O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 11 de janeiro de 2014

Palmeira e ABC empatam na primeira partida do Estadual 2014


Palmeira e ABC fazem o jogo de estreia do Campeonato Potiguar 2014 (Foto: Antonio Netto)Palmeira e ABC fazem o jogo de estreia do Estadual do RN 2014 (Foto: Antonio Netto)

ABC e Palmeira de Goianinha se enfrentaram na noite deste sábado e deram o pontapé inicial ao Campeonato Potiguar 2014, diante de 800 torcedores. A partida aconteceu no estádio Nazarenão, na cidade de Goianinha, a 54 quilômetros de Natal. O placar terminou em 1 a 1 e o volante abcedista Michel Schmöller, jogando como lateral-direito, marcou o primeiro gol da competição deste ano. O Mais Querido começou o jogo indo para cima e buscando o gol logo nos primeiros minutos do primeiro tempo. Mas o zagueiro alviverde Tiago Bob ganhava todas as bolas na área. Além dele, o goleiro Messi, do Palmeira, também precisou trabalhar bastante para manter o placar inicial. Por outro lado, o time de Goianinha chegou poucas vezes ao ataque na primeira etapa. A pressão do ABC deu resultado. Aos 40 minutos, Elvis cobrou escanteio e Michel Schmöller completou o cruzamento na área, mandando de cabeça pro fundo da rede. Gol do ABC, o primeiro do Estadual 2014.  No segundo tempo, o Palmeira chega com tudo e logo aos seis minutos empata a partida. Depois de bela jogada na entrada da área, o camisa 11 Rael aproveitou o goleiro Bruno Fuso adiantado e deu um belo chute no ângulo, igualando o placar em 1 a 1. Após o empate, o goleiro Messi se machucou durante uma defesa e foi substituído por Daylon. Aos 23 minutos, o ABC fez dupla substituição para tentar definir o placar. Saíram Erivélton e Janilson; e entraram Marcílio e o meia atacante Jefinho, estreando com a camisa alvinegra. O Mais Querido ainda chegou com perigo no final da partida com Daniel Amora e Jefinho, mas o goleiro Daylon afastou o perigo. E o jogo terminou mesmo com o placar de 1 a 1. Na segunda rodada da primeira fase do Campeonato Potiguar, o ABC volta a jogar fora de casa, quando enfrenta a equipe do Alecrim, no Ninho do Periquito, na cidade de São Gonçalo do Amarante. A partida acontece na próxima quarta-feira, às 20h30. No mesmo dia e horário, o Palmeira recebe o Globo FC, no estádio Nazarenão, em Goianinha.
Por Natal

Alecrim sofre mais uma goleada e dá adeus a copinha


Alecrim x Capital Copa São Paulo (Foto: Antonio Marcos)Capital e Alecrim se despediram da Copa São Paulo hoje (Foto: Antonio Marcos)

O Capital se despediu com vitória na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Neste sábado, pela terceira e última rodada do Grupo V, o time do Distrito Federal venceu o Alecrim por 4 a 1 na Vila Belmiro, em Santos. A vitória foi construída em um duelo que contou com muitos reservas em ambos os lados. O Capital conquistou sua primeira vitória na Copinha com gols de Vilson, Bassul, Juninho e Victor - a equipe encerrou sua participação na terceira colocação da chave. Já o time do Rio Grande do Norte terminou na lanterna, com três derrotas em três jogos. O jogo começou com as duas equipes jogando no ataque. Sem chances de classificação, os dois times não se preocuparam em se defender. Aos 25 minutos, o Capital abriu o placar com o atacante Vilson, que recebeu na entrada da grande área pelo lado esquerdo e finalizou forte no canto direito de Danilo. Seis minutos depois, o Alecrim chegou ao empate em jogada individual de Dieguinho, que driblou dois marcadores e finalizou no canto direito para fazer 1 a 1. Na etapa final, o Capital voltou melhor. O técnico Leonardo Roquete colocou em campo os titulares Campos e Victor, que mudaram o ritmo da partida. Já o Alecrim, treinado por Gilmar Oliveira, apenas se preocupou em defender e ficou refém das jogadas individuais de Dieguinho.De tanto insistir, o time do Distrito Federal chegou ao segundo gol. Aos 31 minutos, Bassul tabelou com o meia Cabeça e, dentro da área, chutou na saída do goleiro para fazer 2 a 1. O Capital se animou e na sequência marcou mais dois. O terceiro saiu no cabeceio de Juninho que aproveitou escanteio cobrado pelo meia Cabeça e Victor, destaque do jogo, fechou o placar.
Por Santos, SP

América-RN perde para o Villa Nova-MG e deixa Copinha sem vencer

O América-RN se despediu da Copa São Paulo de Futebol Júnior sem conseguir vencer. O alvirrubro potiguar perdeu para o Villa Nova-MG por 1 a 0 na tarde deste sábado, em Novo Horizonte. O gol da partida foi marcado pelo garoto Paulinho, de 17 anos, e tirou as chances do time potiguar de conseguir terminar o torneio com pelo menos uma vitória. Com o resultado, a equipe mineira chegou aos seis pontos, terminando a primeira fase na segunda posição. Já o América-RN ficou com a lanterna da chave, com apenas um ponto em três jogos. O América-RN vinha de um empate em 4 a 4 com o Novohorizontino e dependia da vitória para sonhar com a classificação. Embora tenha começado bastante movimentado, o primeiro tempo da partida terminou empatado em 0 a 0, com chances de abrir o placar para os dois times. No segundo tempo, porém, logo aos oito minutos, o placar saiu do zero. Em boa jogada de ataque do time mineiro, Paulinho, de 17 anos, que foi grande destaque da partida, mandou para as redes e abriu o placar em Novo Horizonte. O triunfo deixou o Villa Nova-MG na segunda posição do grupo G, que aguarda o término da rodada para tentar se classificar como um dos seis melhores segundos colocados. No outro jogo do grupo, o Coritiba venceu o Novohorizontino por 2 a 0 e ficou com o título da chave.
Por Novo Horizonte, SP

América faz primeiro amistoso

Se preparando para o início da Copa do Nordeste, que começa no próximo final de semana, o América realiza hoje, às 16h, no estádio Nazarenão, em Goianinha, seu primeiro amistoso da temporada. O técnico alvirrubro, Leandro Sena, vai poder mandar a campo a equipe considerada titular para o começo da competição regional. Os únicos desfalques, e de última hora, são o lateral direito Norberto, que, mesmo tendo renovado seu contrato com o clube rubro até o fim de 2015, deve ser negociado com o Coritiba até terça-feira e, com isso, não faz mais parte do elenco alvirrubro. O meio campo Régis, que também foi confirmada a sua renovação e que deveria se apresentar no próximo dia 14, não vem mais. Seu empresário negociou o jogador com um grupo de investidores europeus e o atleta deve defender o Náutico/PE.
Júnior SantosO técnico do América, Leandro Sena, vai poder observar seu time no primeiro amistoso do ano 
O técnico do América, Leandro Sena, vai poder observar
seu time no primeiro amistoso do ano
Mesmo assim, boa parte da base da temporada passada foi mantida e isso acalma o torcedor, que queria contratações de jogadores conhecidos. O goleiro Andrey, os zagueiros Edson Rocha e Cléber, o lateral Rai, os volantes Márcio Passos e Fabinho e os atacantes Adriano Pardal e Max. Juntam-se a eles, os jovens Alfredo, Denner e Rafinha, todos do São Paulo, Pedrinho, do Flamengo/RJ, Dalton, do Internacional/RS, Tiago Dutra, do Criciúma, Jean Cléber, do Betim/MG, o meia Rubinho, que vem do Paraná e o goleiro Rafael Roballo, que defendeu o ABC na temporada passada. Essa vai ser a chance do torcedor americano poder ver de perto os novos contratados. “Estamos aliando juventude com experiência e acho que esta experiência vai ser muito produtiva. Temos que ser otimistas e que a gente possa contar com o apoio do nosso torcedor para o América conquistar os títulos que se propõe”, disse o treinador americano, Leandro Sena. O presidente eleito, Gustavo Carvalho, está confiante no time que está sendo montado e espera uma boa temporada do América. “Conseguimos manter uma boa base da temporada passada e isso é muito importante para um início de trabalho. Estamos trazendo jovens valores, que estão buscando seu espaço no futebol e isso é muito importante. Espero que essa temporada seja de muita felicidade para o torcedor americano”, afirmou Carvalho. O Botafogo/PB vem com o time titular, já que está prestes a estrear na Copa do Nordeste e é comandado por Marcelo Vilar, que também foi treinador do América.
Ficha Técnica
América: Andrey; Chiquinho Alagoano, Cléber, Edson Rocha e Rai; Márcio Passos, Tiago Dutra, Fabinho e Pedrinho; Adriano Pardal e Max. Técnico: Leandro Sena.
Botafogo/PB: Genivaldo; Toninho, Igor, Everton e Luciano Amaral; Walter, Izaías, Fábio Neves e Leomir; Warley e Thiaguinho. Técnico: Marcelo Vilar.
Estádio: Nazarenão, Goianinha/RN. - Horário: 16h
Árbitro: Zandick Gondim Alves Júnior
Assistentes: Edson Trajano da Cruz e Pedro Sanderson Sabino da Silva
Fonte: Tribuna do Norte

Guia do estadual, Troca de técnicos marca início do Estadual

A primeira fase do Campeonato Potiguar 2014 começa neste sábado. Diferente do que aconteceu no ano passado, quando a competição iniciou no final de fevereiro, este ano o torneio começa mais cedo por causa do adiantamento no calendário esportivo devido a Copa do Mundo, que será realizada entre os meses de junho e julho. Denominada Copa FNF, a primeira fase deste ano já começa de forma inusitada, marcada pela dança das cadeiras dos técnicos antes mesmo da bola rolar nos gramados, e pela inauguração da Arena das Dunas (palco da Copa do Mundo, em Natal) na quinta rodada. Na primeira etapa, apenas oito clubes participam, divididos em dois grupos com quatro, sendo um na capital e outro no interior. No grupo da capital, estão ABC, Alecrim, Globo FC e Palmeira de Goianinha. Já no grupo do interior, jogam Assu, Baraúnas, Corintians-RN e Santa Cruz-RN. América-RN e Potiguar de Mossoró, que representam o Rio Grande do Norte na Copa do Nordeste deste ano, só entram na disputa pelo Estadual na segunda fase. Ainda neste primeira fase, estará em disputa uma das vagas do estado para a Copa do Brasil de 2015 e acontecerá, também, a definição da equipe rebaixada para a segunda divisão do próximo ano. As partidas finais, tanto para o clube campeão, quanto para o time rebaixado, estão marcadas para os dias 2 e 6 de fevereiro.
Conheça os times da primeira fase do Campeonato Potiguar:
Header_materia_ABC (Foto: Infoesporte)
O ABC entra no Campeonato Estadual deste ano buscando a todo custo uma das vagas na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste em 2015. O Mais Querido conseguiu manter poucos jogadores do elenco que garantiu ao clube a permanência na Série B, em 2013. O zagueiro Gilson, os volantes Daniel Paulista, Michel Schmöller, Rodrigo Santos e Somália, além do meia Júnior Timbó, que sofreu uma lesão no joelho direito e só deverá atuar pelo alvinegro no segundo semestre, e do atacante Gilmar, renovaram com o clube. Em seu primeiro amistoso antes do início da competição, o time empatou em 1 a 1 contra o CSP e o técnico Roberto Fernandes considerou a partida como "horrorosa". O Mais Querido entra em campo neste sábado, às 20h, contra o Palmeira de Goianinha, no Estádio Nazarenão. Por conta da reforma no gramado do Estádio Frasqueirão, a equipe alvinegra deverá mandar a segundo partida, com mando de campo, também no Nazarenão. Depois, fará os jogos na Arena das Dunas, com capacidade para 32.000 torcedores.
Treino ABC (Foto: Divulgação/ABC) 
Jogadores do ABC realizaram intensa preparação fisicamente
para estreia no Estadual (Foto: Divulgação/ABC)

O técnico Roberto Fernandes deixou claro que o time que vai estrear será definido pelo critério "físico". Para tanto, o treinador ressaltou que usará a primeira fase do Campeonato Potiguar 2014 como preparação dos jogadores e fez questão de “tirar a pressão” do time. O primeiro critério vai ser físico. Eu não vou queimar um jogador, não vou colocá-lo em campo se ele não estiver dentro de uma condição física mínima aceitável. Não vou dizer que vou usar uma equipe por jogo, mas nós vamos ter uma média de 30% a 50% de mudanças, a cada partida - afirmou o treinador. Durante os coletivos no CT Alberi Ferreira de Matos, na zona Sul de Natal, o torcedor viu uma equipe titular bem parecida com a que iniciou o jogo-treino contra o CSP, no amistoso em Goianinha. Assim, a equipe que começa a se desenhar como titular no ABC dev ter Bruno Fuso, Michel Schmöller, Gilson, Samuel e Janilson; Felipe Hereda, Somália, Daniel Amora e Erivélton; Elvis e Luiz Ricardo.
Header_materia_ALECRIM (Foto: Infoesporte)
Primeiro clube a iniciar a preparação para o Campeonato Potiguar deste ano, o Alecrim será comandado, mais uma vez, pelo experiente treinador Wassil Mendes. Em sua primeira passagem pelo clube, em 2010, Wassil conseguiu uma sequência de 11 jogos de invencibilidade. A oito meses no cargo, o treinador vai contar com uma equipe, formada em sua maioria, por atletas que ainda buscam afirmação no futebol e que tentam uma melhor colocação do que o sétimo lugar obtido na edição passada.
Felipe Alves, atacante do Alecrim (Foto: Divulgação/Alecrim)Atacante Felipe Alves é a aposta do Periquito para o Estadual (Foto: Gabriel Peres/Divulgação)
Por conta de uma grave crise financeira, alguns jogadores pediram dispensa do clube e outros foram demitidos, como o volante Ruy Cabeção e o atacante Rico. Para este ano, a equipe procurou se reforçar com jovens atletas, como o atacante Felipe Alves. O jogador tem passagens pelas bases do ABC e, no Rio Grande do Norte, já vestiu a camisa do Santa Cruz-RN em 2011, quando foi destaque do campeonato ao lado do técnico Wassil Mendes. O Verdão ainda deve ter o reforço do goleiro Danilo, que após passar quase duas semanas em coma, por ter contraído malária durante uma viagem à Guineu Equatorial, no continente africano, se recuperou e já treina com o elenco principal. O Alecrim manda suas partidas no Estádio Ninho do Periquito, com capacidade para cinco mil pessoas, em São Gonçalo do Amarante, na Grande natal. A estreia no Estadual será neste domingo, contra o Globo FC, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, às 17h. Vamos em busca de uma vaga para a Série D ou Copa do Brasil, ou então tentar até o título do Estadual, que é isso que a torcida realmente espera do clube - são os planos do técnico Wassil Mendes para o Campeonato Potiguar.
Header_materia_ASSU (Foto: Infoesporte)
"Com certeza, este ano vamos entrar para brigar pelo título". A afirmação é do presidente do Assu, Daílson Machado. Caso a previsão do dirigente se realize, não será a primeira vez que o Camaleão do Vale vencerá o torneio, já que ficou com o título, em 2009. Para conseguir realizar mais uma vez este desejo, o técnico Netinho Matias conta, atualmente, com um elenco formado por 28 jogadores. Destes, oito são provenientes da base do clube. Netinho também dirigiu o Assu no ano passado.
Assu treina para estreia do Campeonato Potiguar (Foto: Divulgação/ Assu)Jogadores do Assu querem o título do Estadual 2014 (Foto: Divulgação/ Assu)
Durante a preparação, o time realizou um amistoso contra o Globo FC e, segundo o presidente do clube, os jogadores demonstraram bastante qualidade. O clube formou o time com jogadores vindos dos estados vizinhos, como Alagoas, Ceará, Paraíba e pernambuco. Entre esses atletas está o meia Kel, ex- jogador do CSA e que atuou no Estadual passado pelo Santa Cruz-RN. Estamos apostando na experiência, mas também não esquecemos da base. Temos um ótimo grupo e não vamos ficar atrás de nenhuma equipe. O Neto chegou no clube, em 2013, quando o Assu estava em uma situação difícil, mas não hesitou em pegar o comando da equipe. Quando o Estadual acabou, o Assu estava em quarto lugar - lembra o presidente. O Assu estreia no Estadual neste domingo contra o Baraúnas, em Mossoró. A partida está marcada para às 17h, no Estádio Nogueirão. Em casa, o Camaleão do Vale mandará seus jogos no Estádio Edgarzão, com capacidade para 4.200 torcedores.
Header_materia_BARAÚNAS (Foto: Infoesporte)
O ano de 2013 definitivamente não foi bom para o Baraúnas. Na temporada passada, o Leão do Oeste não foi bem no estadual, caiu para a Série D do Campeonato Brasileiro e passou por uma enorme crise financeira. Outra "dor de cabeça" para os torcedores do Tricolor Mossoroense foi a conquista do maior rival, Potiguar de Mosssoró, que ficou com o trofeu de campeão estadual. Para este ano, o clube aposta em um elenco jovem, mas sem esquecer dos experientes. O treinador Jair Corneli, segundo a comandar a equipe desde que o time deu início a preparação, aposta na juventude para chegar ao título do Campeonato Potiguar deste ano. A média de idade do elenco mossoroense é de 21 anos. Dentre as caras novas estão os atacantes Alan, que já defendeu a Ponte Preta e Atlético-MG, e Douglas, que ganhou destaque defendendo as cores do Grêmio.
Da Silva e Vaninho, reforços do Baraúnas (Foto: Divulgação)Vaninho (à direita), é a principal contratação do Baraúnas para o Estadual (Foto: Divulgação)
A princípio, com esses 29 jogadores temos um grupo interessante em termos de quantidade e qualidade. É um grupo novo e motivado para começar o campeonato. Mas também temos os experientes que ajudarão muito os mais novos - disse Jair Croneli. Rostos já conhecidos do torcedor potiguar também integram o elenco, como o goleiro Érico e os zagueiros Pedrosa e Nildo. A principal contratação do clube para esta temporada é o meia Vaninho, atual campeão estadual pelo rival, o Potiguar. A estreia do Baraúnas no Campeonato Potiguar será neste domingo, às 17h, contra a equipe do Assu, no Estádio Nogueirão. O estádio tem capacidade para três mil pessoas.
Header_materia_CORINTIANS-RN (Foto: Infoesporte)

Bira Lopes, treinador do  Moto Club no Campeonato Maranhense 2012 (Foto: João Ricardo/Globoesporte.com)Bira Lopes comanda o Corintians de Caicó no Estadual deste ano (Foto: João Ricardo)
Primeiro clube do interior do Rio Grande do Norte a se tornar campeão estadual, em 2002, o Corintians de Caicó é um dos times que trocou de treinador antes mesmo da bola rolar no gramado. Atualmente, a equipe é comandada pelo treinador Bira Lopes, terceiro desde que o clube iniciou a preparação. O cargo de técnico foi ocupado anteriormente por Luis Carlos Barbosa e Sérgio Rosa, que deixaram o clube após desentendimento com a diretoria. O Galo do Seridó conta no momento com 22 atletas contratados, alguns com passagens por grandes clubes do estado e do Brasil, como o atacante Ebinho, que jogou pelom próprio Corintians em 2013 e o volante Fábio Lima, que já vestiu as cores do Vasco, Fluminense e Bangu. Os atletas que participaram do Galo do Seridó, em 2013, não querem repetir a campanha. O time de Caicó terminou o campeonato na sexta colocação, posição em que o atacante Ebinho quer deixar para trás. Tem um monte de garoto novo que chegou ao clube e que olham longe na competição. Se Deus quiser, esse ano faremos um bom campeonato, com o foco de chegarmos à final - deseja Ebinho. Apesar de ser um dos estádios que mais preocupam a FNF em relação a estrutura física, o Marizão deve receber as partidas em que o Corintians de Caicó tem mando de campo. A capacidade é para cerca de três mil lugares. O time estreia neste domingo, às 17h, contra o Santa Cruz-RN, no Estádio Iberezão.
Header_materia_GLOBO-FC (Foto: Infoesporte)

Jogadores do Globo FC festejam título da segunda divisão do RN (Foto: Alisson Felipe/CN Agitos)Campeão da 2ª divisão, Globo FC estreia no Estadual 2014(Foto:A. Felipe/CN Agitos)
Novato no Campeonato Potiguar, o Globo FC chega à elite do futebol potiguar com apenas um ano de existência. Nascido do sonho do empresário Marconi Barretto, natural de Ceará-Mirim, que tinha vontade de levar um clube de futebol para a cidade natal, o Globo como campeão da segunda divisão do Estadual e com uma estrutura de time de Série A, com estádio próprio, alojamentos, campos de treinamento e um orçamento sem limite. O Estádio Barretão foi construído com capacidade para 10 mil pessoas. O clube estreia em casa neste domingo, às 17h, contra o Alecrim. Entre os 32 jogadores do time, 12 são formados nas categorias de base do clube. A outra parte do elenco é composta por jogadores experientes, como o goleiro Sérvulo, com passagens por Atlético-MG e América-RN, e o lateral-esquerdo Renatinho Potiguar, ídolo de ABC e América-RN. Quem comanda a equipe é o jovem treinador Higor César. O objetivo inicial do Globo neste Estadual é conquistar uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro, mas se depender de seu presidente, a "Águia" deve voar bem mais alto. Meu objetivo, desde o princípio eu falei que é chegar à Série A do Campeonato Brasileiro. Porém, vamos chegar lá com base, e essa base eu tenho ainda cinco anos para preparar - disse Marconi Barretto, presidente do Globo FC.
Header_materia_PALMEIRA (Foto: Infoesporte)
A poucos dias para a estreia no Campeonato Potiguar, neste sábado, às 20h, contra o ABC, a diretoria do Palmeira de Goianinha mandou embora o técnico Carlos Gutemberg, e junto com ele, 14 atletas do grupo. Para a missão do alviverde, o clube contratou o experiente Sebastião Murilo, conhecido como Dario, que já teve passagem pelas categorias de base do clube.
Quirino, atacante do Currais Novos (Foto: Gabriel Peres/Divulgação)Atacante Quirino é a referência do Palmeira (Foto: Gabriel Peres/Divulgação)
A diretoria aposta nas "pratas da casa", com atletas formados no clube e que moram na região, para tentar uma melhor colocação do que o nono lugar obtido em 2013 e que quase rebaixou o clube para a segunda divisão. Dentre os jogadores mais experientes está o atacante Quirino, com passagens por diversos clubes do estado e artilheiro da competição nos anos de 2008 e 2011. O clube alviverde mandará seus jogos no Estádio Nazarenão, em Goianinha, a 54 Km de Natal. O estádio tem capacidade para cerca de 5.200 torcedores. Segundo o presidente do time, José Freire, a meta do "Clube da Una" é conseguir uma das vagas nas competições nacionais. Iremos brigar com todas as forças para conquistar uma das vagas nacionais em disputa na primeira fase. Sabemos das dificuldades, por conta do nosso grupo, mas conhecemos nosso potencial - revelou o presidente do clube.
Header_materia_SANTA-CRUZ-RN (Foto: Infoesporte)

Sem estrear oficialmente, Carlos Júnior é demitido do Estanciano (Foto: João Áquila/GLOBOESPORTE.COM)Carlos Júnior comanda o Tricolor do Trairí no Estadual 2014 (Foto: João Áquila)
Caras novas e uma reformulação no departamento de futebol. É assim que o Santa Cruz-RN chega para a disputa do Campeonato Potiguar deste ano. Dos 27 jogadores que iniciaram a preparação para a competição, 22 vestem pela primeira vez a camisa do Tricolor do Trairí. Responsável por comandar essa equipe de "novatos", o treinador Carlos Junior também faz sua estreia no comando de uma equipe potiguar. Nos últimos três anos, o clube participou de uma Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro da Série D e em 2011, venceu o primeiro turno do Estadual. O Tricolor do Trairí aposta no "faro" de gol do atacante Thomas Anderson. Revelado nas categorias de base do Santa Cruz, o jogador ganhou notoriedade no ano de 2008 quando foi destaque do clube pernambucano. Agora, no xará potiguar, o atleta quer voltar a ser artilheiro. Para voltar à mídia eu tenho que fazer gols. Atacante vive de gols. E se eu não fizer eu morro de fome e o time não vai chegar ao nosso objetivo que é ser campeão do Rio Grande do Norte - afirmou Thomas. Além do atacante, o clube ainda conta com o reforço do goleiro Aloísio, ex-Potiguar de Mossoró e ABC, que foi campeão estadual da segunda divisão pelo Globo FC. A estreia do Santa Cruz-RN será contra o Corintians de Caicó, neste domingo, no Estádio Iberezão. A praça esportiva tem capacidade para 5.013 pessoas.
Por Natal

Técnico do Baraúnas comanda coletivo com volta de Vaninho e três atacantes

Wilson Moreno
Reserva contra o Sousa, Vaninho volta à equipe
titular em coletivo realizado na manhã de ontem
Na manhã de ontem, o técnico do Baraúnas, Joel Cornelli, comandou o coletivo de apronto, no Estádio Medeirão, em Baraúna, visando a estreia do clube na primeira fase do Campeonato Estadual, contra o Assu. Prometendo uma equipe ofensiva, Cornelli escalou a equipe titular no 4-3-3, com duas mudanças em relação ao time que foi derrotado para o Sousa no último domingo, por 2 a 0. Na atividade, Vaninho ganhou a vaga de Wendes e o atacante Douglas entrou no lugar de Da Silva, com o time titular passando a contar com dois volantes e três atacantes: Érico; Reginaldo, Nildo, Pedroza e Anderson Sobral; Batata, Gleison Paraíba e Vaninho; Alan, Kaká e Douglas. O coletivo terminou empatado em 1 a 1, com gol do atacante Alan para a equipe titular e Allef para o time reserva. A equipe reserva atuou no esquema 4-5-1: Danilo Aranha; Victor, Allef, Anderson Borges e Renatinho Carioca; Carlão, Matheus Foguinho, Da Silva, João Ferraz e Wendes; Índio. Na tarde de ontem, os jogadores ganharam folga. Na manhã de hoje, o elenco realiza um recreativo seguido por um trabalho de bolas paradas, no Estádio Nogueirão. Baraúnas e ASSU se enfrentam amanhã, às 17h, no Manoel Leonardo Nogueira, em partida válida pela primeira rodada da fase inicial do Campeonato Estadual. Os ingressos antecipados custam R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia para arquibancada e R$ 60,00 inteira e R$ 30,00 meia para as cadeiras.
Matheus Foguinho se recupera de problema no joelho esquerdo
Nos treinamentos durante a semana, o volante Matheus Foguinho torceu o joelho esquerdo e virou dúvida para o confronto contra o Assu. Entretanto, após realizar exames, o jogador participou normalmente dos últimos dois treinamentos com o grupo e está confirmado para ficar ao menos como opção contra o ASSU. Entretanto, o lateral esquerdo João Carlos, também com dores no joelho, e o goleiro Wendel, com dores na costela, estão no Departamento Médico. A situação de João Carlos preocupa um pouco mais, já que a lesão foi detectada um pouco tarde, fazendo com que ela se agravasse. Já Wendel se recupera com antiinflamatórios e descanso.
Fonte: Gazeta do Oeste

ABC inicia busca pelo título estadual

Sem participar da Copa do Nordeste 2014, o ABC inicia hoje, a busca pela retomada da hegemonia do futebol potiguar, perdida a duas temporada, diante do Palmeira de Goianinha, pela primeira rodada da primeira fase do campeonato estadual. O jogo está marcado para começar às 20h, no estádio Nazarenão.
Adriano AbreuRoberto Fernandes, o ABC, vai usar um time misto para os primeiros jogos do campeonato potiguar 
Roberto Fernandes, o ABC, vai usar um time misto para 
os primeiros jogos do campeonato potiguar
Para essa temporada, a direção abecedista mudou, quase por completo, o elenco. Dos jogadores que disputaram a série B do Brasileiro de 2013, apenas o zagueiro Gilson, os volantes Daniel Paulista e Somália e o atacante Gilmar, permaneceram no clube. Paulista e Gilmar, que ainda estão se recuperando de lesões, ficam de fora da partida de hoje. Com isso, o torcedor que comparecer a Goianinha, vai ver uma equipe bastante modificada. Até porque, o técnico alvinegro, Roberto Fernandes, avisou que só vai utilizar aqueles jogadores que estiverem bem fisicamente. “Não vou fugir do planejamento que foi traçado. Quem vai escalar o time, nesse início de competição, é o preparo físico. Quem estiver melhor, vai ser titular”, afirmou Fernandes. Além disso, jogadores como o lateral direito Patrick e o meia Diego Rosa, ainda precisam recuperar a melhor forma física, como também Júnior Xuxa, que vai permanecer no clube para o restante da temporada. Os novos contratados, o lateral esquerdo Rayro, que veio do Águia de Marabá/PA, e os atacantes Jefinho, ex-Duque de Caxias/RJ, Lynneker, do Cruzeiro e Beto, que vem do Avaí/SC, ainda não foram regularizados e ficam de fora da estreia. Quem vai ser o responsável por marcar os gols do ABC e ter a difícil tarefa de substituir o atacante Rodrigo Silva, é Luiz Ricardo. O atacante está confiante em fazer uma boa estreia diante do Palmeira. “Respeitamos todas as equipes, temos consciência que toda estreia é complicada, não será um jogo fácil, mas o nosso pensamento é fazer um bom jogo e começar bem no campeonato”, finalizou o novo camisa 9 alvinegro. Pelo lado do Palmeira, a equipe entra no campeonato estadual para tentar surpreender. Durante a pré temporada, a direção do clube optou por trocar o técnico Carlos Gutemberg.
Ficha Técnica
PALMEIRA: Messi; Cuiabá, Jobert, Tiago Bob e Assis; Nino Juninho, Poti e Hendrich; Quirino e Rael. Técnico: Dário
ABC: Bruno Fuso; Michel Schmoller, Gilson, Samuel e Janílson; Daniel Amora, Somália, Diego Rosa e Erivélton; Elvis e Luiz Ricardo. Técnico: Roberto Fernandes
Estádio: Nazarenão - Horário: 20h
Árbitro: Tarcísio Flores da Silva
Assistentes: Aldeilma Luzia da Silva e Carlos Roberto Gomes da Silva
Fonte: Tribuna do Norte

Renatinho Potiguar quer nova chance para brilhar no Globo FC

Acostumado a vestir as cores dos dois maiores clubes do Rio Grande do Norte - ABC e América-RN, o lateral-esquerdo Renatinho Potiguar se prepara para mais uma etapa como jogador de futebol. Neste domingo, o jogador vai estrear com a camisa do Globo FC, clube recém-promovido à primeira divisão do Campeonato Potiguar. O time de Ceará-Mirim recebe, às 17h, o Alecrim, no Estádio Barretão. Em 2013, Renatinho integrou o elenco do América e disputou o Estadual, a Copa do Nordeste e a Série B do Campeonato Brasileiro. O atleta, 31 anos, é um dos mais experientes do grupo e conta que a ideia inicial era apenas de treinar no clube, para manter a forma. Natural de Ceará-Mirim, o jogador ficou por um mês trabalhando com os jogadores e despertou a atenção da comissão técnica, que decidiu contratá-lo. Primeiramente, pedi pra ficar treinando aqui no clube para manter a forma física e Marconi (Barreto, presidente do Globo FC) me cedeu o espaço e eu fui ficando. Surgiram algumas propostas, mas não me interessaram tanto. Preferi ficar aqui e apostar neste projeto que ele está fazendo. É um clube novo que está se formando, onde as coisas são organizadas. O time tem tudo para crescer, mas vai depender da nossa equipe no campeonato. Entre os times do interior, o Globo é o clube mais estruturado - conta Renatinho.

Renatinho Potiguar, lateral-esquerdo do Globo FC (Foto: Ferreira Neto) 
Renatinho Potiguar, lateral-esquerdo do Globo FC,
vai jogar no time da cidade natal (Foto: Ferreira Neto)

Natural de Ceará-Mirim, o jogador confessa que optou pelo time da região pela proximidade da sua família. O atleta quer fazer um bom estadual para, quem sabe, voltar a jogar uma competição nacional.Todo mundo achou estranho quando eu optei pelo Globo, mas temos escolhas na vida que muita gente não entende. O que pesou mais para ficar aqui foi o fator casa, porque eu sou da cidade e moro aqui com minha família. Será bom jogar o Estadual em casa, pois será uma vitrine - explica.
Por Natal

Clubes se preparam para estreias

Assim como em todos os campeonatos estaduais, os times do interior entram em campo tentando surpreender a dupla ABC e América. A mesma situação acontece com o Alecrim, que com o investimento do empresário inglês Anthony Armstrong, tentou montar um time forte na temporada passada, mas, não conseguiu fazer um time competitivo. O alviverde segue sendo comandado por Wassil Mendes. “Este ano o Alecrim não pode cometer o mesmo erro do passado. Quem ficou e quem chegou tem condição de representar bem a camisa do clube. Os próximos devem chegar com a mesma característica”, afirmou o treinador alecrinense.
Magnus NascimentoWassil Mendes não quer que o Alecrim repita os erros de 2013 
Wassil Mendes não quer que o Alecrim repita os erros de 2013
A grande surpresa do campeonato é o time do Globo, de Ceará-mirim, que foi campeão da segunda divisão do estadual. O empresário Marconi Barreto, presidente do clube, investiu para tentar a vaga na série D do Brasileiro. Nomes como o goleiro Sérvulo, o zagueiro Robson, o lateral esquerdo Renatinho Potiguar. “Nosso principal objetivo é a série D do Brasileiro. Para isso, temos que ficar atrás de ABC e América, como também o Baraúnas. Vamos buscar esse objetivo”, afirmou o empresário Marconi Barreto, presidente do Globo.
COPA DO BRASIL
A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela da primeira fase da Copa do Brasil e os times do Rio Grande do Norte conheceram seus adversários. O ABC enfrenta a Desportiva/MS, em Cariacica. O América vai medir forças contra o Boavista/RJ, no Rio de Janeiro e o Potiguar, vai encarar a Portuguesa/SP, com a primeira partida acontecendo no Canindé, em São Paulo.
Fonte: Tribuna do Norte

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

ASSU contrata atacante Torona e Marcelinho é liberado

Torona jogará no Camaleão em 2014/Divulgação
Exatamente hoje 10/01, dada em que completa 12 anos de fundação, a diretoria do Camaleão do Vale anunciou na tarde desta sexta-feira uma boa noticia para o treinador Netinho e para a sua torcida, a contratação do atacante Torona(Foto), o jogador com passagens por vários clubes, principalmente do estado chega ao ASSU para suprir uma carência detectada pelo Técnico Neto Matias no ataque Assuense. Embora já tenha treinado como o grupo na tarde de hoje o atleta não terá condições de jogo para o confronto de domingo(12/01) do ASSU contra o Baraúnas em Mossoró. Além da contratação de Torona, o treinador Neto Matias também recebeu outra boa notícia, a liberação do meia Marcelinho, até ontem e Federação Mineira não tinha liberado o jogador devido a uma intervenção na entidade, só que hoje o problema foi resolvido na FMF e o nome de Marcelinho já aparece no BID da CBF devendo ser escalado como titular na partida contra o tricolor Mossoroense. Confira a lista dos atletas do Camaleão liberados  para o confronto em Mossoró. Erasmo, Leléu, Dudu, Dinho, Elvis, Carlos, Sandro, Glaubinho, Gustavo, Hugo, Téo, Kel, Kaio, Marcelo Assu, Marcelinho, Marcondes, Oliveira, Michel, Mythiael, Rafa, Thiago, Roldão Neto, Breno e Jefinho. No treino de apronto realizado na tarde de hoje no Edgarzão, na primeira parte do treino o time considerado titular formou com Erasmo, Glaubinho, Oliveira, Michel e Leleu, Dinho, Marcelo Assu, Carlos e Marcelinho, Tel e Kel. Na segunda parte do treinamento o treinador Nato Matias fez várias mudanças buscando encontrar a melhor formação para o jogo de domingo.

Por L. Filho

Presidente da LAD envia nota explicando situação do Edgarzão

Na noite desta sexta-feira enviei um email ao Presidente da LAD, Sr. Francisco Soares perguntando em que situação estava a liberação do estádio Edgarzão para o Campeonato Estadual deste ano, confira na integra a resposta do presidente:
Francisco Soares,Presidente da Liga Açuense de Desportos
Caro Lucílio,
A liberação do Estádio Edgard Borges Montenegro “EDGARZÃO” para o Campeonato Estadual de Futebol da Primeira Divisão de Profissionais do Rio Grande do Norte – 2014 depende de um AVCB (Atestado de Vistoria do Corpo de Bombeiros), e este, depende da aprovação do projeto contra incêndio e em seguida da vistoria para a sua expedição.
Contudo gostaria de fazer o seguinte relato: 


1. Em 2010, quando foi exigido pela primeira vez os laudos de higiene e limpeza, de segurança, de engenharia e do corpo de bombeiros, contratamos o Engenheiro Emerson Cruz Vieira para a elaboração do projeto básico contra incêndio, o qual foi dado entrada no Corpo de Bombeiros de Natal e teve a sua aprovação e a vistoria foi realizada pelo Corpo de Bombeiros de Mossoró.

2. Nos anos de 2011, 2012, e 2013 sempre solicitamos a vistoria pelo Corpo de Bombeiros de Mossoró e sempre obtivemos os laudos, atendendo as solicitações de melhorias por eles indicadas.

3. Para 2014, enviei oficio solicitando a vistoria para o Corpo de Bombeiros de Mossoró no dia 17 de dezembro, e um dos servidores daquele órgão relatou que não poderia fazer a vistoria por que o Estádio Edgarzão tinha sofrido alterações, ou seja, haviam sido construídos dois novos lances de arquibancadas. E, que somente poderiam realizar nova vistoria depois de apresentado um novo projeto que contemplasse as alterações.

4. Como o projeto original tinha sido desenvolvido pelo Emerson Cruz, contratei-o novamente para que fosse elaborado um novo projeto. Para isto encaminhei toda a documentação que a Liga recebeu de Dr. Sande Germano, engenheiro responsável pela construção dos novos lances de arquibancada.

5. O novo projeto foi realizado e apresentado ao corpo de bombeiros somente no dia 03 de janeiro de 2014, conforme protocolo nº 33117, tendo em vista os feriados que aconteceram neste período. 6. Durante os dias 06 e 07 o projeto ficou aguardando a determinação do Comandante do Corpo de Bombeiros para que fosse realizada a análise, sempre com o acompanhamento de perto por parte do Engenheiro Emerson.


7. Não entendendo a demora, o Emerson me ligou no dia 08 as 12 horas informando que o processo ainda estava parado, forneceu-me o telefone do Major responsável pelo encaminhamento do projeto para o setor de análise para que eu explanasse a situação e pedisse celeridade no processo.

8. Por várias vezes tentei o contato, mas não consegui êxito. Então, liguei para o Presidente da Federação, Dr. José Vanildo, do qual obtive a resposta de que não poderia me ajudar naquele momento e que eu procurasse falar com o Deputado da minha cidade.

9. Tentei novamente falar com o Major, mas a ligação não completava. Naquele momento de angustia, o relógio já ultrapassava as 15 horas.

10. Tentei falar com o Prefeito Ivan Lopes Júnior, mas não consegui, o celular dava a resposta de “FORA DE ÁREA”.

11. Em seguida liguei para o Deputado George Montenegro, o relógio já passava das 16 horas. Consegui o contato, narrei todo o acontecido e ele me falou que na quinta-feira pela manhã estaria indo pessoalmente ao Corpo de Bombeiros para tentar agilizar o processo.

12. Às 09 horas do dia 09, o deputado me ligou dizendo que tinha conseguido falar com o Major mas que tinha agendado uma reunião com ele as 14 horas.

13. Às 15 horas recebi a informação do deputado que o processo tinha sido encaminhado para o setor de análise e que eu avisasse ao engenheiro para que ele fosse na sexta-feira pela manhã aguardar o parecer do setor de análise.

14. Passei a sexta-feira em permanente contato com o Emerson, e até às 16 horas ainda não tinha sido dado o parecer por parte do Tenente responsável pela análise do projeto.

15. O Emerson estar confiante que na segunda-feira, dia 13 possamos conseguir a aprovação do projeto. Fato este que provocará uma solicitação ao comando de Mossoró para a vistoria e possível liberação do AVCB na terça-feira, 14.

16. Se vamos conseguir o AVCB e se vai dar tempo para a federação determinar o jogo em Assú, não sei. Mas continuo torcendo que as coisas terminem bem para todos.

Assú-RN, 10 de janeiro de 2014 as 22h15m.
Francisco das Chagas Soares
Presidente da Liga Açuense de Desportos

Baraúnas têm 19 jogadores regularizados para a estreia diante do ASSU

O Baraúnas teve até, as 19h, desta sexta-feira, 10, 19 jogadores regularizados no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a primeira rodada do Campeonato Estadual, onde estreia neste domingo, 12, contra o ASSU, no estádio Nogueirão, em Mossoró, a partir das 17h.  As regularizações começaram na última quinta-feira, 9, com Da Silva, Gleison Paraíba, Reginaldo e Renatinho Carioca. Nesta sexta tiveram a situação regularizada junto a entidade máxima do futebol no país Alan, Carlos Alberto, Danilo Aranha, Douglas, Nildo, Érico, Kaká, Anderson, Wendes, Wanderson, Júnior, Vaninho, Matheus, Pedrosa e Victor. O gerente de futebol do clube, Zezinho Mossoró, explicou que todos os contratos foram enviados à CBF, não podendo informar quais jogadores ficariam de fora da partida diante do Camaleão do Vale.

Edinaldo Moreno/Da equipe F9

Centroavante Beto, ex-Avaí, chega ao ABC para a disputa do Estadual 2014


Beto, novo atacante do ABC (Foto: Klênyo Galvão)Beto, ex-Avaí reforça o atacante do ABC no Campeonato Potiguar (Foto: Klênyo Galvão)

O ABC acertou a contratação do atacante Beto, ex-Avaí. O jogador, 26 anos, chega por empréstimo até o final da Série B deste ano. Centroavante, marcou três gols com a camisa do Leão catarinense na Série B do Campeonato Brasileiro de 2013. Alberto Antônio de Paula é natural de Garulhos e acumula no currículo, passagens pela Penapolense, Bragantino, além de passagens pela equipe chinesa do Shanghai Shenxin e Wisla Krakow, da Polônia. Nesta sexta-feira, o jogador participou de uma sessão de treinos físicos no CT Alberi Ferreira de Matos, na zona Sul de Natal, junto com os recém-contratados do Mais Querido, sob a supervisão do preparador físico Ranielle Ribeiro. Quem também chegou ao clube foi o lateral-esquerdo Rayro, 28 anos, que estava no Águia de Marabá, do Pará.

Por Natal

Lateral-direito Norberto deixa América-RN e acerta com Coritiba

Apesar de anunciar a renovação do lateral-direito Norberto até novembro de 2015, o América-RN confirmou que o jogador está de saída do clube. O destino do atleta é o Coritiba. Detentor de 40% do passe de Norberto, o América negociou ao valor de R$ 480 mil reais, segundo o presidente alvirrubro, Gustavo Carvalho. Os outros 60% dos direitos contratuais pertencem ao próprio jogador, que têm 20% e o empresário do atleta, com 40% restantes.
Leandro Sena, técnico do América-RN, e Norberto, lateral-direito do América-RN (Foto: Jocaff Souza) 
Leandro Sena, técnico do América-RN, e Norberto, conversam
sobre o novo destino do jogador (Foto: Jocaff Souza)

Importante peça do elenco americano nos últimos dois anos, Norberto foi destaque na Série do Campeonato Brasileiro de 2013 e despertou o interesse, além do Coxa Branca, Corinthians, Atlético-PR, Bahia e Vasco. Ao GLOBOESPORTE.COM, o mandatário do Mecão explicou que há uma cláusula no contrato do jogador que o libera para um clube que integre a Série A do Campeonato Brasileiro. Apesar de lamentar a perda do lateral-direito, Gustavo Carvalho explicou que a negociação foi positiva tanto para o clube quanto para o América, e afirmou que o jogador têm as "portas abertas" para voltar ao Mecão.
Gustavo Carvalho e Ricardo Bezerra, dirigentes do América-RN (Foto: Jocaff Souza)Gustavo Carvalho, presidente do América-RN, explica a saída do jogador (Foto: Jocaff Souza)
Norberto está negociado com o Coritiba. Foi um processo longo, com várias reuniões, com importantes clubes do país interessados no futebol dele e, que num primeiro momento, tivemos um resultado positivo para nós, que acabamos renovando o contrato até 2015. Mas existe neste contrato uma cláusula que permite a saída do jogador, caso apareça uma proposta de um clube de Série A. Acredito que no futuro o clube de portas abertas para que ele retorne - explica o presidente alvirrubro.
último dia no América-RN
O jogador participou nesta sexta-feira de treinos físicos no Estádio Nazarenão, em Goianinha e apenas acompanhou o coletivo do restante do grupo alvirrubro, que disputa um amistoso neste domingo, às 16h, no mesmo estádio, contra o Botafogo-PB. Norberto deve viajar neste sábado para Curitiba, para realizar exames médicos. Caso seja aprovado, o jogador embarca para Foz do Iguaçu, no interior paranaense, onde se junta ao restante do elenco alviverde, que realiza a pré-temporada. No time paranaense, o jogador vai reencontrar o técnico Dado Cavalcanti, com quem trabalhou no América, entre 2010 e 2011. Quanto ao prazo para o pagamento do jogador, o Coritiba tem até a próxima terça-feira para concretizar a negociação, caso contrário, Norberto retorna ao América para a disputa da copa do Nordeste.
Por Natal

Definidos adversários do clubes potiguares na Copa do Brasil

A Confederação Brasileira de Futebol definiu nesta sexta-feira (10), através de sorteio realizado no Rio de Janeiro, os confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2014. O Rio Grande do Norte terá três representantes na atual edição da competição. ABC, América e Potiguar tiveram seus adversários na primeira fase definidos. ABC e América fazem o segundo jogo dos confrontos em casa, enquanto o Potiguar joga a primeira partida em Mossoró. O Alvinegro enfrentará a Desportiva Ferroviária-ES, com o primeiro jogo sendo na cidade de Cariacica. O América pega o Boavista, da cidade de Saquarema, no Rio de Janeiro, com a vantagem de poder fazer o segundo jogo em Natal. Já o Time Macho de Mossoró tem um desafio bem mais complicado. O Alvirrubro duela contra a Portuguesa-SP, que ainda briga na Justiça para se manter na Série A do Campeonato Brasileiro. A Copa do Brasil é considerada a competição mais democrática do país. No total, são 86 clubes (seis entrarão na quarta fase) de todos os estados brasileiros. O Ranking Nacional de Clubes define a ordem dos mandos de campo da primeira e segunda fases da competição.

Fonte: CBF/Tribuna do Norte

ABC corre contra o tempo para regularizar jogadores

Amanhã o ABC estreia no campeonato estadual, diante do Palmeira de Goianinha, às 20h, no estádio Nazarenão. Faltando pouco mais de 24h para entrar em campo, a direção de futebol clube corre contra o tempo para regularizar os atletas que foram contratados para essa temporada. Até o momento, 14 jogadores foram regularizados junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e tiveram seus nomes publicados no Boletim Informativo Diário. O goleiro Gustavo, os zagueiros Gilson, Samuel, Lucas Silva e Paulão, o lateral-esquerdo Janilson, os volantes Michel Schmoller, Daniel Amora, Rodrigo Santos e Felipe Hereda, os meias Somália, Diego Rosa e Élvis e o atacante Luiz Ricardo.
CedidaO meia-atacante Jefinho é o novo reforço do ABC para 2014 
O meia-atacante Jefinho é o novo reforço do ABC para 2014
Desses atletas, Gilson, Samuel, Janílson, Michel Schmoller, Felipe Hereda, Daniel Amora, Somália, Élvis e Luiz Ricardo, vão ser titulares na partida desse sábado, em Goianinha.  Ainda faltam as regularizações do goleiro Bruno Fuso, do meio campo Erivélton, que devem ser titulares na estreia da competição. O atacante Luiz Ricardo, esperança de gols do ABC nesse início de temporada, sabe que os primeiros jogos serão complicados, já que o time ainda está buscando o preparo físico e entrosamento ideal. Mas, que, quando a bola rolar, os jogadores vão buscar a vitória a todo custo. “Respeitamos todas as equipes, temos consciência que toda estreia é complicada, não será um jogo fácil, mas o nosso pensamento é fazer um bom jogo e começar bem no campeonato”, afirmou o camisa 9 abecedista, que elogiou a pré-temporada. “Estamos vindo de uma pré-temporada muito forte, onde todos têm se dedicado para estar bem para a estreia. Sabemos que ainda não estamos no nosso ideal, falta um pouco ainda da parte física, do entrosamento, mas vamos forte para buscar começar bem”, finalizou Luiz Ricardo. O clube anunciou a contratação do atacante Jefinho, de 25 anos, que estava no Duque de Caxias/RJ.
Fonte: Tribuna do Norte

Izabel Montenegro detona situação que assumiu o Baraúnas: "caótica"

Ednilto Neves
Mandato de Izabel no Baraúnas
é até novembro deste ano
Com pouco mais de um mês na presidência do Baraúnas, Izabel Montenegro demonstra estar bastante insatisfeita com o que vem encontrando no clube. Eleita para substituir o antigo presidente Eudes Fernandes, até o mês de novembro deste ano, a também presidente do PMDB de Mossoró afirma que a situação encontrada no clube é caótica. As várias ligações de cobranças e a quantidade de dívidas trabalhistas vêm surpreendendo de forma negativa a presidenta. Em entrevista à reportagem da GAZETA DO OESTE, Izabel deixa claro o tamanho da sua insatisfação em cada frase dita. "Quero que fique bem claro para torcida que peguei uma situação caótica com muitos débitos atrasados e dívidas trabalhistas. É muito chato ter que montar um elenco já com uma pressão psicológica de pessoas ligando e cobrando coisas que a gente sequer sabia que existia", comentou. A mandatária também criticou a postura dos empresários que se dizem "apaixonados" pelo clube, mas que não estão assumindo o papel de ajudar a parte financeira da instituição. "Os empresários cruzaram os braços e a paixão ficou de lado. Mas vou fazer tudo que a gente puder para tentar organizar. Fui eleita com mandato tampão até novembro e vou tentar conduzir até essa data. É um time que todo mundo fala por ele e que não é administrado como empresa", disparou. Izabel reiterou que não irá renunciar da presidência do clube, mas afirmou que não pode esconder os problemas que vem encontrando. "Realmente não existe nenhuma organização, mas não sou de abandonar. Ninguém sabe quanto foram as arrecadações dos jogos da Série C. Deixaram três meses da Casa do Atleta atrasada, além da energia. São cobranças que eu não sabia, e por isso estou insatisfeita. Agora que vai começar seria muito ruim a renúncia, inclusive para o torcedor, mas não posso botar o lixo debaixo do tapete. Tenho que dizer a situação que peguei o Baraúnas, com muitos débitos e uma desorganização", explica. Apesar das dificuldades, Izabel prefere acreditar que os investidores ainda vão aparecer para ajudar o clube. "A gente está tentando com dificuldades. Só o patrocínio da prefeitura não vai resolver e estamos confiando que ainda vão aparecer investidores. Estamos acreditando. Mas quero que fique bem claro para torcida que peguei uma situação caótica, muitos débitos atrasados e dívidas trabalhistas", finalizou. O Baraúnas estreia na primeira fase do Estadual no próximo domingo, às 17h, quando enfrenta o ASSU, no Estádio Nogueirão, em Mossoró.
Fonte: Gazeta do Oeste

Gustavo Carvalho sonha com série A

Em solenidade que aconteceu em uma casa de recepções que fica na sede social do América, o deputado estadual Gustavo Carvalho, assumiu o posto de presidente americano, no lugar que foi ocupado, nos últimos dois anos, por Alex Padang. O político foi eleito no último mês de dezembro, por aclamação e tem o desafio de organizar o clube no ano que antecede o centenário alvirrubro, que acontece em 2015. Essa é a segunda passagem de Carvalho como mandatário americano. Na primeira, em 2005, ele conseguiu levar o clube da série C, para a série A do brasileiro. Agora, ele não promete repetir a façanha, mas, não deixa de ter esperanças em repetir o feito do passado. 
Joana LimaEm cerimônia realizada na sede social do América, Gustavo Carvalho tomou posse para seu segundo mandato como presidente rubro 
Em cerimônia realizada na sede social do América, Gustavo Carvalho
tomou posse para seu segundo mandato como presidente rubro
“Promessas não farei, mas esperanças, não deixarei nem de tê-las , nem de reproduzi-las. Estamos trabalhando, mantemos a base e contratamos reforços necessários e que essa equipe possa trazer um grande resultado dentro de campo. Nosso primeiro objetivo é a Copa do Nordeste, que queremos o título novamente. Desejamos a conquista do Estadual e na série B, mesmo sendo valorizada, forte, almejamos e queremos que o América volte a disputar a primeira divisão”, afirmou o novo presidente americano. Novos dirigentes também assumem as direções do clube, com a chegada de Gustavo Carvalho. O seu vice-presidente será Marcus Vinícius Meira Pires, mais conhecido como “Peninha”. Para ser o vice de futebol, chega Ricardo Bezerra, acompanhado de Eliel Tavares como diretor de futebol. Leandro Mendes assume o setor de marketing, enquanto Carlos Theodorico vai ficar responsável pela vice-presidência administrativa. “Quero uma maior descentralização da gestão e a busca da excelência com uma lupa no orçamento”, disse Gustavo, sobre como será a sua forma de comandar o clube. Em relação a situação financeira do clube, Gustavo Carvalho disse que o momento atual é de equilíbrio e, se tudo for mantido como o planejado, o alvirrubro não deve passar por problemas durante toda da temporada. “A situação do América é de equilíbrio financeiro. A gestão de Alex Padang foi exitosa. Se cumprirmos nosso orçamento, fica um déficit pequeno, que no passar dos anos, dá para cobrir essas dívidas”, afirmou. Para ele, é necessário investir no futebol, já que ele é o principal  produto americano e, como tal, deve receber o devido valor.  “Tenho uma visão de que o América é noventa por cento regido pelo futebol, hoje. Assim, basta aplicar a ele a racionalidade da proporcionalidade. O nível de patrocínio cresceu muito, seja CBF ou da emissora de televisão”, revelou. Por fim, Gustavo Carvalho elogiou a administração de Alex Padang, seu antecessor. “Quero elogiar o trabalho e a administração de Alex. Receberei um América muito organizado como resultado de um trabalho dedicado e que deu ao nosso clube uma visão empresarial de gestão. A profissionalização acontecer com diretores não remunerados é muito louvável”.
Fonte: Tribuna do Norte

Corintians de Caicó vence Centenário em jogo treino no Marizão!

O Galo do Seridó realizou na tarde e noite de ontem quinta feira dia (9/01), seu último teste antes da estreia no próximo domingo na cidade de Santa Cruz-RN, diante do time do mesmo, nome no estadio Iberezão as 17h. A partida aconteceu no estadio Marizão em Caicó-RN, o Corintians enfrentou a boa equipe do Centenário da Barra Nova, agremiação esta que é o atual campeão do município caicoense e fará as semi finas da Copa ex-prefeito Manoel Paulino em Jardim do Seridó no domingo. O jogo treino terminou com vitória do Galo por 3 a 0, com gols marcados por intermédio de Tales, Marcelo Negão e Boliviano, e serviu para o técnico Bira Lopes observar alguns jogadores, "foi muito bom pois, tive a chance de ver alguns atletas e conhecer um pouco mais de suas qualidades. Agora é treinar esses dias que nós retam para fazermos uma boa estreia e conquistarmos os nossos primeiros três pontos se Deus quiser", disse Bira Lopes.

Por Lance Esportivo

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

O Camaleão vai jogar desfalcado

Urubu, torcedor símbolo do Camaleão
No próximo domingo(12/01) começa a edição 2014 do campeonato estadual de futebol profissional do Rio Grande do Norte, e a cidade do Assu mais uma vez, tem participação garantida através do Camaleão do Vale; A equipe que depois do título de 2009 viveu altos e baixos devido a falta de gerenciamento de uma diretoria fixa, que pudesse passar segurança para a torcida, atletas e investidores, já que nos últimos anos o time foi gerido sempre por uma junta governativa; E isso criava um clima de insegurança para todos. Este ano com a recondução do servidor público e desportista Dailson Machado a presidência do clube, justamente o presidente do título de 2009, as coisas começaram a funcionar de forma mais equilibrada e com isso, criando um clima de mais confiança por parte do torcedor que andava meio arredio devido justamente a esses altos e baixos.
Urubu, 1º agachado, jogando pelo Prisiacas/Vilense
Agora tem uma lacuna que o Camaleão do Vale não poderá preencher jamais, é a do Torcedor símbolo do Clube, José Nazareno, apelidado carinhosamente de URUBU de Pedro Lessa e Albertina, que partiu para sempre, DEUS o chamou; URUBU cantou, brigou, bebeu, sorriu e chorou pelo Camaleão, um jogo do ASSU sem Urubu não tinha graça,  já que ele fazia a diferença, pois na beira do alambrado defronte para as cabinas de Rádio, (local preferido dele para assistir os jogos)se o time perdesse, a mãe do Juiz era quem pagava o pato, e normalmente ele só assistia o primeiro tempo, pois no final do jogo, era levado pelos amigos para casa, já que raramente conseguia ver o segundo tempo e ter equilíbrio para voltar,  e o pior, no outro dia, não se lembrava de nada, este era URUBU, um símbolo de torcedor do CAMALEÃO que será lembrado para a eternidade. O ASSU à partir de agora vai jogar sempre desfalcado do seu craque torcedor, URUBU de Pedro Lessa e Albertina.

Por: L. Filho

Dilma participará da inauguração da Arena das Dunas, diz governo do RN

O Governo do Rio Grande do Norte confirmou a data de inauguração oficial da Arena das Dunas. O estádio em Natal vai sediar quatro partidas da Copa do Mundo 2014. A cerimônia está marcada para o dia 22 de janeiro, às 16h, com a presença da Presidente da República, Dilma Rousseff.
Arena das Dunas, em Natal - 31 de dezembro de 2013 (Foto: Jocaff Souza) 
Arena das Dunas, em Natal, foi entregue simbolicamente
no dia 31 de dezembro de 2013 (Foto: Jocaff Souza)
De Natal, a Chefe do Executivo Nacional viaja para Davos, na Suíça, onde participa do Fórum Econômico Mundial. No dia 23 de janeiro, às 19h, acontecerá a confraternização dos operários que trabalharam na construção da Arena das Dunas, acompanhado das suas famílias, com o descerramento da placa com todos os nomes dos trabalhadores.
Arena das Dunas ilumonada na noite desta terça-feira (31) (Foto: Canindé Soares)Arena das Dunas iluminada na noite de Réveillon (Foto: Canindé Soares)
No dia 26 de janeiro a Arena das Dunas receberá dois jogos: América e Confiança, pela Copa do Nordeste, e ABC e Alecrim, pelo Campeonato Estadual. O estádio demorou 29 meses para ser concluído, e inicialmente terá capacidade para 42 mil pessoas. A Arena vai receber quatro jogos durante a Copa do Mundo. México x Camarões no dia 13 de junho; Gana x Estados Unidos no dia 16; Japão x Grécia no dia 19; E o clássico mundial Itália x Uruguai no dia 24.
Por Natal

Definida a arbitragem para a abertura do Estadual

Emanoel Eduardo Marinho apita Baraúnas x Assu
Eduardo Marinho apita Baraúnas x ASSU
A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF), através de sua Comissão de Arbitragem, definiu nesta quinta-feira (9), os árbitros que atuarão na rodada de abertura do Campeonato Estadual, neste fim de semana. O jogo de abertura, entre Palmeira e ABC, a ser disputado às 20 horas deste sábado (11), no estádio Nazarenão, em Goianinha, será conduzido por Tarcísio Flores da Silva. Ele estará auxiliado por Aldeilma Luzia da Silva e Carlos Roberto Gomes da Silva. A rodada será complementada no domingo (12), com mais três jogos.
Em Santa Cruz, no estádio Iberezão, se enfrentam Santa Cruz e Coríntians, com arbitragem de Lenilson de Lima e assistência de Leandro L. Santos Neves e Belchior Ferreira Neto.
No Barrettão, em Ceará Mirim, Ítalo Medeiros, auxiliado por Lorival Candido das Flores e Ruan N. Sousa de Queiroz conduzem Globo e Alecrim.
Já Baraúnas x ASSU, às 17 horas, no Nogueirão, terá como árbitro principal, Emanoel Eduardo Marinho, enquanto  Allan Lopes de Oliveira e João Euzébio Neto atuarão como assistentes. No Estadual de 2013, Emanoel Marinho apitou dez partidas, das quais três do tricolor mossoroense diante do próprio ASSU, pela 8ª rodada da primeira fase, aplicando cinco amarelos e nenhum vermelho, o clássico Potiba, pela 5ª rodada do primeiro turno, com a aplicação de quatro amarelos e dois vermelhos e Baraúnas e Corintians, pela 7ª do segundo turno, com sete cartões amarelos e um vermelho. Nestes dez jogos, o árbitro da partida do próximo domingo aplicou 58 cartões amarelos, com média de 5,8 por jogo, e 7 cartões vermelhos, média de 0,7 por partida.
Fábio Oliveira/Edinaldo Moreno/Da redação F9

'Queremos a vaga para a série D', diz Higor Cesar, treinador do Globo FC

O Globo faz sua estreia no Campeonato Estadual da primeira divisão neste domingo. O time recebe o Alecrim às 17h no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim. A equipe do treinador Higor Cesar vem se preparando há quase dois meses para o campeonato. Em cada treino, o que se pode observar é uma entrega total de todos os jogadores que pretendem fazer do clube novato, um adversário indigesto.
Treino do Globo FC (Foto: Ferreira Neto) 
Jogadores do Globo treinam para a estreia no Estadual
(Foto: Ferreira Neto)

O comandante da equipe aposta em um time com jogadores conhecidos para conseguir seus objetivos no campeonato. O Globo pretende encerrar o torneio entre os finalistas, conquistando assim a vaga na Série D do Brasileiro. Higor afirma ter total confiança na vitória de sua equipe, mas, adepto da boa vizinhança, prega respeito ao adversário de domingo.
Higor Cesar, treinador do Globo FC (Foto: Ferreira Neto)Higor Cesar, treinador do Globo FC (Foto: Ferreira Neto)
Esperamos superar o Alecrim no domingo. Sabemos da força do time, mas queremos a vitória. Temos jogadores reconhecidos no futebol do RN com experiência no campeonato potiguar, como Renatinho Potiguar, Didi, Sérvulo, dentre outros. Queremos a vaga para a série D - disse o treinador. Segundo Higor, para estrear com o pé direito no estadual, o clube deve apostar na força do seu estádio. Jogar no Barretão é bom porque nós podemos contar com a força da torcida, eles vão nos apoiar para conseguirmos nossos objetivos no campeonato - afirmou Higor Cesar.
APOSTA NA EXPERIÊNCIA
Um dos principais nomes que integram o elenco do Globo é o do goleiro Sérvulo. O experiente jogador foi revelado pelo São Gonçalo no ano de 2006, quando se transferiu para o América-RN. O jogador ainda atuou por times como Atlético-MG, Bragantino, Luverdense, Botafogo-PB, Central de Caruaru e Campinense.  O atleta afirma que o principal motivo que despertou sua atenção para o Globo foi a estrutura oferecida pelo clube. A estrutura me atraiu bastante. As condições de trabalho que eles nos oferecem aqui não se encontra em qualquer lugar. Já passei por vários clubes e posso afirmar que muitos deles não tem nem a metade da estrutura que temos aqui - contou o goleiro. O objetivo inicial do goleiro Sérvulo é chegar até a segunda fase. Mas, por ter atuado durante muito tempo no estado, o jogador sabe o que pode esperar. Primeiramente temos o objetivo de classificar na primeira fase. E pelo grupo qualificado, temos condições de brigar pelo título. Conheço o campeonato apesar de ter jogado seis anos fora. Conheço os estádios e adversários, então sei bem as dificuldades que vamos enfrentar.
jovens talentos
Além dos nomes mais conhecidos, o elenco da Águia de Ceará-Mirim conta com 7 jovens jogadores vindos da base do clube. Um deles, o volante Erik, de 17 anos. Ele fala da ansiedade que sente para o campeonato estadual. Assim como o clube onde tem a chance de jogar, o garoto também é novato na primeira divisão. Por enquanto estou no segundo time, mas quem sabe posso subir e poder ter a chance de jogar. É uma ótima oportunidade que eles estão dando para a molecada da base, então temos que agarrar. Já tinha ouvido falar de muitos jogadores que estão aqui. Somos acostumados a  vê-los jogando e eles nos influenciam. O Globo quer chegar à Série D e conquistar uma vaga na Copa do Brasil. Temos que fazer nosso trabalho e ajudar a equipe - contou o jogador.
Por Ceará-Mirim, RN

Com 'sede' de bola, Fabinho quer fazer bonito pelo América-RN


Fabinho, volante do América-RN (Foto: Jocaff Souza)Fabinho trabalha a parte física para a estreia na Copa do Nordeste (Foto: Jocaff Souza)

A estreia na Copa do Nordeste se aproxima e a ansiedade dos jogadores do América-RN aumenta cada vez mais. A equipe segue em regime de concentração até este domingo, quando enfrenta o Botafogo-PB, em amistoso marcado para às 16h, no Estádio Nazarenão, em Goianinha. O primeiro jogo do Mecão na competição regional é contra o Vitória, dia 19 de janeiro, no Estádio Barradão, às 18h30, em Salvador. Um dos mais ansiosos para a partida é o volante Fabinho. O jogador disse que está com “sede” de futebol e não vê a hora de entrar em campo. Mas antes da bola rolar, os jogadores permanecem em regime de concentração. Nesta quarta-feira, o elenco alvirrubro realizou mais uma sessão de treinos físicos, sob a supervisão do preparador Rogério Juidecce. Para o volante, a ansiedade do grupo se dá por um motivo: inaugurar a Arena das Dunas. Eu já vim para os treinos com bastante sede de jogar pelo América. Mas precisamos desta pré-temporada, que para mim, é o combustível do atleta. Vamos jogar a primeira partida fora de casa, mas quando se trata de uma estreia de um estádio novo, como a Arena das Dunas, acho que todo jogador fica ansioso para jogar num estádio que vai receber jogos da Copa do Mundo.
'Briga' no meio de campo
Atualmente, o América possui 31 jogadores no elenco. Além de Fabinho, mais sete atletas atuam como volantes - Márcio Passos, Jean Cléber, Felipe Macena, Judson, Régis Potiguar, Tiago Dutra e Dener. Para Fabinho, a “briga” por uma vaga no time titular será intensa, mas o jogador já fala em clima de amizade entre os companheiros e espera numa disputa sadia.
Fabinho, volante do América-RN (Foto: Jocaff Souza) 
Fabinho disputa vaga no time titular do América-RN
com outros sete jogadores (Foto: Jocaff Souza)

É uma briga intensa, mas bastante sadia. Sabemos que o América é um grupo e todos precisam pensar coletivamente. Eu vou dar o meu máximo em campo, como sempre fiz com a camisa do América e espero ajudar o time, mais uma vez. Acredito que os novos jogadores possam dar o máximo também em campo - disse.
Por Parnamirim, RN

Após oito anos, Circuito Nacional de Vôlei de Praia volta à Natal

Depois de oito anos, Natal volta a sediar o Circuito Banco do Brasil de Vôlei de Praia, a principal competição da modalidade no país. A 7ª etapa do torneio será realizada em uma arena montada na Praia do Forte, próximo ao Forte dos Reis Magos. O Circuito acontece no período de 6 a 9 de fevereiro e o local terá capacidade para 650 torcedores, além de um espaço para 100 atletas convidados. Estrelas do vôlei brasileiro, como Alison, Emanuel, Ricardo e Juliana são presenças garantidas.
Alison e Emanuel desfazem parceria após quatro anos e uma medalha olímpica (Foto: Túlio Moreira / GloboEsporte.com) 
Alison e Emanuel disputam a 7ª etapa do Open de Vôlei de
Praia em Natal (Foto: Túlio Moreira / GloboEsporte.com)


O lançamento da etapa Natal aconteceu na manhã desta quinta-feira e o projeto foi apresentado pelo ex-jogador Franco Neto, que hoje é coordenador de competições de base de vôlei de praia da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV).  O Nordeste sempre foi um grande celeiro de jogadores de praia e durante muito tempo o voleibol de praia esteve ausente na capital do Rio Grande do Norte. E é super importante tazer um evento deste porte, onde os maiores ícones da modalidade estarão aqui presentes, inclusive campeões olímpicos - disse Franco. Dono de dois títulos do Circuito Mundial, quatro do Circuito Brasileiro e da medalha de bronze nos Jogos Panamericanos de Winnipeg, no Canadá, Franco, de 47 anos, destaca a importância do evento no incentivo da prática do esporte aos jovens do estado. A vinda desse evento tem a importância fundamental de despertar esses jovens para que eles possam alimentar os sonhos deles e verem que realmente é possível chegar no lugar mais alto. E a gente espera que aqui também possam surgir novos talentos para o esporte brasileiro - explica. A governadora Rosalba Ciarlini também esteve presente no lançamento do Circuito e disse que além de servir de incentivo aos jovens, um evento deste porte serve para potencializar o turismo potiguar. Isso é muito importante para levar à nossa juventude o estímulo, o incentivo ao esporte. E ainda mostrar os valores que nós temos no Rio Grande do Norte. Só de caráter internacional, nós já realizamos 12 eventos esportivos, entre basquete master e jogos escolares sulamericanos. Isso é muito bom também para o turismo, porque esporte também fomenta o turismo - afirmou a governadora.
Franco e a governadora Rosalba Ciarlini participaram do lançamento da etapa Natal do Circuito de Vôlei de Praia (Foto: Klênyo Galvão)Ex-jogador Franco e a governadora Rosalba Ciarlini participaram do lançamento da etapa Natal do Circuito de Vôlei de Praia (Foto: Klênyo Galvão)
Durante os quatro dias do Circuito, os torcedores terão acesso gratuito à arena montada na Praia do Forte e poderão contar com estacionamento, espaço para crianças, wi-fi grátis e ações de entretenimento durante as partidas. No torneio masculino das etapas do Open de Volei de Praia, são sempre 16 duplas na disputa, sendo as 12 primeiras do ranking e mais quatro convidadas pela CBV.  Já no feminino, são 12 parcerias, com as nove melhores do ranking e três convidadas. A premiação ultrapassa R$180 mil. O presidente da Federação Norte-riograndense de Voleibol (FNV), Igor Ribeiro Dantas, comemorou a realização do Circuito em Natal e afirmou que este é um grande passo para a consolidação do esporte no Rio Grande do Norte. É o maior evento de vôlei do mundo. Trazer para Natal um evento que tem um investimento de quase R$2 milhões, com os medalhistas olímpicos, como Alison, Emanuel e Juliana, para que a população de Natal os veja de perto é uma coisa que traduz um sentimento de dever cumprido - comentou.
Por Natal


Potiguar joga mal, empata e treinador pode cair

Na noite desta quarta-feira, 8, o Potiguar realizou jogo-treino diante da Seleção de Baraúna e empatou, por 1 a 1, com gols de Berg, para o alvirrubro mossoroense, e Dida, de falta, para o selecionado local. O técnico Flávio Barros(Foto) usou praticamente o time titular que vem disputando os amistosos de pré-temporada realizados pelo clube. As únicas alterações foram no gol, com a entrada de Laênio, recém-contratado, e Magno, que ganhou a vaga de titular na equipe no meio de campo: Laênio; Tiago Granja, Werverson, Paulo Paraíba e Thiago Baroni; Alexandre, Magno, Fidélis e Rayllan; Fabinho Cambalhota e Vavá. No segundo tempo, o Flávio Barros mudou todo o time, colocando em campo Ramon; Michael, Genílson, Anderson e Samuel; Renato, Giovane Cunha, Giovanni e Berg; Carlos Henrique e Reginaldo Junior. Nos dois tempos a equipe foi muito mal. Durante a partida, a torcida que compareceu ao jogo-treino protestou contra o técnico. Nesta semana, sobretudo após o empate no amistoso com Coríntians, em Caicó, e nesta quarta-feira, durante o jogo contra a seleção de Baraúna, foram fortes os rumores sobre a demissão de Flávio Barros. Até nomes de prováveis substitutos foram citados, como os ex-treinadores do clube, Paulo Moroni e Celso Teixeira, este último, campeão estadual de 2013 com o próprio Alvirrubro.
Edinaldo Moreno/Da equipe F9