O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 27 de abril de 2013

ASSU vence 1º duelo contra Ipanguaçu

O primeiro duelo envolvendo ASSU e Ipanguaçu pela 1ª Copa Escolar de Futebol "Garoto Bom de Bola" com garotos entre 12 e 14 anos aconteceu neste s´bado(27/04) no Estádio Edgarzão, e o ASSU levou a melhor, venceu pelo placar de 3 a 0. Os gols do ASSU aconteceram todos no segundo tempo, já que no primeiro tempo a partida foi bastante equilibrada. O jogo de volta acontece no próximo sábado(04/05) em Ipanguaçu no estádio Joacy Fonseca. O ASSU pode perder o jogo até por dois gols de diferença que mesmo assim se classifica para a próxima fase da competição.
Confira as imagens das equipes com fotos de Aluízio de França.
 

Por L.Filho

Em Assu, Potiguar goleia o Corintians e assume a liderança do 2º turno.

Celso Teixeira - Téc. do Potiguar
O clima para Potiguar e Corintians já era tenso antes mesmo do início da partida. Treinador e jogadores do Galo do Seridó denunciaram que receberam proposta de dirigente ligado ao time mossoroense para facilitar o jogo para o Potiguar. O fato gerou revolta nos jogadores do time de Caicó, que prometeram se empenhar e buscar a vitória, mas a "raiva" não foi suficiente e o Corintians foi goleado pelo Potiguar por 4 a 1. Os gols do jogo foram marcados por Kattê, que marcou duas vezes, Anselmo e Lima, para o time macho e Ailton marcou para o time de Pedrinho Albuquerque. O Corintians começou a partida precionando o Potiguar e aos 26 minutos do 1º tempo abriu o placar através de Ailton. A partida seguiu equilibrada e aos 41 minutos o atacante Kattê empatou para o Potiguar. No segundo tempo, o Galo não apresentou o mesmo futebol apresentado na primeira etapa e viu o time mossoroense virar a partida em apenas 7 minutos. Aos 03 minutos, Kattê aproveitou falha da defesa corintiana e virou o placar. Aos 7 minutos, em falta cobrada na área do Corintians, o zagueiro Anselmo desviou de cabeça e marcou o terceiro do Potiguar. Aos 47 minutos, o volante Lima marcou o quarto gol do jogo e definiu o resultado para o Potiguar. Com o resultado, o Potiguar voltou à liderança, de forma provisória, com 12 pontos. Já o Corintians, segue na sétima colocação, com 4 pontos, e pode ser ultrapassado pelo Santa Cruz neste domingo (28). Na quarta-feira (01), as equipes voltam a campo para disputar a última rodada da Copa Cidade de Natal. O Potiguar irá ao Iberezão enfrentar o Santa Cruz, enquanto o Corintians vai até Mossoró encarar o Baraúnas. As partidas acontecerão às 17h, devido ao feriado do Dia do Trabalhador.
Ficha técnica
POTIGUAR-M 4 x 1 CORINTIANS

Local: Estádio Edgarzão, em Assu/RN
Data: 27/04/2013
Árbitro: Suelson Diógenes de França Medeiros
Assistentes: Francisco Jailson Fernandes da Silva
e Leandro Lincoln Santos Neves
Cartão amarelo: Theo (Potiguar); Mercinho (Corintians)
Cartão vermelho: Vaninho (Potiguar) e Ramon e Mercinho (Corintians)
Gols: Potiguar-M: Kattê(41'/1T, 03'/2T), Anselmo(contra - 07'/2T) Corintians: Ailton(26'/1T)
POTIGUAR-M: Santos; Chiquinho, Genilson, Alselmo e Cleiton Recife; Paulinho, Lima, Giovanni e Vaninho; Ítalo(Theo) (Paulo Ricardo) e Kattê (Radames). Técnico: Celso Teixeira
CORINTIANS: Dida; Judson (Odair), Luiz Fernando, Mercinho e Geovani; Ramon, Rivaldo (Coruja), Ailton e Jozicley; Delany (Daivison) e Didi. Técnico: Pedrinho Albuquerque
Fonte: Futebolpotiguar.com.br

Cadê o respeito da FNF com o Baraúnas?

É impressionante o poder que o presidente da Federação Norte Rio-Grandense de Futebol, José Vanildo(Foto), tem com os clubes do interior do Rio Grande do Norte e como o mesmo toma as suas ações a partir de interesses obscuros. O processo do Baraúnas no STJD não foi julgado devido a demora do TJD de julgar o recurso. É óbvio que o TJD demorou para julgar  propositalmente. É aquela história, faz e desfaz porque tem o apoio dos clubes do interior. Quando Zé Vanildo decidiu prorrogar o prazo de contratações do Estadual em três dias, o presidente do América, Alex Padang, abriu a boca, não aceitou e ele teve que voltar atrás. Já está mais do que na hora de o Baraúnas ser um pouco mais respeitado pela FNF e impor respeito. O clube não pode apoiar José Vanildo e deve ser contra as duas decisões. Um clube da Série C do Campeonato Brasileiro que não tem um pingo de prestígio dentro da própria federação é difícil de entender.
Por Ramon Nobre

Potiguar enfrenta o Corintians visando final do turno e vaga na Série D

Wilson Moreno
 
Geovanni volta ao time titular do Potiguar após cumprir suspensão
Para cumprir a suspensão de um mando de campo imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), o Potiguar vai enfrentar hoje, às 17h, o Corintians de Caicó, no Estádio Edgarzão, em Assu. O time mossoroense tem nove pontos e está na segunda colocação do 2° turno, enquanto o Corintians soma quatro pontos e está na sétima posição. Para a partida decisiva de hoje, o técnico Celso Teixeira vai ter que encontrar um meio de motivar seus jogadores e fazer com que eles reencontrem o bom futebol e o caminho das vitórias. Sem poder contar com Ivson, suspenso por ter sido expulso no clássico Potiba, o comandante alvirrubro vai mudar o esquema tático do 3-5-2 para o 4-4-2, escalando o meia Giovanni ao lado de Vaninho no setor de criação. Já para a vaga de Daniel, também suspenso, só que com três cartões amarelos, o escolhido é o meia Paulinho. “As mudanças deixam o time mais ofensivo. A gente precisa da vitória para chegar mais próximo da final do turno e de conquistar a vaga da Série D. Conseguir isso só depende da gente e vamos em busca disso”, destaca o volante Lima. Com as mudanças na equipe, Celso Teixeira deve confirmar hoje à tarde o Potiguar no 4-4-2 com: Santos; Chiquinho, Genilson, Anselmo e Cleiton Recife; Lima, Giovanni, Paulinho e Vaninho; Ítalo e Kattê. Depois do Corintians neste sábado, o próximo jogo do time mossoroense nesta fase classificatória do segundo turno será na próxima quarta-feira, feriado do Dia do Trabalho, contra o Santa Cruz, às 17h, no Estádio Iberezão.
Fonte: Gazeta do Oeste

Leandro está recuperado e espera se firmar como titular na equipe

A comissão técnica abecedista recebeu uma boa notícia na tarde desta sexta-feira (26). O volante Leandro(Foto), que estava entregue ao Departamento Médico, com dores na coxa, foi liberado e participou normalmente do coletivo realizado no estádio Frasqueirão. O defensor disse estar bem e à disposição. “Senti um incômodo na coxa depois do treino da terça-feira, já vinha sentindo antes, mas fiz tratamento intensivo e estou recuperado e pronto para jogar. Espero que eu possa estar em campo no domingo e consiga fazer um bom jogo para ajudar o ABC na busca pelo resultado positivo”, destacou o volante. Leandro, que foi eleito por muitos o melhor jogador em campo no clássico diante do América, espera se firmar na equipe. “Fico feliz em ter conseguido mostrar o meu futebol. Vinha trabalhando forte, me dedicando, pois sabia que uma hora iria aparecer a oportunidade e eu tinha que agarrar. Espero que agora eu consiga ter uma sequência e possa me firmar com a camisa do ABC. Esse é o meu objetivo”.
Fonte: Site do ABC F. C.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Sem Cascata, Netinho é confirmado para jogo do América-RN em Assú

Netinho, meia do América-RN (Foto: Jocaff Souza) 
Netinho será titular do América-RN no domingo, no
lugar de Cascata (Foto: Jocaff Souza)
Garantido na segunda fase da Copa do Brasil, o América-RN volta suas atenções para a reta final do Campeonato Potiguar. A rodada deste fim de semana pode assegurar a classificação da equipe rubra para a final do segundo turno. O time de Roberto Fernandes encara o Assu fora de casa. A partida será realizada no domingo, às 17h, no Estádio Edgarzão, na cidade de Assú. Líder do returno com 11 pontos, o América não contará com o volante Fabinho e o meia Cascata, que cumprem suspensão automática. Após a vitória sobre o Ji-Paraná, pela Copa do Brasil, o treinador americano adiantou que Netinho será o substituto de Cascata. Quanto à vaga de Fabinho, são muitas opções, segundo Fernandes. Tenho 'n' opções. Vou estudar qual é a melhor. Pode entrar o Ewerton. Posso colocar Daniel, que veio para fazer a função de Fabinho, e colocar outro jogador na função dele. Vamos trabalhar isso no sábado, vamos ver o que dá para ser feito no treino tático e definir o substituto de Fabinho - comentou Roberto Fernandes, que confirmou a viagem da delegação do América para Assú para sábado, logo depois do almoço. Se vencer o jogo no domingo, o América praticamente assegura classificação para a final, e tira todas as chances do Assu, que tem sete pontos e ainda acredita em uma combinação de resultado.
Fonte: Globoesporte.com/rn

LAD - COMPETIÇÃO JUVENIL 2013 - ARBITRAGEM

PORTARIA Nº 011/2013
O Diretor de Árbitros da Liga Açuense de Desportos, no uso de suas atribuições determina a seguinte escala de árbitros para as partidas da primeira rodada do 9º Campeonato Açuense de Futebol Juvenil 2013 (Ano Base 1995).
Dia 28/04 – 08h – Vilence x Escolinha Tupã
Árbitro
Cleber Medeiros de Brito
Assistente 1
Gerson Luis do Nascimento
Assistente 2
Francisco Eliábio Buriti
Delegado
Joaquim Filomeno Neto
Representante
Kleudson Barros Julião Cavalcante
Dia 28/04 – 14h45m – Palmeiras x Baixada
Árbitro
Josivan Nóia da Silva
Assistente 1
Paulo Sergio de Almeida Santana
Assistente 2
Valdeni Santana Custódio
Delegado
Francisco Gerson de Macedo
Representante
Kleudson Barros Julião Cavalcante
Dia 01/05 – 14h45m – Real Juventude x Corinthians
Árbitro
Michelon Luis Araujo de Souza
Assistente 1
João Paulo Barbosa Medeiros
Assistente 2
Almir Alan de Souza Silva
Delegado
Kleudson Barros Julião Cavalcante
Representante
Joaquim Filomeno Neto
Assú - RN, 26 de abril de 2013.
Joaquim Filomeno Neto
Diretor de Árbitros

Potiguar tem o recurso negado e partida contra Corintians acontecerá amanhã em Assu

Wilson Moreno
 
Anselmo voltou a treinar e está confirmado
para jogo deste sábado
O Potiguar não conseguiu manter o jogo contra o Corintians de Caicó, válido pela sexta rodada do segundo turno do Campeonato Estadual, para o próximo domingo no Estádio Nogueirão. Depois de tentar recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), com o objetivo de anular a decisão do Tribunal do Rio Grande do Norte que tira o mando de campo do alvirrubro, o clube teve o pedido de liminar negado no Rio de Janeiro e a Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) aproveitou para baixar ontem uma resolução que confirma o confronto para este sábado, às 17h, no Edgarzão, em Assu. A equipe foi punida em segundo julgamento no TJD-RN, realizado na noite da terça-feira passada. Com a esperança de anular essa decisão, o departamento jurídico do clube decidiu dar entrada no STJD com um pedido de anulação da pena, alegando que o alvirrubro não poderia pagar pela atitude de alguns torcedores. Neste caso, a punição foi dada devido aos episódios do dia 13 de março, quando o Potiguar perdeu para o América em Mossoró e algumas pessoas tentaram invadir o vestiário de Lenilson de Lima para agredir o árbitro. Confirmada a data e o local da partida contra o Corintians de Caicó, o técnico Celso Teixeira definiu a programação para o último dia de treinos visando o compromisso deste fim de semana. O coletivo de apronto que encerrará os preparativos está marcado para a tarde de hoje, no Estádio Nogueirão. De acordo com a assessoria de imprensa, ainda não foi confirmado se a delegação deixa Mossoró com destino a Assu hoje à noite ou só amanhã. Na movimentação de ontem à tarde, Celso Teixeira praticamente definiu a formação que entra em campo neste sábado. Ausentes da atividade de quarta-feira para tratamento de relaxamento muscular, o zagueiro Anselmo e o atacante Kattê mostraram que estão prontos para enfrentar o Galo do Seridó e participaram normalmente do treino. Sem poder contar com Ivson, suspenso por ter sido expulso no clássico Potiba, o comandante alvirrubro muda o esquema tático do 3-5-2 para o 4-4-2, escalando o meia Giovanni ao lado de Vaninho no setor de criação. Já para a vaga de Daniel, também suspenso, só que com três cartões amarelos, o escolhido é Paulinho. Sem mais problemas, Celso Teixeira deve confirmar o Potiguar escalado com Santos; Chiquinho, Genilson, Anselmo e Cleiton Recife; Lima, Giovanni, Paulinho e Vaninho; Ítalo e Kattê. O alvirrubro, com esta formação, tenta defender sua vaga na zona de classificação para a decisão do returno. A equipe mossoroense está na segunda colocação, com nove pontos, enquanto o América tem 11 na primeira posição. Depois do Corintians neste sábado, o último compromisso do time mossoroense nesta fase classificatória do segundo turno será na próxima quarta-feira, feriado do dia do trabalhador, contra o Santa Cruz, às 17h, no Estádio Iberezão.
Fonte: Gazeta do Oeste

ABC aguarda dia de encarar o Leão


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), anunciou parte da tabela da segunda fase da Copa do Brasil. Os primeiros oito jogos acontecem já na próxima semana.  A partida entre ABC e Sport/PE, deve acontecer no dia 8 ou 9 de maio, com o jogo sendo realizado no estádio Frasqueirão, já que nas fases iniciais da competição,o mando de campo é definido pela posição dos clubes no ranking do órgão que comanda o futebol brasileiro. No total, a segunda fase da Copa do Brasil tem 20 confrontos. Os 10 times que passarem desta etapa se juntam, no segundo semestre, a Corinthians, Palmeiras, Fluminense, Grêmio e Atlético Mineiro, que vêm da Copa Libertadores, e ao Vasco, substituto do São Paulo (a equipe tricolor é obrigada a jogar a Copa Sul-Americana, por ser atual campeão).
Júnior SantosPor enquanto a equipe abecedista treina apenas pensando no clássico contra o Alecrim, mas vive a expectativa de pegar o Sport 
Por enquanto a equipe abecedista treina apenas pensando no clássico
contra o Alecrim, mas vive a expectativa de pegar o Sport

Mas, antes da Copa do Brasil, o ABC ainda decide sua sorte no campeonato estadual. Faltando duas rodadas para o término do segundo turno, a equipe abecedista ocupa a modesta quarta posição e precisa vencer seus jogos e torcer para que Baraúnas e Potiguar percam pontos. A primeira final acontece domingo, contra o Alecrim, no Frasqueirão. Para o zagueiro Lino, o time tem que estar concentrado para buscar a vitória. “Sabemos que precisamos duas vitórias nos próximos jogos, mas precisamos focar em cada partida de uma só vez. Vamos trabalhar agora pensando só no Alecrim. Precisamos fazer a nossa parte nesse jogo, para depois passarmos a pensar no próximo desafio”, afirmou o defensor. Em relação ao time, a saída de Hamilton ainda repercute dentro do ABC. Um dos destaques da equipe na temporada, o jogador procurou a direção do clube e pediu seu desligamento do alvinegro. “Só tenho a agradecer ao ABC pela oportunidade que me foi dada de defender o clube, fui feliz aqui e acredito que deixo as portas abertas. Conversei com o presidente, que foi muito correto comigo, e chegamos a um acerto que acredito ter sido melhor para as duas partes”, declarou Hamilton. O próprio presidente do clube, Rubens Guilherme Dantas, revelou que o volante deixou o ABC por motivos financeiros, já que  o alvinegro vem tentando se recuperar de uma grave crise que se instalou no ABC.
Fonte: Tribuna do Norte

quinta-feira, 25 de abril de 2013

América-RN vence o Ji-Paraná e encara o Furacão na segunda fase


Tiago Adan, atacante do América-RN (Foto: Jocaff Souza) 
Tiago Adan marcou o gol da classificação do
América-RN contra o Ji-Paraná (Foto: Jocaff Souza)
Com um gol aos 41 minutos do segundo tempo, o América-RN venceu o Ji-Paraná por 1 a 0, em jogo realziado no Estádio Nazarenão, em Goianinha e conseguiu a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil. Com essa vitória, o Mecão amplia sua invencibilidade e chega a marca dos 15 jogos sem derrota. O gol da partida foi marcado pelo atacante Tiago Adan, após cobrança de pênalti de Netinho. A bola bateu na trave e voltou nos pés do atacante, que chutou forte para classificar o time alvirrubro. Com o resultado, o Mecão eliminou o Galo rondoniense e agora enfrenta o Atlético-PR na segunda fase da Copa do Brasil.
O jogo
Em busca da classificação para a segunda fase da Copa do Brasil, América-RN e Ji-Paraná fizeram um jogo bastante acirrado, com muitas jogadas pelas laterais do campo. No início do jogo, quem deu teve o primeiro lance perigoso foi o time rondoniense. Tabelinha entre os atacante Sthanner  e Rafael Pato, mas a bola foi para fora. O alvirrubro potiguar respondeu aos seis minutos, também com a dupla de atacantes. Cruzamento de Índio Oliveira para Itamar, que arriscou uma bicicleta, mas a bola passou longe do gol de Diego. Mesmo com a vantagem no confronto, por ter vencido o jogo da ida por 1 a 0, em Ji-Paraná, o América buscou diversas jogadas no ataque. Aos 14 minutos, o meia Cascata fez uma boa jogada na entrada da área, mas quando tentou o passe para Itamar, a defesa do Ji-Paraná fez um bom corte. Aos 20 minutos, outra jogada do ataque americano animou os torcedores no Estádio Nazarenão, em Goianinha. Itamar foi até a linha de fundo e tocou para Cascata. O camisa 10 alvirrubro tentou encobrir o goleiro Diego e, por pouco, não fez um golaço. O Ji-Paraná respondeu aos 22 minutos. Em jogada pelo lado direito, o atacante Sthanner ganhou a disputa contra o zagueiro Edson Rocha e chutou forte. Dida fez a defesa e mandou a bola para o escanteio. Contudo, a jogada mais perigosa no primeiro tempo foi do América. Aos 36 minutos, o atacante Itamar fez boa jogada individual, driblou três marcadores e ficou cara a cara com o goleiro Diego, que fez uma excelente defesa.
Jogo traumático
No segundo tempo, o Mecão se valeu do mando de campo e realizou um bombardeio na defesa do Galo rondoniense. Logo aos três minutos, Itamar recebeu bom passe, mas chutou fraco.  Aos oito minutos, foi a vez de Índio Oliveira. O jovem atacante se livrou da marcação, mas quando foi finalizar a jogada a defesa rondoniense mandou para fora. Com o time todo na retaguarda, o Ji-Paraná se lançou ao ataque apenas com o Sthanner. Aos 12 minutos, o atacante arrancou com a bola e só foi parado com falta. No lance, o meia Daniel, do América, recebeu o cartão amarelo. Aos 16 minutos, o time americano chegou mais uma vez ao ataque com Itamar. Após cruzamento de Fabinho, o atacante cabeceou forte, mas a bola foi para fora. Com a pressão alvirrubra, o técnico Luiz Otávio, do Ji-Paraná, fez uma posta ousada. Aos 18 minutos, o treinador apostou todas as cartas e substituiu o zagueiro Nielsen pelo atacante Arthur, ficando com somente um zagueiro de ofício em campo. Logo em seguida, colocou outro atacante, Raul, no lugar de Leandro Montebeler. A mudança surtiu efeito e o Galo rondoniense quase marcou o gol aos 20 minutos. Após boa troca de passes entre Arthur e Sthanner, o Ji-Paraná teve a grande chance de abrir o placar, mas o zagueiro Índio fez o corte e ficou com a bola. Aos 21 minutos, foi o América que por pouco não marcou o seu gol. Índio Oliveira mandou um chutaço, mas o goleiro Diego fez uma grande defesa e mandou a bola para a linha de fundo. A pressão alvirrubra começou a assustar o goleiro do Ji-Paraná. Aos 24 minutos, Renatinho Potiguar cobrou uma falta para a área e Diego deixou a bola escapar. A partir dos 25 minutos, o jogo ficou traumático. O América dominou plenamente a partida e colocou todo o time no campo de jogo do Ji-Paraná. O atacante rubro Índio Oliveira, em dois lances, chutou ao gol adversário, mas o goleiro Diego ficou com a bola nas duas vezes.
Gol da classificação
O técnico Roberto Fernandes queria mais pressão no jogo e mudou seu ataque, trocando Índio Oliveira por Tiago Adan. No primeiro lance em jogo, Adan recebeu um passe de Norberto, mas a defesa do Ji-Paraná afastou para fora. Na sequência, o meia Daniel é derrubado na área e o juiz asinal o pênalti. Na cobrança, Netinho manda a bola na trave. No rebote, Tiago Adan enche o pé e classifica o América para a segunda fase da Copa do Brasil.
Por GLOBOESPORTE.COM Goianinha, RN

Santa Cruz é eliminado pelo ASA na Copa do Brasil


O ASA garantiu vaga na próxima fase da Copa do Brasil. Jogando nesta quinta-feira em Arapiraca, o time alagoano sofreu, mas venceu o Santa Cruz-RN por 2 a 1 e fez jus à fama de carrasco dos potiguares. Neste ano, o Alvinegro já havia eliminado o América-RN e o ABC na Copa do Nordeste e manteve a escrita na competição nacional. O destaque da partida foi o zagueiro Tiago Garça, autor dos gols dos donos da casa; o atacante Maurício Pantera descontou para o Santa. Na próxima fase, o ASA vai enfrentar o Ceará em dois jogos. O primeiro está marcado para quarta-feira (01), às 21h50m, em Arapiraca. O segundo ainda vai ser marcado pela CBF.
Novidade
Antes da partida, a direção do ASA anunciou o acerto com o técnico Ricardo Silva, ex-Botafogo-BA. e Vitória. O treinador, inclusive, assistiu ao jogo desta quinta no Estádio Coaracy da Mata Fonseca para observar a equipe.
Gols e expulsão na primeira etapa
O jogo foi movimentado no primeiro tempo. Um pouco nervoso, o time do ASA errou muitos passes no início da partida e teve dificuldades para escapar da forte marcação do Santa.  A partir dos 15 minutos, os donos da casa encontraram mais espaços e intensificaram a blitz no campo ofensivo. Aos 28 minutos, Chiquinho cobrou escanteio da esquerda e o zagueiro Tiago Garça venceu a disputa com a zaga potiguar para abrir o placar em Arapiraca. O gol fez o Santa acordar e sair mais para o jogo, mas sua missão foi dificultada pela expulsão do volante Romeu, que já havia recebido o cartão amarelo e interceptou a bola com a mão. Mesmo com um homem a menos, o time potiguar aproveitou cochilo da defesa do ASA e empatou a partida aos 33 minutos, com Maurício Pantera, que arrematou após cobrança de escanteio executada pelo lateral Fernandes. O atacante venceu o goleiro Gilson após escorar o cruzamento.
Tiago Garça em dia inspirado
O ASA voltou para o segundo tempo com a faca nos dentes. Léo Gamalho logo testou Marcelo Galvão com uma bomba e carimbou a trave, aos 6 minutos. A pressão continuou e, aos 10 minutos, Tiago Garça marcou seu segundo gol numa cobrança de falta executada com perfeição, acertando o ângulo esquerdo da trave. O Santa foi para o tudo ou nada e a partida ficou aberta em Arapiraca. Maurício Pantera desperdiçou uma boa oportunidade e, após tabela com Léo Gamalho, Didira também quase marcou para o ASA. Galvão fez uma bela defesa, salvando a equipe potiguar. Aos 41 minutos, o time alagoano quase ampliou com Chiquinho Baiano, que acertou um chute venenoso e viu a bola beijar o poste do Santa.
Nos minutos finais, a partida foi prejudicada pela chuva. Com o gramado encharcado, os times tiveram mais dificuldades para criar e o ASA garantiu a passagem para a próxima fase da competição nacional.
header as escalações 2 (Foto: arte esporte)
ASA - Gilson; Gabriel, Tiago Garça, Rafael Pedro e Chiquinho Baiano; Cal, Geovane (Rodrigo Dantas), Pedro Silva e Didira; Thallysson (Marcinho) e Léo Gamalho (Wanderson). Técnico: Moisés Lima.
SANTA CRUZ-RN - Marcello Galvão, Geovani, Romeu, Thiago; Fernandes, Leomir, Erivélton, Janeudo (Tiago Messias) e Luis Carlos; Alvinho e Maurício Pantera. Técnico: Roni Araújo.
Por Victor Mélo Arapiraca

ASSU X IPANGUAÇU, Duelo no Bom de Bola.

Depois de eliminarem respectivamente Santana do Matos e São Rafael na primeira fase da 1ª Copa Escolar de Futebol, "Garoto Bom de Bola". A competição que é promovida pelo Governo do Estado envolve garotos da rede escolar de ensino entre 12 a 14 anos. ASSU e Ipanguaçu estarão se enfrentando na segunda fase do mata-mata da competição; O primeiro jogo já acontece neste Sábado(27/04) às 15:00h. no Estádio Edgarzão, o segundo jogo será no dia 04/05 em Ipanguaçu no estádio Joacy Fonseca. Confira imagens das duas equipes.
 
Por: L. Filho

Escala de árbitros 13ª rodada Estadual do RN

Sorteio da 13ª rodada

A Comissão Estadual de Arbitragem De futebol do RN, sorteou agora a pouco os árbitros que vão trabalhar na rodada de número seis do Returno, 13ª da 2ª Fase do Estadual. Os árbitros da coluna dois foram os sorteados. Clique na imagem acima e confira os nomes.
Fonte: Blog do Trintade/FNF

FNF antecipa Potiguar x Corintians e altera horário da última rodada

José Vanildo, presidente da FNF, apresenta documento sobre concessão da Arena das Dunas (Foto: Jocaff Souza) 
José Vanildo publica resolução que define rodada
do dia 1º às 17h (Foto: Jocaff Souza)
A Federação Norte-rio-grandense de Futebol emitiu resolução na tarde desta quinta-feira e definiu mudanças na sequência do Campeonato Potiguar. A primeira mudança é referente ao jogo entre Potiguar de Mossoró e Corintians-RN. O confronto, antes marcado para domingno, será disputado neste sábado, às 17h, no Estádio Edgarzão, em Assú. Esta alteração é baseada em decisão do Tribunal de Justiça Desportiva, que puniu o Potiguar de Mossoró com a perda de um mando de campo. A resolução, assinada pelo presidente da FNF, José Vanildo, também define que todos os jogos da sétima rodada do returno, agendada para o dia 1º de maio, serão disputados às 17h. Antes, os confrontos estavam agendados para as 20h30. A antecipação foi realizada devido ao feriado do Dia do Trabalhador.
Por GLOBOESPORTE.COM Natal

Roberto Fernandes evita clima de 'já ganhou' e pede seriedade de sua equipe

O otimismo da torcida e a confiança em mais uma vitória nesta quinta-feira(25), diante do Ji-Paraná, no Estádio Nazarenão é grande. No entanto, a certeza de classificação para a segunda fase da Copa do Brasil fica apenas na arquibancada. O treinador Roberto Fernandes pediu cautela de sua equipe e seriedade, para que dentro das quatro linhas o América possa mostrar sua melhor qualidade técnica. Segundo o treinador rubro, a expectativa é que o Ji-Paraná venha para o Nazarenão em busca de atacar o América desde o primeiro minuto de partida. "Se o Ji-Paraná voltar para Rondônia desclassificado a cobrança não irá existir, até pelo que eles já estão fazendo na temporada. Agora, se o América sair de campo desclassificado será complicado, principalmente pelo momento que o América vive. Então é ter a confiança e respeitar o adversário, procurando colocar em campo o nosso futebol", disse à Rádio Globo Natal. O treinador tem mostrado tanto respeito aos adversários que durante toda a semana executou diversos trabalhos de cobrança de pênalti, acreditando que a classificação de sua equipe poderá ser definida nas penalidades máximas. "Trabalhamos sim, nós temos alguns atletas com um aproveitamento muito bom, outros com um aproveitamento razoável e outros que precisam melhorar, mas vamos torcer para que não precise chegar a esse ponto'', encerrou.

Reobe Rogers - Futebolpotiguar.com.br

Jogadores do Santa Cruz mostram confiança para 'decisão' na Copa do Brasil

Dos males o menor. O empate em casa, por 0 a 0, contra o ASA de Arapiraca em jogo válido pela estreia da Copa do Brasil pode ser considerado ruim, mas nem tanto. Nesta quinta-feira a equipe do Santa Cruz fará diante dos alagoanos a partida de volta, no Estádio Municipal Coaracy da Mata Fonseca e qualquer empate com gols classifica os potiguares, já que o clube não sofreu gol em seus domínios. Sabendo de sua importância no desafio de logo mais, o goleiro Marcello Galvão declara que se precisar de pênaltis, ele estará pronto. "Vamos trabalhar para tentar se classificar nos 90 minutos, mas caso a decisão vá para as penalidades precisaremos estar prontos'', disse. Destaque do Santa Cruz na temporada e um dos artilheiros da equipe, o atacante Alvinho(Foto) espera que tudo seja resolvido durante os 90 minutos, mas assim como Marcello Galvão, se diz pronto para cobrar as penalidades caso seja necessário. "O jogo é duro, mas estamos preparados e em condições de fazer um bom papel. Se for necessário pênaltis, também estarei pronto para bater'', declarou. Em caso de classificação, a equipe potiguar enfrentará na segunda fase outro clube nordestino, o Ceará, que na primeira fase já eliminou a equipe do Ceilândia/DF.

Com informações do 'Jornal De Fato'

Alecrim se prepara para clássico contra ABC

Com apenas seis pontos e ocupando a sexta posição, o Alecrim se apega às mínimas chances matemáticas para chegar à final do segundo turno Campeonato Potiguar. O Verdão tem que vencer os dois últimos jogos desta fase e torcer por uma combinação considerada improvável por muitos analistas, com tropeços de Assu, ABC, Baraúnas, Potiguar de Mossoró e América-RN. O foco da equipe alviverde agora é o ABC. O clássico está marcado para domingo, no Estádio Frasqueirão, em Natal, com início às 17h. A gente sabe que o jogo do domingo é muito difícil. O ABC precisa do resultado, assim como nós. Vamos procurar trabalhar bem até sábado para que possamos fazer um bom jogo no domingo. Só a vitória nos interessa para pensar ainda na classificação - afirmou o técnico do Alecrim, Wassil Mendes. O zagueiro Robson prega pela concentração da equipe no jogo contra o ABC, e confessa que a missão é difícil, justamente por depender de outros resultados. Quando você não depende apenas de você mesmo se torna difícil. Mas você tem que ter um certo controle para que não possa desviar o foco, esquecer o seu trabalho, e ficar pensando no outro lado - declarou Robson. O goleiro Danilo ressalta que o grupo alviverde não desistiu da classificação. Enquanto existir matematicamente alguma chance, nós vamos certamente correr atrás e nos apegar a ela até o último momento - lembrou. Uma das novidades para o clássico contra o ABC é o retorno do zagueiro Bruno Recife, que cumpriu suspensão na última rodada. O defensor também mantém a chama da esperança acesa. Nosso foco da semana é o jogo de domingo. Um resultado ruim já tira a gente de vez, mas um resultado bom bota a gente na briga direta. Temos esperança ainda e vamos lutar até o final - finalizou Bruno Recife.
Por GLOBOESPORTE.COM Natal 

Junior confirma estar bem melhor e espera ter sequência

O atacante Junior(Foto) vem mostrando a cada partida que está bem melhor fisicamente e tecnicamente. No domingo passado(21), ele entrou no clássico diante do América e deu trabalho a defesa americana, levando perigo ao gol adversário. O jogador diz estar bem e espera ter sequência. “Agora estou bem diferente daqueles primeiros jogos, em que foi bastante complicado para mim. Já estou bem fisicamente, tecnicamente e totalmente adaptado ao ABC e ao time. Torço para conseguir ter uma boa sequência, lógico, sempre respeitando meus companheiros, para que eu possa pegar ritmo e ajudar o ABC ainda mais”, destacou o atacante. Junior comenta que equipe vai bem preparada para o clássico contra o Alecrim. “Estamos nos preparando bem para que possamos chegar no domingo e fazer um bom jogo contra o Alecrim. Sabemos que precisamos de uma vitória para seguir com chances e vamos dar o nosso melhor para conquistar os três pontos.
Fonte: Site do ABC F. C.

Gileno Souto aceita desafio de organizar Jogos Escolares do RN


Gileno Souto assume coordenação da Codesp-RN (Foto: Arthur Barbalho) 
Professor Gileno Souto assume coordenação da
Codesp (Foto: Arthur Barbalho)
Após um longo período sem um gestor, a Coordenadoria de Desporto da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Codesp) confirmou na última terça-feira o novo responsável pela pasta. Será o professor Gileno Souto, que também é presidente da Federação Norte-rio-grandense de Desporto Escolar (FNDE). Ele terá a missão de organizar os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte (Jern's), principal evento esportivo do estado e uma das maiores do Brasil. Um dia após assumir a nova missão, Gileno já iniciou o planejamento para o calendário esportivo escolar de 2013. O gestor se diz preparado para recuperar o tempo perdido, já que a Codesp passou três meses sem um coordenador.  Ainda estamos tomando conhecimento do que foi ou não feito. Já fiz uma reunião com o setor de desporto escolar, e nós estamos formatando uma nova proposta de calendário, que será encaminhada para a secretária de Educação (Betânia Ramalho). Creio que o mais rápido possível estaremos divulgando o calendário definitivo para esta temporada - disse. Sobre os Jern's, evento que reúne atletas de todo o estado, Gileno diz que a expectativa é de divulgar o calendário até o próximo dia 15 de maio, prazo no qual também ele espera realizar a cerimônia do "Atleta Ouro 2012", tradicional premiação que envolve os melhores atletas de cada categoria disputada nos Jogos Escolares. No ano passado não foi possível fazer o Atleta Ouro, mas já estamos organizados para fazer a premiação de 2012 até o próximo dia 15 de maio. Na mesma data, vamos também fazer a divulgação do calendário dos Jern's para 2013, além do regulamento - destacou. Ainda de acordo com ele, outras competições organizadas pela Codesp, como os Jerninhos (versão dos Jern's para atletas até 11 anos de idade), além do Ceems (Campeonato das Escolas Estaduais e Municipais), também terão seus calendários divulgados durante a premiação.
Quem é Gileno Souto?
Gileno Souto Júnior é natural de São Paulo do Potengi, no Rio Grande do Norte. Conhecido por ser um dos grandes atletas do futsal do estado nas décadas de 1980 e 1990, o gestor também atua como treinador de futsal e preside a Federação Norte-rio-grandense de Desporto Escolar, função que deve acumular neste primeiro momento. Em 2012, foi o organizador local da 18ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares, em Natal.

Por GLOBOESPORTE.COM Natal

Em segundo julgamento em menos de dois dias, Potiguar é absolvido pelo TJD

Em seu segundo julgamento em menos de 24 horas, o Potiguar foi absolvido pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD) e não sofrerá nenhuma punição. O problema ocorreu devido a uma garrafa de plástico arremessada em campo por um torcedor Alvirrubro na vitória sobre o ASSU por 1 a 0, em partida válida pela terceira rodada do Segundo Turno. O departamento jurídico do Potiguar apresentou um Boletim de Ocorrência onde é identificado o infrator, fazendo com que os jurados isentassem a culpa do time mossoroense. O técnico Celso Teixeira(Foto), que foi expulso na mesma partida devido reclamações com a arbitragem, também foi julgado, mas não foi suspenso pelo TJD. O Potiguar terá que pagar R$ 900,00 reais para que Celso seja absolvido.
PERDA DE MANDO DE CAMPO
Os advogados do Potiguar devem entrar com um recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) nesta quinta-feira (25) solicitando que a decisão do TJD seja anulada e um novo julgamento seja marcado, desta vez no Rio de Janeiro. Caso a solicitação seja aceita, a decisão do TJD é anulada e o Potiguar poderá enfrentar o Corintians de Caicó no estádio Nogueirão, em Mossoró. A expectativa é que o resultado do pedido saia até a próxima sexta-feira (26).
Por Ramon Nobre

Copa do Brasil: Julgamento do Baraúnas no SJTD entra em pauta e acontece nesta quinta


O julgamento do Baraúnas no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) solicitando a vaga da Copa do Brasil deste ano, enfim, vai acontecer. No site do STJD já consta que o processo será julgado nesta quinta-feira, mesma data da partida de volta entre ASA de Arapiraca e Santa Cruz-RN, em Alagoas. No processo, o Baraúnas cobra o direito de participar da Copa do Brasil deste ano, alegando que conseguiu a vaga por critério técnico no Campeonato Estadual do ano passado.

Processo: 027/2013 

Mandado de Garantia– Impetrante: Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas (RN) – Impetrados: Sr. José Vanildo da Silva, Presidente da Federação Norte Riograndense de Futebol e Sr. Francisco Honório Filho, Presidente do TJD/RN .Auditor Relator: Dr. JOSÉ DE ARRUDA SILVEIRA FILHO, redistribuído: Dr. PAULO CÉSAR SALOMÃO FILHO.
Clique AQUI e confira no site do STJD que o processo do Baraúnas será julgado nesta quinta-feira.
Fonte: Ramon Nobre

América em busca da classificação


O América entra em campo hoje, para decidir seu futuro na Copa do Brasil. A partida, que está marcada para às 20h30, no estádio Nazarenão, vai ser contra a equipe do Ji-Paraná, de Rondônia. No primeiro jogo entre os dois times, o alvirrubro venceu por 1x0 e por isso, pode empatar que ainda se classifica para enfrentar o Atlético/PR na próxima fase da competição. Uma vitória da equipe rondoniense por 1x0, leva a partida para os pênaltis. Qualquer outro resultado, classifica a equipe vencedora. Para evitar qualquer surpresa, o técnico americano, Roberto Fernandes, afirmou que seu time não pode entrar relaxado.
Júnior SantosRoberto Fernandes cobrou atenção dos seus atletas na partida 
Roberto Fernandes cobrou atenção dos seus atletas na partida
“Essa Copa do Brasil está cheia de surpresas. O São Caetano/SP, uma das maiores folhas da série B, foi eliminado. A Portuguesa/SP também. Então, o que não podemos ter é relaxamento, em momento nenhum do jogo. Treinamos bem para conseguir a classificação nos 90 minutos, mas, se precisar dos pênaltis, também vamos estar preparados”, revelou Fernandes. O time que vai entrar em campo hoje deve ser o mesmo que iniciou o clássico contra o ABC. A única dúvida fica por conta de quem vai ocupar a lateral esquerda: se Netinho, que vem jogando improvisado no setor, ou Renatinho Potiguar. “Pela primeira vez, consegui repetir a equipe no dois últimos jogos e a tendência é de que isso se repita contra a equipe do Ji-Paraná. Mas, vamos analisar e ver o momento de cada jogador”, despistou o técnico americano. O Ji-Paraná tem apenas um desfalque para encarar o América, na noite de hoje. O lateral direito Dalvan, com uma lesão na coxa, sequer viajou para Natal, ficando em Rondônia, se tratando da lesão. Quem vai assumir a posição é o reserva Wítalo, já confirmado pelo técnico Luiz Otávio. “Estou feliz com a oportunidade e espero poder colaborar. Vou dar o máximo para ajudar o grupo a se classificar. Nossa equipe tem muita qualidade e o jogo vai ser definido nos mínimos detalhes, esperamos voltar com a vitória. Todos estão preparados fisicamente e psicologicamente”, garante o novo titular. No meio campo, o técnico da equipe rondoniense ainda tem uma dúvida: Vieria e Raul brigam por uma vaga entre os titulares. Mesmo em desvantagem, o treinador do Ji-Paraná se mostra confiante em conseguir reverter o placar. “Sabemos da responsabilidade de ir lá e pegar o América-RN que é uma equipe muito forte, mas vamos com cautela. Se a gente fizer 1 a 0 lá igualamos o placar e teremos mais tranquilidade”, disse.
Ficha Técnica
America: Dida; Norberto, Índio, Edson Rocha e Netinho (Renatinho); Ricardo Baiano, Daniel, Fabinho e Cascata; Índio Oliveira e Itamar. Técnico: Roberto Fernandes
Ji-Paraná: Diego; Wítalo, Julião, Cabeça e Jean Carlos; Douglas, Yuri, Vieira (Raul) e Leandro Montebeler; Rafael Pato e Sthanner. Técnico: Luiz Otávio
Estádio: Nazarenão
Horário: 20h30
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Albino Andrade Albert Júnior e Ricardo B. Chianca (ambos de PE)
Fonte: Tribuna do Norte

Hamilton faz acordo e deixa o ABC

O ABC acaba de sofrer mais um corte no elenco motivado pela baixa perspectiva de arrecadação do clube e a crise financeira. A diretoria alvinegra anunciou ontem a rescisão de contrato com o volante Hamilton. O atleta, vindo Sport Recife e que chegou a Natal como uma das maiores contratações para temporada, entrou em acordo com o presidente Rubens Guilherme, que trabalha no sentido de reduzir a folha de pagamento para não perder o controle das finanças e fazer com que as dívidas passem a ameaçar o patrimônio abecedista.
Júnior SantosHamilton demonstrou sinais de insatisfação com o atraso salarial e aceitou o acordo para sair 
Hamilton demonstrou sinais de insatisfação com
o atraso salarial e aceitou o acordo para sair

Rubens disse que o jogador é um bom caráter e que a decisão ocorreu de forma amigável, ressaltando, inclusive que as portas continuarão abertas para um retorno no futuro. Além disso, salientou que pela qualidade e o caráter que sempre demonstrou, Hamilton possui um mercado fácil no cenário nacional. As previsões para o futuro também não são das melhores. O dirigente que apostava no sucesso da negociação de um patrocínio com a Caixa Econômica Federal (CEF), apesar de todos os esforços realizados, não conseguiu chegar a um acordo e diante das circunstâncias não esconde que para série B, o time montado terá o tamanho que o torcedor definir. “Não temos novas fontes de arrecadação e não vamos cometer loucura. Para série B vamos projetar o tamanho e a qualidade do nosso elenco tomando como base apenas a adesão a campanha do sócio-torcedor. Se recuperarmos nosso antigo quadro, vai dar para fazer algumas contratações. Caso contrário, não seremos irresponsáveis com as nossas finanças”, ressaltou Rubens Guilherme. Apesar de elogiar a qualidade de Hamilton, o presidente abecedista acredita que o grupo vai conseguir superar a baixa, pois Leandro Santos, que entrou na vaga do ex-capitão do grupo no clássico contra o América, demonstrou qualidade suficiente para assumir a vaga de titular da posição. “Leandro Santos tem qualidade, quando o trouxemos já sabíamos disso. Um jogador que não tenha qualidade, dificilmente ficaria oito anos num clube como o Fortaleza, da mesma grandeza que o ABC e com a torcida exigente da mesma forma”, frisou Rubens. Livre de realizar o segundo jogo da Copa do Brasil, onde vai enfrentar o Sport Recife na próxima fase, o ABC volta a campo domingo para enfrentar o Alecrim, pelo Campeonato Estadual.
Fonte: Tribuna do Norte

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Ítalo Medeiros relata que ‘poderíamos ter sérios problemas’ se o Potiba fosse cancelado

Wilson Moreno
 
Ítalo Medeiros consultou responsáveis sobre
os riscos de cancelar o jogo
O episódio do domingo passado, quando o início do clássico entre Potiguar e Baraúnas teve atraso em duas horas e quinze minutos, foi explicado em súmula pelo árbitro da partida, Ítalo Medeiros de Azevedo, que justificou o motivo pelo qual decidiu esperar pela resolução do problema que impedia o começo do jogo. Pensando na situação do Estádio Nogueirão com muitos torcedores das duas equipes, ele relata que consultou um representante da Polícia Militar, que o avisou sobre os riscos caso o Potiba fosse cancelado. “Devido à quantidade de pessoas presentes no estádio, além de se tratar de partida onde envolvia os principais clubes da cidade, ou seja, era um clássico, onde geralmente há uma tensão entre as torcidas, indaguei o tenente Diomedes sobre os possíveis problemas de segurança pública que poderiam ocorrer caso a partida não fosse realizada. Ele disse-me que poderíamos ter sérios problemas”, escreveu Ítalo Medeiros no relatório. O árbitro continuou, dissertando: “Mas, em não havendo a partida, ia manter o planejamento de esvaziamento do estádio conforme o previsto em caso de empate, ou seja, os torcedores do Baraúnas sairiam primeiro, e tentaria, com o efetivo, controlar os torcedores na saída do estádio, especialmente nos entornos e ruas adjacentes”, prosseguiu. No relatório anexo à súmula, Ítalo Medeiros explica o que provocou o atraso da partida e fala em um Termo de Compromisso datado do dia 19 de abril, que estava assinado pelo presidente da Liga Desportiva Mossoroense, Augusto César; o presidente do Potiguar, Benjamim Machado; e pelo major Franklin Araújo de Souza, do 2º Subgrupamento de Bombeiros Militar. O documento esclarece que deveria ter sido contratada uma equipe de Brigada de Incêndio composta por nove pessoas, sendo oito brigadistas e um líder, além da necessidade de um caminhão-pipa com o armazenamento de 15 mil litros de água. A exigência por esse serviço foi feita porque o mandante, neste caso, o Potiguar, havia solicitado o aumento na capacidade do Estádio Nogueirão em 500 ingressos. No entanto, para que fosse cedido o pedido, o clube deveria ficar responsável pela contratação dos brigadistas com o equipamento mencionado. Como a diretoria do alvirrubro não cumpriu o acordo e somente na hora do clássico acionou a Brigada de Incêndio com o caminhão-pipa, o início da partida precisou ser atrasado em mais de duas horas. Mesmo assim, Ítalo Medeiros confirma que depois de vistoria, ainda estavam faltando dois brigadistas e o caminhão-pipa não atendia o mínino necessário para a segurança do jogo, e com isso cita que o Corpo de Bombeiros só autorizou o início da partida após conferir no borderô que apenas 2.660 torcedores estavam presentes ao Estádio Nogueirão - quantidade menor que a carga inicial oferecida, que era de 3.500 ingressos.
Fonte: Gazeta do Oeste

Nota da ACERN

Walfran, presidente da ACERN. Foto: MT

Colegas associados,
A Associação dos Cronistas Esportivos do Rio Grande do Norte – ACERN, vem a público esclarecer alguns pontos e externar veemente repúdio as recentes declarações “impertinentes e ofensivas” de pessoas alheias a crônica, à valorosa classe de radialistas e jornalistas esportivos do estado.
A nossa entidade está atenta a tais e futuras ações nefastas dessas pessoas. Esta forma de ação visa, tão somente, vaidades pessoais e interesses individuais, tentando jogar a classe contra tudo e todos. Porém, não vão conseguir êxito.
Denegrir a imagem desses profissionais de imprensa, é simplesmente, um verdadeiro absurdo. Esses cronistas tem um único propósito: elevar o nome do nosso futebol, com suas informações, narrativas, comentários e entrevistas vibrantes e empolgantes.
O campeonato brasileiro se aproxima, (sem querer menosprezar os Campeonatos Estaduais, que foram apontados, inclusive pelos críticos como sendo os melhores das últimas décadas), e não aceitaremos comentários, críticas destrutivas vazias, sem nexo e sem provas.
Se algum cronista que por ventura for acusado de “maracutaias, toqueiros e outros adjetivos indecorosos”, que tenham seus nomes revelados. Na nossa opinião será muito importante, pois providências serão tomadas, mesmo nesses casos, não ser da arcada competente da associação.
Walfran Valentim, presidente da ACERN

Federação promove Estadual de atletismo

Com a participação de alguns dos melhores atletas do Rio Grande do Norte na categoria adulta, a FNA - Federação Norte-rio-grandense de Atletismo - realizará neste sábado, 27, e domingo, 28, o Campeonato Estadual Caixa de Adultos, no Centro de Desportos Escolar Geração 2000, também chamado de CAIC de Lagoa Nova, com inicio às 14h. De acordo com a federação, a competição tem como finalidade a integração estadual, a difusão do atletismo, a verificação do desenvolvimento de seu estágio técnico nos diversos clubes da FNA, bem como selecionar e constituir a equipe estadual que representará o Estado no Norte-Nordeste da categoria. A participação é gratuita, no entanto, restrita aos atletas federados e com no mínimo 15 anos de idade. A inscrição deverá ser feita até as 14h desta quinta-feira, 25, através do endereço eletrônico niedja@fnatletismo.com.br. Os três primeiros classificados serão premiados com medalhas e as três primeiras equipes classificadas, com Troféu. Conforme a federação, dentre os atletas participantes, destaque para as atletas do Sesi, Jully Ferreira, campeã brasileira juvenil dos 3.000m com obstáculos; Elysle Albino, do Clube Carcará de Atletismo, bicampeã brasileira e recordista menor dos 5km marcha atlética; e Mayara Camila, do Clube Potiguar de Atletismo, campeã menor da Copa Brasil de Marcha Atlética. A competição é uma promoção e realização da FNA, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e da Caixa Econômica Federal.
Por Esporte Amador RN

Copa do Brasil: Ji-Paraná embarca rumo à Natal em clima de tranquilidade



Parte da viagem já foi cumprida – quase 400 km de ônibus -, agora, o Ji-Paraná segue de avião rumo à Natal, no Rio Grande do Norte. Antes do embarque, previsto para às 2h (desta quarta-feita), no aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira, em Porto Velho, o elenco jovem que representa Rondônia na Copa do Brasil falou com exclusividade ao GLOBOESPORTE.COM e não demonstrou cansaço. Pelo contrário, os jogadores estavam animados, afinal, entram em campo na quinta para o jogo da vida da maioria deles.
Ji-Paraná embarca rumo a Natal em clima de tranquilidade (Foto: Shara Alencar) 
Elenco e comissão técnica enfrentam 22h de viagem até Natal(RN)
(Foto: Shara Alencar)
O capitão Yuri e o meia Leandro Montebeler fazem parte de um pequeno grupo no elenco com mais experiências em partidas decisivas, mas nem por isso, o time se abate. Wítalo acaba de assumir a lateral direita e promete que a chance não será desperdiçada. Estou feliz com a oportunidade e espero poder colaborar. Vou dar o máximo para ajudar o grupo a se classificar. Nossa equipe tem muita qualidade e o jogo vai ser definido nos mínimos detalhes, esperamos voltar com a vitória. Todos estão preparados fisicamente e psicologicamente - garante o jogador. O técnico Tavinho, por sua vez, afirma que o time está pronto e sabe da responsabilidade. Sabemos da responsabilidade de ir lá e pegar o América-RN que é uma equipe muito forte, mas vamos com cautela. Se a gente fizer 1 a 0 lá igualamos o placar e teremos mais tranquilidade pra ter posse de bola e trabalhar dentro do campo do adversário. Tem que ter paciência e segurar no primeiro tempo e arriscar no segundo tempo. No primeiro confronto, o América-RN venceu por 1 a 0, no Biancão. A equipe rondoniense alcança a classificação se vencer por um gol de diferença, contanto que seja por 2 a 1, 3 a 2 ou 4 a 3, por exemplo. Se o Ji-Paraná devolver o placar de 1 a 0, a decisão da vaga será nos pênaltis. A partida será na quinta, às 20h30 (de Brasília), no Nazarenão, em Goianinha (RN).
Por Hugo Crippa e Shara Alencar Porto Velho

Fernandes quer América atento

Desconectado temporariamente do Campeonato Estadual, o América já voltou suas atenções para cima do Ji-Paraná, adversário que enfrenta amanhã às 20h30, no estádio Nazarenão, em confronto que irá definir qual dos clube irá encarar o Atlético/PR na segunda fase da Copa do Brasil. O treinador Roberto Fernandes não esconde que encara o compromisso como uma grande decisão, devido as péssimas campanhas realizada pelo alvirrubro em anos anteriores e ocasiões em que não passou da fase inicial. Com quase todos os jogadores a disposição, à exceção do volante Márcio Passos e do atacante Cléo, que segundo o médico Maeterlinck Rêgo tiveram lesões consideradas delicadas e de tratamento demorado e, por isso, estão fora da disputa do Estadual e também não poderão atuar nas fases iniciais da Copa do Brasil. A única dúvida é saber se o comandante americano dará preferência em atuar com Netinho na ala-esquerda, mantendo o atacante Índio Oliveira como companheiro de Itamar no ataque, ou se promove o retorno de Renatinho, passa Netinho para atuar como meia de armação e adianta Cascata para o ataque. A definição ocorrerá após o treino previsto para a tarde de hoje, que será realizado no estádio Nazarenão, a partir das 15 horas. Logo após os trabalhos a equipe vai se concentrar. “Essa primeira fase da Copa do Brasil está cheio de exemplos de surpresas, temos uma pequena vantagem, mas não tem nada definido ainda. A vitória fora foi um passo importante, porém temos de entrar em campo concentrado que é para não dar mole”, afirmou Roberto Fernandes.
Fonte: Tribuna do Norte