitro.
Confira a arbitragem completa da 1ª rodada:
Domingo, dia 13/01/13, todos os jogos começando às 17 horas.
Em Mossoró – BARAÚNAS  x  ASSU
Local: Estádio Manoel Leonardo Nogueira “O Nogueirão”.
Árbitro: Andrielly Elkeitt de Oliveira.
Assistente 01: Alex Batista da Silva.
Assistente 02: Alan Lopes de Oliveira.
4° Árbitro: Valdick Leão de Oliveira
Delegado de jogo: Ricardo Balbino da Silva.
Em Santa Cruz – SC SANTA CRUZ x PALMEIRA F.C
Local: Estádio Municipal Iberê Ferreira de Souza “O Iberezão”.
Árbitro: Lenilson de Lima
Assistente 01: Carlos Roberto Gomes da Silva
Assistente 02: Leandro Lincoln Santos Neves
4° Árbitro: Ilderlan Figueiredo de Araújo.
Delegado de jogo: Carluce Miguel.
Em Goianinha – ALECRIM F.C  x  AC CORINTIANS
Local: Estádio Municipal José Nazareno “O Nazarenão”.
Árbitro: Emanoel Eduardo Marinho.
Assistente 01: Aldeilma Luzia da Silva.
Assistente 02: Luís Carlos de França Costa.
4° Árbitro: Josenildo Lopes da Silva.
Delegado de jogo: Francisco Assis de Lima.
Em Currais Novos – POTYGUAR x POTIGUAR DE MOSSORÓ
Local: Estádio Municipal Coronel José Bezerra “O CJB”
Árbitro: Flávio Roberto Sales de Lima.
Assistente 01: Gerson Kelly Gomes dos Santos
Assistente 02: Belchior Ferreira de M. Neto.
4° Árbitro: Zandick Gondim Alves Júnior.
Delegado de jogo: Marco Aurélio (Marquinho da Informática).

Por Luiz Sátiro – Escrete de Ouro.