O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 2 de novembro de 2013

Rodrigo Silva iguala recorde no ABC

Com os dois gols que marcou hoje no clássico ABC 3x3 América, o atacante Rodrigo Silva(Foto) do ABC igualou o recorde de maior artilheiro do Alvinegro numa mesma Série B. O recorde pertencia a Róbson, que em 1999 marcou 13 gols. Agora, Rodrigo Silva soma 13 gols na atual Série B. Como ainda restam 05 jogos, certamente essa marca será superada.
Os maiores artilheiros do ABC numa Série B
1999 – Róbson com 13 gols
2013 – Rodrigo Silva com 13 gols
2012 – Adriano Pardal com 12 gols
2012 – Éderson com 12 gols
2011 – Leandrão com 11 gols
2011 – Cascata com 11 gols
2001 – Lima Sergipano com 11 gols
Fonte: Blog do Trindade

Técnico lamenta 'golzinho' no final, mas destaca bom futebol do Mecão

América-RN foi superior no segundo tempo, após as alterações feitas pelo treinador Leandro Sena. Time rubro fica cinco pontos longe do temido Z-4.

Após o empate por 3 a 3 com o ABC, o treinador do América-RN, Leandro Sena, lamentou o gol sofrido no final da partida, mas destacou o bom futebol apresentado pela equipe rubra. O time rubro vencia por 3 a 2 até os 44 minutos do segundo tempo, quando Edson deixou tudo igual no Estádio Frasqueirão, em Natal. Com o resultado, o Mecão atingiu os 40 pontos, cinco pontos longe da zona de rebaixamento da Série B do Campeonato Brasileiro.
Régis comemora primeiro gol do América-RN com técnico Leandro Sena (Foto: Augusto Gomes) 
Régis comemora primeiro gol do América-RN
com técnico Leandro Sena (Foto: Augusto Gomes)
A equipe entrou ciente do que tinha que fazer, mostrando um bom futebol. Criamos várias situações de gol, mas conseguimos apenas três. A gente conseguiu várias finalizações. Gostei da movimentação constante na frente - disse à Rádio Globo Natal. Leandro Sena também elogiou o atacante Adriano Pardal. O jogador entrou no intervalo do jogo, no lugar de Rodrigo Pimpão, e fez dois gols. O América-RN demonstrou uma superioridade, esteve à frente do ABC por duas vezes. Infelizmente, tomamos um golzinho de bola parada no fim da partida e isso atrapalhou para conseguirmos os três pontos fora de casa. O Pardal entrou bem, conseguiu fazer dois gols que ajudaram a equipe. Agora temos que trabalhar para conseguir os três pontos diante da Chapecoense na próxima partida - declarou. O Mecão já entra em campo novamente na próxima terça-feira. A equipe enfrenta a vice-líder Chapeconese, às 21h (horário de Brasília), na Arena Condá, em Santa Catarina.
Por Natal 

Treinador 'se contenta' com empate em clássico com América-RN

De acordo com Roberto Fernandes, o América-RN foi melhor, mas o ABC foi contemplado com o gol nos últimos minutos da partida deste sábado.

Roberto Fernandes, técnico do ABC (coletiva) (Foto: Jocaff Souza)
Roberto Fernandes analisa empate por 3 a 3 no clássico
com América-RN (Foto: Jocaff Souza)
O técnico Roberto Fernandes se mostrou conformado com o empate por 3 a 3 com o América-RN, neste sábado, em jogo válido pela 33ª rodada da Série B do Brasileirão. Para o treinador, mesmo tendo feito um bom primeiro tempo, o Mais Querido aceitou a pressão do time alvirrubro no segundo tempo da partida. Com o resultado, o alvinegro segue na 16ª posição, agora com 36 pontos, um a mais que Atlético-GO e Paysandu, que estão na zona de rebaixamento. Viramos o primeiro tempo vencendo o jogo, mas na segunda etapa começamos aceitando a pressão do América-RN. Então podemos considerar um bom resultado. Temos muita coisa para analisar, principalmente internamente. Alguns jogadores vêm tendo problemas na parte clínica e isso atrapalha. O ritmo de jogo do América-RN foi maior. Eles foram merecedores da virada e nós fomos contemplados por esse empate - disse o técnico em entrevista à Rádio Globo Natal. De acordo com o treinador, a melhor situação do América-RN na tabela de classificação permitiu que o time entrasse em campo mais solto que o ABC. De acordo com RF, o fato de vários jogadores do Mais Querido terem passado no departamento médico nos últimos tempos atrapalharam o alvinegro no clássico deste sábado no Frasqueirão. Futebol é imposição. Nós voltamos com a mesma postura. O diferencial foi que o América-RN está numa condição melhor. Se você pegar o time do América-RN que iniciou o jogo e o nosso e analisar o que eles treinaram nos últimos dias, verá que o América-RN treinou muito mais. O time deles se impôs muito mais que o nosso, principalmente no segundo tempo - declarou.
Luta para permanecer
Para o restante do campeonato, o ABC ainda terá três partidas no Frasqueirão, além de outras duas fora de casa. De acordo com ele, o time tem que fazer valer o mando de campo nos jogos que restam dentro de casa. Temos que vencer os três jogos em casa. Não podemos nos apegar às seis vitórias consecutivas, nem nos apegar aos quatro jogos sem vencer. Temos um jogo difícil contra o Icasa e vencer os três jogos em casa. Agora é trabalhar forte e garantir dentro do Frasqueirão a permanência na Série B - finalizou. O ABC volta a jogar no próximo sábado, diante do Icasa, novamente no Frasqueirão, a partir das 17h20 (horário de Brasília), pela 34ª da Série B.
Por Natal 

Tudo igual no Clássico do RN

ABC e América-RN empataram por 3 a 3 no clássico potiguar deste sábado, pela 33ª rodada da Série B. A partida aconteceu no Estádio Frasqueirão, em Natal, e teve duas viradas de placar. Régis e Adriano Pardal (2) marcaram os gols do alvirrubro, enquanto Rodrigo Silva (2) e Edson fizeram para os donos da casa. Com o resultado, o Mais Querido se manteve na 16ª colocação da tabela, agora com 36 pontos, e o Mecão subiu para o 13º lugar, com 40. O América-RN volta a campo na terça-feira, quando enfrenta a vice-líder Chapecoense na Arená Condá, em Chapecó, às 21h (horário de Brasília). Já o ABC só entra em campo novamente no próximo sábado, quando recebe o quarto colocado Icasa no Estádio Frasqueirão, às 17h20, também no horário brasileiro de verão. As duas partidas são válidas pela 34ª rodada da Série B.
ABC e América-RN empataram por 3 a 3 no clássico potiguar (Foto: Augusto Gomes) 
ABC e América-RN empataram por 3 a 3 no clássico potiguar
(Foto: Augusto Gomes)
Virada alvinegra
O 499º Clássico Rei oficial do futebol potiguar começou eletrizante. Empurrado pela torcida, o ABC procurou pressionar o América assim que a bola rolou. E conseguiu. No primeiro ataque do alvinegro, Rodrigo Silva ajeitou e Gilmar soltou a bomba por cima do gol de Andrey. No minuto seguinte, porém, Max quase abriu o placar para o Mecão: o camisa 9 americano recebeu cara a cara com Wilson Júnior, mas acabou chutando para fora. O lance "acordou" o time alvirrubro, que passou a chegar com mais frequência ao ataque. Tanto que Régis abriu o placar aos logo 11 minutos. Max não conseguiu dominar a bola lançada da direita e o meia aproveitou a sobra para invadir a área e tocar na saída de Wilson Júnior. A partir daí o jogo esfriou um pouco, e só voltou a ter emoção aos 30 minutos, quando Gilmar recebeu na direita mandou na rede do América, mas pelo lado de fora. O gol de empate do Mais Querido veio logo em seguida, mais uma vez com participação de Gilmar. O atacante recebeu na entrada da área e não foi fominha, rolando para Rodrigo Silva só encostar. A pressão alvinegra aumentou ainda mais, e não demorou até sair a virada. Gilmar mostrou que, mesmo aos 42 minutos, não estava cansado e arrancou em alta velocidade pela direita. Ele cruzou para o meio da área e o oportunista Rodrigo Silva fez mais um.
Empate no finzinho
O América-RN voltou do intervalo mais "ligado" que o adversário, e quase empatou o jogo aos quatro minutos do segundo tempo, em um chutaço de fora da área do volante Márcio Passos. Aos nove, Max perdeu uma chance incrível, digna do "Inacreditável FC". Zé Antônio soltou a bomba em cobrança de falta, Wilson Júnior deu rebote e o centroavante alvirrubro chutou por cima. Bola na rede mesmo só aos 19 minutos, quando Adriano Pardal aproveitou o cruzamento de Cascata e fez de cabeça. Cinco minutos depois, novamente Pardal virou para o Mecão. Max recebeu de Régis e arriscou o chute, a defesa tentou afastar e entregou nos pés do atacante americano, que só teve o trabalho de mandar para o gol. O ABC ainda conseguiu empatar aos 44 minutos da etapa final, com o volante Edson, em lance de cabeça.
FICHA TÉCNICA
ABC 3 X 3 AMÉRICA-RN
Local: Estádio do Frasqueirão, em Natal (RN) Data: 2 de novembro de 2013, sábado
Horário: 17h20 (de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (SP)
Assistentes: Márcio Eustáquio S. Santiago (MG) e Luiz Cláudio Regazone (RJ)
Cartões amarelos: Bileu, Flávio Boaventura e Giovanni Augusto (ABC); Fabinho, Cascata, Wanderson, Andrey e Márcio Passos (América-RN)
Gols:  ABC: Rodrigo Silva, aos 31 minutos e aos 42 minutos do primeiro tempo, e Edson, aos 44 do segundo tempo
AMÉRICA-RN: Régis, aos 11 minutos do primeiro tempo, e Adriano Pardal, aos 19 minutos e aos 24 minutos do segundo tempo
ABC: Wilson Júnior; Somália(Erick Flores), Lino, Flávio Boaventura e Wesley Bigú; Edson, Bileu, Júnior Timbó e Giovanni Augusto(Maurinho); Gilmar(Pingo) e Rodrigo Silva. Técnico: Roberto Fernandes
AMÉRICA-RN: Andrey; Norberto, Cléber, Zé Antônio e Wanderson; Márcio Passos(Cascata), Coutinho, Fabinho e Régis(Adílson Goiano); Rodrigo Pimpão(Adriano Pardal) e Max. Técnico: Leandro Sena
Por Globoesporte.com

Baraúnas disponibiliza ônibus gratuito para a Toca do Leão

Torcida do Baraúnas tem oportunidade de comparecer em peso

O torcedor do Baraúnas não terá motivos para deixar de comparecer a eleição presidencial que acontece neste domingo (3). A diretoria está disponibilizando um ônibus gratuito, para transportar o torcedor ao evento na Toca do Leão. O ônibus vai fazer o trajeto Teatro Dix-Huit Rosado – Toca do Leão a partir das 10h. A intenção é fazer com que o torcedor mais simples, que não possua transporte, possa comparecer ao evento que marca o início da gestão das leoas Izabel Montenegro e Josirene Ribeiro a frente do clube. “O ônibus vai fazer quantas viagens forem necessárias. Queremos uma presença maciça do torcedor. Vamos estar disponíveis para conversar, ouvir opiniões e apresentar nosso projeto para o ano de 2014”, declarou Izabel Montenegro. O evento eleitoral vai contar com feijoada e a atração da banda Infla 6 para animar o torcedor tricolor.
Por Carlos Junior

'Homens de confiança', auxiliares técnicos falam sobre o Clássico Rei

Roberto Fernandes, técnico do ABC e os auxiliares técnicos Luiz Müller e Zé do Carmo (Foto: Arthur Barbalho)
Roberto Fernandes conversa com os auxiliares Luiz Müller
e Zé do Carmo (Foto: Arthur Barbalho)


O jogo entre ABC e América-RN deste sábado reserva situações especiais para mais um Clássico Rei, como o reencontro de Leandro Sena e Roberto Fernandes e o duelo entre os artilheiros Max e Rodrigo Silva. Além desses personagens, quatro profissionais figuram como “homens de confiança” dos treinadores, exercendo o papel de auxiliares técnicos. Do lado do Mais Querido, Zé do Carmo e Luiz Müller são a "sombra" de Roberto Fernandes. Cabe a eles a responsabilidade de observar o que acontece dentro e fora de campo e dar uma percepção diferente daquela feita pelo treinador. A parceria, de longa data, vem dando frutos. Após a chegada do trio, o ABC emendou uma sequência de seis vitórias na Série B do Campeonato Brasileiro. Zé do Carmo disse que a parceria começou em 2007, em Pernambuco, quando os dois trabalharam no Náutico e livraram o “Timbú” do rebaixamento. Comecei a trabalhar com Roberto em 2007 quando eu era coordenador técnico do Náutico. Roberto chegou para nos ajudar a sair da zona do rebaixamento, fato que nós conseguimos. Em 2010, passei a trabalhar como auxiliar dele, também no Náutico - lembra. Já para o outro assistente, Luiz Müller, a parceria e, sobretudo, a amizade, é ainda mais antiga. Os dois já percorreram vários clubes do futebol brasileiro, como Anapolina, Vila Nova, Santo André, Brasiliense, Náutico e Atlético-PR, mas deram um tempo em 2010, quando Müller assumiu o comando técnico do Fortaleza. Com a ida de Roberto Fernandes para o ABC, o treinador pôde, enfim, reunir seus dois fieis escudeiros na tarefa de tirar o Mais Querido da zona de rebaixamento. Já do lado do Mecão, Moura e Severo Júnior fazem um trabalho de “cães de guarda”, cercando Leandro Sena com todas as informações e observações sobre o rendimentos dos jogadores da casa e, principalmente, dos adversários.
Leandro Sena, técnico do América-RN e seus auxiliares, Severo Júnior e Moura (Foto: Jocaff Souza) 
Leandro Sena comanda o América-RN com o auxílio
de Severo Júnior e Moura (Foto: Jocaff Souza)
Mais experiente do trio, Moura, ex-jogador do América e integrante do time campeão da Copa do Nordeste, em 1998, sabe que uma boa conversa pode ajudar nas decisões em campo. Para o auxiliar, que também acumula o cargo de diretor de futebol do clube, a linguagem do boleiro é transmitida com mais facilidade quando se tem essa aproximação com os jogadores. É importantíssimo esse trabalho do auxiliar. Estamos, tanto eu quanto o Severo Júnior, nesse suporte técnico, sempre trocando ideias, batendo um papo, procurando aquela melhor formação e também para fazer aquela leitura do jogo. Leandro Sena está começando a carreira e vem se mostrando um excelente treinador e está provando isso com os resultados. Por isso trabalhamos em conjunto para observar situações que de repente, em campo, o treinador não consiga enxergar. É importante ter um treinador que consiga ter a mesma linguagem do time - explica Moura. O mais “novo” dos três, mas com um experiência adquirida ao longo de sete anos vestindo a camisa alvirrubra, Severo Júnior está no América desde os tempos em que era jogador das categorias de base do clube. Hoje, atua como auxiliar técnico e disse que já perdeu as contas de quantos clássicos já disputou. Eu já perdi as contas de quantos clássicos contra o rival eu já disputei. Desde as categorias de base, quando era atleta, depois na figura de treinador da categoria de base e agora como auxiliar, faz mais de 30 clássicos - conta. Luiz Müller avalia que as características do trio alvinegro são muito diferentes, mas quando são colocadas em conjunto, tem contribuído para a melhoria do ABC, dando motivação aos jogadores. Cada um tem sua parcela. O Roberto é mais motivacional, é um cara que consegue colocar o grupo para cima. Já o Zé tem um excelente convívio com os atletas, isso ajuda no equilíbrio o grupo. Eu trabalho mais a parte tática. Esse trabalho é um complemento. No futebol, se você não estiver ligado você acaba perdendo um jogo e ter uma comissão grande ajuda muito destaca. Zé do Carmo também atuou com Roberto Fernandes no ex-clube, o América. Agora em lado oposto, o auxiliar pretende usar o conhecimento que tem dos jogadores alvirrubros para vencer o adversário. Conhecendo as características dos jogadores, ajuda bastante o nosso trabalho. Muitos dos nossos atletas já atuaram com alguns atletas do América. Mas clássico é diferente. Quem melhor encarar a partida como a mais importante vai levar vantagem - ressalta o auxiliar. Do lado americano, Moura atua como a “segunda voz” de Leandro Sena, mas sem esquecer um instrumento especial: a prancheta. O auxiliar faz várias anotações e discute com o treinador a melhor forma de montar o time em campo.
Dividimos o nosso trabalho de uma forma racional. No campo, trabalho junto com Sena, enquanto que Severo fica nas arquibancadas ou em uma parte superior do estádio, fazendo anotações e observações sobre o jogo. Durante o decorrer do jogo, eu fico sempre ao lado de Sena e uso uma prancheta para destacar algum posicionamento de um atleta e observando alguns lances em que ele esteja focado em outra parte do campo - conta Moura. Como a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) proibiu a utilização de rádios transmissores durante os jogos, Severo é o responsável em observar o posicionamento do time adversário e repassar ao técnico alvirrubro. Hoje em dia, cortou-se a utilização do ponto eletrônico e por isso fico responsável por anotar os detalhes, como alguma bola parada, uma situação que não está sendo executada pela nossa equipe ou que a equipe adversária tenha tido uma movimentação diferente.
Por Natal 

LAD - Competição Sênior 2013 - Tabela

Fonte: LAD

Não foi por acaso

A escolha do nome de Izabel Montenegro para presidente do Baraúnas foi estratégica. Pessoa articulada e bem posicionada na sociedade, Izabel é política e tem suas pretensões. E que mal há nisso? Trabalhando, que atinja seus objetivos. Alguém pode perguntar: Devido seu currículo, ainda em branco no futebol, ela deveria ter começado por outro posto? Até poderia, mas a escolha também foi pertinente. O Baraúnas precisava de alguém com representatividade, capaz de abrir portas, captar recursos e falar à altura com qualquer setor, sem andar com pires na mão. Encontrou. Ela já mostrou que, pelo menos, tem o poder de agregar. Tanto que manteve ao seu lado os ex-presidentes João Dehon e Eudes Fernandes, que serão seus principais assessores, não tenho dúvidas. Se souber filtrar as companhias e os conselhos que chegarão, tem tudo para marcar seu nome. E ela já demonstrou que assimila rápido as particularidades do meio e, pelo perfil político, tem tudo para saber lhe dar com as situações. Francamente, me surpreenderia se Izabel topasse “bater esteira” para outro nome qualquer. E ainda dizem que o Baraúnas não tem sorte.
Por Fábio Oliveira

Diretoria do Potiguar anuncia mais dois reforços para 2014

Leonardo Silva/Jornal da Paraíba
Tiago Granja foi campeão da Copa do Nordeste
pelo Campinense
Como já vinha sendo esperado, a diretoria do Potiguar de Mossoró anunciou a contratação de mais dois jogadores para a próxima temporada, quando o clube disputa a Copa do Nordeste, Campeonato Estadual e Copa do Brasil. O volante Rogério, que estava por último no Santo André-SP, além do lateral direito Tiago Granja, campeão da Copa do Nordeste pelo Campinense, assinaram contrato com o Alvirrubro e irão integrar o elenco a partir do dia 20 de novembro, quando se inicia a pré-temporada. O volante Rogério, de 27 anos, é formado nas bases do Fortaleza-CE e já atuou pelo ABC no ano de 2009. Tiago Granja, também cearense e de 27 anos, conquistou além do título da Copa do Nordeste pelo Campinense, a Série D pelo Guarany-CE, em 2010. Com o anúncio dos dois jogadores, o número de atletas profissionais no elenco do Potiguar subiu para 22: Ramon, Roberto e Alan (goleiros); George (lateral-esquerdo), Thiago Granja e Atila (laterais direito); Genilson, Ivson, Weverson, Hugo e Paulo Paraíba (zagueiros); Lima, Magno, Rogério, Alexandre e Fidélis (volantes); Erivélton, Giovanni e Rayllan (meias); Vavá Cearense, Fabinho Cambalhota e Índio (atacantes). Destes 22 jogadores, ainda restam à assinatura de quatro atletas: Rayllan, Erivelton, Atila e Índio.

FICHA TÉCNICA
TIAGO GRANJA
Nome: Tiago Vantembergh de Moura(Tiago Granja)
Data de Nascimento: 21 de julho de 1986
Natural: Granja CE - Altura: 172cm
Clubes: Guarany de SobralCE, HorizonteCE, Bahia de FeiraBA, FortalezaCE, CampinensePB, IcasaCE.

ROGÉRIO
Nome: Rogério Antônio Siqueira dos Santos
Data de Nascimento: 09 de maio de 1986
Idade: 27 anos
Altura: 175cm
Natural: Fortaleza CE
Clubes: FortalezaCE, ABCRN, Guarany de SobralCE, Bahia de FeiraBA, Santo AndréSP

Diretoria do Potiguar acerta com a Garra Team
O Potiguar terá um novo fornecedor esportivo no ano de 2014. A Garra Team substitui a Siker e irá estampar a sua marca no uniforme do Alvirrubro na Copa do Nordeste e Copa do Brasil do ano que vem. O contrato tem início em dezembro deste ano e segue até o final do ano de 2015. O patrocínio foi fruto da parceria do Potiguar com a empresa de marketing esportivo, 10Sports. O presidente do Potiguar, Jorge do Rosário, comemorou o acerto com o novo parceiro do clube. "O Potiguar está muito feliz em fechar com uma empresa que vem inovando no mercado. A Garra mostrou uma boa proposta e decidimos por usar a sua marca. A torcida do Potiguar vai gostar muito das novidades que estão vindo. A empresa nos mostrou um bom projeto e com certeza vai cair no gosto da torcida", disse ao Site Oficial do Clube. Jorge se mostrou satisfeito com as ações que estão sendo tomadas pela 10Sports. "Estou muito satisfeito pelas ações que a 10Sports vem realizado em nosso marketing. Estamos caminhando forte rumo à profissionalização do setor. É uma empresa que já realizou grandes ações em clubes como ABC e Náutico PE, e com certeza vai ser fundamental para o Potiguar", concluiu. Alan Oliveira, presidente da 10Sports afirmou que este é apenas o primeiro de muitos parceiros do Potiguar. "Foi o primeiro de muitos parceiros que pretendemos levar para o potiguar. A empresa viu o momento do clube, a força da nossa torcida e vem muitas novidades por aí com ações com o fornecedor, entre elas novos designers e o terceiro uniforme", falou Alan. Com o novo fornecedor de materiais esportivos, a diretoria do Potiguar terá direito de receber certa porcentagem do que for vendido ao seu torcedor, o que não acontecia anteriormente.
Fonte: Gazeta do Oeste

Começou a 1ª Copa Jaime Batista de Futsal em Angicos

Foto por Assessoria: Divulgação
No dia de ontem sexta-feira(01/11), o deputado Felipe Maia esteve no município de Angicos para acompanhar a cerimônia de abertura da 1ª Copa Jaime Batista de Futsal Masculino Adulto. O evento ocorreu no ginásio polidesportivo Francisco Soares Filho e contou com a participação do prefeito da cidade, Júnior Batista, secretários, vereadores, familiares e amigos do ex-prefeito Jaime Batista. Na programação da solenidade foi apresentado um vídeo em homenagem a Jaime Batista que foi chefe do Executivo Municipal por duas vezes e faleceu em 2009 enquanto exercia seu segundo mandato. A Copa de Futsal se encerra no dia 16 deste mês. Ao todo, doze times disputam o torneio, sendo duas equipes de Angicos e as demais de municípios adjacentes. O jogo de abertura ocorreu nesta sexta-feira entre o Sacolão de Angicos e a Seleção de Lajes. Para Felipe Maia, é feito um justo reconhecimento ao grande líder político Jaime Batista. “Jaime Batista, agripinista histórico, é referência na cidade de Angicos. Como incentivador do esporte merece ser lembrado nesta iniciativa”, comentou o parlamentar.  
Assessoria de Imprensa

ABC e América-RN fazem clássico de olho na permanência na Série B


ABC e América-RN fazem neste sábado o 499º clássico oficial de suas histórias. Em campo, muita rivalidade e algumas coincidências. Uma deles é a luta contra o rebaixamento para a Série C. O Mais Querido tem 35 pontos na tabela e o Mecão possui 39, e uma vitória sobre o maior rival significa para os clubes um passo importante rumo ao objetivo da permanência. O confronto começa às 17h20m (horário de Brasília), no Estádio Frasqueirão, em Natal, e é válido pela 33ª rodada da Série B.
Roberto Fernandes, técnico do ABC, Leandro Sena, técnico do América-RN (Foto: Editoria de Arte) 
Roberto Fernandes, agora do ABC, reencontra o ex-auxiliar
Leandro Sena no clássico (Foto: Editoria de Arte)
Do lado alvinegro, nada de mistério. Confiante no resultado positivo, o técnico Roberto Fernandes divulgou antecipadamente o time que escolheu para enfrentar a equipe que ele mesmo dirigiu por mais de um ano. A única baixa é o volante e capitão Daniel Paulista. O artilheiro Rodrigo Silva, que já soma 27 gols na temporada, é a principal arma do ataque. O jogo é uma decisão para os dois clubes. Em caso de derrota do América, eles ficam com os mesmos 39 pontos, só tendo mais dois jogos em casa. Mas a responsabilidade maior é nossa, por estarmos quatro pontos atrás deles - falou Roberto. Já no Alvirrubro, segredo e indefinição. O treinador Leandro Sena, que foi auxiliar de Fernandes até bem pouco tempo, no próprio América, testou diversas formações ao longo da semana e não confirmou os 11 titulares. Ainda não se sabe se o América entrará em campo com três volantes ou dois homens de criação no meio-campo. O zagueiro Edson Rocha e o volante Fabinho, suspensos, são os desfalques. Eu tenho 80% do time definido. Tenho algumas observações a fazer, mas já tenho o time na minha cabeça. Temos um grupo forte e jogadores que podem suprir as ausências de Fabinho e Edson Rocha - comentou Sena. Wilson Luiz Seneme, de São Paulo, é o árbitro principal da partida. Márcio Eustáquio Santiago, de Minas Gerais, e Luiz Cláudio Regazone, do Rio de Janeiro, serão os assistentes. O PremiereFC 4 exibe o jogo, que será acompanhado pelo GLOBOESPORTE.COM em Tempo Real.
Escalações

ABC: Sem contar com o volante Daniel Paulista, o técnico Roberto Fernandes vai escalar Bileu no meio-campo do alvinegro. Outra novidade é o retorno do zagueiro Flávio Boaventura, que ficou fora da equipe nas duas últimas rodadas. O restante do time será igual ao que venceu seis partidas seguidas nesta Série B, com Wilson Júnior; Somália, Flávio Boaventura, Lino e Wesley Bigu; Edson, Bileu, Giovanni Augusto e Júnior Timbó; Gilmar e Rodrigo Silva.
América-RN: O Mecão testou algumas formações durante a semana, mas deve adotar o esquema com três volantes e apenas um homem de criação no meio. Cascata, que chegou a treinar entre os titulares, deve ser opção no banco de reservas. O Alvirrubro entra em campo com Andrey; Norberto, Cléber, Edvânio e Wanderson; Márcio Passos, Coutinho, Adílson Goiano (Cascata) e Régis; Rodrigo Pimpão e Max.
Por Natal

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Ronny Markes se prepara para enfrentar cubano pelo UFC Fight Night 31

O lutador potiguar Ronny Markes volta ao octógono na próxima quarta-feira (6) em luta contra o cubano Yoel Romero pelo UFC Fight Night 31, nos Estados Unidos. Depois de três vitórias seguidas, o peso médio afirma está ajustando os últimos detalhes para a disputa  e que espera fazer sua grande exibição. “Na minha carreira eu conquistei várias vitórias por nocaute ou finalização, mas desde que estreei no UFC, tenho tido alguns problemas que acabaram prejudicando o meu melhor desempenho. Na próxima luta, quero fazer uma grande exibição e mostrar do que sou capaz”, afirmou o potiguar.
Divulgação /UFCLuta acontece na próxima quarta-feira, nos Estados Unidos 
Luta acontece na próxima quarta-feira, nos Estados Unidos
O adversário, Yoel Romero, venceu todas as seis lutas profissionais que disputou no MMA. O histórico, porém, não assusta o brasileiro. “Lutador tem que pensar sempre em enfrentar os melhores. Não posso pensar diferente. Quero lutar contra pessoas bem ranqueadas. Já enfrentei também outros bons lutadores, tanto na trocação, quanto no wrestling, e surpreendi, conseguindo a vitória”, afirmou Ronny Markes. O potiguar, no entanto, explicou que ainda elabora a estratégia para a luta. De qualquer forma, antecipou que está preparado para tudo. “Não tenho medo de adversário e acho que iremos traçar uma estratégia muito boa para conquistar essa vitória. Fiz uma preparação excelente tanto no Rio de Janeiro, na Nova União, quanto em Natal, na Kimura, e não poderia estar mais motivado. Estou preparado para tudo”, acrescentou Markes.
Fonte: Tribuna do Norte

Cotado para voltar ao Baraúnas, Wassil revela: ‘Se for bom para mim e o clube, eu vou’

Alcivan Costa
Wassil está insatisfeito com situação financeira
do Alecrim e pode voltar ao Baraúnas
Sem ter muito tempo a perder, a diretoria do Baraúnas espera definir o novo técnico do clube o mais rápido possível. Três nomes estão em pauta: Wassil Mendes, Celso Teixeira e um técnico do futebol cearense, de nome não revelado. O primeiro profissional é o que mais agrada a diretoria. Wassil Mendes, que alcançou o acesso com o Baraúnas no ano de 2012 para a Série C do Campeonato Brasileiro, está insatisfeito com a situação financeira do Alecrim, seu atual clube, e aguarda um contato da diretoria do Baraúnas, para quem sabe acertar a o seu regresso a Mossoró. Em contato com a reportagem, Wassil explicou que possui um compromisso verbal com o Alecrim para o Campeonato Estadual de 2014, porém, afirmou que não possui contrato e que, portanto, a sua volta ao Baraúnas não está descartada. “Descartado não está. Eu estou no Alecrim ainda. Tenho compromisso com o Alecrim até a Copa Ecohouse e o Estadual (do próximo ano), mas depois do Estadual (deste ano) eu não fiz contrato. Eu tenho o compromisso, mas não tenho contrato. Se for uma coisa interessante para o Baraúnas e pra mim, eu vou”, disse. Wassil afirmou que está sem receber salário há 45 dias e frisou que a situação financeira do Alecrim pode pesar para a sua saída, o que coloca o Baraúnas com chances de contratá-lo. “A situação aqui está complicada, meio difícil, atrasaram um mês e meio, aí estamos aguardando. Se eles me ligarem e tiverem um acerto em termo financeiro, peço um tempo pra conversar com o Alecrim”, falou. O diretor de futebol do Baraúnas, Riomar Mendes, explicou que uma reunião deve acontecer para selar o nome do novo técnico. Ele não escondeu que o favorito para assumir o cargo é Wassil, apesar da concorrência do suposto treinador do futebol cearense. “Os nomes que apareceram agora foi Wassil Mendes, Celso Teixeira e tem um do futebol cearense que nunca trabalhou aqui. João Dehon vai tentar falar com Wassil que é o nome mais forte, dentro da nossa realidade”, revelou. Izabel Montenegro, que será oficializada como presidente do Baraúnas no próximo domingo, 3, não revelou o nome do técnico favorito para o clube, mas ressaltou que a prioridade no momento é definir o nome do profissional o mais rápido possível. “A gente quer essa semana definir o técnico para que ele ajude a montar o time. A prioridade primeiro é o técnico. Depois formar o plantel. A gente prefere não dizer qualquer nome porque primeiro a gente tem que analisar”, disse.
Fonte: Gazeta do Oeste

ABC e América-RN mostram muitas diferenças em relação ao 1º turno


No próximo sábado, ABC e América-RN farão o 499º jogo oficial da história do Clássico Rei. No último confronto, válido pela 14ª rodada da Série B do Brasileirão, o confronto terminou empatado em 0 a 0, num jogo que alvinegros e alvirrubros querem esquecer, tanto pelo resultado, quanto pela situação que ambos enfrentavam na competição.
Renatinho Potiguar, do América-RN, observa a conversa entre Roberto Fernandes e Erick Flores, do ABC (Foto: Jocaff Souza) 
No primeiro turno, Roberto Fernandes estreou no ABC,
que tinha Erick Flores como titular; Renatinho Potiguar já deixou o
América-RN, que agora é comandado por Leandro Sena(Foto: Jocaff Souza)
O clássico do primeiro turno foi disputado no dia 10 de agosto, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, onde o Mecão mandava seus jogos. Foi um jogo tenso. América e ABC ocupavam as duas últimas posições na tabela de classificação, e o empate acabou sendo ruim para ambos. Do lado rubro, o técnico Argel Fucks fazia sua estreia no clássico local. Já do lado do ABC, outro estreante também chamava a atenção: Roberto Fernandes fazia sua estreia no alvinegro, apenas 20 dias após ser dispensado do arquirrival América. No ABC, o time que jogou o primeiro turno passou por uma grande reformulação, conduzida em grande parte pelo novo comandante, que segue no clube até hoje. Apenas quatro que jogaram no Barretão devem ser titulares neste sábado: Flávio Boaventura, Lino, Edson e Bileu. Os "novatos" serão Wilson Júnior, Somália, Wesley Bigu, Júnior Timbó, Giovanni Augusto, Gilmar e Rodrigo Silva. O alvinegro jogou com Lopes, Thiaguinho (Pingo), Flávio Boaventura, Lino e Guto; Bileu, Leandro Santos (Jean Carioca), Edson, Erick Flores e Diogo Barcelos (Alexandre); e Gilcimar. Já do lado vermelho, o comando agora é de Leandro Sena, que assumiu o time após a passagem de Pintado, que sucedeu Argel Fucks. Certo é que quatro jogadores não jogarão neste sábado. O lateral-esquerdo Renatinho Potiguar não faz mais parte do elenco, e o atacante Vandinho treina separado do elenco. Já o zagueiro Zé Antônio deve ser opção no banco de reservas, assim como o ala Raí. Dos que jogaram no primeiro turno, os volantes Márcio Passos e Fabinho, que se recuperam de lesões, ainda não têm presença confirmada. O meia Cascata, que treinou entre os titulares, espera jogar. A novidade é o atacante Max, que voltou a jogar há cinco rodadas. Os outros "novatos" são o zagueiro Cléber, o volante Adilson Goiano, o lateral-esquerdo Wanderson e o meia Régis. Já Andrey, Norberto, Edvânio (que substitui Edson Rocha) e Rodrigo Pimpão são as "figurinhas repetidas".
América-RN x ABC (Foto: Frankie Marcone/Futura Press) 
Raí deve estar no banco do América-RN, enquanto
Bileu será titular do ABC (Foto: Frankie Marcone)
O América jogou o primeiro turno com Andrey, Norberto, Zé Antônio, Edvânio e Renatinho Potiguar; Márcio Passos, Fabinho, Raí (Laércio) e Cascata (Almir); Rodrigo Pimpão e Vandinho (Júnior Negão). Hoje a situação na tabela é outra. O América é o 14º na classificação, com 39 pontos. Se vencer, pode abrir pelo menos sete pontos de vantagem para o primeiro time dentro do Z-4. Já o ABC busca a vitória para não correr o risco de voltar à zona de degola. Com 35 pontos, o Mais Querido é o 16º, à frente de Atlético-GO e Paysandu pelo número de vitórias. O Clássico Rei será realizado neste sábado, às 17h20 (horário de Brasília), no Estádio Frasqueirão, em Natal. O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real.
Por Natal 

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

PM veta camisas de outros clubes para clássico entre ABC e América


Depois da vistoria ao estádio Frasqueirão realizada na quarta-feira (30), representantes das Polícias Militar e Civil se reuniram hoje (31) com membros das torcidas organizadas de ABC e América para definirem o planejamento de segurança para o clássico. Na partida, a PM vai vetar entrada de pessoas com camisas de clubes que não sejam ABC ou América. O motivo foi a queixa de frequentes discussões entre torcedores por causa do uso de uniformes de times e torcidas organizadas de outros estados. O esquema de planejamento da segurança para grandes jogos vem sendo feito desde a criação do Estatuto do Torcedor. Além das camisas de times alheios à partida, torcedores estão proibidos de entrar com objetos perfurantes, guarda-chuva, qualquer tipo de fogos de artifício, papéis picados, bobinas ou papel higiênico e ainda faixas e cânticos que fazem apologia à violência. Os mastros para bandeiras devem ter comprimento maior que dois metros. 
Carlos CruzSubcomandante do Policiamento Metropolitano, coronel Alarico Azevedo, participou de reunião com membros de torcidas organizadas 
Subcomandante do Policiamento Metropolitano, coronel Alarico Azevedo,
participou de reunião com membros de torcidas organizadas
No trajeto até o estádio, a PM também vai atuar. As torcidas organizadas determinam pontos específicos de concentração dos membros e seguem para o local do jogo, mas com escolta policial. "A gente recebe as orientações da PM e passa para os quatro comandos (Zona Norte, Zona Sul, Zona Leste e Zona Oeste) e depois tem uma reunião geral com todos os componentes na sede", declarou o presidente da principal torcida organizada do ABC, Cristiano Francisco. Cerca de 400 pessoas da torcida alvinegra sairão em quatro ônibus da concentração na Zona Norte e seguirão sob escolta para o estádio Frasqueirão. Já da maior torcida organizada do América, está prevista a saída de quatro ônibus e dois micro-ônibus da sede do clube, local de concentração. Assim como no caso do ABC, policiais militares da Rocam farão a escolta até o estádio. Os trajetos das duas torcidas, no entanto, só será definido momentos antes da partida. Ao todo, 600 policiais militares farão parte da operação, sendo 420 homens nos trajetos e 180 homens do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) dentro do estádio. Haverá ainda a instalação de um juizado especial, com uma equipe da Polícia Civil para registro de qualquer ocorrência que esteja incluída no Estatuto do Torcedor. "A operação começa na Zona Norte e serão distribuídos policiais nos principais corredores como Bernardo Vieira, Roberto Freire, Nova Parnamirim, para evitar qualquer tipo de barderna", afirmou o Tenente-Coronel Alarico Azevedo, Sub-Comandante de Policiamento Metropolitano. Após o final do jogo, a torcida do ABC deverá permanecer 20 minutos aguardando a saída da torcida do América.
Fonte: Tribuna do Norte

Finais do primeiro turno do Potiguar de Futsal serão nos dias 9 e 14

América/Cavaleiros do Forró e Cruzeiro/Assu se enfrentam em Assu e Natal. Decisão não leva em consideração o saldo de gols nos dois jogos.

Udenis Oliveira, técnico da equipe de futsal do América-RN (Foto: Jocaff Souza) 
Udenis Oliveira comanda o América-RN na busca
pelo título estadual (Foto: Jocaff Souza)
Estão definidas as datas das finais do primeiro turno do Campeonato Norte-rio-grandense Adulto Masculino de Futsal. América/Cavaleiros do Forró e Cruzeiro/Assu se enfrentarão nos dias 9 e 14 de novembro, após acordo selado em reunião realizada na sede da Federação Norte-rio-grandense. A primeira partida da decisão será disputada na cidade de Assu, a partir das 20h30. O jogo da volta será no ginásio Nélio Dias, em Natal, às 21h, já que o América fez a melhor campanha na primeira fase. Esta é a única vantagem do time rubro na final. O campeão será a equipe que somar mais pontos e não leva em consideração o saldo de gols. No Estadual não temos a vantagem dos gols marcados, nem de saldo de gols. Sendo assim, se uma equipe vencer a primeira partida, e perder a segunda, independemente de placar, haverá prorrogação. Se persistir o empate, teremos a disputa de pênaltis - disse Carmésio Cabral, diretor técnico da FNFS. Carmésio também explicou como será o segundo turno da competição, que tem início previsto para o dia 19 de novembro. No segundo turno será feito um quadrangular entre as equipes semifinalistas do primeiro turno. A disputa será por pontos corridos, com jogos de ida e volta, com jogos às terças e sábados. Ao final, a equipe que somar mais pontos será campeã. Os vencedores dos dois turnos se enfrentam em duas partidas para definir o campeão estadual. Caso a mesma equipe vença os dois turnos, ela será declarada campeã diretamente - afirmou. A primeira rodada do segundo turno já tem tabela definida. No dia 19, às 20h30, jogam AABB/Currais Novos x América/Cavaleiros do Forró e Mossoró/Uern e Cruzeiro/Assu.
Por Natal 

Um ABC pronto e sem mistério para encarar o rival

Ao contrário do que costuma fazer em vésperas de jogos importantes, o treinador Roberto Fernandes já definiu o time com qual pretende enfrentar o América. Segundo ele, a única alteração em relação a equipe considerada ideal será a entrada de Bileu na vaga de Daniel Paulista, que vai cumprir suspensão por força do terceiro cartão amarelo. No mais, ele disse que pretende mandar a campo o time responsável pela arrancada alvinegra e que chegou a marca de seis vitórias consecutivas. “Quando tive a oportunidade de contar com todos os atletas sempre mandei a campo o time com Wilson Júnior, Somália, Boaventura, Lino e Wesley Bigu; Edson, Daniel Paulista ou o reserva imediato da posição que é o Bileu, Júnior Timbó e Giovanni Augusto; Rodrigo Silva e Gilmar. Então não tem mistério a essa altura da competição. O América conhece o ABC e nós conhecemos o América, não se inventa no clássico”, afirmou o comandante alvinegro. Dois dos jogadores listados ainda inspiram cuidados e são apontados como dúvida. Somália realiza tratamento das dores que reclamou na panturrilha, ainda no primeiro tempo do confronto contra o Guaratinguetá, e o atacante Gilmar deixou o treino realizado ontem pela manhã reclamando de dores na musculatura da coxa. “O meu time está definido resta aguardar as evoluções dos casos de Somália e Gilmar, mas como ainda temos um tempo bom até o clássico, acredito que as chances são boas deles serem aproveitados. Se não for possível vamos partir para definir quem serão os substitutos, mas estes nomes eu não vou falar”, frisou. Roberto Fernandes vai disputar seu nono clássico potiguar, em jogos oficiais  ainda está invicto. Porém, sete dessas partidas ele fez como treinador do adversário e garante que o universo de importância desse encontro torna essa uma questão ínfima. “São tantas coisas para pensar que juro nem ter tido tempo de olhar isso. Essa é uma questão menor na situação na qual os clubes se encontram na tabela. Se tudo der certo, posso até ficar feliz com isso depois”, disse.

Cascata pode ser novidade no América

O meia Fabinho está fora do clássico de sábado contra o ABC. A 3ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) impôs pena de dois jogos ao atleta. Fabinho foi denunciado no art. 254 do CBJD (praticar jogada violenta), cuja pena é de uma a seis partidas. O jogador foi expulso na partida diante do Bragantino, no dia 1º de outubro, no Nazarenão. Com isso, crescem as chances de Cascata aparecer entre os titulares.
Emanuel AmaralCascata vem retornando aos poucos de lesão e pode voltar a ser titular no clássico 
Cascata vem retornando aos poucos de lesão
e pode voltar a ser titular no clássico
O meia Cascata, que atuou no ABC entre 2010 e 2012, vem retornando aos poucos depois de passar um longo tempo parado por uma canelite. Ele já era cotado para assumir a vaga antes mesmo da confirmação da suspensão de Fabinho. Porém, o técnico Leandro Sena tem mais opções. O volante Adilson Goiano é cotado, já que a presença de Cascata e Régis enfraqueceria a marcação no meio e manteria o esquema que o América vem jogando, com três volantes. Além dele, Daniel Amora corre por fora na disputa pela posição. O América volta ao tribunal nesta quinta-feira. Será julgado o recurso do clube contra a perda de um mando de campo e multa de R$ 7 mil, por conta de um rojão lançado na partida contra o Paysandu, no Nazarenão.
Fonte: Tribuna do Norte

Volante do América-RN está fora do Clássico Rei contra o ABC

Fabinho foi julgado pela Terceira Comissão Disciplinar do STJD nesta quarta-feira e foi punido com dois jogos de suspensão na Série B.

Fabinho, volante do América-RN (Foto: Tiago Menezes) 
Fabinho está fora do Clássico Rei contra o ABC
neste sábado (Foto: Tiago Menezes)
O América-RN tem mais uma baixa para o Clássico Rei deste sábado contra o ABC, pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Além de não contar com o zagueiro Edson Rocha, expulso contra o Ceará, o volante Fabinho também foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O jogador foi julgado nesta quarta-feira pela Terceira Comissão Disciplinar do STJD, por conta da expulsão no derrota para o Bragantino, por 2 a 0, em jogo realizado no dia 1º de outubro, válido pela 26ª rodada da Série B do campeonato Brasileiro. A punição imposta pelo STJD foi a de dois jogos de suspensão. O jogador já cumpriu uma partida automática, contra o Sport e deverá cumprir a segunda partida neste sábado, contra o ABC. O jogo entre ABC e América-RN será disputado no Estádio Frasqueirão, a partir das 17h20 (horário de Brasília).
Por Natal 

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Dailson aceita disputar presidência do ASSU, mas quer ajuda de todos

Dailson, aqui ao lado do empresário Willame da Pizzaria Papo de Calçada
O eterno presidente do ASSU, Campeão estadual em 2009 Dailson Machado, disse hoje que aceita o desafio de assumir mais uma vez a presidência do Camaleão, com uma condição: De que possa contar com a ajuda de todos os Assuenses que querem ver um time do ASSU forte e brigando mais uma vez por títulos, e que possam ficar com ele até o final da competição e do mandato. Dailson que também é Secretário Municipal de Esportes do Município deu esta declaração hoje no Programa Princesa Esportiva da Super Rádio Princesa do Vale. Na chapa para ser vice de Dailson o nome cogitado é o do colaborador do clube, o empresário do ramo ceramista e Vice Prefeito do Assu, Eurimar Nóbrega. A eleição para eleger o novo presidente do ASSU e sua diretoria está marcada para a próxima segunda-feira(04/11) às 19:00h. no Estádio Edgarzão. Dailson também disse que teve uma reunião ontem com o Prefeito do Assu Ivan Junior, onde o  mesmo reafirmou mais uma que o Município irá contribuibuir com o clube, mas disse também que é importante que haja mais engajamento dos empresários da cidade, pois a presença do Camaleão na competição estadual gera diversão, emprego e renda para vários setores da economia Assuense. 
Por L.Filho     

América-RN volta a ser julgado e presidente teme perda de mando


Em semana de Clássico Rei, as atenções dos dirigentes e jogadores também se voltam para o extracampo. Quem enfrenta uma “dor de cabeça” desta vez é o América-RN. O clube vai a julgamento na Terceira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por conta de um sinalizador atirado ao gramado do Estádio Nazarenão, em Goianinha, no jogo contra o Paysandu, no dia 14 de setembro. A partida terminou com a vitória do América por 3 a 0, com gols de Rodrigo Pimpão e Vinícius Pacheco.
Num primeiro julgamento, realizado no dia 14 de outubro, o Mecão foi enquadrado em dois artigos, o 191, inciso III; e o 213 na forma do artigo 183, ao qual impõe o cumprimento de pena máxima, referentes ao Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Contudo, o clube conseguiu um efeito suspensivo e manteve o mando de campo no jogo contra o Ceará, realizado no dia 26 de outubro. Em contato com o GLOBOESPORTE.COM, o advogado Osvaldo Sestário, que representará o clube alvirrubro no julgamento, explicou que o América corre o risco de perder os mandos de campo até o final da Série B do Campeonato Brasileiro. O América foi condenado em primeira instância, mas conseguimos reverter o quadro com uma medida suspensiva. Caso haja uma confirmação da punição, o clube poderá perder o mando de campo dos jogos, e ficará impossibilitado de utilizar as dependências do Estádio Nazarenão, em Goianinha - disse Osvaldo Sestário.
O que diz os artigos
O artigo 191 inciso III explica que o clube pode ter como pena uma multa com valor entre R$ 100 e R$ 100 mil, com prazo fixo para o cumprimento. Já o artigo 213 fala quanto a “deixar de tomar providências capazes  de prevenir e reprimir: I – desordem em sua praça de desporto; II – invasão do campo ou local da disputa do evento desportivo; III - lançamento de objetos no campo ou local da disputa do evento desportivo”. A pena para este caso é uma multa de R$ 100 a R$ 100 mil. Ainda segundo o artigo 213, no parágrafo primeiro, fala que “quando a desordem, invasão ou lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento desportivo, a entidade de prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial”.
Presidente alvirrubro “preocupado”
Alex Padang, presidente do América-RN (Foto: Jocaff Souza) 
Alex Padang está preocupado com o julgamento
desta quinta-feira(Foto: Jocaff Souza)
Para Alex Padang, presidente do América, a situação requer cautela e atenção dos dirigentes alvirrubros. Num primeiro momento, o efeito suspensivo garantiu que o Mecão realizasse o jogo contra o Ceará em seus domínios. Na ocasião, a diretoria implantou um trabalho de conscientização junto aos torcedores para que evitasse o uso de fogos de artifícios nas dependências do Estádio Nazarenão. Caso seja punido desta vez e perca um mando de campo, o América já cumprirá no jogo contra o América-MG, no dia 12 de novembro, pela 35ª rodada. A outra partida que fará em casa será contra o Oeste, no dia 30 de novembro, na última rodada do campeonato. Temos uma pauta importantíssima no STJD para ver se a gente vai perder um mando de campo. Se perdermos, já temos que cumprir contra o América-MG - lamentou Padang.
Por Natal 

Potiguar confirma mais uma contratação

O Portal F9 já havia antecipado a contração de George há uma semana.
O Portal F9 já havia antecipado a contração
de George há uma semana.
A diretoria do Potiguar confirmou, através do site oficial do clube, na tarde desta quarta-feira (30), a contratação do lateral esquerdo George, 29 anos. O jogador, que é natural de Aracaju (SE), é uma indicação do técnico Arnaldo Lira, com quem trabalhou no Santo André (SP). A exemplo de outros atletas, o Portal F9 já havia antecipado o acerto com o jogador desde o dia 23 passado (veja aqui). Outros jogadores revelados pelo F9 na época foram o meia Raylan, os zagueiros Weverson e Paulo Paraíba, e os atacantes Índio e Vavá, fatos confirmados posteriormente pela diretoria alvirrubra. Além destes, o Portal apurou que há acerto com os laterais direito Tiago Granja, campeão deste ano da Copa do Nordeste pelo Campinense; e Átila, ex-Vitória da Conquista (BA), eleito o melhor em sua posição do Campeonato Baiano de 2012. Seguindo postura adotada desde o começo da formação do elenco, esses acertos só devem ser confirmados pelo Alvirrubro quando os contratos estiverem assinados.
Fábio Oliveira/Da equipe F9

Sem mistério, Roberto Fernandes confirma time do ABC para clássico

Roberto Fernandes, técnico do ABC (Foto: Tiago Menezes) 
Roberto Fernandes confirma time titular, mas
aguarda DM (Foto: Tiago Menezes)
Ao contrário do que costuma fazer, o técnico Roberto Fernandes já divulgou o time titular do ABC para enfrentar o América-RN. O Clássico Rei será realizado neste sábado, no Estádio Frasqueirão, com início às 17h20 (horário de Brasília). Sem mistérios, Roberto confirmou Wilson Júnior, Somália, Flávio Boaventura, Lino e Wesley Bigu; Bileu, Edson, Júnior Timbó e Giovanni Augusto; Gilmar e Rodrigo Silva. Sem contar com o volante Daniel Paulista, suspenso, o treinador alvinegro escalou Bileu no meio-campo. O treinador também confirmou as presenças do lateral-direito Somália e do atacante Gilmar. Os dois jogadores se recuperam de lesões na coxa e fazem tratamento intensivo no departamento médico. Caso não possa contar com Somália e Gilmar, as opções seriam Toty e Maurinho, que treinaram na manhã desta quarta-feira. Mas a principal novidade é mesmo a presença do zagueiro Flávio Boaventura entre os titulares, no lugar de Rogélio. O defensor, que foi expulso no jogo contra o Guaratinguetá, após confusão com o meia Giovanni Augusto, cumpriu suspensão contra o Paysandu, em jogo atrasado pela 29ª rodada, e não foi relacionado para o duelo contra o Oeste.
Por Natal 

PM realiza vistoria no Frasqueirão antes do clássico ABC x América

Com laudo técnico expirando, Polícia Militar pede ajustes em pontos do estádio, como alambrados e retirada de entulhos. Jogo será neste sábado.


A preocupação com a questão da segurança nos estádios potiguares tem deixado a Polícia Militar do Rio Grande do Norte em alerta. Na tarde desta quarta-feira, uma equipe de policiais liderada pelo subcomandante do Policiamento Metropolitano, coronel Alarico Azevedo, realizou uma vistoria no Estádio Frasqueirão, em Natal, palco do clássico ABC x América-RN. O jogo, válido pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, está marcado para sábado, às 17h20 (horário de Brasília).
Polícia Militar realiza vistoria no Estádio Frasqueirão, em Natal (Foto: Tiago Menezes) 
Polícia Militar realiza vistoria no Estádio Frasqueirão,
em Natal (Foto: Tiago Menezes)
Os policiais percorreram todas as instalações do estádio e fizeram algumas ponderações quanto à infraestrutura das arquibancadas, alambrados e banheiros. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, coronel Alarico disse que o ABC precisará fazer “alguns ajustes” no Frasqueirão para que o jogo possa ser realizado neste sábado. O ABC vai precisar fazer algumas readequações até o sábado, como alambrados que estão com as soldas quebradas em alguns pontos. Na parte próxima aos banheiros, existem entulhos que precisam ser retirados, que podem ser utilizados como armas por alguns torcedores - disse o coronel Alarico.
A vistoria percorreu também áreas como camarotes, acesso às catracas e espaço para bares. Ainda de acordo com o coronel Alarico Azevedo, a inspeção já estava prevista para ser realizada, já que o prazo do laudo técnico estava expirando. Segundo informações da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, o laudo da Polícia Militar para a liberação do Estádio Frasqueirão se encerra justamente nesta quarta-feira.
- Essa vistoria já estava prevista e apenas coincidiu com os incidentes dos últimos jogos de ABC e América-RN, respectivamente. O laudo da Polícia Militar que é encaminhado para a CBF, que autoriza o uso das praças esportivas, se encerra hoje (quarta-feira). Este laudo é necessário para que o Frasqueirão possa ser utilizado - explica.
Por Natal 

Flávio Boaventura volta a treinar como titular na semana do clássico

Flávio Boaventura, zagueiro do ABC (Foto: Augusto Gomes)
Flávio Boaventura volta a treinar como titular do ABC
na semana do Clássico Rei (Foto: Augusto Gomes)

 

O técnico Roberto Fernandes bem que tentou esconder o jogo, mas não conseguiu. Em treinamento coletivo realizado na manhã desta quarta-feira, no Estádio Frasqueirão, o zagueiro Flávio Boaventura voltou a figurar no time titular do ABC. Esta é a principal novidade do alvinegro na semana do clássico contra o América-RN, marcado para sábado. Boaventura não atua desde a expulsão contra o Guaratinguetá, quando brigou em campo com um companheiro de equipe, o meia Giovanni Augusto. Ele ficou fora dos jogos contra o Paysandu, por suspensão, e o Oeste, por opção do treinador. Agora, retorna à equipe e retoma a parceria com Lino na defesa alvinegra. Ainda sem contar com Somália, que se recupera de lesão e faz treino de reforço muscular, Roberto Fernandes escalou Toty na lateral direita. O ataque teve Rodrigo Silva e Gilmar. Segundo informações da Rádio Globo Natal, durante a atividade, Toty foi substituído por Renato, enquanto Gilmar, que sentiu lesão na coxa direita, deu lugar a Maurinho. O ABC treinou com Wilson Júnior, Toty (Renato), Flávio Boaventura, Lino e Wesley Bigu; Bileu, Edson, Júnior Timbó e Giovanni Augusto; Rodrigo Silva e Gilmar (Maurinho).
Por Natal 

Cascata aposta no retrospecto em clássicos para vencer no sábado

A semana que antecede um Clássico Rei sempre tem um clima especial. As torcidas se agitam, os treinadores "quebram a cabeça" para definir o time e os jogadores sonham em fazer o gol da vitória. Às vésperas de mais um ABC x América-RN, a adrenalina já está nas alturas nos clubes. Mas existem algumas exceções. O meia Cascata, por exemplo, já esteve dois lados do confronto, e nunca perdeu. Ele demonstra bastante tranquilidade e confia no próprio retrospecto para vencer novamente no sábado. Perdi as contas de quantos clássicos eu já joguei, tanto pelo ABC quanto pelo América. Mas posso me orgulhar de nunca ter perdido esse jogo. Espero que a escrita se repita no fim de semana e o América saia vitorioso da partida. Respeito muito o ABC, mas agora eu estou aqui (América) e vou até o fim para defender essas cores - falou ao GLOBOESPORTE.COM.
Cascata, meia do América-RN (Foto: Tiago Menezes) 
Cascata confia no retrospecto em clássicos para vencer mais
um ABC x América-RN (Foto: Tiago Menezes)
Cascata deve ser a principal novidade do alvirrubro para o jogão do fim de semana. No primeiro treino visando a partida, nesta terça-feira, ele trabalhou entre os titulares e mostrou que está pronto para entrar em campo. Após a atividade, o meia revelou a "receita" que o América deve seguir para deixar o Frasqueirão com mais três pontos na conta. - O time todo precisa estar muito concentrado e errar o mínimo possível. Clássico é assim: quem erra menos acaba saindo vitorioso. Sabemos que vamos enfrentar um grande adversário, mas estamos preparados e queremos muito essa vitória - afirmou. Mesmo afastado do time por mais de dois meses, devido a uma lesão no joelho direito, Cascata ainda é um dos artilheiros no América na Série B, com quatro gols. O meia espera ultrapassar os companheiros Max e Rodrigo Pimpão na disputa pela artilharia no próximo sábado, contra o ex-clube. E promete comemorar bastante caso balance as redes do Frasqueirão. O mais importante é o América seguir vencendo. Mas eu também quero terminar o campeonato como artilheiro da equipe. Se pintar um golzinho contra o ABC vai ser maravilhoso. Vou comemorar como nunca(risos) - finalizou. ABC e América-RN se enfrentam no próximo sábado, no Estádio Frasqueirão, em Natal. A partida é válida pela 33ª rodada da Série B, e está marcada para as 17h20 (horário de Brasília). O Mais Querido ocupa a 16ª colocação na tabela do campeonato, com 35 pontos, enquanto o Mecão está no 14º lugar, com 39.
Por Parnamirim, RN 

Acabou a 'gordura': ABC pode voltar ao Z-4 antes do Clássico Rei

Guaratinguetá vence ABC no Frasqueirão e quebra sequência de seis vitórias do alvinegro potiguar (Foto: Augusto Gomes) 
ABC perdeu para Guaratinguetá, Paysandu e Oeste
nas últimas três rodadas(Foto: Augusto Gomes)
O sinal de alerta está aceso no ABC. Após abrir seis pontos da zona de rebaixamento, o alvinegro "queimou a gordura" nas três últimas rodadas, quando foi derrotado, e viu Atlético-GO e Paysandu igualarem a pontuação na tabela - 35 pontos. Goianos e paraenses venceram Avaí e América-MG, respectivamente, na noite de terça-feira, em jogos atrasados da Série B. O Mais Querido continua na 16ª posição, por ter uma vitória a mais que os dois adversários, mas pode voltar ao Z-4 antes mesmo do clássico com o América-RN, no sábado. Na abertura da 33ª rodada, nesta sexta-feira, o Paysandu enfrenta o Joinville fora de casa, enquanto o Atlético-GO recebe o Ceará no Estádio Serra Dourada, em Goiânia. Caso empatem ou vençam, já ultrapassam o ABC na tabela. O alvinegro só retoma a 16ª colocação se vencer o arquirrival América-RN no sábado, no Frasqueirão. O ABC ficou 26 rodadas da zona de rebaixamento, sendo 22 na lanterna. A equipe de Roberto Fernandes conseguiu deixar esta situação incômoda com uma sequência de seis vitórias - sobre Chapecoense, Boa Esporte, Atlético-GO, Palmeiras, Joinville e São Caetano. Porém, nas últimas três rodadas, perdeu para Guaratinguetá, Paysandu e Oeste, e viu o risco de degola reaparecer. O Mecão, por outro lado, tem 39 pontos e, apesar de ainda não estar salvo, vive situação mais confortável. A vitória no clássico dará mais tranquilidade ao time do técnico Leandro Sena, que estabeleceu a meta de 45 pontos para escapar do rebaixamento.
Por Natal 

Poster do Independente - Campeão Assuense 2013


Potiguar acerta com mais um zagueiro e o preparador físico

Hugo é o quinto zagueiro confirmado no elenco do Potiguar para 2014.
Hugo é o quinto zagueiro confirmado
no elenco do Potiguar para 2014.
Mais dois reforços fechados com o Potiguar para a temporada 2014. Hugo, natural de Itabaiana (SE), reforça o time no setor defensivo. Ele vem por indicação do gerente de futebol, Neto Juremal, e contou com a aprovação do técnico Arnaldo Lira, que já o conhecia. Hugo Teixeira Santos, tem 24 anos e 1,83 m foi revelado pelo Santa Cruz (PE) em 2006. No ano seguinte foi eleio o melhor, vestindo a camisa do time coral, foi eleito o melhor zagueiro da Série B. Permaneceu no Arruda até 2008, quando se transferiu para o Ituano (SP). Ele ainda atuou em equipes como Vasco da Gama (RJ) e Internacional (RS). Com sua contratação, o Potiguar já soma cinco zagueiros em seu elenco. Além de Hugo, o Alvirrubro conta com Genílson, Ivison, Paulo Paraíba e Weverson. Clubes: Santa Cruz PE 2006/2008, Ituano SP 2008/2009/2010, Vasco da Gama RJ 2008, Internacional RS 2010, Grêmio Barueri SP 2011, Guaratinguetá SP 2011, Ypiranga PE 2012 e Ypiranga PE 2013.

Preparador físico netinho está de volta ao Potiguar.
Preparador físico netinho está
de volta ao Potiguar.
O Potiguar também reforçou sua comissão técnica. Depois do técnico Arnaldo Lira, do auxiliar técnico Ivair e do preparador de goleiros Magno Ramon, o clube confirmou a contratação do preparador físico Pedro Emídio da Silva Neto, o Netinho, de 41 anos. Graduado em Educação Física na UERN e pós graduado na UFRN, Netinho é um velho conhecido do torcedor alvirrubro. Natural de Mossoró, foi no Potiguar que Netinho começou sua carreira como preparador físico, e onde permaneceu por cinco anos. Depois, trabalhou em clubes de Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Amapá, acumulando uma vasta experiência. Em 2001 fez parte da comissão técnica comandada por Pedrinho Albuquerque, que conquistou o título estadual pelo Coríntians de Caicó. Veja um pouco mais do currículo do preparador físico do Potiguar, Netinho: Clubes:Potiguar de Mossoró(95 a 2000), Corintians de Caicó(2001), ABC(2002), São Gonçalo(2006), Sete de Setembro/PE, Sampaio Correa(2008), Sousa(2008), Atlético de Cajazeiras(2010), Campinense(2010/2011), Botafogo-PB (2012), Santos-AP (2012). 
Fábio Oliveira/Da redação F9
Com informações da Assessoria de Imprensa do Potiguar

ABC vai protestar por decisão da PM

Mais uma vez o representante do ABC saiu contrariado da reunião com as autoridades de segurança, que definiu o plano de ação a ser implantada no clássico do próximo sábado, contra o América, no Frasqueirão. A decisão da Polícia Militar de destinar o módulo três do estádio apenas para receber os torcedores visitantes, foi aceita, mas a contragosto da diretoria.
Rodrigo SenaWilson Cardoso criticou posição tomada pela Polícia Militar 
Wilson Cardoso criticou posição tomada pela Polícia Militar
Wilson Cardoso, diretor de patrimônio do ABC, afirmou que vai mandar colocar um bandeirão no espaço livre do módulo três, que também seria destinado a comportar torcedores do clube, em forma de protesto. “Essa divisão acontece em outros lugares. Por que aqui não poderia ser feita? Nós aceitamos de contragosto essa sugestão porque achamos que a Polícia Militar tem condições de garantir a segurança”, argumentou Wilson. Por sua vez, o promotor de Justiça de Defesa do Consumidor, José Augusto Peres Filho, afirmou que a decisão foi tomada em nome da segurança das pessoas. “Pudemos contar com a colaboração do ABC. Sabemos que não é confortável para eles abrir mão daquele espaço, mas em nome da segurança, chegamos a um acordo”, afirmou. Cientes de que a segurança no clássico é fundamental, mas de olho apenas no adversários e na expectativa de que o espetáculo de futebol e da festa das torcidas sejam os destaques do Frasqueirão, o artilheiro do ABC, Rodrigo Silva, alerta que o grupo alvinegro vai precisar estar sempre atento em campo. “É um jogo em que temos que ter muito cuidado. O América vem em um bom momento,  tem grandes jogadores e acredito que será um jogo muito difícil para nós, ainda mais por se tratar de um clássico. Precisamos entrar atentos, ligados em todos os detalhes para não sermos surpreendidos”, disse o atleta.
Fonte: Tribuna do Norte  

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Reunião no MP define esquema de segurança para o Clássico Rei

Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira definiu o esquema de segurança para o clássico entre ABC e América-RN, no próximo sábado, às 17h20 (horário de Brasília), válido pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Uma força conjunta envolvendo Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e membros do Ministério Público será responsável pela segurança do clássico.
Representantes de ABC e América-RN assinam termo de segurança no MP/RN para o Clássico Rei deste sábado (2) (Foto: Larisse de Souza/G1) 
Representantes de ABC e América-RN assinam
termo de segurançano MP/RN para o Clássico Rei
deste sábado(Foto: Larisse de Souza/G1)
O encontro foi realizado na sede do Ministério Público do RN, em Natal. Participaram também representantes de ABC e América-RN. De acordo com o coronel Alarico Azevedo, subcomandante do Policiamento Metropolitano, 540 homens devem fazer a segurança do clássico, 200 a menos que na partida diante do Palmeiras, pela 27ª rodada. Ao todo, serão 120 homens fazendo a segurança dentro do Frasqueirão, com 420 homens fazendo a segurança do entorno do estádio, em um raio de cinco quilômetros. Desde cedo estaremos monitorando a movimentação não só nas imediações do estádio, mas também nos principais pontos de concentração das torcidas na capital.
Torcida do América-RN no Frasqueirão  (Foto: Canindé Soares) 
Torcida do América-RN ficará isolada no módulo 3
do Frasqueirão (Foto: Canindé Soares)
Sobre a divisão das torcidas, Alarico confirmou que todo o módulo 3 do Frasqueirão será destinado à torcida do América-RN, o que diminuiu o número de ingressos da partida, uma vez que a diretoria do ABC queria destinar apenas parte da área, com a outra parte liberada para a torcida do clube da casa. A torcida do América-RN terá direito a 1.600 ingressos. Todos os ingressos serão identificados para a torcida do América-RN, então apenas torcedores americanos poderão comprar. Inclusive o clube ficará responsável pela comercialização desse lote. Eles serão alocados no módulo 3 do estádio, que será todo destinado para ao América-RN, mesmo que a contragosto da diretoria do ABC - explicou o coronel. Após o término da partida, a torcida do América-RN deverá deixar o estádio primeiro, com escolta da Polícia Militar. Cerca de 20 minutos depois, a torcida do ABC será autorizada a deixar o estádio. Alarico lembrou ainda que a polícia vai trabalhar para evitar possíveis transtornos semelhantes à confusão que aconteceu antes e durante o jogo entre América-RN e Ceará, no último sábado, no Estádio Nazarenão, em Goianinha. Vamos trabalhar para evitar qualquer conflito. Após o jogo, os torcedores do América deixam primeiro o estádio. É um padrão que utilizamos já no primeiro turno (no clássico realizado no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim) e no Campeonato Estadual para evitar possíveis conflitos. A Polícia Militar vai trabalhar para evitar coibir qualquer incidente que possa atrapalhar o bom andamento do clássico. É um jogo muito importante, que independentemente do número de torcedores, tem que ter atenção especial. Vamos trabalhar para evitar episódios como o do jogo contra o Ceará, pois é o clássico mais importante do estado - disse o coronel.
Juizado especial dentro do estádio
Coronel Alarico Azevedo, subcomandante do Policiamento Metropolitano (Foto: Canindé Soares) 
Coronel Alarico Azevedo detalha esquema de
segurança do clássico (Foto: Canindé Soares)
O coronel explicou ainda que será instalado pela Polícia Civil um juizado especial no Frasqueirão, destinado a evitar casos como o fechamento dos vestiários do estádio no jogo contra o Boa Esporte, que terminou com a punição do ABC e do presidente Rubens Guilherme. Haverá a instalação do juizado especial, que vai contar com uma equipe completa da Polícia Civil para registro de qualquer ocorrência que possa acontecer dentro do estádio. É uma forma de coibir qualquer atividade diferente que possa não condizer com o perfil de jogo desse porte - disse Alarico.
Por Natal