O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 29 de novembro de 2014

Meia do América-RN lamenta queda para Série C

O rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro vai doer por muitos dias nos corações dos torcedores do América-RN. Dependendo das próprias forças, o Mecão não esteve bem diante do Paraná e acabou goleado por 4 a 1 no Estádio Durival de Britto, em Curitiba. Com o revés deste sábado, teve a queda confirmada graças à vitória do Bragantino sobre o ABC, em Natal. O meia Daniel Costa foi um dos poucos a se pronunciar após a partida. Seria muito fácil apontar isso ou aquilo. Acredito que o fator principal foi o momento que ficamos 10 rodadas sem vencer, principalmente dentro de casa, quando perdemos seis jogos. Chegamos à última rodada dependendo só de nós, mas foi um dia para esquecer. A gente tem que pedir desculpas à torcida e no ano que vem tentar reerguer o clube - lamentou Daniel Costa.
Daniel Costa, meia do América-RN (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi) 
Daniel Costa lamenta rebaixamento do América-RN
(Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

O jejum citado por Daniel Costa ocorreu no período em que a equipe foi comandada por Marcelo Martelotte. Demitido no dia 13 de outubro, foi substituído por Roberto Fernandes, que teve nove jogos para salvar o Mecão do rebaixamento, mas não conseguiu êxito. O treinador chegou a tirar o time do Z-4 após 14 rodadas, mas sucumbiu com a derrota para o Paraná. No jogo realizado na Vila Capanema, neste sábado, o América-RN tomou dois gols em menos de 10 minutos, em dois vacilos da defesa. No segundo tempo, o Mecão chegou a ter quatro atacantes em campo em busca da vitória. Emerson ainda diminuiu aos 30 minutos, mas, após a expulsão do zagueiro Lázaro, o Paraná aproveitou a instabilidade rubra e fez mais para fechar a goleada.
Por Natal

Torcida do ABC comemora vitória do Braga e queda do América-RN

O torcedor do ABC viveu um sábado atípico e, de certa forma, feliz. Apesar da derrota por 2 a 0 para o Bragantino, o sentimento da torcida presente ao Estádio Frasqueirão era de alegria. O revés foi decisivo para o rebaixamento do arquirrival América-RN, que foi goleado pelo Paraná em Curitiba e dependeria de uma vitória do Alvinegro no Frasqueirão. Com o time já livre da possibilidade de queda para a Série C do Campeonato Brasileiro, a torcida abecedista foi ao estádio para vibrar contra o próprio clube. A cada lance errado do time potiguar - que entrou em campo apenas com um titular -, os torcedores vibravam como se fosse um gol. Pedidos para que os jogadores tirassem o pé nas divididas e entregassem o jogo puderam ser ouvidos durante toda a partida. Manifestações em apoio ao Bragantino como "olê, olê, olê, olá, Braga, Braga", "Ei, ABC, não tem pena não, rebaixa o 'Mequinha' para a terceira divisão" também fizeram parte do repertório da torcida do Mais Querido. Além de vibrar com os gols do Bragantino, os alvinegros também faziam festa a cada gol do Paraná.
Torcida do ABC comemora gol do Bragantino no Frasqueirão (Foto: Carlos Arthur da Cruz/GloboEsporte.com) 
Torcida do ABC comemora gol do Bragantino no Frasqueirão
(Foto: Carlos Arthur da Cruz/GloboEsporte.com)
E assim, mesmo com a derrota, a torcida deixou o Estádio Frasqueirão satisfeita com o resultado negativo. Até uma reprodução do caixão do América-RN pôde ser vista nas arquibancadas. Claro que sempre é bom ver o centenário (do rival) na Série C. Vim para o Frasqueirão torcer para o Bragantino e para o Paraná. Agora está tudo ótimo, tudo em casa - comemorou Múcio Henrique, torcedor do ABC.Com a vitória em Natal e a derrota do Mecão para o Paraná em Curitiba, o time do interior paulista se salvou da degola e o América-RN acabou rebaixado para a Série C de 2015.
Fonte: Globoesporte.com

Presidente do América lamenta queda para Série C e confirma técnico para 2015

Após a derrota para o Paraná neste sábado (29) por 4 a 1 e que resultou na queda do América para a Série C do Campeonato Brasileiro, o presidente do clube, Gustavo Carvalho, concedeu entrevista em tom conformado. O dirigente rubro lamentou a derrota e o rebaixamento, mas confirmou a permanência do técnico Roberto Fernandes no comando do Alvirrubro para a próxima temporada.
"Vamos focar nossa absoluta prioridade: Campeonato Estadual", escreveu Gustavo Carvalho em rede social (Foto: Wellington Rocha)
Gustavo Carvalho lamentou o rebaixamento do Alvirrubro para a Série C (Foto: Wellington Rocha)
“Lamento profundamente. O América não é o primeiro clube a cair e nem é a primeira vez. O América já sofreu em outras oportunidades e teve a capacidade, pela sua história, de retornar ao lugar que ele sempre mereceu estar. Nós vamos trabalhar pesado a partir de segunda-feira, mas infelizmente estamos, neste momento, lamentando profundamente”, declarou. Sobre o desempenho na temporada 2014, o líder americano destacou que o revés na tarde deste sábado apagou os excelentes resultados obtidos nas outras competições que o clube disputou. Nas últimas cinco partidas, o time havia vencido três, empatado uma e perdido outra. A derrota para o clube paranista encerrou a reação que por pouco não salvou o time da queda. “Tivemos um ano com o título do Campeonato Estadual, um terceiro lugar na Copa do Nordeste, quartas de final da Copa do Brasil. Se nós tivéssemos conseguido o resultado para ficar na Série B, o ano seria para ficar na história do clube, mas um resultado como o de hoje, que nos rebaixa para a Série C, acaba passando uma esponja em tudo”. Mesmo com o rebaixamento para a Terceira Divisão, Gustavo Carvalho confirmou a permanência do técnico Roberto Fernandes no Alvirrubro para o ano do centenário e, além disso, reforçou a perspectiva de um processo de mudanças pelo qual o clube passará, especialmente em seu elenco. “Posso antecipar que Roberto Fernandes continua no comando técnico do América e que alguns atletas nossos têm contrato até maio com o clube e isso já fazia parte do nosso planejamento. É importante dizer que nós faremos mudanças, sem dúvida. Precisamos ter novos atletas contratados e vamos avaliar a permanência de outros que os contratos se encerram ainda este ano”, disse Carvalho.
Erros
O presidente Alvirrubro admitiu os erros, mas destacou que a situação do clube pode ser revertida no próximo ano. “Eu posso admitir que ocorreram equívocos. Se não tivessem acontecido, nós não estaríamos na situação que estamos hoje. Temos que ter, sobretudo, serenidade, humildade e fazermos um planejamento eficaz”, comentou. Sobre os desafios na próxima temporada, o mandatário apontou o perfil diferenciado da Série C e destacou o projeto rubro que é, desde já, retornar à Série B já em 2015. O planejamento para a nova temporada rubra já começa a partir de segunda-feira (1), segundo o presidente. “Teremos o calendário cheio e vamos investir para que o clube possa voltar para a Série B do futebol brasileiro. A partir de segunda-feira teremos reuniões para definir a política de trabalho para o ano do centenário e eu estarei totalmente voltado para que a gente possa sair dessa situação que nos encontramos hoje”, concluiu.
Por Heilysmar Lima

Norte-rio-grandense: Hoje tem semifinal no futsal

Neste sábado (29) começa a decisão por vaga a final do Norte-rio-grandense de futsal, categoria adulto, 2014. Pois logo mais, 20:30 horas, acontecem as duas semifinais. Em Alto do Rodrigues, no Ginásio Ivanildo Bezerra, jogam o time local, AFC X AREC/Ceará Mirim, e em Macaíba, o Cruzeiro/ULBRA enfrenta o AABB Umarizal/Jandaíra. No próximo sábado (06) de dezembro acontecem os jogos da volta, em Ceará Mirim e Jandaíra, respectivamente, para assim conhecer os finalistas, dessa competição que é promovida pela FNFS, e dá vaga para a Taça Brasil de Futsal 2015. A Diretoria do clube AREC de Alto do Rodrigues está na torcida pela classificação do time de Ceará Mirim, o qual emprestou a sigla para a equipe disputar a competição. Já que a equipe não disputa a competição por falta de apoio, onde até o horário para a equipe treinar foi tirado por aqueles que fazem o esporte altorodriguense.
Fonte: Blog do Caninde Tomaz

Brasileirão - Série C de 2015

Confira como ficarão os grupos da Série C de 2015.
Seguem:

Grupo A
Águia
América de Natal
ASA
Botafogo-PB
Confiança
Cuiabá
Fortaleza
Icasa
Salgueiro
Vila Nova
Grupo B
Brasil de Pelotas
Caxias
Guarani
Guaratinguetá
Juventude
Londrina
Madureira
Portuguesa
Tombense
Tupi
Fonte: Blog do Trindade

América é goleado pelo Paraná e cai para série "C"

Para a etapa final, o Paraná voltou com Jean no lugar de Edson Sitta. O Mecão seguia pressionando, mas a defesa paranista estava bem postada. Aproveitando os espaços, Thiaguinho invadiu a área, aos 09 minutos e foi travado com precisão por Lázaro. Aos 13 minutos, Max subiu para testar, mas errou o alvo.Além da defesa bem postada, o Paraná ainda contava com uma grande atuação do goleiro Marcos, que aos 15 minutos fez milagre em testada de Primão. Aos 25 minutos, foi a vez o arqueiro tricolor parar a cabeçada de Emerson. Mas, aos 30 minutos, Emerson aproveitou sua chance para descontar. Porém, aos 36 minutos, Lázaro foi expulso e atrapalhou a reação. Já no desespero, aos 42 minutos, Daniel Costa chutou de longe e carimbou a defesa. Na reposta, Thiaguinho fez o terceiro do Tricolor. Marcos Serrato ainda teve tempo de deixar o dele e fechar a contagem e rebaixou o Mecão. O Paraná Clube encerrou sua participação na Série B do Campeonato Brasileiro com vitória diante de seu torcedor, na Vila Capanema. A goleada por 4 a 1 diante do América-RN, se não influenciaram muito na classificação paranista, que chegou aos 51 pontos, na 11ª colocação, derrubaram o América-RN para a Série C. O Tricolor não deu tempo para o adversário se postar em campo e, logo com um minuto, Carlinhos fez o cruzamento e Giancarlo aproveitou a falha da defesa para completar para as redes e abrir o placar. O Mecão partiu para cima e, aos cinco minutos, Pimpão completou na área para grande defesa de Marcos. Com espaço para jogar, aos nove minutos, Thiaguinho chutou colocado para fazer o segundo. Os donos da casa conseguiram uma grande vantagem e esperava, com inteligência, para jogar no contra-ataque do desesperado time potiguar. Aos 18 minutos, Márcio Passos subiu com liberdade e testou para fora, com muito perigo. Wanderson fez boa jogada pala lateral, aos 26 minutos, e Cleiton subiu para afastar o perigo. O América até conseguiu balançar as redes, aos 34 minutos, com Rodrigo Pimpão, mas o árbitro anulou o lance para marcar o impedimento. Aos 42 minutos Daniel Costa cruzou e Cleber testou firme para mais uma intervenção de Marcos, bem colocado no lance. 


Braga vence com apoio da torcida do ABC e escapa da degola

O Bragantino se sentiu em casa no Frasqueirão, em Natal, e com o apoio da torcida adversária conquistou a vitória por 2 a 0 contra o ABC neste sábado, pela última rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. O torcedor do ABC comemorou os gols de Erick, do Braga, aos gritos de "vamos ganhar, Braga". A explicação está na rivalidade potiguar: a vitória do time do interior de São Paulo prejudicou o América-RN na luta para escapar do rebaixamento. A equipe de Bragança Paulista fugiu da degola, e sem muito esforço. Sem querer saber da rivalidade entre alvinegros e alvirubros de Natal, o time somou 44 pontos e encerrou a Segundona na 16ª colocação, uma posição acima do Z-4. O ABC, que se despediu da temporada com juniores e reservas, manteve os 49 pontos, terminando em 13º lugar. Nem parecia o "jogo do ano" para o Bragantino. Na zona de rebaixamento antes de começar a rodada, a equipe do interior paulista entrou em campo sonolenta e com atraso de cinco minutos. O primeiro tempo, aliás, pode ser chamado de "jogo de comadres": toque daqui, toque dali e nenhum time tomou a iniciativa da partida. A jogada mais curiosa foi protagonizada pelo atacante Léo Jaime. Mano a mano contra o zagueiro Samuel, pela ponta, ele abdicou do lance ofensivo e recuou a bola do ataque para a zaga.
Abc X Bragantino (Foto: Frankie Marcone / Agência estado) 
De branco, ABC jogou com torcida torcendo
por derrota em Natal (Foto: Frankie Marcone)
Nem o juiz estava a fim de jogo. O primeiro tempo foi encerrado aos 44 minutos e 50 segundos. No comecinho da segunda etapa, Erick arriscou um chute despretensioso de fora da área. E o goleiro Willian aceitou. A bola passou debaixo das pernas do camisa 1. Frangaço! E festa da torcida do Mais Querido no Frasqueirão, com direito a caixão vermelho com o símbolo do maior rival do ABC, o América-RN. No fim, Erick marcou o segundo para repetir a festa. O outro lance "barulhento" da partida ocorreu durante uma substituição. Mas nada de vaias ou elogios. Era somente a torcida do alvinegro potiguar comemorando o quarto gol do Paraná contra o América-RN, que está rebaixado.

Por Natal, RN

Moroni está de volta ao Baraúnas com a lembrança de 2006

Treinador é conhecido por ter levado o tricolor mossoroense a seu primeiro e único título do Campeonato Estadual. Meta agora é repetir o feito.
Paulo Moroni volta com a missão de levar o Baraúnas ao bicampeonato
Paulo Moroni volta com a missão de levar
o Baraúnas ao bicampeonato
Sempre lembrado por ter levado o Baraúnas ao seu primeiro e único título do Campeonato Estadual até aqui, em 2006, o técnico Paulo Moroni está de volta para tentar alcançar o feito pela segunda vez. A diretoria do clube, que agora tem as decisões endossadas pelo novo presidente Zé Peixeiro, anunciou o acordo com o treinador logo após uma reunião na noite de quinta-feira, 27. O gaúcho Paulo Ricardo Moroni ganhou a preferência do tricolor na concorrência com outros nomes que estavam na pauta leonina. Higor César, vice-campeão norte-rio-grandense comandando o Globo Futebol Clube de Ceará-Mirim este ano, chegou a ser cotado, mas não obteve sucesso na negociação. Moroni está com 53 anos e no currículo tem bons trabalhos no Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte, onde já comandou equipes como São Gonçalo, América de Natal, ABC, Potiguar de Mossoró e Santa Cruz, além do próprio Baraúnas, para onde retorna em 2015. A data da chegada de Paulo Moroni em Mossoró ainda não está definida, mas é certo que o técnico já passou aos dirigentes uma lista composta por atletas que estão em sua preferência para compor o elenco tricolor no Estadual que se aproxima. A apresentação desses e de outros atletas para o início da pré-temporada será no dia 26 de dezembro. De acordo com a tabela divulgada pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) esta semana, a primeira rodada do certame estadual está marcada para 25 de janeiro, quando o Baraúnas estreia recebendo o Globo no Estádio Nogueirão. Até lá, muito trabalho para Moroni.
Fonte: Gazeta do Oeste

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

ABC faz promoção de ingressos para jogo contra o Bragantino no sábado

Torcida do ABC Frasqueirão (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)ABC faz último contra o Bragantino no Frasqueirão (Foto: Jocaff Souza/GE.com)
O ABC iniciou nesta quinta-feira a venda de ingressos para o duelo contra o Bragantino. Apesar de o Alvinegro não brigar por mais nada na Série B do Campeonato Brasileiro, esta será a última oportunidade de o torcedor alvinegro ver o clube este ano, já que a partida é válida pela última rodada da Segundona. Para contar com o apoio do torcedor, o clube lançou uma promoção no valor dos ingressos. A arquibancada é comercializada por R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia); as cadeiras são vendidas por R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). Além disso, os sócios do clube terão direito a uma entrada adicional, correspondente ao seu setor. A retirada do ingresso promocional do sócio deve ser feita atéas 11h de sábado, exclusivamente na ABC Store. Os pontos de venda disponibilizados pelos Alvinegros são a ABC Store, a bilheteria do Frasqueirão, SterBom (Midway e Nordestão Santa Catarina) e Colchões Ortobom (Natal Shopping).
Ingressos
Arquibancada: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia);
Cadeira: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
Por Natal

Potiguar define com mais dois reforços para 2015

Esquerdinha é mais um reforço do Potiguar para o Estadual. (Foto: Nelsina Vitorino / Jornal da Paraíba)
Esquerdinha é mais um reforço do Potiguar para
o Estadual. (Foto: Nelsina Vitorino / Jornal da Paraíba)
O Potiguar segue contratado, em preparação para o Campeonato Estadual, competição do primeiro semestre de 2015. Nesse sentido, o Alvirrubro fechou com mais dois reforços. O volante Odair, que nesta temporada esteve vestindo as camisas do Globo, no Estadual, e Baraúnas, na Série D, está de volta. O jogador, de 26 anos, já atuou pelo Alvirrubro em 2011. Outro reforço é o meia Esquerdinha, que nesta temporada esteve defendendo o Treze-PB. Além da habilidade como armador, pesou a favor do jogador a sua versatilidade. O atleta, que tem 25 anos, também atua como lateral-esquerdo, se constituindo em opção para o técnico Wassil Mendes. Antes do Treze, Esquerdinha defendeu o Sousa-PB, se sagrando vice-campeão paraibano em 2012, além de colecionar passagens por clubes da Série B, como o Boa Esporte-MG. Esquerdinha já atuou contra o próprio Potiguar. Foi nesta temporada, durante a Copa do Nordeste. O jogador participou do jogo em que seu time, o Treze, acabou derrotado pelo Alvirrubro, em Campina Grande-PB, por 2×1, partida que encerrou a participação de ambos na competição. Além de Odair e Esquerdinha, o Portal F9 já havia adiantado acertos do Potiguar com o goleiro Santos, o lateral-direito Glaubinho, os volantes Lima e Gleisson Paraíba. Nenhum desses nomes foi confirmado ainda pela diretoria, que deve fazer o anúncio oficial das primeiras contratações até este fim de semana, de acordo com projeção do presidente do clube, Jorge do Rosário.
Fábio Oliveira/F9.net.br

Presidente do Corintians de Caicó viajou a Natal em busca de parcerias

Após a divulgação da tabela do 1º turno e regulamento do Campeonato Potiguar 2015, a torcida do Corintians de Caicó passou a fazer o seguinte questionamento: o galo vai mesmo disputar o estadual? O presidente Lobão Filho(Foto) deixou claro em declarações recentes que na situação atual o clube não reúne condições para disputar o campeonato, e que se não aparecerem parceiros fortes será obrigado a retirar o time da competição, mesmo com o risco de fortes sanções punitivas. Pois bem, com o objetivo de viabilizar tais apoios, o velho Lobo viajou na manhã desta quinta (27) para Natal e a cidade de Apodi para manter contatos com possíveis parceiros. De acordo com o que pudemos apurar empresários fortes já se mostraram afeitos ao projeto do galo, portanto na bagagem se espera que o presidente traga boas novas. Vamos ficar então na torcida para que nesse final de semana já tenhamos aqui a confirmação oficial da participaçao do Corinthians no estadual, quem sabe ate com o anuncio da pré-temporada.
Fonte: Niltinho Ferreira

Promotor de Brasil x Argentina presta depoimento após denúncia de ‘calote’ em hotel

O Desafio Internacional de Futebol Brasil x Argentina terminou no domingo, mas ainda repercute em Natal. Após a série de ausências de jogadores no amistoso, a presença de um “sósia” do argentino Caniggia em campo, agora o evento ganha as páginas policiais. O empresário André Luiz de Paula Moreira da Silva, diretor da Agência Fênix Sports, será alvo de inquérito pelo suposto “calote” aplicado em um hotel da Via Costeira.
Carioca André de Paula chegou a entrar em campo pelo time do Brasil (Foto: Wellington Rocha)
Carioca André de Paula chegou a entrar em campo pelo
time do Brasil (Foto: Wellington Rocha)
O suspeito foi ouvido nesta tarde na Delegacia Especializada de Defraudações e Falsificações, no bairro do Alecrim. O hotel em que se hospedaram as duas seleções e o empresário junto a sua família reclama uma dívida de R$ 40 mil deixada por ele. Segundo informou o chefe de investigações da delegacia, João Xavier, André de Paula da Silva teria pago antecipadamente as despesas no valor de R$ 20 mil com um cheque. Nesta quinta, o banco informou a falta de “fundos” e funcionários do hotel fizeram a denúncia. Policiais militares encaminharam André para a delegacia, onde foi ouvido e liberado em seguida pela ausência do flagrante e de um mandado de prisão contra ele. Não há registros de outros delitos em seu nome. A identidade do empresário, entretanto, não pôde ser confirmada por problemas no sistema de consulta. Chamou atenção dos policiais o fato de o pagamento feito ao hotel ter sido feito com um cheque de uma terceira pessoa, cuja proprietário foi classificado como “amigo” pelo próprio André. Entretanto, questionado sobre o nome, endereço e telefone, ele disse não saber informar. Ainda não há confirmação se o processo seguirá para a 15ª Delegacia de Polícia Civil, em Ponta Negra, ou se continuará sob a responsabilidade da Delegacia de Defraudações que normalmente investiga casos relacionados a valores superiores a 30 salários mínimos ou pouco mais de R$ 21 mil. Como o prejuízo alegado pelo hotel é de R$ 40 mil, o destino do inquérito deve ser definido nesta sexta-feira. O empresário deve ser indiciado por estelionato, crime cuja pena vai de um a três anos de reclusão. Pela característica do crime, caso seja considerado culpado, ele deve responder em regime semiaberto ou com penas alternativas.
Por Bruno Araújo

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Treinador do América-RN volta a ser assombrado por "mala branca"

O América-RN chega à última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro dependendo apenas dele para escapar do rebaixamento. Após passar 14 rodadas no Z-4, uma vitória garante a permanência do Alvirrubro na segunda divisão. O adversário do Mecão na última rodada é o despreocupado Paraná. Sem risco de acesso ou de ser rebaixado, o Tricolor não tem mais nada a perder na competição e, ao contrário, pode ter até um ganho extra nessa reta final. As famosas "malas brancas" vêm assombrando os treinamentos do time de Roberto Fernandes. O técnico acredita que esse suposto incentivo financeiro pode fazer a diferença, inclusive na preparação do clube paranaense.
Roberto Fernandes - técnico do América-RN (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com) 
Roberto Fernandes comanda treino do América-RN
na Arena das Dunas (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)
Na última rodada já houve - pelo menos aquilo que a gente fica sabendo, sem ter como provar - 'malas' para algumas equipes que não deram em nada. Essa coisa de 'mala' vai fazer a diferença em cima da preparação para o jogo. Algumas equipes que não almejam mais nada vão correr só pelo dinheiro. Mas quem corre pela sobrevivência tem que correr de uma forma diferente. Esse é o foco que nós temos passado para os jogadores. No sábado, no momento que for entrar em campo, cada um deve ter um sentimento de convicção de senso de merecimento da vitória - disse Roberto. Em casa, o Paraná defende uma invencibilidade de 13 jogos (sete vitórias e seis empates). São cinco meses sem perder na Vila Capanema, campanha que rendeu a tranquilidade para o time nas últimas rodadas da Segundona. O adversário quer terminar bem a competição jogando diante do seu torcedor, e vem de uma campanha muito boa no segundo turno, mas, se não vier a vitória para o lado deles, não vai acontecer absolutamente nada em termos de planejamento da instituição. Para nós, haverá. O risco é muito grande - lembrou o treinador alvirrubro. Caso não vença o Paraná, o América-RN fica dependendo de uma derrota do Bragantino para o arquirrival ABC - que também está com a permanência garantida. América-RN e Bragantino têm o mesmo número de pontos na tabela e o clube potiguar leva vantagem no saldo de gols, embora negativo (-6 a -12). Roberto Fernandes, que comandou o ABC em 2013 e salvou a equipe do rebaixamento, acredita que, mesmo sem responsabilidade na partida de sábado, o Alvinegro poderá "ajudar" o América-RN.Eu conheço o caráter dos jogadores que estão lá (no ABC) e principalmente do seu treinador. Tenho certeza absoluta de que eles vão entrar para fazer o melhor. É óbvio que a semana de trabalho do ABC não está sendo igual à semana de trabalho do Bragantino. É óbvio que a semana de trabalho do Paraná não está sendo igual à semana de trabalho do América. O América está indo para uma decisão. O Bragantino também. Os seus adversários, não. Resolveram já suas vidas dentro da competição, não sobem nem descem, não têm mais nenhuma outra responsabilidade dentro da competição, à exceção, se tiver, de incentivo financeiro - concluiu.
Por Natal

ABC confirma acerto e Roberto Fonseca comanda time em 2015

O ABC confirmou na tarde desta quarta-feira, através de uma rede social, a renovação de contrato do técnico Roberto Fonseca para a temporada 2015. Mais cedo, o vice-presidente financeiro e de relações institucionais do Alvinegro, Rogério Marinho, já havia manifestado que o acerto estava próximo, só faltando a oficialização.
Roberto Fonseca, técnico do ABC (Foto: Frankie Marcone/Divulgação/ABC) 
Roberto Fonseca vai comandar o ABC no ano do centenário
(Foto: Frankie Marcone/Divulgação/ABC)
O treinador chegou ao ABC no dia 23 de outubro e foi o responsável por garantir a permanência na Série B do Campeonato Brasileiro. Em seis jogos sob o seu comando, a equipe alvinegra conquistou quatro vitórias, um empate e uma derrota - aproveitamento de 72%.  Roberto Fonseca será o responsável por montar o time do ABC no ano do centenário. A primeira missão será ganhar o Campeonato Potiguar, o que não acontece desde 2011. A estreia em 2015 já tem data marcada: 25 de janeiro, contra o Força de Luz, campeão da segunda divisão.
Por Natal

Baraúnas estreia no Estadual contra o Globo e Potiguar enfrenta o América

Baraúnas estreia no Estadual contra o Globo e Potiguar enfrenta o América, em Natal
Baraúnas estreia no Estadual contra o Globo e Potiguar
enfrenta o América, em Natal

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol (F.N.F) divulgou na manhã de ontem, a tabela do Campeonato Estadual da próxima temporada. Na primeira rodada do certame, que acontece no dia 25 de janeiro de 2015, o Baraúnas recebe o Globo, em Mossoró. Já o Potiguar viaja até Natal onde encara o América, atual campeão do Rio Grande do Norte. O Alecrim, que desta vez não terá Anthony Armstrong como presidente, estreia contra o Coríntians. Nos outros dois jogos da primeira rodada, o Força e Luz, campeão da Série B do Estadual, encara o ABC e o Palmeira recebe o Santa Cruz. A tabela básica do Estadual foi definida após um sorteio realizado na sede da FNF. O clássico Potiba está previsto para acontecer no dia 22 de fevereiro. Dez equipes devem brigar pelo título estadual. Além do troféu, estão em jogo também três vagas para a Copa do Brasil de 2016, além de duas vagas para a Copa do Nordeste de 2016 e uma para a Série D do ano que vem.

Regulamento
O Campeonato Potiguar de 2015 será disputado em sistema de pontos corridos com dois turnos e jogos de ida e volta (Taça Cidade de Natal e Copa RN). Ao final do primeiro turno, os dois clubes últimos colocados serão eliminados do restante do certame e irão disputar em duas partidas extras quem será o clube rebaixado para a próxima temporada. Sendo assim, a Taça Cidade de Natal, equivalente ao primeiro turno, terá dez clubes, enquanto a Copa Rio Grande do Norte terá apenas oito times.

TABELA
1ª RODADA – DOMINGO (25/1)
Baraúnas x Globo
América x Potiguar
Alecrim x Corintians
Força e Luz x ABC
Palmeira x Santa Cruz

2ª RODADA – QUARTA-FEIRA (28/1)
Potiguar x Força e Luz
ABC x Palmeira
Corintians x América
Santa Cruz x Baraúnas
Globo x Alecrim

3ª RODADA – DOMINGO (1O/2)
Alecrim x Potiguar
Baraúnas x América
ABC x Corintians
Globo x Santa Cruz
Palmeira x Força e Luz

4ª RODADA – DOMINGO (8/2)
Santa Cruz x Corintians
Alecrim x ABC
América x Globo
Força e Luz x Baraúnas
Potiguar x Palmeira

5ª RODADA – DOMINGO (15/2)
Potiguar x ABC
Corintians x Globo
Força e Luz x Santa Cruz
Alecrim x Baraúnas
América x Palmeira

6ª RODADA – DOMINGO (22/2)
Santa Cruz x Alecrim
Globo x Força e Luz
Corintians x Palmeira
ABC x América
Potiguar x Baraúnas

7ª RODADA – QUARTA-FEIRA (25/2)
Palmeira x Alecrim
Baraúnas x Corintians
América x Força e Luz
Globo x Potiguar
Santa Cruz x ABC

8ª RODADA – DOMINGO (1O/3)
América x Santa Cruz
Corintians x Potiguar
Força e Luz x Alecrim
Globo x Palmeira
Baraúnas x ABC

9ª RODADA – (8/3)
Força e Luz x Corintians
Palmeira x Baraúnas
Potiguar x Santa Cruz
ABC x Globo
Alecrim x Améric
Ramon Nobre – Da Redação/Gazeta do Oeste

Vilence/Boca Junior - Campeão Assuense de Futsal 2014

Arte e Imagem: Florêncio Neto

LAD - Competição Sênior 2014 - Boletim 003

10º CAMPEONATO ASSUENSE DE FUTEBOL SÊNIOR 2014 (Ano Base 1977)
BOLETIM Nº 003
RESULTADOS
Dia 22/11 - Sab - Jogo 07 – Cruzeiro Morada Nova 0x2 Frutilândia
Gols de João Bezerra 

Dia 22/11 - Sab - Jogo 08 – Baixada Fluminense 0x2 ABC da Mutamba da Caieira
Francisco Fábio e Aldemir para o ABC.

Dia 22/11 - Sab - Jogo 09 – CSA 0x0 Dinamarca

ARTILHARIA
Atleta
Clube
Gols
Aldemir Ferreira
ABC
3
Elcimar Dantas
ABC
3
Francisco Roberto
CSA
3
Clodoaldo Ferreira
CSA
2
Francisco Janilson
Dinamarca
2
Gercino Paulino
CSA
2
João Bezerra
Frutilândia
2
Roberto Carlos
Baixada
2
CLASSIFICAÇÃO
CHAVE ÚNICA
PONTUAÇÂO
1. CSA
7pts / 6gs
2. Dinamarca
7pts / 3gs
3. ABC da Mutamba
6pts / 4gs
4. Frutilândia
4pt / 0gs
5. Baixada Fluminense
1pt / -6gs
6. Cruzeiro Morada Nova
0pt /-7gs
PRÓXIMOS JOGOS
Data
Dia
Horário
Jogo
Confronto
29/11
Sab
15h30m
10
Baixada Fluminense x Dinamarca
29/11
Sab
17h10m
11
CSA x Cruzeiro Morada Nova
29/11
Sab
18h30m
12
ABC da Mutamba x Frutilândia
Francisco das Chagas Soares
Presidente

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Potiguar fecha com o volante Lima e contrata ex-lateral do Baraúnas

Lima (esquerda) e Glaubinho (direita)  Fotos: Marcelo Diaz/ Carlos Guerra
Lima e Glaubinho-Fotos: Marcelo Diaz/ Carlos Guerra
Ainda que não estejam oficializados, o Portal F9 anuncia que o Potiguar já tem confirmado mais dois reforços para o próximo ano. Após a contratação do goleiro Santos, o Potiguar também deve anunciar as contratações do volante Lima e do lateral-direito Glaubinho. Lima tem 29 anos, e assim como Santos, integrou o elenco alvirrubro campeão estadual em 2013. Já Glaubinho tem 24 anos, e chega ao Time Macho após defender a camisa do Globo. Nesta temporada, os dois já atuaram juntos, pelo Baraúnas,  durante o Campeonato Estadual. Glaubinho jogou a primeira fase do estadual de 2014 pelo ASSU.
Artur Rebouças/F9.net.br

Técnico do América-RN ratifica Lázaro e Judson como titulares no sábado


Roberto Fernandes - técnico do América-RN (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)Roberto diz que não é hora de mudar a forma de jogar(Foto: Jocaff Souza/GEsporte.com)

O América-RN vive a semana mais importante para o clube na temporada 2014 e que pode assegurá-lo na Série B do próximo ano. Ainda sem utilizar o campo do próprio centro de treinamento, os jogadores participaram na manhã desta terça-feira de uma atividade física e tática no campo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O elenco foi dividido em grupos para aprimorar alguns fundamentos, como chutes a gol e marcação. A última missão alvirrubra será contra o Paraná, no próximo sábado, no Estádio Durival de Britto, em Curitiba. Para este jogo, o zagueiro Edson Rocha e o volante Fabinho estão suspensos. Sem pestanejar, o técnico Roberto Fernandes confirmou a entrada de Lázaro e Judson no time titular. Com 43 pontos na tabela e ocupando a 16ª colocação, o Mecão só depende do próprio resultado para se livrar do rebaixamento. Na briga direta contra a degola, dois clubes paulistas - Oeste na 15ª posição, com 45 pontos, e Bragantino, no 17º lugar, com 43 pontos - planejam vencer seus jogos e "secar" o time alvirrubro. Para o (Edson) Rocha, o substituto natural é o Lázaro, e para o Fabinho é o Judson, que vinha jogando. No mais, acho que o resto da equipe assim como a sua formação já se encaixou nesses últimos jogos e não é hora de fazer mexida ou de tentar surpreender naquilo que deu certo. Nos dois últimos resultados positivos fora de casa, a vitória sobre o Santa Cruz e o empate com a Ponte Preta, a equipe jogou com exatamente com esta formatação. Não é hora de se mudar ela - disse Roberto Fernandes. Segundo a programação da comissão técnica, os jogadores ainda farão mais um treinamento nesta quarta-feira, na Arena das Dunas. Logo depois, os jogadores embarcam para Curitiba. Com o planejamento já traçado para o jogo deste sábado, o treinador alvirrubro passa a trabalhar a cabeça dos jogadores, promovendo conversas com o grupo e buscando alternativas para motivar o elenco. Roberto acredita que, apesar da pressão pela briga contra o rebaixamento, o América-RN precisa, neste momento, de muita tranquilidade para encontrar o seu futebol e não depender do tropeço dos adversários. O grupo está bem, os jogadores estão cientes da responsabilidade e sabem que a permanência passa pelos pés deles. Eles sabem que nós precisamos vencer o jogo e não podemos esperar por nenhuma situação de terceiros ou de combinação de resultados. No futebol tem que estar preparado para tudo. É uma semana de trabalho focada, com responsabilidade e também de tranquilidade. Não é acomodação, porque isso é uma coisa completamente diferente - analisou.
Por Natal

Ídolo do Baraúnas, Pedroza anuncia o fim da sua carreira

Foto: Artur Rebouças
Após  15 anos de carreira, Pedroza decide pendurar as chuteiras.
(Foto: Artur Rebouças)
O zagueiro Pedroza anunciou na noite desta segunda-feira (24), que está encerrando o seu ciclo como jogador de futebol. Há um mês, o jogador já havia cogitado essa possibilidade, por não estar recuperado de uma lesão no joelho, que o afastou dos gramados nesse segundo semestre de 2014. Aos 31 anos, o zagueiro atribui a aposentadoria a algumas questões. O fato de não querer mais me afastar da minha família foi o principal motivo. Além disso, as lesões estavam me atormentando frequentemente – afirmou. Com uma bonita história construída dentro do futebol, Pedroza aponta alguns momentos inesquecíveis de sua carreira. Quando fiz minha estreia como profissional aos 16 anos, os títulos conquistados, e a brilhante campanha na Copa do Brasil com o Baraúnas – aponta. Hoje coordenador de uma escolinha de futebol que trabalha com crianças, Pedroza confessa que aceitaria ocupar uma outra função no Baraúnas, clube que ele considera ser a sua “segunda pele”. O ex-jogador até definiu qual seria a sua preferência. Acho que trabalhar com a base, se realmente fosse possível – finalizou.
Artur Rebouças/F9.net.br

Potiguar contrata goleiro campeão estadual de 2013

Santos é o novo goleiro do Potiguar (Foto: Marcelo Diaz)
Santos é o novo goleiro do Potiguar (Foto: Marcelo Diaz)
O Potiguar deve anunciar nas próximas horas a sua primeira contratação para 2015. Nesta terça-feira (25)  o Portal F9 apurou, e já antecipa que o clube fechou com o goleiro Santos, campeão estadual pelo alvirrubro no ano passado. Santos, de 34 anos de idade, retorna ao Potiguar após uma passagem vitoriosa pelo Coruripe-AL, onde conquistou o acesso à primeira divisão alagoana, no ano passado, seguido do título Estadual, neste ano. Com a camisa alvirrubra, Santos foi um dos principais jogadores na conquista do título estadual de 2013, diante do América, sendo decisivo na disputa por pênaltis, com duas defesas. Ao término da competição, Santos foi eleito o melhor do goleiro daquele Campeonato Estadual.
Artur Rebouças/F9.net.br

FNF divulga tabela do Campeonato Potiguar 2015


América-RN x Globo - final (Foto: Klênyo Galvão)América-RN venceu o Globo e conquistou o título estadual 2014(Foto: Klênyo Galvão)

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol divulgou nesta terça-feira a tabela do Campeonato Potiguar de 2015. Um sorteio realizado na sede da entidade definiu os confrontos da primeira rodada da competição e colocou o América-RN, atual campeão, diante do Potiguar de Mossoró, em partida que deve acontecer em Natal, no dia 25 de janeiro. Já o ABC pega o Força e Luz, campeão da Série B do torneio nesta temporada. Vice em 2014, o Globo FC inicia a corrida pelo título inédito em Mossoró, diante do Baraúnas.
Ao todo, 10 equipes devem brigar pelo título de campeão estadual do Rio Grande do Norte em 2015. Em jogo estão três vagas para a Copa do Brasil e duas para a Copa do Nordeste de 2016, além da Série D de 2015. A cidade com mais representantes na disputa é Natal, que conta com quatro equipes: ABC, América, Alecrim e Força e Luz. De Mossoró, participam o Baraúnas e Potiguar. Além deles, há ainda Palmeira de Goianinha, Santa Cruz-RN, Corintians-RN e o Globo FC, que é da cidade de Ceará-Mirim.
Confira a primeira rodada do Campeonato Potiguar 2015:
Baraúnas x Globo FC
América-RN x Potiguar de Mossoró
Alecrim x Corintians-RN
Força e Luz x ABC
Por Natal

Wallyson fez o último gol do Botafogo há um mês

Botafogo x Sport - Wallyson (Foto: Cleber Mendes/LANCE!Press)
A péssima fase do Botafogo, pelo menos dentro de campo, tem explicação. O setor ofensivo da equipe de Vagner Mancini não marca um gol desde o dia 25 de outubro, exatamente há um mês. O último a realizar tal proeza foi o Potiguar Wallyson, na vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo, em Manaus. Depois desse triunfo, o time emplacou uma sequência de cinco derrotas consecutivas. O atacante está fora de ação devido a uma torção no tornozelo direito e não deve jogar mais em 2014. O Glorioso chegou a fazer gols neste período, marcado pelo zagueiro Léo, do Cruzeiro, contra, na derrota por 2 a 1 para a Raposa. Ele tentou cortar um cruzamento de Régis e acabou empurrando para o gol do campeão brasileiro. O atual trio de ataque, por exemplo, formado por Murilo, Jobson e Bruno Correa, não tem nenhum gol marcado no Brasileirão.
Fonte: Lancenet.com.br

Organização sabia de ausência de Caniggia, dizem Athirson e Mancuso

O que era pra ser um jogo festivo entre Brasil e Argentina, acabou se tornando uma grande dor de cabeça para os dois jogadores que lideraram as duas seleções. Athirson e Mancuso foram apontados como culpados, em nota oficial divulgada pela empresa organizadora, pela ausência de Claudio Caniggia, que acabou sendo substituído pelo ex-atacante Daniel Cordone, chamado de "sósia" do carrasco do Brasil na Copa do Mundo de 90. Sem o pagamento integral dos jogadores da seleção brasileira, além da metade dos atletas argentinos, Athirson precisou remarcar sua passagem para quarta-feira (pagando do próprio bolso), ficando na cidade para tentar resolver a situação junto à agência. Sem sucesso, o ex-jogador acabou descobrindo que a história vai além do acerto de contas com os boleiros. Com passagem marcada para a madrugada desta terça-feira, os hermanos viveram horas de aflição ao descobrir que podiam ficar retidos no hotel cinco estrelas da capital potiguar onde estão hospedados pela falta de pagamento das diárias - responsabilidade da Agência Fênix Sports, dirigida por André Luiz de Paula Moreira da Silva. Além disso, o serviço de traslado até o aeroporto foi suspenso também pelo mesmo motivo.
Mancuso e Athirson - Brasil x Argentina (Foto: Klênyo Galvão/GloboEsporte.com) 
Mancuso e Athirson garantem que organização sabia
da ausência de Caniggia (Foto: Klênyo Galvão/GloboEsporte.com)
Eu estou de mãos atadas. Todos os jogadores do Brasil viajaram nesta madrugada e eu fiquei aqui porque o André falou que remarcaria minha passagem para a gente resolver a questão do pagamento hoje (segunda-feira). Ele marcou um encontro às 14h e não apareceu aqui no hotel, não ligou e parou de atender as ligações, assim como a assessora da empresa dele (Dalila). Hoje (segunda-feira) ficamos a mercê de uma situação. Não só eu, como o hotel, como a seleção da Argentina, o pessoal que fez o transporte aéreo. Todo mundo é vítima desta situação. Pelo menos fui muito homem com os jogadores que eu chamei. E uma coisa eu quero deixar clara: Nós só jogamos em respeito ao povo de Natal, que comprou ingresso e queria ver um belo jogo. Porque o normal seria não jogarmos, já que não recebemos o combinado - disse Athirson ao GloboEsporte.com. Sobre a ausência de Claudio Caniggia, Athirson disse que Mancuso ainda não conseguiu falar com o hermano, mas confirmou que a passagem aérea foi emitida. De qualquer forma, eles garantem que a confirmação definitiva de que Caniggia não viria aconteceu no sábado, véspera da partida, quando a delegação argentina chegou a Natal. Liguei para o Mancuso, que organizou com o Caniggia. Ele viria, passou os dados, mas teve algum problema. Mancuso vai chegar na Argentina para saber qual foi o problema. Ele não conseguiu embarcar, mas não posso dizer o que aconteceu. Mas ele tinha bilhete, assim como tem bilhete do Sheik, do Viola. Só que estes não receberam o cachê, e eu falei a verdade para eles: 'não estou com o dinheiro na mão'. A minha responsabilidade é receber o cachê e repassar aos demais. Os que vieram já sabiam de tudo isso. Até mesmo o Mancuso na Argentina sabia - falou Athirson, após mostrar as mensagens que recebeu dos outros jogadores.
Ex-jogadores de Brasil e Argentina fizeram amistoso em Natal (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com) 
Ex-jogadores de Brasil e Argentina fizeram amistoso
em Natal (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)
Responsável por montar o time argentino, Mancuso destaca que Cordone jogaria de qualquer forma, com ou sem a presença de Caniggia. Ele admite a semelhança física entre os dois, mas garante que a organização sabia, sim, da ausência do carrasco de 90.  Nós deixamos tudo claro: 'Caniggia não vem, porque não tem condições de chegar'. Na hora que chegamos ao Brasil, eles queriam continuar com essa história de Caniggia. Eu falei: 'Caniggia não vem. Quer jogo ou não?' Eles estavam sabendo de tudo e agora têm que assumir a responsabilidade. O jogo foi lindo, a torcida foi espetacular. Agora, se ficou alguma dúvida, alguma coisa pendente, quem tem que responder é o André, não somos nós - afirmou Mancuso. Athirson lembra que alguns jogadores brasileiros abriram mão do convite por não receberem o cachê antecipado, como os pentacampeões Edmilson e Edilson Capetinha. Ele lamentou o fato de ter passado de anfitrião à vítima da situação, que acabou fugindo do seu controle. Fiz a organização apenas do time e da seleção argentina. Mancuso é meu amigo e sempre fazemos jogos na Argentina. Esta foi a primeira vez que eu tive a oportunidade de fazer este convite. Ele veio com muito carinho. Mesmo nos deparando com esse problema financeiro de cachê, que não foi cumprido, não foi pago, ele veio da mesma forma e falou 'sou teu amigo, estou contigo'. Não só ele, mas alguns jogadores brasileiros também. Eu expliquei a situação a todos jogadores brasileiros, só que uns com nomes mais famosos, mais reconhecidos, não jogam sem receber cachê antes. É normal. Os jogadores que ficaram não ganharam o cachê todo. Não recebemos o valor combinado. Só recebemos 25% do total. Não dava para fazer nada. Mas eu tenho que ser honesto com os jogadores que eu fiz o convite. Vieram porque acreditam em mim, gostam de mim, sabem do meu caráter. Eles vieram para fazer o evento e fizeram, com respeito ao povo nordestino, ao torcedor que comprou ingresso. Eles não têm nada a ver com isso. Se não tem o jogo, o problema seria todo de quem organizou o evento - declarou. Athirson lembra que não formalizou contrato com a Fênix Sports, e, após a decepção sofrida, garante que aprendeu a lição. Sem contrato não faço mais nada. Tem uma confissão de dívida. Pedi para o meu advogado elaborar porque vejo que as pessoas têm que ter caráter, têm que cumprir com suas obrigações. No estádio, pedimos para ele (André de Paula) assinar e ele assinou para ver que não pode passar em branco este tipo de situação. Tive que remarcar minha passagem duas vezes, e paguei do meu próprio bolso. Tenho família, tenho filhos e tenho trabalho, e não posso ficar muito tempo longe. Então, dei mais um dia, dois dias, para tentar resolver essa situação, e que, até o momento, não está perto de ser resolvida - finalizou.
Por Natal

Zé Peixeiro encara nova etapa da sua vida como um desafio

Zé Peixeiro, que não encarou concorrência, foi eleito presidente do Baraúnas no domingo passado, na Toca do Leão – Foto Alcivan Costa
José Domingos Gondim, mais conhecido como Zé Peixeiro(Foto), foi eleito presidente do Baraúnas em eleição realizada no domingo passado, na Toca do Leão. Vereador de Mossoró, Zé Peixeiro convive com a insegurança da torcida Tricolor, já que ele substitui Izabel Montenegro, que não teve uma gestão vitoriosa à frente do Tricolor. Em contato com a reportagem, o agora atual presidente do Baraúnas explica que não tem nenhum medo nesta sua nova etapa e encara o seu mandato como um desafio. “Medo (de ser presidente) não tenho. É um desafio. Você pode sair vitorioso ou derrotado. Isso acontece com clubes grandes, imagine com pequenos. A gente não tem medo. Se ganhar ganhou, se perder, perdeu. A gente não pode abandonar, deixar um time que nem esse cair de vez para não participar do campeonato. Se o Baraúnas não participar, fica feio para o Estado”, comentou. Questionado o que o motivou a ser presidente do Baraúnas, Zé Peixeiro afirmou que o fato de ser torcedor do clube influenciou em sua decisão. “Um dos fatores é que eu sou torcedor. Fui convidado. Vimos que o time estava caindo de certa forma e eu como político pretendo se Deus quiser levantar. Mas, para isso, vou precisar de parcerias. Tem um grupo de empresários por trás dizendo que vai dar suporte e eu acredito que sim. A gente vai ver a real situação do Baraúnas para vermos o que podemos fazer”, disse. Hoje, Zé Peixeiro irá se reunir com a vice-presidente Josirene Ribeiro para definir os nomes do restante da diretoria. No encontro será discutido também o planejamento para a próxima temporada e o nome do novo técnico para 2015. Sobre o time que será montado para o Estadual de 2015, Zé Peixeiro prefere não gerar expectativa no torcedor Tricolor. “Não posso gerar expectativa nos torcedores porque não tenho a real situação do Baraúnas ainda. Não sei como está a folha. Mas vai ser pé no chão. Queremos o apoio da nossa torcida e da sociedade mossoroense como um todo”, finalizou.
Foto Alcivan Costa/Ramon Nobre – Da Redação/Gazeta do Oeste

O bom negócio que não entra em campo



Não é segredo para ninguém: ser presidente de federação de futebol no Brasil sempre foi e será bom negócio. Se não fosse, não haveria tanto interesse. Nesse meio, convenhamos, não existe “mocinho” querendo apenas ajudar o futebol brasileiro. Longe disso. Histórias que tornaram públicas, e outras que ficaram nos bastidores, comprovam o bom negócio. Aliás, muito bom negócio. Agora, surge uma bondade da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que vai motivar ainda mais os mandatários das federações e, por consequência, ajudar a manter no poder os atuais comandantes da entidade máxima do nosso futebol. Leia a notícia dada em primeira mão pelo blog “bastidores f.c.”, assinada pelo bem informado jornalista Martin Fernandez:
“A CBF vai oferecer um salário mensal aos presidentes das 27 federações estaduais – os mesmos 27 que votam nas eleições para presidente da entidade e aprovam as prestações de contas nas assembleias da confederação. O mimo será de cerca R$ 15 mil mensais. O presidente da entidade, José Maria Marin, confirmou em Viña del Mar, no Chile, onde participa de eventos da Conmebol, que vai, sim, pagar mensalmente aos presidentes das federações estaduais. Acho perfeitamente normal; é uma verba de representação. Os presidentes de federações têm despesas, têm viagens. Acho normal. Sobre o valor, prefiro que os presidentes (de federações) respondam a vocês. O blog ouviu Delfim de Pádua Peixoto, presidente da Federação Catarinense de Futebol e futuro vice-presidente da CBF na gestão de Marco Polo Del Nero, que começa em abril do ano que vem. "Eu defendo, porque não é ilegal nem imoral. Algumas federações têm muita dificuldade, e para os presidentes que trabalham, é justo que se pague essa ajuda de custo – declarou o presidente da Federação de Santa Catarina.”
Pois bem…
No Rio Grande do Norte, a FNF é uma espécie de clube fechado, organização privada nas mãos de um mandatário: José Vanildo. Ele foi eleito, reeleito e renovou o mandato por mais sete anos, indo de 2012 a 2019. Sem chance para concorrência. Nenhum direito a mudança. O futebol potiguar é ditado dessa forma, sob controle individual, nas barbas das instituições responsáveis pela fiscalização de setores de interesse público. Daí, a explicação da divisão odiosa que vive o futebol do RN. De um lado, os primeiros ricos (ABC e América) da capital; do outro, os primos pobres do interior do Estado, como Potiguar, Baraúnas, Coríntians de Caicó, ASSU, entre outros. Bola cheia x bola murcha.
No meio, os beneficiados.
Por Cesar Santos