O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

terça-feira, 11 de novembro de 2014


Rony Jason, lutador do UFC (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)Rony afirma que ainda está "engasgado" com a derrota para Robbie Peralta (Foto: Jocaff Souza)

A convocação para o card do UFC Fight Night 58, marcado para o dia 20 de dezembro, em Barueri, deu um novo ânimo ao lutador Rony Jason. A última participação do cearense foi em maio deste ano, na polêmica derrota para o americano Robbie Peralta, em decisão dividida dos juízes. O revés ainda está "engasgado". Com seis lutas no UFC, o peso pena encara desta vez o finlandês Tom Niinimaki, que acumula duas derrotas consecutivas na organização.  Apesar da pressão em buscar a vitória, o campeão da primeira edição do TUF Brasil lembra que o duelo pode decidir o futuro dos dois atletas no UFC e espera sair do octógono com a quinta vitória na organização. Com certeza, o cara que vem de derrota entra o octógono mais motivado. Eu sei como é isso, porque passei por isso. Estava há mais de cinco anos invicto e perdi a luta. Depois, voltei a lutar no UFC Natal e estava mais motivado e venci com menos de dois minutos de luta. Tenho certeza que meu adversário virá motivado, mas também receoso porque ele pode ter a sua terceira derrota e ser demitido da organização - conta o lutador brasileiro. A preparação para a próxima luta é feita em Natal, cidade a qual Jason escolheu para ficar e trabalhar ao lado dos amigos Patrício e Patricky "Pitbull" Freire, na Pitbull Brothers. Os treinos são diários e acontecem sempre ao meio-dia. Com o ambiente quente, mais de 20 atletas dividem o espaço na academia entre os tatames e um mini-octógono, construído para os atletas de MMA. Rony realiza uma forte preparação sob as orientações dos técnicos Ivan Musardo, Thiago Tourão e os irmãos Pitbull, além do irmão Yuri Mariano, que o acompanha na capital potiguar. Com pouco mais de um mês para a luta, Rony intensifica os treinos físicos e os técnicos, principalmente no jiu-jitsu, no qual é faixa preta. Contudo, outra arte marcial ganhou atenção dos seus treinadores, o kickboxing. Especialista e treinador da modalidade, o professor Thiago Tourão acredita o que lutador fará uma boa apresentação em pé. Caso seja necessário, vai buscar a finalização da luta com a arte que melhor desempenha: o jiu-jitsu. O kickboxing sempre foi o carro chefe da nossa equipe e com o Rony Jason não vai ser diferente. Ele vai estar bem preparado e vai mostrar a sua luta em pé, com socos, chutes, cotoveladas. O Niinimaki é um cara que diversifica o jogo dele em pé, usando bem o boxe, trabalha bem os chutes, gosta de derrubar. Por ser um cara que vem de duas derrotas, vai querer com tudo para cima do Rony, mas nós vamos estar preparados para isso e faremos uma boa preparação. Mas se o adversário engrossar, Rony tem um jiu-jitsu excepcional, que para mim, é o melhor da sua categoria (peso pena). Ele mostrou esse potencial no TUF e depois em outras lutas - conta Tourão.
Decepção na última luta

Na última vez que entrou no octógono do UFC, Rony Jason perdeu para o americano Robbie Peralta, em uma polêmica decisão dos juízes, que mostraram um resultado dividido (29-28, 27-30 e 30-27). Na ocasião, Rony fraturou a mão esquerda ainda no primeiro round, após um soco no americano, e ficou o restante da luta evitando os golpes com o braço esquerdo. Mesmo com o problema, o brasileiro aplicou bons golpes como joelhadas e chutes, além das quedas que abriam a guarda do adversário. Mas a derrota deixou Rony engasgado com a avaliação da comissão julgadora e quer, desta vez, evitar que o resultado seja definido pelos juízes. Ainda estou engasgado com o resultado da última luta. Essa derrota, que não considero como derrota, sujou muito minha carreira, porque eu poderia atingir a quinta vitória, de forma expressiva, em seis lutas pelo UFC. Acabei quebrando a mão, com dois minutos de luta, e enfrentei um cara muito duro que é nocauteador. Fiquei por dois rounds e meio lutado somente com uma mão, e sou canhoto. Mesmo assim, todos os especialistas deram a vitória para mim, mas não sei qual foi o pensamento dos jurados. Espero desta vez não deixar a decisão para os juízes e  vou procurar a todo instante a finalização - analisa.
Pressão da arquibancada
A última vitória de Rony Jason no UFC foi em Natal, no mês de março. Ao lado dos potiguares, Jason venceu o americano Steven Siler com menos de dois minutos de luta e levou o ginásio Nélio Dias à loucura. Para repetir a dose e conquistar mais um resultado positivo na organização, ele brinca que sente um "arrupeio" - em bom "cearês" - quando se depara com a arquibancada lotada. Rony Jason deve permanecer em Natal até o dia 12 de dezembro, quando embarca para Barueri.
Rony Jason, lutador do UFC (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com) 
Rony Mariano quer mostrar o lado "Jason" no octógono
e conquistar a vitória (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)
No começo, eu fico nervoso e, quando sofro um golpe, fico imaginando que todos estão vendo aquilo. Mas quando a torcida começa a gritar o meu nome, eu começo a me 'arrupiar' inteiro e daí vem a vontade de vencer é ainda maior. Não tem coisa melhor - concluiu.
Por Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário