O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

domingo, 7 de dezembro de 2014

Corrida de Santa Luzia acontece neste domingo

A largada de hoje está marcada para as 7h, na Rua Idalino de Oliveira, próximo à Catedral. O percurso será de cinco quilômetros e passará por várias de Mossoró.
Fernanda da Silva: ‘ Preparo-me o ano inteiro pensando na corrida que leva o nome da minha padroeira’ – Foto Wilson Moreno

Não só nas novenas estão os devotos de Santa Luzia. Na corrida de rua que integra os festejos em homenagem à Virgem de Siracusa também surgem a cada passo dos 5 km de percurso aqueles que mantêm a fé na padroeira de Mossoró. A largada de hoje está marcada para as 7h, na Rua Idalino de Oliveira, próximo à Catedral. Fernanda da Silva é um exemplo de que a fé e o esporte estão caminhando – neste caso correndo – juntos. Aos 35 anos, atleta desde os nove, ela não esconde a importância que tem essa competição. “Me preparo o ano inteiro pensando em uma única corrida, que é a de Santa Luzia. Além de ser bastante conceituada na região, é a corrida que leva o nome da minha padroeira”, relata, emocionada, ela que participou de quase todas as edições da Corrida de Santa Luzia. A ausência de Fernanda aconteceu em apenas uma situação, 2011, quando grávida, abdicou da competição para se dedicar à graça de dar a luz semanas depois. Hoje, o filho Anael da Silva, aos três anos, é um fã da mãe/atleta e acompanha ela nos locais de prova para torcer de perto. O incentivo de casa não parte só do filho. O marido, Agildo Pereira, é o seu treinador. Ele é o responsável por manter Fernanda sempre em forma, pronta para colocar os passos em atividade durante as competições. “Ele quem monta meus treinos. Meu marido me coloca para treinar entre 10km e 15km todos os dias, para que eu esteja sempre preparada. Hoje ele não compete tanto, mas foi em uma corrida aqui em Mossoró que nos conhecemos e logo depois começamos a namorar”, conta Fernanda, orgulhosa pelo apoio que tem dentro da família. E este impulso incentivador do filho e do marido têm dado resultado na carreira de Fernanda da Silva como atleta. Ela é a atual tricampeã da Corrida de Santa Luzia e hoje quer correr no melhor de sua forma, pela sua família e pela padroeira, com o objetivo de alcançar o lugar mais alto do pódio da categoria feminino local.
O Assuense Zé Américo corre também hoje em Mossoró
Apesar de ser apontada como uma das favoritas, a mãe de Anael prefere manter a humildade, em respeito às concorrentes. “Estou querendo ganhar o quarto título da prova, mas sei que há muitas atletas boas que também podem vencer. Então, o segundo lugar seria também uma grande conquista. Eu quero o primeiro, mas se não acontecer também vou ficar feliz só por ter, mais uma vez, participado dessa festa em homenagem a Santa Luzia”, disse Fernanda, que ano passado se comprometeu em uma promessa à Virgem de Siracusa, venceu, e doou brinquedos a crianças de rua no Natal. A atleta chega ao local da largada geralmente uma hora e meia hora antes do início, por orientação do seu marido/treinador. “Preciso desse tempo antes da largada para me concentrar, alongar e me focar nos quilômetros que tenho pela frente”, relata.

APOIO
Fernanda é mais uma atleta que sofre com as dificuldades financeiras para se manter em atividade na corrida de rua. Hoje, ela agradece pelo apoio que tem de dois parceiros, que são a Sport Magia e a Auto Service. “É muito complicado seguir carreira no esporte porque nem sempre nós temos apoio. Ainda bem que agora posso contar com dois parceiros, que me dão suporte quando preciso de material de corrida e de dinheiro para bancar meus treinos”, agradeceu.
Fonte: Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário