O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 2 de maio de 2015

Campeão centenário! América vence e conquista Estadual de 2015


(Foto: Fabiano de Oliveira)
O América é o campeão centenário do futebol potiguar. Na tarde deste sábado (2), o Alvirrubro enfrentou o ABC no estádio Frasqueirão e conquistou a vitória por 1 a 0. O resultado garantiu o título Estadual 2015, o segundo consecutivo. O gol do triunfo foi marcado pelo zagueiro Flávio Boaventura, aos 20 minutos do primeiro tempo. No duelo de ida, as equipes empataram por 1 a 1, na Arena das Dunas. É o 35º Campeonato Potiguar conquistado pelos rubros. No último minuto a partida ganhou mais um tempero. Quando o Alvinegro se preparava para cobrar uma falta, uma das torres de iluminação apagou e o jogo foi paralisado. O juiz Anderson Daronco esperou a luz voltar, mas o placar não mudou. A campanha campeã começou no dia 1º de fevereiro com a vitória por 2 a 0 sobre o Potiguar de Mossoró, na Arena das Dunas. O lateral direiro Walber, que não pertence mais ao elenco rubro, foi o autor do primeiro gol americano na competição. Ao todo, foram 18 jogos com 12 vitórias, quatro empates e uma derrota. O ataque rubro marcou 39 gols e a defesa sofreu apenas 12. Agora, o foco do ABC é a estreia na Série B do Campeonato Brasileiro. Já na sexta-feira (8), a equipe enfrenta o Oeste-SP, no estádio Frasqueirão, às 19h30, pela primeira rodada da competição nacional. Em 2014, o Alvinegro encerrou a disputa na 14ª colocação, com 48 pontos e ficou longe do acesso à Série A. O Alvirrubro só volta a campo no próximo dia 12. O confronto será diante do Atlético-GO, na Arena das Dunas, às 19h30, pela partida de ida da segunda fase da Copa do Brasil. A estreia na Série C do Brasileirão está prevista para o dia 17 de maio, às 16h, contra o Águia de Marabá, no estádio Zinho Oliveira, em Marabá-PA.
Vantagem rubra

Flávio Boaventura marcou o gol do título (Foto: Wellington Rocha)
Flávio Boaventura marcou o gol do título (Foto: Wellington Rocha)

O jogo começou muito nervoso pegado no Frasqueirão. Foram cinco faltas duras em apenas três minutos. Aos 5, a primeira tentativa de ataque. Lima cobrou falta pela esquerda e a zaga rubra afastou. A partida seguiu truncada e com as duas equipes buscando o gol. Apesar de demorar a chegar ao gol de Saulo, quando chegou o América foi fatal. Aos 19 minutos, Cascata enxergou Adriano Pardal livre na área e tocou, o jogador tentou devolver, mas a zaga cortou pela linha de fundo. Na cobrança, Cascata cruzou na medida para Flávio Boaventura, sem marcação, desviar de cabeça. Em desvantagem, o Alvinegro logo tentou o empate. Aos 21 minutos, após cobrança de escanteio, Kayke cabeceou, mas a bola desviou na defesa e saiu pela linha de fundo. Mas foi o América que quase ampliou o placar. Aos 25, Cascata avançou pelo meio e arriscou de longe, a bola carimbou a trave. Na reta final da primeira etapa, o ABC foi mais ofensivo e pressionou em busca do empate. Aos 35 minutos, Kayke recebeu passe na entrada da área e chutou forte, mas a bola passou por cima da trave de Busatto. Pouco depois, aos 39, Lima cobrou falta e mandou em cima da barreira. Antes do término do primeiro tempo, Kayke avançou pela ponta direita e fez cruzamento, o goleiro americano deu um tapa na bola e evitou que Erivelton cabeceasse.
Pressão abecedista
A pressão abecedista continuou no início do segundo tempo. Com menos de um minuto, Lima levou pela esquerda e cruzou, Flávio Boaventura tentou o corte e quase marcou contra, a bola explodiu na trave. A blitz não cessou e, aos 3 minutos, Fábio Bahia invadiu a área e bateu forte, Busatto salvou. Mais ligado em campo, o ABC chegou com perigo mais uma vez. Aos 5 minutos, Wellington Bruno avançou pelo meio e arriscou de longe, o goleiro rubro voou para mandar pela linha de fundo. Na cobrança de escanteio, Leandro Amaro cabeceou, mas mandou para fora. Aos 10 minutos, mais uma chegada do Alvinegro. Fabinho Alves avançou pela esquerda e cruzou, Kayke dominou, girou e bateu fraco. Busatto agarrou. Pressionado, o América só conseguiu chegar ao ataque aos 19 minutos. Zé Antônio Paulista arriscou de fora da área e obrigou ao goleiro Saulo a fazer boa defesa. Apesar do lance, a equipe abecedista seguiu melhor em campo. Aos 22, Lima cruzou, a bola sobrou para Kayke, que tentou, mas Cléber salvou em cima da linha. Pouco depois, Bruno Luiz ajeitou para João Paulo, que encheu o pé e carimbou a zaga americana. O América tentou a resposta em cobrança de falta de Daniel Costa, aos 34 minutos, e Saulo defendeu. O empate quase saiu aos 35 minutos. Lima cobrou falta e a bola passou perto da trave de Busatto. O juiz Anderson Daronco esperou a luz voltar, mas o placar não mudou.
Por Heilysmar Lima/Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário