O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Zico apresenta projeto de escolinha para gestores de esporte do RN

Zico é recebido pelo governador Robinson Faria em Natal (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com) 
Zico é recebido pelo governador Robinson Faria em Natal
(Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)
Maior ídolo do Flamengo, Zico esteve em Natal nesta quarta-feira para proferir palestra no 1° Fórum Estadual dos Secretários Municipais e Gestores do Esporte e do Lazer do Estado do Rio Grande do Norte. Durante o evento na Escola de Governo, além de apresentar vídeo motivacional com um pouco da sua trajetória como jogador e treinador, ele apresentou detalhes do projeto Escola Zico 10, que já funciona em 21 estados. É um projeto que a gente desenvolve desde 2008, e estamos em mais de 20 estados do país, procurando dar oportunidades à crianças para a prática do futebol. Não é para formar jogadores, mas para ajudar na formação de cidadãos. O diferencial é que o menino precisa estar matriculado em uma escola, com presença regular, com boas notas, isso tudo coordenado pelos professores. Temos tido ótimos resultados na faixa etária de 9 a 16 anos. Estamos muito felizes e tenho visitado sempre esses núcleos pelo Brasil inteiro e, quem sabe, a gente possa ter a oportunidade de colocar esse projeto aqui em Natal - declarou. Antes do fórum, o ex-jogador se reuniu com o governador Robinson Faria, que espera implantar o projeto no Rio Grande do Norte. É um projeto que vem dando certo e está em quase todo o Brasil. Falta agora chegar a nosso estado. Estamos fazendo esta parceria do governo do estado com o Instituto Zico para que tenhamos, brevemente, o projeto Zico 10 em Natal e outros municípios do Rio Grande do Norte. Com um projeto como este, você associa o esporte como instrumento de cidadania e fomento à educação. O esporte é um escudo à violência e à marginalidade - destacou. Zico explica que, geralmente, as parcerias são estabelecidas com prefeituras e governos devido à maior possibilidade de espaços para a prática do futebol, embora empresas privadas possam se adaptar à iniciativa.
Zico em Natal - fórum (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)Zico participa de fórum em Natal (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)
Eu acho que a funcionalidade do projeto enquanto prefeituras e governos estaduais é que eles têm aquilo que as empresas não têm, que são espaços públicos, que, às vezes, estão ociosos. Mas essas entidades públicas podem fazer parcerias com entidades privadas para utilizar esses espaços. Então, depende muito da necessidade de cada região. Eu sempre deixo a cargo de algumas pessoas, que são os coordenadores, que entendem e sabem da nossa filosofia. Temos a capacitação que é feita nas cidades ou no Rio de Janeiro, onde é a nossa base. Mas a ideia é utilizar as pessoas da própria região, que a principio são professores com o CREF (Conselho Regional de Educação Física), porque há uma exigência muito grande para que as coisas possam funcionar bem - contou Zico. Segundo o ídolo do Fla, o desafio é fazer com a criança possa estar na escola. Jogar futebol todo mundo quer. Mas o que acaba ocorrendo é que muitas crianças abandonam as escolas e essa motivação não existe quando se monta uma escola de futebol. Quando o garoto vê que pode ter uma esperança, uma oportunidade, ele faz qualquer coisa para estar ali. Nós temos tido esse tipo de experiência. Crianças que não tinham motivação para estudar e, através do projeto da escola Zico 10, voltaram a se matricular. Isso para nós é o mais importante e ajuda o cidadão. Acaba também fazendo o envolvimento com os familiares que estão agradecidos pelo projeto estar naquela região, que muitas vezes são carentes - finalizou.
Por Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário