O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Exemplo de civilidade: japoneses voltam a recolher seu lixo

A Copa do Mundo é realmente uma oportunidade única de aprender com outras culturas. A exemplo do que aconteceu na Arena Pernambuco, na derrota da sua seleção para a Costa do Marfim, os torcedores japoneses voltaram a recolher o lixo produzido durante o empate sem gols com a Grécia, na Arena das Dunas, em Natal. Munidos de sacos de lixo, eles deram nova lição de civilidade e educação após o fim da partida – curiosamente, os mesmos sacos foram enchidos de ar e serviram para ajudar na bonita festa nas arquibancadas. O estádio recebeu 39.485 pessoas.
torcida japoneses recolhendo lixo após jogo (Foto: Chandy Teixeira) 
Torcedor japonês recolhe o lixo após o jogo na Arena da Dunas,
em Natal (Foto: Chandy Teixeira)
O que é uma surpresa para o povo brasileiro, para os japoneses não passa de rotina. O ato de recolher o lixo chamou tanto a atenção quanto o jogo – fraco tecnicamente, diga-se de passagem. Contagiados, os demais torcedores passaram a ajudar na limpeza. Isso é fantástico. Um exemplo enorme para nós, brasileiros. Temos mais é que ajudá-los. A Copa do Mundo tem isso de bonito. Trouxe meus dois filhos, e o exemplo está garantido – disse o engenheiro Ney Wagner Dutra.
torcida japoneses recolhendo lixo após jogo (Foto: Chandy Teixeira) 
À frente, o orgulho da civilidade. Ao fundo, japonês pede
a outro torcedor para jogar o lixo no saco (Foto: Chandy Teixeira)
Antes mesmo do fim do jogo, já era possível perceber os japoneses recolhendo o lixo. Inclusive, indo a outros setores para limpar a sujeira deixada por outras pessoas. Resultado: lances e mais lances de arquibancadas sem lixo no setor onde a torcida do Japão ficou concentrada. Nós sempre fazemos isso, e é bacana que os brasileiros tenham nos ajudado. Não sabíamos que seria assim tão comentado. Estão tirando fotos nossas – disse um dos japoneses, surpreso com a atenção dada a algo que, para eles, é tão comum. Dentro de campo, o Japão não mostrou um futebol à altura da civilidade mostrada pelos seus torcedores. Lutou o tempo todo, mas ficou no 0 a 0 com a Grécia e agora decide a sua vida na próxima terça-feira, dia 24, às 17h (de Brasília). Os Samurais Azuis enfrentam a Colômbia na Arena Pantanal, em Cuiabá, e precisam não apenas da vitória sobre a líder e já classificada seleção cafetera. Torce para que a Costa do Marfim não vença a Grécia. A combinação faz com a segunda vaga seja decidida nos critérios de desempate, pois terminaria com quatro pontos ao lado de marfinenses ou gregos.

Por Natal, RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário