O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Ninguém tá nem aí

O Estatuto do Torcedor prevê que os clubes tenham a garantia de atuarem, pelo menos, 10 meses por ano e, no mínimo, uma competição de âmbito nacional. Isso cabe às gestoras do futebol, no caso, primeiramente as federações e, depois, a CBF. Mas essa lei vem sendo desrespeitada com frequência pela FNF ao longo dos anos sem muita contestação, como se fosse algo normal. Praticamente a institucionalização do arbitrário. Primeiro, a FNF extinguiu, desde 2007, a Copa RN como competição isolada que era realizada sempre no segundo semestre e dava calendário aos clubes. Depois, a mais recente, implantada ano passado, e que agrava a situação, é a eliminação precoce de duas equipes na primeira fase do Estadual. Isso só garante 40 dias de atividade para os clubes. Uma distância abissal em relação aos 10 meses exigidos pelo Estatuto do Torcedor. O pior é que isso ocorre sob a barba da Promotoria do Direito do Consumidor, que é sempre austera em relação ao Nogueirão, mas que se alia pela omissão no fato à postura marginal (à margem da lei) da Federação. É o futebol potiguar mergulhado num faz de conta. 
Na contramão
Ainda sobre a eliminação de dois clubes na primeira fase do estadual. Já vi federações, tipo a pernambucana e a paraibana, lutarem por calendário para seus clubes. Aqui é o inverso. Para a FNF, quanto mais cedo um clube fechar as portas, melhor.
Por Fábio Oliveira

Nota do Blog: O Companheiro Fábio Oliveira de Mossoró aborda um assunto muito interessante e atual, pois a FNF através da sua presidência, há muito tempo que não está nem aí para o estatuto do torcedor e principalmente para os times do interior, e o pior com a conveniência dos presidentes desses clubes que quase sempre vivem de pires na mão na porta da Federação, não conseguem se impor perante a entidade maior do futebol norte-rio-grandense. Não tem cabimento um time de futebol atuar só quarenta dias; Ser rebaixado e não ter a perspectiva se vai voltar algum dia; E o que dizer a quem patrocinou a camisa com muita dificuldade, por que no interior é assim, é muito mais difícil? e o torcedor que comprou um pacote de ingresso antecipado para a temporada com o intuito de ajudar o clube? Nada, a FNF age como Pilatos, simplesmente lava as mãos. Observem quantas equipes do interior não conseguiram mais voltar a disputar a competição, e de cidades importantes do estado, como Caicó, Currais Novos, Pau dos Ferros, Macau, Areia Branca e etc. E a segunda divisão? a FNF estimula o evento? claro que não, pelo contrário, cobra uma taxa de inscrição, quando poderia incentivar a participação de vários  clubes para que a competição se tornasse atrativa, coisa que infelizmente não acontece. É sabido que mensalmente a FNF recebe uma ajuda financeira da CBF, isso que chova ou que faça sol; parte desse este dinheiro por acaso chega aos filiados, para por exemplo trabalharem as suas equipes de bases? Nunca. Aliás as competições de base promovidas pela FNF(Sub 15, por exemplo) se um time do interior quiser disputá-la tem que pagar, e o pior é obrigado a jogar em natal pois os times de Natal não podem vir jogar no interior, mas os times do interior são obrigados a jogar em Natal. Falo por experiência, pois já fiquei responsável um ano pelo sub-15 e sub-18, que aliás com muito esforço e sem ajuda alguma da FNF levamos o time do ASSU para a copinha em São Paulo, só que no ano seguinte faltou recursos e faltou estimulo, mas a FNF continua agindo sempre da mesma maneira e como escreveu Fábio Oliveira: "ninguém está nem aí".   
L. Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário