O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Com jogos no domingo pela manhã, FNF define normas para Potiguar 2016


Andrey Valério, representante do Sindicato dos Atletas Profissionais do RN (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)Andrey Valério foi à reunião representante da Safern (Foto: Jocaff Souza/GEsporte.com)

A edição 2016 do Campeonato Potiguar terá, pela primeira, partidas disputadas no período da manhã. Os jogos, com realização exclusiva para Natal, acontecerão às 9h30, em virtude da adequação à grade de programação da emissora que transmite a competição. O regulamento foi definido nesta quinta-feira após reunião na sede da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, com a presença de representantes dos dez clubes que participarão da primeira divisão estadual - ABC, América-RN, Alecrim, Assu, Baraúnas, Coríntians de Caicó, Globo FC, Santa Cruz-RN, Palmeira de Goianinha e Potiguar de Mossoró. A previsão é de que a competição comece no dia 24 de janeiro do próximo ano.
Reunião Conselho Técnico FNF Campeonato Potiguar 2016 (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com) 
Reunião do Conselho Técnico da FNF definiu o Campeonato
Potiguar 2016 (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

Durante a apresentação da proposta do horário matutino para as partidas, houve discussão entre dirigentes da FNF e o representante do Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Rio Grande do Norte, Andrey Valério, que questionou a existência de alguma proibição por parte da Confederação Brasileira de Futebol, que colocaria em risco a saúde dos atletas. O presidente da FNF, José Vanildo, explicou que a proposta será para atrair uma maior quantidade de público, principalmente, mulheres e crianças. Isso vai ser o jogo da família. Nós vamos trazer essa experiência em Natal, deu certo em todo canto e nós vimos no Brasil a presença das famílias. Tenho certeza que é muito mais adequado de que o jogo num domingo pela noite fica quase impossibilitado da presença do público - contou José Vanildo. Sobre o formato de disputa, o presidente da FNF revelou que o campeonato terá duas fases, com dois grupos contendo cinco clubes. Na primeira fase, os times jogarão em cada grupo e os dois melhores colocados farão as semifinais, tendo a final em jogo único. Na segunda fase, os grupos jogarão entre si e os dois melhores times do grupo A e do grupo B avançam às semifinais, com a realização de uma única partida para a final. Em caso de um mesmo clube vencer as duas fases, será declarado campeão. Caso contrário, com a disputa entre dois times, a decisão será feita em duas partidas. Quanto ao descenso, os dois clubes piores colocados de cada grupo serão rebaixados para a segunda divisão, em 2017. - Foram mantidas as condições gerais do campeonato, com apenas algumas adequações, como por exemplo: a manutenção dos dois clubes que disputavam o rebaixamento na primeira fase e agora permanecem no segundo turno; teremos a disputa de título da primeira e segunda fase, em jogo único, que será em Natal, e o jogo final em partidas de ida e volta - disse.
Presença das categorias de base
Outra inovação para a edição 2016 do Campeonato Potiguar será a presença obrigatória de cinco atletas profissionais com idade até 22 anos e que estejam relacionados para os jogos. A determinação dividiu opiniões e foi decidida por meio de votação. Para José Vanildo, a presença de jovens atletas pode diminuir as folhas salariais dos clubes, principalmente do interior do estado, que enfrentam dificuldades financeiras nos últimos anos. Fica garantido e obrigatório a utilização de cinco atletas profissionais com até 22 anos de idade, que vai garantir uma possibilidade de aproveitamento compulsório da base do futebol potiguar, evitando-se custos maiores e também de vendas futuras dos nossos clubes - finalizou.
Por Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário