O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

domingo, 12 de janeiro de 2014

As armas dos clubes

AMÉRICA

O América começa a temporada muito mais preocupado com a Copa do Nordeste que com o Estadual. O técnico Leandro Sena conseguiu recuperar o time na série B da temporada passada, que corria o risco de rebaixamento, ganhou um voto de confiança da direção americana e teve seu contrato renovado para 2014. Com isso, o treinador teve como, ao lado da sua comissão técnica e dirigentes rubros, montar todo o planejamento para a disputa da Copa do Nordeste. E conseguiu o principal, que foi manter quase que 95% do time titular. Deixaram o América apenas o lateral esquerdo Wanderson, o  volante Coutinho e o atacante Rodrigo Pimpão. O goleiro Andrey, os zagueiros Edson Rocha e Cléber, o lateral esquerdo Rai, os volantes Márcio Passos e Fabinho e os atacantes Adriano Pardal e Max permanecem, não só no elenco, como também entre os titulares. Apesar de ter perdido Norberto, a permanência do camisa 10 Régis deu para Leandro Sena, uma base sólida para o início da disputa regional. “Estamos dando continuidade ao trabalho que vinha desenvolvendo em 2013. Conseguimos manter dois jogadores que estavam sendo pretendidos por grandes clubes e foi uma grande notícia. Acho que para o inicio de trabalho vamos manter um grupo entre 28 a 32 jogadores para iniciar o planejamento e vamos avaliando”, explicou.
ABC
A direção do ABC decidiu manter o técnico Roberto Fernandes no comando do time, mas perdeu boa parte da base que disputou a reta final da Série B do Brasileiro. Do time titular, ficaram apenas os volantes Daniel Paulista e Somália, o meia Júnior Timbó (que, contundido, só vai entrar em campo na série B) e o atacante Gilmar. Outros jogadores que, em algum momento na temporada passada foram titulares, como o zagueiro Gílson, e os volantes Michel Schmoller e Rodrigo Santos, permaneceram no ABC. Até o momento, 17 novos reforços chegaram ao clube, com destaque para o goleiro Bruno Fuso, que veio da Ponte Preta/SP, o lateral direito Patrick, que pertence ao América/MG, o meia  Diego Rosa, que foi revelado pelo Vasco da Gama/RJ e o atacante Lúcio Flávio, com passagens pela Ponte Preta e Guaratinguetá e que estava no futebol asiático. O volante Somália, um dos poucos remanescentes da temporada passada, sabe que o time ainda precisa buscar o entrosamento ideal para atingir um bom nível de disputa dentro de campo. Mesmo assim, ele garante que os jogadores que chegaram, estão cientes de que é preciso mostrar determinação para garantir lugar entre os titulares. “Chegaram bastantes caras novas, mas, que conhecemos de jogar contra. Eles precisam assimilar o que o técnico quer e se doar dentro de campo”, analisou.
ALECRIM
Visando entrar forte na competição, a diretoria saiu em busca de reforços, apesar de ter atravessado problemas políticos e financeiros no final do ano passado. Se no ano passado medalhões como Rico e Rui Cabeção eram a atração, esse ano o time verde conta com um elenco nada famoso. O último confirmado para disputar vaga no comando do ataque foi o centroavante Felipe Piraju, ex-Portuguesa de Desportos. O principal destaque do time comandado pelo experiente Wassil Mendes será o atacante Felipe Alves, ex-ABC e tido como uma das grandes promessas do futebol potiguar.
> Time base: Danilo; Gilberto Matuto, Romeu, Alexandre e Luiz Carlos; Leomir, Pedro Ivo, Danilo Lopes e Diego Mipibu; Felipe Moreira e Felipe Alves. Técnico: Wassil Mendes
PALMEIRA
O Palmeira de Goianinha entra na competição estadual deste ano apostando em um velho artilheiro do futebol potiguar. Aos 35 anos, Quirino, que marcou época jogando com a camisa tricolor do Potyguar de Currais Novos comanda o ataque do Alviverde. Se no ataque a aposta é na experiência, no meio de campo o Palmeira vislumbra sucesso na juventude. Elton Santos e Davidson, ambos de 22 anos devem formar a dupla de criação do time.
Time base: Messi; Cuiabá, Jobert, Tiago Bob e Assis; Nino Juninho, Poti e Hendrich; Quirino e Rael. Técnico: Dário

BARAÚNAS
O Baraúnas vem com uma equipe bem renovada na tentativa de passar uma borracha na edição anterior do Campeonato Estadual, quando o time não conseguiu fazer uma boa campanha, além de ter caído para quarta divisão do futebol brasileiro. O time é novo não somente no sentido de ser formado com vários atletas que nunca estiveram defendendo a camisa do tricolor.  Dos 28 jogadores do elenco profissional, 13 deles têm 21 anos ou menos. Esses atletas são em sua maioria formados nas categorias de base de grandes clubes do futebol brasileiro, que foram indicados pelo técnico Joel Cornelli.
> Time base: Érico, Reginaldo, Pedroza (Allef), Nildo e Renatinho; Batata, Gleison Paraíba, Vaninho e Da Silva; Kaká e Alan (Douglas). Técnico Joel Cornelli.
GLOBO
O Globo Futebol Clube é a grande novidade do campeonato estadual 2014. Depois de ser campeão da segunda divisão, o time montado pelo empresário Marconi Barreto, tem objetivos grandes na atual temporada. A primeira meta é conquistar uma vaga na série D desse ano e na Copa do Brasil de 2015. O time vai ser comandado por Higor César, que era auxiliar técnico e foi efetivado no comando da equipe. “A gente está montando um grupo muito bom”, disse o comandante da equipe de Ceará-Mirim. Entre os jogadores do Globo, estão o goleiro Sérvulo, que já teve passagem pelo América/RN, o zagueiro Robson,  e o experiente lateral esquerdo Renatinho Potiguar, que foi ídolo no alvirrubro e também no ABC.
> Time base: não fornecido
POTIGUAR/M
O Potiguar entra o ano com um sentimento misto marcado por otimismo, mas também preocupação. Sua diretoria executiva investiu pesado na importação de um time teoricamente forte, mas se viu obrigada fazer mudanças na comissão técnica antes mesmo de a bola rolar. A primeira aparição do alvirrubro em 2014 em jogo oficial ocorrerá na próxima sexta-feira, 17, na estreia na Copa do Nordeste diante do Treze/PB, em Mossoró, e só atuará pelo Campeonato Estadual a partir da segunda fase.
> Time base: Ramon, Tiago Granja, Genilson, Paulo Paraiba e Samuel (Thiago Baroni); Alexandre, Rogério, Raylan e Berg (Fidélis); Fabinho Cambalhota e Índio. Téc. Flávio Barros.
SANTA CRUZ
O Santa Cruz vai participar do Campeonato do Rio Grande do Norte pelo décimo ano consecutivo. Depois que ascendeu à elite, o clube nunca saiu e algumas vezes chegou a fazer frente aos considerados grandes do futebol estadual. Mas diferente de outras edições, o tricolor entra na disputa deste ano com o principal objetivo de se manter na primeira divisão. O orçamento reduzido e a demora na montagem do elenco justificam as pretensões modestas. Para alcançar a meta e quem sabe até surpreender, o Santa Cruz aposta em caras novas. O treinador é o jovem Carlos Júnior, 37 anos.
> Time base:  Eridélson, Zé Paulo, João Carlos e Serginho; Fernandes, Marquinhos, Felipe Araripina, Diogo Tilico e Pintado; Thomas Anderson e Fábio Faquinha. Téc. Carlos Júnior.
ASSU
O ASSU vai começar o Campeonato Estadual com um time modesto, formado praticamente por atletas da casa e região. A comissão técnica, liderada por Neto Matias, também é caseira. No entanto, o alviverde espera surpreender. “A nossa equipe é simples, humilde, mas muito determinada.  Podemos muito bem surpreender os adversários, até porque o futebol nos dias atuais está muito nivelado”, comentou o presidente Daílson Machado, que voltou a presidir o clube. Daílson era o presidente no memorável título estadual de 2009 e detém prestígio junto ao torcedor.
> Time base:  Erasmo, Oliveira, Marcondes e Michel; Glaubinho, Marcelo Assu, Dinho, Kel e Leleu; Alexandre e Rafael. Téc. Neto Matias.
CORÍNTIANS
Problemas financeiros, falta de patrocinadores e várias trocas de treinadores antes mesmo do início do campeonato. Com esta realidade, o Corintians de Caicó entra na competição local, em princípio, brigando contra a queda para a segunda divisão de 2015. Sob o comando de Lobão, o clube não conseguiu, ao contrário de outras temporadas, firmar uma boa preparação. Outro fator complicador para a cidade de Caicó diz respeito ao eterno problema de manutenção do estádio Senador Dinarte Mariz – Marizão. O estádio carece de melhorias há anos.

> Time base: não fornecido

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário