O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Com vestiário em contêiner, COT da UFRN só fica pronto no fim do mês


Gustavo Coelho, superintendente de infraestrutura da UFRN (Foto: Klênyo Galvão)Gustavo Coelho, superintendente de infraestrutura da UFRN (Foto: Klênyo Galvão)

A menos de um mês para a Copa do Mundo, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte corre contra o tempo para entregar um dos dois Campos Oficiais de Treinamento (COT) de Natal. A estrutura exigida pela Fifa inclui, além do campo, um espaço para receber a imprensa e o vestiário para uso das delegações, que está sendo instalado dentro de contêineres climatizados. A obra custou mais de R$ 500 mil e deve ficar pronta no dia 30 de maio. Toda essa estrutura dos vestiários fica para uso do nosso complexo esportivo depois da Copa do Mundo. Quando pensamos em construir, pesquisamos em outras praças esportivas e descobrimos que havia um fornecedor desse tipo de estrutura aqui em Natal. É tudo muito rápido porque é modular. A montagem leva cerca de 30 dias - explicou Gustavo Coelho, superintendente de infraestrutura da UFRN. A estrutura é composta por 11 módulos que, juntos, formam área de 190 metros quadrados. O espaço destinado ao vestiário tem 90 metros quadrados, onde terão oito chuveiros, três sanitários, sendo um para portador de necessidades especiais, e 24 armários individuais para os jogadores.
Estrutura do vestiário é composta por 14 módulos e ocupa uma área de 190 metros quadrados (Foto: Klênyo Galvão) 
Estrutura do vestiário é composta por 11 módulos e ocupa
uma área de 190 metros quadrados (Foto: Klênyo Galvão)

A obra, no valor de R$ 509.034,26, tem recursos do Ministério do Esporte, mas, para agilizar a construção, foi financiada pela própria UFRN, que ainda aguarda o repasse do governo federal. O local terá também uma sala de recepção e outro espaço onde ficará a rouparia e a máquina de gelo, utilizada em alguns casos no recondicionamento físico dos jogadores após os treinamentos. O superintendente explicou que o gramado recebe cuidados diários e, a cada dois dias, é feito um corte especial na grama. Assim como o ABC, a UFRN também recebeu novas traves, bandeirinhas e todo o material para treinamento das equipes. Nesta quarta-feira, as traves antigas foram retiradas e os operários fizeram a instalação dos novos equipamentos. Parte do trajeto que será feito pelos ônibus das delegações até a entrada do vestiário ainda precisa receber o calçamento, trabalho que ainda será concluído. Quanto ao espaço destinado à imprensa exigido pela Fifa, Gustavo Coelho explicou que uma estrutura coberta, com piso e pontos de internet e energia, será montada ao lado do campo para receber os jornalistas que tiverem acesso aos treinos da seleções. Talvez nem seja utilizado, já que a entrada da imprensa depende da autorização de cada seleção. Mas nós vamos montar, pois é uma exigência da Fifa. Mas como essa estrutura será alugada, vamos retardar ao máximo a montagem para evitar custos para a universidade - esclareceu o superintendente.
Segurança reforçada.
Nesta semana aconteceu a entrega oficial do COT à Fifa. Três seguranças contratados pelo Comitê Organizador Local já circulam pelo campo da UFRN, que vai receber as seleções do Uruguai, Estados Unidos, Camarões e Grécia. Segundo Gustavo, serão montadas barreiras no entorno do complexo para isolar a área de treinos. Além disso, a universidade prepara um reforço da segurança em pontos estratégicos, sem revelar quantos homens usará na operação. Em dias de treino, apenas veículos oficiais podem passar nessa área. A Fifa enviou três homens para prevenir qualquer situação fora do comum, mas até a Copa deve chegar mais gente. E nós vamos reforçar a segurança também com o nosso pessoal. Os prédios ao redor do campo não funcionarão em dias de treinos e vamos ter várias barreiras para evitar o trânsito no local - afirmou Gustavo.
Por Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário