O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 8 de março de 2014

Quem leva a melhor no 1º turno do RN?

Nem o mais otimista torcedor de futebol poderia prever que o primeiro turno do campeonato estadual seria decidido apenas na última rodada. E, que das oito equipes participantes, quatro estariam brigando pelo título. E também, que três, dos quatro jogos da última rodada, que acontecem todos hoje, às 17h, envolveriam times que podem levantar a taça de campeão. Quem larga na vantagem é o Alecrim, que, líder com 11 pontos, depende apenas das suas próprias forças para ser campeão. Basta vencer o Baraúnas, no Nogueirão, que fica com título, depois de quase 30 anos da sua última conquista.

“Mostrei para os jogadores que primeiro precisamos fazer o nosso para depois procurar saber sobre outros resultados”, adiantou o técnico alecrinense. Só que a equipe mossoroense vem embalada depois de golear o Coríntians de Caicó por 4x1 e, entrar, também, na briga pelo título do primeiro turno. Sendo que a equipe comandada por Isaías Rodrigues é a que tem a menor probabilidade de levantar a taça. Em quarto lugar na classificação, o Baraúnas precisa vencer o Alecrim e torcer para América e Globo não vençam suas partidas. “Eu falei para eles acreditarem. Esse grupo merece. Se não formos campeões no domingo, vamos tentar. Sabemos das dificuldades que tem no clube, mas vamos em busca do título”, disse o comandante do Baraúnas, otimista na conquista de seu primeiro título como treinador.
Júnior Santos/Adriano AbreuA estrela esmeraldina Felipe Moreira (esq), grande destaque do time alecrinense após passagens apagadas pelo ABC e América; e Wassil Mendes, técnico do Alecrim 
Felipe Moreira(esq), grande destaque do time alecrinense após passagens
apagadas pelo ABC e América; e Wassil Mendes, técnico do Alecrim
Em Ceará-Mirim, a equipe do Globo, sensação do campeonato, entra em campo com chances reais de conquistar o título na sua primeira participação na série A do Estadual. Em segundo colocado na tabela de classificação, com 10 pontos, a equipe da Grande Natal precisa vencer o Potiguar, sétimo colocado, com seis pontos, no Barrettão, e torcer que o Alecrim não vença o Baraúnas. Caso esse resultado aconteça, o Globo vença seu jogo e o América derrote o Coríntians de Caicó, o primeiro turno será decidido nos critérios de desempate. O primeiro a ser analisado é o número de vitórias, ambos tem três,  e o segundo, é o saldo de gols e, no momento, o Globo tem seis gols positivos, contra apenas um do América. “Temos que fazer nosso resultado dentro de casa. O Potiguar vem forte e não podemos pensar que vai ser um jogo fácil, porque eles estão fora da disputa do título. Depois, veremos o que acontece”, disse o técnico do Globo, Higor César. Na Arena das Dunas, o América, que antes era dado como carta fora do baralho, vem de uma vitória diante do Potiguar, que lhe colocou de volta a disputa do título, mesmo em meio a sua participação na Copa do Nordeste.  Na terceira posição, com 10 pontos, o alvirrubro potiguar precisa vencer seu jogo, contra o Coríntians de Caicó, sexta colocado, com oito pontos, e torcer para que Globo e Alecrim não vençam as suas partidas. O técnico Leandro Sena se mostra confiante na possibilidade de ainda conquistar o título. “Mais importante é que estamos vivos.  Agora é esperar os outros resultados e domingo fazer a nossa parte. O Globo e o Alecrim precisam perder suas partidas e temos que fazer a nossa parte”, afirmou Sena.
Regulamento
De acordo com o regulamento geral do campeonato, caso dois, ou mais times terminem a primeiro turno empatados em números de pontos, seis critérios podem decidir o campeão: 1º) Maior número de vitórias; 2º) Maior saldo de gols;  3º) Maior número de gols marcados; 4º) Menor número de cartões vermelhos recebidos; 5º) Menor número de cartões amarelos recebidos e, por fim, sorteio público na sede da Federação, em dia e horário a serem determinados  pela FNF. Além do título do primeiro turno, o campeão vai ter vaga assegurada na Copa do Brasil e do Nordeste da próxima temporada, o que é o principal objetivo das equipes, já que vão poder planejar a próxima temporada com antecedência, porque vão ter um calendário cheio. Para América e Alecrim, seria ainda mais especial garantir a vaga, já que 2015, os clubes vão comemorar seus centenários de existência. O único jogo da rodada que não está envolvido na disputa pelo título, acontece no estádio Iberezão, em Santa Cruz. Os donos da casa, lanternas do primeiro turno, com apenas três pontos,   vão receber o ABC, quinto colocado e com oito pontos, mas já sem chance nenhuma de conquistar o título. O jogo de hoje, vai servir para Roberto Fernandes fazer avaliações da equipe e, provavelmente vai mudar o esquema de jogo, e deve atuar com três zagueiros, com Bruno Perrone fazendo a sua estreia. Mesmo sem estar na disputa do título, o comandante abecedista sabe da importância de somar mais três pontos, já que, de acordo com o regulamento da competição, se um time for campeão dos dois turnos, as outras vagas para a Copa do Brasil e do Nordeste para 2015, será para a equipe que somar mais pontos nos dois turnos. “Agora é buscar pontos contra o Santa Cruz, pois como já falei, precisamos contar com a possibilidade de uma mesma equipe vencer os dois turnos e daí a segunda vaga na Copa do Nordeste e Copa do Brasil vai para aquele clube que somar mais pontos nos dois turnos”, finalizou Fernandes.
Felipe Gurgel - repórter/Tribuna do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário