O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 12 de abril de 2014

América-RN recebe taça do returno e empata com Potiguar de Mossoró

Campeão do segundo turno do estadual por antecipação, de forma invicta, o América-RN levantou a taça apenas neste sábado, antes do duelo com o Potiguar de Mossoró. O jogo serviu apenas para cumprir tabela e acabou empatado em 1 a 1. O confronto atraiu apenas 231 torcedores ao Estádio Nazarenão, em Goianinha.
América-RN - jogadores com taça do segundo turno (Foto: Ricardo Silva/Cedida) 
Jogadores erguem taça do segundo turno do Campeonato
Potiguar no Nazarenão (Foto: Ricardo Silva/Cedida)

O capitão Edson Rocha, que estava no banco de reservas, foi o responsável por erguer o troféu. Do time titular, o zagueiro Cleber, o volante Fabinho, o meia Arthur Maia e o atacante Rodrigo Pimpão, que não estavam relacionados para a partida, também foram ao estádio para participar da entrega da taça. Na oportunidade, o presidente do Mecão, Gustavo Carvalho, foi homenageado pelo presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo, e ganhou um presente, no mínimo, curioso. Era um relógio de parede, criado por um artista local.
Presidente do América-RN ganha relógio de parede do presidente da FNF (Foto: Ricardo Silva/Cedida) 
Presidente do América-RN ganha relógio de parede
do presidente da FNF (Foto: Ricardo Silva/Cedida)

O América-RN entrou em campo com um time B, poupando os titulares para a primeira final do Campeonato Potiguar, contra o Globo FC, marcada para quarta-feira. O jogo será no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim. Já o Potiguar encara o próprio Globo FC na segunda-feira, fechando o segundo turno. A partida será disputada no Edgarzão, na cidade de Assú, já que o Nogueirão, em Mossoró, está interditado. Classificado para a segunda fase da Copa do Brasil, após eliminar a Portuguesa, o Potiguar também jogou com uma equipe considerada reserva. Expulsos no clássico contra o Baraúnas, o zagueiro Everaldo, o lateral Michael, o volante Rogério e o atacante Vavá cumpriram suspensão, além do lateral-esquerdo Berg, que recebeu o terceiro cartão amarelo. O técnico Ubirajara Veiga também decidiu preservar o goleiro Ramon, o zagueiro Paulo Paraíba, o volante Magno e o atacante Reginaldo Junior. E foi o time mossoroense que saiu na frente em Goianinha. O atacante Sávio, de 18 anos, marcou aos 39 minutos do primeiro tempo. Foi o primeiro gol do jogador como profissional.  Estreia melhor do que imaginava. Poder marcar logo no primeiro jogo como profissional é muita felicidade - disse Sávio. O América-RN empatou na segunda etapa, logo aos oito minutos. Após boa jogada de Rafinha, Adriano Pardal mandou para o fundo das redes. Com o resultado, o Mecão fecha o segundo turno invicto, com 19 pontos, sendo seis vitórias e um empate.
Ficha Técnica
América 1 x 1 Potiguar
América: Fernando Henrique, Marcelinho, Adalberto, Luiz Felipe e Artur Henrique; Tiago Dutra(Walber), Judson, Jean Cleber e Rafinha; Isac(Alfredo) e Adriano Pardal (Índio Oliveira). Técnico: Oliveira Canindé. Potiguar: Roberto, Zé Wilker, Anderson, Weverson e Samuel; Alexandre, Fidélis, Lindoval (Jone Chulapa) e Daniel; Sávio (Neílson) e Marcelo Paraíba (Rayllan). Técnico: Ubirajara Veiga.
Árbitro: Tarcísio das Flores da Silva
Gols: Sávio/POT (39'/1ºT) e Adriano Pardal/AME (8'/2ºT)
Público: 231 pessoas - Renda: R$ 3.195,00
Estádio: Nazarenão

Por Natal

Globo x América quebra rotina no RN

Globo X América decidem o Campeonato do RN 2014
Durante muitos anos, sem qualquer alteração, seguidamente,  os Campeonatos Estaduais/RN foram decididos nos clássicos  ABC x América. Isso, de 1918 quando houve a primeira disputa, até 1963, quando o Alecrim FC sagrou-se campeão e bicampeão em 1963/64. Antes, aproveitando uma rápida ascensão em 1943, o Santa Cruz ( já extinto) foi o campeão da cidade. Uma raridade, uma quebra de rotina. Nem mesmo com o advindo do estádio Castelão em 1972, aconteceu alguma “zebra”, pois continuou a rotina de ABC ou América, campeão. Depois dos títulos de 63/64 e 68, o Alecrim reagiu e quebrou a mesmice em 85/86. Em 2001 a surpresa foi o Corinthians de Caicó, em 2004 o Potiguar/M e 2006 o Baraúnas deram uma nova sacudida. Depois, veio a surpresa  do ASSU, e recentemente o segundo título do Potiguar/M, e eis que o Globo chegou quebrando a rotina do clássico ABC x América. A primeira partida já tem data: dia 16, às 20h, arbitragem do Fifa Leandro Vuaden.
Fonte: Everaldo Lopes 

Governo do RN publica lei que libera bebida alcoólica em estádios


Torcedores do Alecrim com cerveja no Estádio Iberezão (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)Torcedores do Alecrim com cerveja no Estádio Iberezão (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)

O Governo do Rio Grande do Norte publicou neste sábado a lei que libera a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em estádios e arenas desportivas no estado. A lei número 9.838 é assinada pela governadora Rosalba Ciarlini e já está em vigor. O texto prevê sanções a quem descumprir as regras da lei.
As bebidas alcoólicas poderão ser vendidas a partir de duas horas antes de começar a partida ou evento desportivo e terminar até uma hora após a conclusão do evento. Só poderão ser comercializadas bebidas com concentração de álcool até 43 graus Gay-Lussac. As bebidas só poderão ser vendidas e entregues aos consumidores em copos plásticos flexíveis de até 500 ml.Segundo o texto da lei, cada consumidor poderá retirar apenas um copo com bebida por vez e deverá apresentar documento comprovando ser maior de 18 anos de idade. Os bares podem contratar garçons ou ambulantes. O fornecedor que descumprir as regras será multado e poderá ter o direito de vender bebida suspenso por 30 a 360 dias.
Por Natal

'Taiti da Taça Brasil', Mossoró tieta rivais entre uma goleada e outra


Atletas do Mossoró tietam Valdin (Foto: Arquivo Pessoal)Cearense Valdin, do Joinville, foi um dos tietados pelos atletas do Mossoró (Foto: Arquivo Pessoal)

Lembra da Copa das Confederações? E do Taiti? Aquela simpática seleção da Oceania que cativou a todos fora de campo, mas que dentro das quatro linhas era goleada jogo após jogo. Na 41ª edição da Taça Brasil de futsal, o Taiti da vez é a equipe de Mossoró. Com a pior defesa da competição (foram 39 gols em quatro jogos), a equipe não assustava os rivais em quadra. Fora dele, tampouco! Esbanjando simpatia e humildade, os atletas do time potiguar aproveitaram o tempo livre para tietar os jogadores mais famosos do certame. Tiramos foto com Renan, do Carlos Barbosa, Valdin e Vander Carioca, do Joinville, e com muitos outros jogadores - afirmou o goleiro Vinícius. Terceiro colocado no estadual do Rio Grande do Norte, a equipe de Mossoró ganhou a vaga de presente após o primeiro colocado receber uma punição e o vice não aceitar participar da Taça Brasil. No entanto, a preparação para a competição nacional ficou defasada, já que muitos dos atletas têm um segundo emprego. Ninguém aqui vive somente de futsal. Todo mundo tem um segundo emprego, por fora. Com isso, ficou inviável de os atletas virem para Crateús. Por isso, fizemos um mistão entre jogadores de vários times do Rio Grande do Norte e viemos para cá. Treino mesmo, só tivemos um - explicou o goleiro.
Salada de profissões
Cantor, comerciante, universitário, vigilante e até fazendeiro. Na equipe potiguar, não há atletas profissionais. No entanto, nem por isso os jogadores deixam de se doar ao máximo dentro de quadra. Mas até fazer um gol é complicado, contra equipes maiores. Contra o Crateús, 6 a 1. No segundo jogo, o Joinville aplicou 16 a 0. Contra o Minas, o goleiro Vinícius fechou a meta e só levou um gol, dando a impressão de que o Mossoró poderia ressurgir das cinzas. Mas na segunda etapa, o placar pulou para 13 a 2. No último duelo, contra o Goiás, 4 a 3 para os esmeraldinos. Falta perna. O jogo começa parelho, com todos empolgados, se doando ao máximo, mas aí falta perna. Os gols do adversário começam a sair e isso desmotiva a gente. Desmotivaria qualquer jogador.
Equipe do Mossoró perfilada (Foto: Divulgação/CBFS) 
Equipe do Mossoró é uma miscelânea de profissões.
Ninguém é jogador profissional (Foto: Divulgação/CBFS)
A comparação com o Taiti chega a ser inevitável. Os próprios jogadores admitem que há semelhantes entre os resultados, a vida e o comportamento dos atletas que disputaram a Copa das Confederações e os que competem na Taça Brasil de futsal. Parecem com a gente, sim. Os caras lá viviam trabalhando e quanto tinham tempo, iam treinar. Levavam goleadas, e mesmo assim eram uma simpatia só - pontuou Vinícius.

Recordações
No fim, as fotos eternizarão lembranças do certame nacional para os jovens garotos de Mossoró. Derrotas fazem parte da vida de qualquer atleta, seja ele campeão do mundo ou da quarta divisão estadual. A gente está aqui para mostrar o que sabe. Não tem motivo para faltar com humildade, ou bater nos caras porque eles fazem muitos gols na gente. É o trabalho deles. A gente tem é que jogar bem - concluiu. Com as quatro derrotas em quatro jogos, a equipe de Mossoró ficou em último no seu grupo e acabou rebaixando o estado do Rio Grande do Norte para a 1ª Divisão da Taça Brasil de futsal em 2015.
Por Direto de Crateús, CE*

Potiguar vai desfalcado de 10 jogadores para entrega de faixas ao América

Potiguar entrega faixas ao América neste sábado. Foto: Marcelo Diaz.
Potiguar entrega faixas ao América neste sábado.
Foto: Marcelo Diaz.
Depois de um período de descanso, após o jogo da ultima quarta-feira (9) diante da Portuguesa, que lhe valeu a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil, o Potiguar volta a campo neste sábado (12). O compromisso agora é pelo Campeonato Estadual e servirá apenas para cumprimento de tabela e entrega de faixas ao América, que se sagrou campeão do 2º turno com uma rodada de antecedência. Para este compromisso, que será disputado a partir das 17 horas no estádio Nazarenão, em Goianinha, o clube mossoroense não poderá contar com pelo menos 10 jogadores, seis dos quais suspensos. O zagueiro Everaldo, o lateral Michael, o volante Rogério e o atacante Vavá, expulsos no clássico Potiba, e o ala Berg, que recebeu o terceiro cartão amarelo, estão fora. Completa o time de ausentes o meia Giovanni, recuperando-se de uma torção no joelho; o goleiro Ramon, o zagueiro Paulo Paraíba, o volante Magno e o atacante Reginaldo Junior, poupados. Em face dessas ausências, alguns jogadores que até então não vinham sendo relacionados, quando sua chance pela primeira vez no grupo. É o caso do volante prata da casa, Renato, e dos atletas da base, o zagueiro João Otávio, o lateral direito Pedro Lucas e o volante Yuri Neto.
Foram relacionados:
GOLEIROS: Laênio e Roberto
ZAGUEIROS: Anderson, João Otávio e Werverson
LATERAIS DIREITOS: Pedro Lucas e Zé Wilker
LATERAIS ESQUERDOS: Samuel
VOLANTES: Alexandre, Daniel, Fidélis, Renato e Yuri Neto
MEIAS: Neilson e Rayllan
ATACANTES: Jone Chulapa, Lindoval, Marcelo Paraíba e Sávio
Fábio Oliveira/F9.net.br Com informações da ACD Potiguar

Com vaga na final, técnico do Mecão quer avaliar elenco contra Potiguar

Já garantido na final do estadual, após conquistar o returno no último domingo, o América-RN iniciou nesta sexta-feira a preparação para o jogo contra o Globo FC, marcado para o dia 16. Contudo, antes da primeira partida da decisão, o Mecão ainda joga a partida atrasada pela terceira rodada do segundo turno contra o Potiguar de Mossoró. O local do confronto é o Estádio Nazarenão, em Goianinha, a partir das 17h, já que o Nogueirão foi interditado essa semana após recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte.
Oliveira Canindé, técnico do América-RN, orienta jogadores durante treino (Foto: Jocaff Souza) 
Oliveira Canindé, técnico do América-RN, orienta jogadores
durante treino (Foto: Jocaff Souza)

Com o time já definido, o treinador acredita que será uma boa chance para que o goleiro Fernando Henrique, que briga pela vaga de titular com Andrey e Dida, e o lateral-esquerdo Arthur Henrique, que sequer havia ficado no banco de reservas em outros jogos, possam mostrar trabalho. Eu acho que seria injusto tomar decisões sem ainda ter avaliado os jogadores que temos no grupo. Como o Arthur é muito bom jogador, tecnicamente mostra um bom desempenho, eu espero que ele aproveite, assim como os demais jogadores. Nós temos um grupo jovem, de muita qualidade. O Fernando Henrique deve começar como titular amanhã (sábado), porque avaliamos que era o momento dele ter a chance. Eu conversei com o Dida também, porque o certo seria de imediato ele voltar ao gol, por estar com mais ritmo, mas por ser um jogo onde a maioria dos atletas não estavam tendo oportunidades, optamos pela entrada deles - disse Oliveira Canindé.
Oliveira Canindé, técnico do América-RN (Foto: Jocaff Souza)Oliveira Canindé vai testar alguns jogadores contra Potiguar de Mossoró (Foto: Jocaff Souza)
Para essa partida, o técnico Oliveira Canindé preferiu dar oportunidade a jogadores que não estavam atuando ou que ainda não haviam jogadores pelo time. Mesmo sendo um jogo para cumprir tabela na competição, o técnico alvirrubro quer encarar o jogo para avaliar o grupo. Eu encaro a partida com o Potiguar como um jogo mesmo, com seriedade, com responsabilidade, porque temos alguns jogadores que não estão jogando ou jogaram pouco nessa competição. Nós estamos aproveitando esse jogo para darmos ritmo e vermos o que nós temos disponíveis dentro do grupo - comentou.
Por Parnamirim, RN

Aluguel de COT para Copa do Mundo em Natal custa R$ 355 mil

Estádio Frasqueirão, em Natal - ABC (Foto: Canindé Soares)
Estádio Frasqueirão, do ABC, será campo
de treinamento na Copa (Foto: Canindé Soares)



A Prefeitura de Natal assinou nesta sexta-feira o contrato de aluguel do Estádio Frasqueirão, que pertence ao ABC Futebol Clube, no valor de R$ 355 mil. O local funcionará como campo de treinamento das seleções da Itália, México, Japão e Gana durante a Copa do Mundo em Natal. Esse valor contempla ainda as obras de adequação de um vestiário, exigidas pela Fifa. Conforme Wilson Cardoso, coordenador do ABC junto ao Campo Oficial de Treinamento para a Copa do Mundo (COT), as obras de modernização do vestiário já tiveram início e vão contemplar armários individuais, sete banheiros, sala de aquecimento, sala médica, sala de staff, máquina de gelo, rouparia e climatização do espaço. A conclusão está prevista para o dia 20 de maio, um dia antes do estádio ser cedido à Fifa. Ele disse ainda que serão executados nove projetos no Frasqueirão, com contrapartida do clube alvinegro. Além do Frasqueirão, a prefeitura ainda tem o compromisso de ceder outro campo de treinamento para as seleções que disputam o Mundial na capital potiguar. Esse segundo local fica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que deve receber as seleções dos Estados Unidos, Uruguai, Grécia e Camarões.
Por Natal

sexta-feira, 11 de abril de 2014

América recebe taça de campeão

Já campeão do segundo turno, o América entra em campo hoje, às 17h, para enfrentar o Potiguar, pela última rodada do turno. A partida vai servir para que o time de Natal receba da Federação Norte-riograndense de Futebol, a taça de campeão e para que o clube mossoroense se mantenha em atividade, já que ainda está na disputa da Copa do Brasil. E, como a partida não tem relevância em termos de classificação, o comandante americano, Oliveira Canindé, decidiu escalar um time apenas com reservas ou jogadores que ainda estão aprimorando a forma física, depois de contusões.
Junior SantosFernando Henrique vai fazer sua estreia no gol do América 
Fernando Henrique vai fazer sua estreia no gol do América
Com isso, o experiente goleiro Fernando Henrique, que chegou ao América para brigar pela vaga de titular com Andrey e acabou ficando na reserva, vai ter sua primeira chance no time. O setor defensivo vai ser formado por Marcelinho, Adalberto, Luís Felipe e o jovem Artur Henrique. No meio campo, vão Tiago Dutra, Jean Cléber, Judson e Rafinha e no ataque, Adriano Pardal e Isac vão ter mais uma chance na equipe titular. “É o momento de dar um descanso para os jogadores que vinham em uma maratona forte de jogos. Por isso, vamos dar a oportunidade para atletas que não vinham jogando como regularidade e promover a estreia do goleiro Fernando Henrique. E também vou ter a oportunidade de analisar o jovem Artur Henrique, que já está no clube há bastante tempo e ainda não tinha tido uma oportunidade. Até porque, para a lateral esquerda, só contamos com ele e Alex Barros e preciso analisar todos os atletas”, explicou Oliveira Canindé. Os jogos do América, contra o Globo, na primeira partida da decisão do Estadual e contra o Oeste, pela segunda rodada da série B, sofrerem alterações. O duelo estadual teve seu horário alterado, a pedido do clube de Ceará-Mirim, e agora vai acontecer às 20h30 e não mais às 20h. E o confronto contra os paulistas, marcado para a sexta-feira, dia 25, foi adiado para o sábado, dia 26 de abril, às 16h20. Já que no dia 23, o alvirrubro enfrenta o Boavista/RJ, pela Copa do Brasil. Suspensos, o zagueiro Everaldo, o lateral Michael, o volante Rogério e o atacante Vavá são desfalques.
Fica Técnica
Local: Nazarenão, Goianinha/RN

Árbitro: Tarcísio Flores da Silva.
Assistentes: José Givanilson M. dos Santos e Anderson Fagner B. da Silva.
Potiguar: Laênio; Zé Wilker, Anderson, Werversom e Samuel; Fidélis, Alexandre, Daniel e Rayllan; Lindoval e Jone Chulapa. - Técnico: Bira Veiga. América: Fernando Henrique; Marcelinho, Adalberto, Luís Felipe e Artur Henrique; Tiago Dutra, Jean Cléber, Judson e Rafinha; Adriano Pardal e Isac. Técnico: Oliveira Canindé.
Fonte: Tribuna do Norte

Taça Cidade do Natal tem início na segunda-feira


América-RN e URV decidiram Taça Cidade do Natal de Futsal (Foto: Augusto Gomes)América-RN e URV decidiram Taça Cidade do Natal de 2013 (Foto: Augusto Gomes)

A Federação Norte-rio-grandense de Futsal divulgou a tabela e o regulamento da Taça Cidade do Natal de Futsal Adulto Masculino. O torneio reunirá oito equipes e terá início na próxima segunda-feira, com rodada dupla no ginásio Nélio Dias, na zona Norte de Natal. Ceará-Mirim, Dody Sports, União e SEA formam o Grupo A. Já a chave B será composta por Expansivo, URV, UFRN e Juventude. O América-RN ficou fora da disputa. De acordo com o regulamento, os times se enfrentam em confrontos só de ida. Os dois primeiros colocados de cada chave passam para a semifinal, quando haverá os cruzamentos 1º A x 2º B e 1º B x 2º A. Segundo a FNFS, os jogos serão realizados sempre às segundas e quartas, com dois jogos por noite - o primeiro começando às 19h30, e o segundo às 20h30. Todas as partidas estão agendadas para o ginásio Nélio Dias. A rodada de abertura, na próxima segunda-feira, terá Expansivo x Juventude, às 19h30, e Ceará-Mirim x SEA, logo depois. A final da Taça Cidade do Natal está marcada para o dia 7 de maio, às 20h30.
Por Natal

LAD - Competição Infantil 2014 - Arbitragem

PORTARIA Nº 009/2014
O Diretor de Árbitros da Liga Açuense de Desportos, no uso de suas atribuições determina a seguinte escala de árbitros para as partidas da 2ª rodada do 8º Campeonato Assuense de Futebol Infantil 2014 (Ano Base 1999).
Dia 12/04 – 15h – Vilence x Real Juventude
Árbitro: Manassés Câmara de Souza
Assistente 1: Frank Marinho Bezerra de Oliveira
Assistente 2: Frankstein Bezerra de Oliveira
Delegado: Kleudson Barros Julião Cavalcante
Representante: Carlos Antonio Soares da Câmara
Dia 12/04 – 16h25m – Corinthians x Baixada
Árbitro: Michelon Luiz Araujo de Souza
Assistente 1: Frankstein Bezerra de Oliveira
Assistente 2: Frank Marinho Bezerra de Oliveira
Delegado: Kleudson Barros Julião Cavalcante
Representante: Carlos Antonio Soares da Câmara
Dia 13/04 – 15h – Metal Clube x ABC da Mutamba
Árbitro: Josivan Nóia da Silva
Assistente 1: Jakson Galdino da Silva Júnior
Assistente 2: Eudes de Carvalho Tavares
Delegado: Joaquim Filomeno Neto
Representante: Francisco das Chagas Soares
Dia 13/04 – 16h25m – Independente x Esc. Tupã
Árbitro: Ângelo Máximo de Souza
Assistente 1: Eudes de Carvalho Tavares
Assistente 2: Jakson Galdino da Silva Júnior
Delegado: Joaquim Filomeno Neto
Representante: Francisco das Chagas Soares
Assú - RN, 10 de abril de 2014.
João Paulo Medeiros Barbosa
Diretor de Árbitros

FNF altera horário do primeiro jogo da final do Campeonato Potiguar


Barretão recebeu 2.321 torcedores para Globo FC e Baraúnas (Foto: Jocaff Souza)Barretão recebe primeiro duelo entre Globo FC e América-RN na quarta-feira (Foto: Jocaff Souza)

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol alterou o horário do primeiro jogo entre Globo FC e América-RN, válido pela final do Campeonato Potiguar. A partida, marcada previamente para 20h, agora começa às 20h30. A data permanece a mesma, na próxima quarta-feira, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim. De acordo com a resolução nº 35 da FNF, a alteração ocorreu após o pedido do Globo FC. A segunda partida da decisão será no dia 30, às 20h, na Arena das Dunas, em Natal. A ideia inicial da Federação era realizar os dois jogos decisivos na Arena das Dunas, mas o clube de Ceará-Mirim conseguiu manter o primeiro embate para o Barretão. Fizemos grandes jogos e uma belíssima campanha jogando em nossa casa. A torcida se fez presente e apoiou o Globo em todos os jogos no Barretão, o que nos deu uma média de 3.000 torcedores por jogo, mais do que muitos clubes do estado e do Nordeste. A nossa massa não merecia que os jogos fossem todos em Natal. Se temos direito de jogar em casa, jogaremos em casa. Na próxima quarta-feira, quero ver essas arquibancadas fervendo - afirmou Marconi Barretto, presidente do Globo.
Por Natal

quinta-feira, 10 de abril de 2014

CORÍNTIANS 3x4 AMÉRICA - 09.04.14

América vai enfrentar maratona

A Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF), promoveu, novas  alterações na tabela do 2º turno do Campeonato Estadual e divulgou as datas da final da competição, entre América e Globo. Como previsto, a disputa estadual vai ser definida depois do início da série B do Brasileiro. A primeira partida da decisão vai acontecer no dia 16 de abril, no estádio Barrettão, em Ceará-Mirim, às 20h30. O jogo de volta está marcado para o próximo dia 30,  na Arena das Dunas, no mesmo horário.
Alex FernandesMédico Maeterlinck Rêgo se preocupa com sequência de jogos 
Médico Maeterlinck Rêgo se preocupa com sequência de jogos
Sendo que, nesse meio tempo de duas semanas entre um jogo e outro, o América ainda faz a partida de volta, contra o Boavista/RJ, pela Copa do Brasil, no dia 23 e dois jogos pela série B do Brasileiro. A estreia, no dia 19 de abril, contra o Avaí e no dia 25 do mesmo mês, diante do Oeste. Além disso, ainda tem o clássico potiguar, contra o ABC, marcado para o dia três de maio. Serão seis jogos em 17 dias, o que preocupa o médico americano, Maeterlink Rêgo. “É muito preocupante. Temos que ter um elenco de qualidade e quantidade para conseguirmos manter o bom nível do time nessa maratona que iremos enfrentar. Infelizmente, a tabela do Estadual teve que sofrer alterações, já que o América se encontrava disputando três campeonatos (Copa do Nordeste, Brasil e Estadual) e acabamos sendo penalizados. O principal, no ponto de vista da Federação, é terminar o campeonato. Mas, eles não tem culpa do que está acontecendo. São coisas que acontecem”, disse o médico alvirrubro. A certeza é de que os jogadores Dener e Alex Barros não vão enfrentar o Potiguar, amanhã, às 17h, no estádio Nazarenão, por contusões. O zagueiro Cléber e o atacante Rodrigo Pimpão, suspensos, também estão fora. Leandro Pedro Vuaden, árbitro FIFA-RS vai ser o responsável por comandar o primeiro jogo da decisão do campeonato estadual. Pelo lado do Potiguar, o time quer a vitória, para manter o bom momento,  e fechar o Estadual com outra vitória sobre o Globo, na segunda-feira.
Fonte: Tribuna do Norte

Mossoró perde para o Goiás e é rebaixado na Taça Brasil de Futsal


Otonny Stayler, especial para CBFS

Esmeraldino conseguiu se salvar na última rodada
Crateús (CE) - O duelo dos desesperados da Taça Brasil entre Goiás (GO) e Mossoró (RN) terminou melhor para os goianos. A equipe Esmeraldina venceu o confronto por 4 a 3 e permanece na Divisão Especial da competição, enquanto o time do Rio Grande do Norte cai para a primeira divisão.
O resultado definiu todos os rebaixados do torneio. Além do Mossoró, Crensa (PI), que também não fez boa campanha no Grupo E1, acabou amargando o descenso.
O jogo
Melhor em quadra, o Goiás logo abre o placar aos 3 minutos. Em chute cruzado de Matheus Rezende, Thiago Nunes se desmarca e aparece livre na esquerda para empurrar para o gol. Aos 8 minutos, em cobrança de falta, Rodrigo arriscou o chute forte, rasteiro, e a bola entrou no canto do gol defendido por Vinicius. A reação do Mossoró também veio de bola parada, e foi um golaço. Aos 12 minutos, Kekel bateu forte e a bola foi alta, no ângulo, sem chances de defesa. O empate apareceu na sequência, saindo dos pés de Daniel. Porém, antes do fim do primeiro tempo, Thiago Nunes marcou novamente e deu a vantagem ao Esmeraldino antes do segundo tempo.
Salvando o time
Com uma equipe mais consistente, o Goiás aproveitou o desgaste físico do adversário na etapa final e pressionou praticamente o tempo inteiro. De tanto insistir, a equipe chega ao quarto gol com um forte chute de longe de Rodrigo. O Mossoró precisava reagir para continuar na principal divisão da Taça Brasil. Se lançou ao ataque com goleiro-linha e diminuiu a vantagem adversária faltando pouco mais de 5 minutos para o fim do jogo. Em cobrança ensaiada de de escanteio, Nuna recebeu na entrada da área, girou e acertou a finalização. Apesar das tentativas, o Mossoró chegou a acertar uma bola na trave, mas o tempo não foi suficiente para uma reviravolta em quadra e o duelo terminou com o triunfo do Goiás. 
Luis Domingues
Assessoria de Imprensa da CBFS
imprensa@cbfs.com.br

Leandro Vuaden dirige final do Campeonato Potiguar


leandro vuaden arbitragem náutico (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)leandro vuaden arbitragem náutico (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol anunciou nesta quinta-feira que o gaúcho Leandro Pedro Vuaden, da Fifa, será o árbitro principal da primeira partida da decisão do Campeonato Potiguar. Ele será auxiliado pelos potiguares Vinícius Melo de Lima e Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro. Globo FC e América-RN se enfrentam na próxima quarta-feira, às 20h, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim. A FNF também confirmou a arbitragem dos dois jogos pendentes do segundo turno. Para Potiguar de Mossoró x América-RN, neste sábado, Tarcísio Flores da Silva apita, auxiliado por José Givanilson dos Santos e Anderson Fagner da Silva. Este confronto será no Nazarenão, em Goianinha, com início às 17h. Na segunda-feira, Hudson Lopes Concentino dirige Potiguar x Globo FC. Alex Batista da Silva e João Euzébio de Araújo Neto serão os assistentes. Esta partida será no Edgarzão, na cidade de Assú, com início às 19h30.
Por Natal

Gerente garante Baraúnas na Série D

O Campeonato Estadual ficou para trás e o Baraúnas agora entra em campo apenas no segundo semestre, quando irá disputar a Série D do Campeonato Brasileiro. Parte dos salários já foi pago aos jogadores e a expectativa era de que até o final do dia de ontem o restante do débito fosse quitado. A diretoria do Baraúnas agora vai em busca de viabilizar a participação do clube na Série D, mas já garantiu que não irá deixar de participar. “Não podemos deixar de participar porque senão vamos ser punidos. Iremos nos reunir para definirmos como será o planejamento”, informou o gerente de futebol do Tricolor, Zezinho Mossoró(Foto), que preferiu não falar sobre dispensas e quem irá permanecer para a competição. “Vamos pagar os salários e depois vamos conversar sobre isso”, explica. O Baraúnas até que foi bem na primeira fase e no primeiro turno do Estadual, quando lutou pelo título, porém, na Copa Cidade de Natal, o desempenho foi bem abaixo do esperado e o Tricolor terminou o turno na última colocação.
Fonte: Gazeta do Oeste

ABC apresenta goleiro e volante como reforços para a Série B


Gilvan, goleiro do Botafogo-SP (Foto: Rogério Moroti/Ag. Botafogo)Gilvan já defendeu Palmeiras, Náutico e Grêmio (Foto: Rogério Moroti/Ag. Botafogo)

O ABC apresentou na tarde desta quinta-feira mais dois reforços para a Série B do Campeonato Brasileiro. O volante Liel, ex-Penapolense, e o goleiro Gilvan, que estava no Botafogo-SP, já chegaram ao CT Alberi Ferreira de Matos, na zona Sul de Natal. Os dois tiveram destaque no Campeonato Paulista deste ano e foram titulares em suas equipes. Gilvan Ghidotti Firmino Júnior, de 34 anos, começou a carreira como goleiro no Palmeiras, em 1999. Depois, atuou pelo Náutico, Grêmio Barueri, Bragantino, Red Bull Brasil e Ipatinga. Já o volante Nataliel Costa Da Silva tem 24 anos e já atuou por Ceilândia e Brasiliense e ganhou destaque este ano, ao participar da boa campanha do Penapolense no Paulistão, que chegou à semifinal da competição. Segundo o vice-presidente de futebol do ABC, Bira Marques, os dois atletas se apresentaram ao clube e junto com o primeiro reforço para a Série B, o atacante Dênis Marques, iniciam os trabalhos físicos nos próximos dias.
Liel, do Penapolense, contra Sâo Bernardo (Foto: Silas Reche / CA Penapolense) 
Liel foi um dos destaques do Penapolense no Campeonato
Paulista deste ano (Foto: Silas Reche / CA Penapolense)

Acertamos com estes jogadores, mas estamos avaliando o pedido do nosso treinador para trazermos mais atletas. Esta semana ainda deveremos anuncias mais alguns nomes - explicou o dirigente.
Por Natal

Mesmo sem jogar, Globo FC garante vaga para a Série D

Os resultados de três jogos da última rodada do segundo turno do Campeonato Potiguar, na noite desta quarta-feira, asseguraram o Globo FC na Série D do Campeonato Brasileiro deste ano. Mesmo que não seja campeão estadual na decisão contra o América-RN, a equipe de Ceará-Mirim vai representar o Rio Grande do Norte na quarta divisão devido à pontuação alcançada na classificação geral da competição.
Nos pênatis, Globo FC derrota o Baraúnas, em Mossoró (Foto: Alcivan Costa/Gazeta do Oeste) 
Globo FC conquistou a Copa FNF e o primeiro turno
do Campeonato Potiguar (Foto: Alcivan Costa/Gazeta do Oeste)

Segundo o regulamento do campeonato, a vaga do Rio Grande do Norte para a Série D é do campeão estadual. Em caso de conquista de ABC, América-RN ou Baraúnas, que já integram as Séries B e D do Brasileiro, a vaga vai para o melhor colocado na classificação geral. Por isso que, mesmo que não vença o estadual, o Globo está classificado, já que superou o Alecrim no número de vitórias (sete contra seis; os dois clubes terminaram com 22 pontos), com um jogo a menos - ainda enfrenta o Potiguar no dia 16 para fechar o segundo turno. Com presença garantida na Série D, o time de Ceará-Mirim atingiu o primeiro objetivo traçado pelo presidente do clube, Marconi Barretto, que projetou cinco anos para alcançar a elite do futebol brasileiro. Com isso, Globo e Baraúnas, que foi rebaixado na Série C em 2013, serão os representantes do estado na competição e os prováveis adversários da primeira fase são Guarany de Sobral, Porto-PE e Central. Feliz com a classificação mesmo sem jogar, o técnico Higor César festejou mais um objetivo alcançado e foca a preparação para a final do Campeonato Potiguar, contra o América-RN. As datas das duas partidas ainda não foram confirmadas pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol, mas devem ser marcadas para os dias 30 de abril e 6 de maio. - Copa do Brasil, Copa Nordeste e agora Série D. Muito feliz com todas essas conquistas, fruto de um trabalho bem feito. Agora rumo à final do estadual contra o América-RN - disse o treinador.
Por Natal

FNF refaz tabela e anuncia datas das finais do Campeonato Potiguar

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol confirmou nesta quinta-feira as datas das finais do Campeonato Potiguar 2014. Globo FC e América-RN vão se enfrentar pelo título nos dias 16 e 30 de abril. O primeiro jogo será no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, e o segundo está agendado para a Arena das Dunas, em Natal, ambos às 20h. O Mecão decide em casa por ter feito melhor campanha, sendo esta a única vantagem no confronto.
América-RN x Globo FC - Rodrigo Pimpão (Foto: Marcelo Montenegro/Futebol Potiguar) 
América-RN e Globo FC decidem Campeonato Potiguar de 2014
(Foto: Marcelo Montenegro/Futebol Potiguar)

Segundo o regulamento do estadual, "ao final da segunda partida da decisão do campeonato, ocorrendo empate em pontos ganhos e saldo de gols entre as equipes, computados somente os dois jogos da decisão, a definição do campeão estadual 2014 dar-se-á pela cobrança de tiros livres diretos da marca do pênalti".  Para anunciar as datas das finais, a FNF precisou alterar os dois jogos pendentes - Potiguar x América-RN e Potiguar x Globo FC - para o fechamento do segundo turno. Estas partidas precisam ser feitas antes do início da decisão, apenas para cumprir tabela, já que não vão interferir na classificação geral. Com isso, as equipes envolvidas na final poderão utilizar jogadores considerados reservas, sem prejuízo para o jogo de ida da decisão, que será na próxima quarta-feira. Além disso, o Potiguar, classificado para a segunda fase da Copa do Brasil após eliminar a Portuguesa, poderá poupar seus atletas. A entidade observou, então, que poderia antecipar para segunda-feira o duelo entre Potiguar e Globo FC, antes marcado para quarta-feira. Este confronto será no Estádio Edgarzão, na cidade de Assú, com início às 19h30. Já Potiguar x América-RN continua neste sábado, agora às 17h, no Estádio Nazarenão, em Goianinha, pois o Nogueirão, em Mossoró, está interditado. Na oportunidade, o Mecão receberá a taça de campeão do segundo turno, conquistada na última quarta-feira, com a vitória sobre o Corintians-RN. As mudanças foram publicadas na resolução nº 33 da FNF, nesta quinta-feira.
Por Natal

Aprovado o patrocínio com a Caixa

O Diário Oficial da União publica hoje a aprovação do contrato de patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF) com os clubes ABC e América. O dia 22 de abril foi o estabelecido para assinatura do contrato entre as partes. Segundo Rogério Marinho, executivo de futebol do alvinegro e que foi acompanhar a reunião do Conselho Federal ligado à Presidência da República, em Brasília, os clubes fizeram questão de achar uma data em que o Presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, pudesse participar da cerimônia de assinatura do acordo  em Natal. O local ainda não foi definido, mas possivelmente o evento ocorrerá na Arena das Dunas ou na sede da Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF).
Júnior SantosRogério Marinho, do ABC, acompanhou a reunião do Conselho 
Rogério Marinho, do ABC, acompanhou a reunião do Conselho
Rogério Marinho ressaltou que todos as exigências realizadas pelos órgãos governamentais foram cumpridas e que a necessidade de aprovação do conselho decorre pelo fato do contrato de patrocínio ser superior a R$ 100 mil. “A cada 15 dias esse conselho, que é ligado a Presidência da República, se reúne para analisar e aprovar os projetos de patrocínios envolvendo empresas estatais. Participei do encontro realizado com os dirigentes da CEF antes da reunião decisiva e fiquei na sala de espera para saber do resultado. Graças a Deus os nossos projetos foram aprovados e ABC e América terão um novo patrocínio para disputar o Brasileiro”, ressaltou Marinho. Comemorando mais essa conquista do América fora de campo, o presidente Gustavo Carvalho fez questão de agradecer o apoio recebido de Henrique Alves. “Quero agradecer, em nome de toda família americana, o grande apoio recebido do deputado Henrique Eduardo para a efetivação do patrocínio com a Caixa”, ressaltou.
Joana LimaGustavo Carvalho, do América, agradeceu empenho de Henrique 
Gustavo Carvalho, do América, agradeceu empenho de Henrique
Rogério Marinho também destacou o trabalho realizado pelo deputado e o classificou como fundamental para o acordo. “Henrique foi quem abriu as portas e fez o contato direto com o presidente da Caixa, Jorge Hereda, que desde o primeiro momento nos recebeu muito bem. Acredito até que seria uma grande injustiça da nossa parte se Henrique não estivesse presente na cerimônia de assinatura desse contrato de patrocínio, uma vez que foi uma peça chave de todo o processo”, ressaltou o executivo de futebol do ABC, Rogério Marinho. Um problema no  Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal  (Cadin) por pouco não causou problemas ao alvinegro. O clube que havia renegociado os seus débitos, mas não teve o nome retirado do cadastro em tempo hábil.  O advogado José Wilson entrou com mandado de segurança com pedido de liminar, e ontem mesmo a questão foi solucionada.
Fonte: Tribuna do Norte

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Vagas do Estadual do RN; Competições Nacionais

Estão preenchidas as vagas para as competições regionais ou nacionais.
Veja mais:
Copa do Brasil 2015 – Globo, América e Alecrim.
Copa do Nordeste 2015 – Globo e América.
Série D 2014 – Globo.

Primeira vez do Alecrim
Hoje, o Alecrim de Natal, conquistou a terceira vaga do Rio Grande do Norte para a Copa do Brasil de 2015. O Verdão da apital será o 11º clube do Rio Grande do Norte a participar da Copa do Brasil na história. Os demais são ou foram:
América
ABC
Coríntians
São Gonçalo
Potiguar de Mossoró
Baraúnas
ASSU
Potyguar
Santa Cruz
Globo
Fonte: Blog do Trindade

Alecrim vence Baraúnas e consegue vaga para Copa do Brasil de 2015


Romildo Freire, técnico do Alecrim (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)Romildo Freire consegue levar Alecrim à Copa do Brasil de 2015 (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)

Em jogo com final emocionante, o Alecrim venceu o Baraúnas por 3 a 2 nesta quarta-feira e ficou com a terceira vaga do Rio Grande do Norte para a Copa do Brasil 2015. O Verdão encerra a sua participação no Campeonato Potiguar como o melhor colocado na classificação geral, excetuando Globo FC e América-RN, campeões dos dois turnos. A partida foi realizada no Estádio Ninho do Periquito, em São Gonçalo do Amarante. Na pontuação geral, o Alecrim, do técnico Romildo Freire, terminou os dois turnos com 22 pontos, enquanto o ABC ficou com 21. O Alvinegro, por enquanto, está fora da Copa do Brasil do próximo ano e vai aguardar uma vaga pelo ranking da CBF.
Os gols
O Alecrim abriu o placar aos dois minutos, com Diego Piraju. O Baraúnas empatou com Wendel, logo aos 10 minutos. Aos 31, o Verdão voltou a ficar na frente com Matheus. Na segunda etapa, o Leão conseguiu nova igualdade com gol de Victor, aos 42 minutos. Quando todos esperavam que o Alecrim poderia ficar fora, no minuto seguinte, Rodrigo da Lua marcou o gol da vitória e da classificação.
Por Natal

ABC vence o Santa Cruz, mas não garante vaga na Copa do Brasil

O ABC encerrou sua participação no campeonato estadual 2014, com uma vitória sobre o Santa Cruz, por 3x1, na noite dessa quarta-feira, no estádio Frasqueirão. Mesmo com o resultado positivo, o alvinegro não alcançou seu objetivo nessa reta final de competição, que era uma vaga na Copa do Brasil da próxima temporada, já que o Alecrim venceu seu jogo diante do Baraúnas por 3x2 e ficou com a terceira vaga na competição nacional de 2015. Os gols dos jogo foram marcados por Octávio e Lúcio Flávio(Foto), que marcou duas vezes, para o ABC, enquanto Fernandes descontou para o Santa Cruz. Agora, a equipe abecedista se prepara para a disputa da série B do Brasileiro, no dia 19 de abril, contra o Santa Cruz/PE, no Arruda. “Amanhã (hoje), deve estar chegando jogadores para a disputa da série B e vamos trabalhar para começar o compeonato forte e ir, devagar, tornando essa equipe competitiva. Infelizmente cheguei tarde ao ABC e não tive como recuperar essa equipe”, disse o treinador alvinegro, Zé Teodoro. Em uma das suas piores campanhas na história do campeonato estadual, o ABC não conseguiu chegar a decisão de nenhum turno e ficando de fora da Copa do Brasil e do Nordeste de 2015, ano do centenário abecedista.
FICHA TÉCNICA
ABC 3X1 SANTA CRUZ
Local: Frasqueirão, Natal/RN - Data: 09.04.14
Árbitro: Zandick Alves Gondim Júnior.
Público: 485 torcedores - Renda: R$ 3.060,00
GOLS: ABC: Octávio, aos 3´do 1º T; Lúcio Flávio, aos 13´ e 26´ do 2º T -  S. CRUZ: Fernandes, 37´do 1º T
ABC: Bruno Fuso; Patrick, Suéliton, Samuel e Luciano Amaral (Xaro); Michel Schmoller, Daniel Amora, Somália (Robertinho) e Octávio (Guto); Gilmar e Lúcio Flávio. Técnico: Zé Teodoro
SANTA CRUZ: Roberto; Fernandes, Jardel (Tiago), Jobert e Paulinho; Luiz Henrique (Luciano Fonseca), Maiquel, Parral e Laílson; Rivaldo (Val Paraíba) e Maurício Pantera. Técnico: Pedrinho Albuquerque
Fonte: Tribuna do Norte

Potiguar elimina a Portuguesa no Canindé


Reginaldo Jr. marcou em Mossoró e voltou a marcar no Canindé
Ainda brigando pela permanência na elite do Campeonato Brasileiro, a Portuguesa deu vexame na noite desta quarta-feira. A vitória por 2 a 1, no Estádio do Canindé, não foi o bastante para a Lusa evitar a eliminação logo na primeira fase da Copa do Brasil. Melhor para o Potiguar de Mossoró, que garantiu a classificação história. Na partida de ida, realizada na última quarta-feira, em Mossoró, o Potiguar havia vencido por 1 a 0. Como o gol marcado fora de casa tem um peso maior, o time potiguar avançou para a segunda fase e agora terá pela frente o Santa Rita-AL, que também surpreendeu ao eliminar o Guarani, em Paulínia. Essa foi a segunda vez seguida que a Lusa caiu ainda na primeira fase.
Lusa leva susto e busca empate
Em desvantagem depois da derrota por 1 a 0 na partida de ida, a Portuguesa buscou o primeiro gol logo nos primeiros minutos, mas encontrou um adversário todo recuado e explorando a velocidade de seus homens de frente nos contra-ataques. A Lusa abusava dos cruzamentos para dentro da área e consagrava o sistema defensivo do Potiguar, que não perdia nenhuma. A torcida rubroverde ainda pediu um pênalti em cima de Gabriel Xavier aos 16 minutos, mas o árbitro mandou o lance seguir. Na sequência, Wagner cabeceou e assustou Ramon. O Potiguar valorizava a posse de bola e os torcedores já começavam a perder a paciência, vaiando muito o time adversário. Eles, porém, não sabiam o que estava por vim aos 24. Reginaldo Júnior recebeu lançamento dentro da área, dominou no peito e bateu fraco. Gledson falhou e viu a bola entrar no cantinho, complicando ainda mais a vida da Portuguesa, que precisaria fazer três gols para se classificar. A Lusa teve três oportunidades seguidas - duas com Rondinelly e uma com Vandar -, mas não conseguiu marcar. A estrela de Argel Fucks brilharia aos 34 minutos. Luan fez boa jogada individual pela direita e bateu cruzado. A bola passou por todo mundo e encontrou Laércio, que havia acabado de entrar no lugar de Rudnei. Na segunda trave, o atacante apenas completou. Após falhar no gol, Gledson se recuperou aos 40. Em rápido contra-ataque, Vavá invadiu a área e chutou para boa defesa do goleiro, que saiu fechando muito bem o ângulo.
Faltou um gol
A Portuguesa voltou do intervalo pressionando o Potiguar e quase virou aos quatro minutos. Régis escapou pela direita e cruzou rasteiro. Luan chegou dividindo com o zagueiro, mas não conseguiu empurrar para o fundo do gol. Argel Fucks parecia irritado com o desempenho do time e gritava muito na beira do gramado. E a bronca do treinador surtiu efeito, tanto que a Lusa virou aos 19 minutos. Laércio arriscou de longe e Ramon espalmou para dentro da área. Livre de marcação, Vander apenas completou. Logo depois, Berg simulou pênalti, recebe o segundo cartão amarelo e deixou o Potiguar com um jogador a menos. Precisando de mais um gol para se classificar, a Portuguesa manteve a pressão. Rondinelly cobrou falta com categoria e a bola explodiu no travessão de Ramon. Depois foi a vez de Willian Magrão assustar em finalização de fora da área. O Potiguar começava a fazer cêra e irritava a torcida presente no Canindé. Nos minutos finais, a Portuguesa se lançou ao ataque de qualquer jeito, mas dava muitos espaços para os contra-ataques. Aos 40 minutos, Reginaldo Júnior recebeu lançamento de Fidelis, invadiu a área e na hora da finalização pegou muito mal, isolando a bola. No fim, a situação da Portuguesa ficou ainda pior depois que Wagner recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.
Fonte: Futebol Interior

Soberano, América-RN derrota Corintians e é campeão do returno


De forma indiscutível, com 100% de aproveitamento, o América-RN é o campeão do segundo turno do Campeonato Potiguar. O título antecipado foi assegurado nesta quarta-feira após vitória suada sobre o Corintians-RN. Após abrir 3 a 1, o Mecão viu o Corintians-RN empatar, mas o atacante Max, sempre ele, apareceu para marcar mais um gol decisivo com a camisa rubra. O jogo foi realizado no gramado encharcado do Estádio Marizão, na cidade de Caicó. Com a conquista do returno, o América-RN assegura participação na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil de 2015. Na decisão do estadual, o Alvirrubro encara o Globo FC, campeão do primeiro turno. As datas das finais ainda serão anunciadas pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol. Antes, porém, o Mecão ainda irá enfrentar o Potiguar no próximo sábado, no Nogueirão, em Mossoró, fechando o segundo turno.
O jogo
Precisando da vitória para assegurar o título do returno por antecipação, o América-RN abriu o placar logo aos quatro minutos, em cobrança de falta de Dener. O Mecão ampliou aos 28. Arthur Maia cruzou da esquerda e Max marcou de cabeça. Pouco depois, Rodrigo Pimpão teve a chance de ampliar, livre diante do goleiro Hudson, mas mandou por cima. O castigo veio aos 44 minutos, quando Ebinho recebeu na área, driblou o goleiro Andrey e diminuiu. Na segunda etapa, aos 19 minutos, Max invadiu a área e chutou para a defesa de Hudson. Na sobra, o "Homem de Pedra" serviu Pimpão, que, desta vez, não desperdiçou. Quando tudo parecia tranquilo, o Corintians-RN chegou ao empate. Aos 30, Ebinho cobrou pênalti, Andrey defendeu, mas o atacante do Galo fez no rebote. Dois minutos depois, em bobeira da zaga americana, Gaúcho chuta e a bola ainda desvia no zagueiro Cleber antes de entrar. O América-RN, porém, se recuperou bem do baque e partiu em busca do gol do título. Na primeira oportunidade, Max bateu rasteiro e Hudson defendeu. Depois, aos 39 minutos, Fabinho cruzou da direita e o próprio Max subiu mais alto que a defesa para fazer de cabeça.
Por Natal

Taça Brasil de Futsal - Mossoró sofre mais uma goleada


Otonny Stayler, especial para CBFS

Diego Belém encara a marcação adversária ainda no primeiro tempo
O Minas(MG) não tomou conhecimento do Mossoró (RN) e aplicou uma nova goleada na equipe do Rio Grande do Norte em mais uma rodada da Divisão Especial da Taça Brasil. Nesta quarta-feira (9/4), os times abriram o dia de jogos da competição e os mineiros venceram por 13 a 2, no Ginásio Deromi Melo, em Crateús (CE). A vitória serviu de sobrevida para o Minas, que continua sonhando com uma vaga na semifinal. Com 7 pontos, a equipe passa a aparecer na parte de cima do Grupo E2, que ainda conta com a Krona (SC), com 7 pontos, e o Crateús (CE), com 6 pontos. O time cearense ainda joga na rodada do dia e pode assumir a liderança da chave. Aos mineiros, resta torcer por tropeços dos adversários para seguir na disputa da Taça Brasil.
O jogo
Everton rouba a bola no meio da quadra, avança em velocidade e toca para Pequeno. Já sem marcação, o ala do Minas só tem o trabalho de empurrar para o gol, inaugurando o marcador. O Mossoró tentou a resposta aos 5 minutos, com Marquinhos. Ele conseguiu penetrar no setor ofensivo pela ala direita e bateu na saída de Thomaz. Bem posicionado, o goleiro do Minas conseguiu evitar o empate. Depois foi o Minas que perdeu uma oportunidade incrível. O goleiro Thomaz saiu da meta para trabalhar mais avançado e facilitar a troca de passes. A rápida movimentação confundiu a defesa do time de Mossoró, que deixou Xande livre pelo meio. Ele recebeu o passe, mas Vinicius se jogou e salvou em cima da linha. O jogo ficou equilibrado, com os mineiros mais ativos no ataque, mas os contra-ataques do Mossoró passaram a encaixar e também levavam perigo. E faltando apenas 15 segundos para o fim, Jotinha sofre a sexta falta, cometida por Marquinhos. Na cobrança, Xande jogou longe, pelo alto, e desperdiçou a oportunidade de abrir vantagem antes do intervalo.
Pegando fogo
Os dois primeiros minutos da etapa final foram espetaculares. O Mossoró perdeu duas oportunidades incríveis de deixar tudo igual, ambas com Daniel. Na primeira, ele avançou sozinho e, mesmo livre de marcação, resolveu tentar o passe, errando o lance. Na sequência, Daniel acertou um chute preciso, no cantinho, mas Thomaz evitou. Como quem não faz, leva, o Minas praticamente decidiu a partida. Em dois lances seguintes, Diego Belém balançou as redes duas vezes. Na segunda, um lindo chute de primeira que estufou as redes do Mossoró. A vantagem trouxe mais tranquilidade ao time mineiro. Em quadra, a equipe passou a trabalhar a bola com calma e chegou ao quarto gol com Robério, depois de cruzamento rasteiro da direita. O caminho ficou aberto para a goleada. Aos 4 minutos, Attos anotou o dele em um chute forte, cruzado. Na sequência, Pequeno recebeu passe na entrada da área e marcou mais um.
Não para
Quando descobriu a ala direita como uma mina de ouro, o Minas passou a explorar as subidas pelo setor e chegou ao sétimo, com Xande. E o gol de honra dos nordestinos foi uma verdadeira pintura. Aos 9 minutos, Kekel bateu cruzado e Saraiva desviou de letra, tirando o goleiro Thomaz do lance. Apesar disso, o Minas seguiu anotando gols. Xande (2x), Thyaleson, Jotinha, Pequeno e Tom marcaram a favor dos mineiros. Michel ainda descontou, mas de nada adiantou. As definições do Grupo E2 ficam para a próxima quinta-feira (10/4), quando será realizada a última rodada da primeira fase. O Minas folga e torce por uma combinação de resultados para seguir na disputa, enquanto o Mossoró (RN) encara o jovem time do Goiás (GO), às 17h30. 
Luis Domingues
Assessoria de Imprensa da CBFS
imprensa@cbfs.com.br

ABC recebe Santa Cruz-RN e torce por combinação


Somália sente pressão de 'comandar' equipe que estreia no Estadual (Foto: Klênyo Galvão)Somália volta após cumprir suspensão  (Foto: Klênyo Galvão)

O ABC encara o Santa Cruz-RN nesta quarta-feira, na sua despedida do Campeonato Potiguar. O jogo será realizado no Estádio Frasqueirão, em Natal, com início às 20h. O Alvinegro precisa da vitória e de uma combinação de resultados para ir à Copa do Brasil de 2015. Além de bater o Santa, o ABC torce para que o Alecrim não vença o Baraúnas no Ninho do Periquito, e que o arquirrival América-RN conquiste o título do segundo turno. Com isso, a terceira vaga destinada ao Rio Grande do Norte seria definida pela pontuação geral do campeonato, excetuando Globo FC e América-RN. No caso, o ABC chegaria a 21 pontos, e não seria alcançado pelo Alecrim, que hoje tem 19 pontos. O treinador Zé Teodoro relacionou 21 atletas para o jogo. A novidade é o retorno do volante Somália, que cumpriu suspensão na última rodada. O lateral-esquerdo Xaro também foi convocado pela primeira vez. O atacante Lúcio Curió, alvo de protesto dos torcedores no treino de terça-feira, não foi relacionado.
Confira os relacionados:
Goleiros: Bruno Fuso e Camilo;
Laterais: Patrick, Guto, Luciano Amaral e Xaro;
Zagueiros: Samuel, Suéliton, Paulão e Bruno Perone;
Volantes: Daniel Paulista, Daniel Amora, Michel Schmoller e Somália;
Meias: Octávio, Moisés e Robertinho;
Atacantes: Beto, Gilmar, Lúcio Flávio e Alvinho.
Por Natal

Potiguar repudia técnico rival após acusação de tentativa de suborno


Isaías Silva - técnico do Baraúnas (Foto: Jocaff Souza)Técnico Isaías Silva acusou dirigentes do Potiguar de tentar subornar adversários (Foto: Jocaff Souza)

Em entrevista após o clássico de domingo, que terminou com a vitória do Potiguar por 2 a 1, o técnico do Baraúnas, Isaías Raimundo, acusou dirigentes do Potiguar de tentar subornar jogadores do Leão do Oeste para que facilitassem a derrota no jogo. De acordo com o comandante tricolor, algumas ligações de diretores do Potiguar foram gravadas, nas quais tentavam oferecer dinheiro em troca da derrota do Baraúnas. Em nota oficial, o Potiguar repudiou tal acusação. "A Associação Cultural e Desportiva Potiguar vem manisfestar o seu repúdio à declaração do treinador do Baraúnas, Isaías Rodrigues, onde acusa de forma genérica a direção deste clube de ter feito proposta aos atletas de seu clube para que os mesmos 'abrissem o jogo'. Em respeito a esta instituição e aos diretores do Potiguar, pedimos que o acusador apresente nomes e provas, sob pena de ser interpelado judicialmente", diz a nota. A direção do Potiguar tem que ser mais profissional. Você não pode ficar ligando para jogadores para oferecer dinheiro para eles abrirem o jogo. Tem ligações gravadas de diretores do Potiguar ligando para jogadores do Baraúnas para abrir o jogo porque eles estão passando fome. Dentro de campo você acha que vai ter futebol? Na cabeça do cara quando entra em campo, ele entra para matar ou morrer. Aí o jogador do Potiguar vai provocar essa situação e aconteceu o que aconteceu - disse Isaías Raimundo.
Confusão no clássico Potiguar x Baraúnas, em Mossoró (Foto: Cezar Alves)Confusão no clássico Potiguar x Baraúnas resulta em 09 expulsões(Foto: Cezar Alves)
O treinador do Baraúnas se refere ao atacante Vavá, do Potiguar, que, após marcar o segundo gol do Alvirrubro, comemorou diante da torcida adversária fazendo gestos que lembram uma "metralhadora". Os jogadores do Baraúnas não gostaram da provocação e partiram para a briga. Após a confusão, nove jogadores foram expulsos. Procurado para comentar o fato, o presidente do Potiguar desmentiu qualquer contato com os jogadores do Baraúnas. Jorge do Rosário disse que ficou sabendo dessa acusação através da imprensa e que, de sua parte, não houve nenhuma conversa com os atletas. O mandatário do alvirrubro ainda cobrou que o técnico do Baraúnas apresente provas de sua acusação. Não teve nada disso. Eu, como presidente, não autorizei ninguém a falar pelo Potiguar, e duvido que tenham feito isso sem minha autorização. Agora cabe a ele (Isaías) apresentar as provas. Se ele disse que tem gravações, mostre e cite quem foi. Quanto à confusão do jogo, eu fiquei muito triste. Erraram todos, tanto o meu jogador ao provocar o adversário, quanto os jogadores do Baraúnas que o agrediram - contou Jorge.
Por Natal