O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Série C em 2016 pode ter disputa de ‘Copa do Nordeste’ na primeira fase

Na reta final da temporada 2015, as competições nacionais começam a ter seus participantes definidos. Uma delas é a Série C do Campeonato Brasileiro. Com 16 clubes já confirmados, a Terceira Divisão pode proporcionar a realização de uma “mini Copa do Nordeste” em um de seus grupos. Dos nove clubes nordestinos que poderão estar no certame nacional, oito deles estarão na disputa do regional.



América não conseguiu o acesso e segue na C em 2016 (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)
América não conseguiu o acesso e segue na C em 2016
(Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)

Se a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) mantiver o sistema de divisão das chaves nos mesmos moldes da atual edição, o grupo A poderá ser formado por nove equipes do Nordeste e uma do Norte, levando-se em consideração a atual classificação da Série B do Brasileiro, de onde sairão os últimos clubes. Na zona do rebaixamento da Segundona, o ABC (17º, com 27 pontos) e Ceará-CE (18º, com 26) dividiriam a chave com os rivais América e Fortaleza-CE, respectivamente, além de Botafogo-PB, Salgueiro-PE e Confiança-SE. Na noite dessa segunda-feira (19), o ASA-AL foi derrotado em casa pelo Tupi-MG e continuará na Terceira Divisão em 2016. Por outro lado, o River-PI arrancou um empate no Rio Grande do Sul diante do Lajeadense e garantiu o acesso. Após sete anos buscando o acesso, o Remo-PA conquistou o retorno à Série C e deverá ser o “intruso” no grupo nordestino da competição.
Grupo B
Se no grupo A há a possibilidade de uma “Copa do Nordeste”, o grupo B promete um pequeno Campeonato Paulista. Com cinco clubes, São Paulo é o estado com o maior número de representantes. Guarani, Portuguesa e Guaratinguetá disputaram a competição em 2015 e seguraram a vaga no certame. O Botafogo de Ribeirão Preto bateu o São Caetano nas quartas de final da Quarta Divisão e conquistou o acesso à Terceirona. O quinto representante deve ser o Mogi Mirim-SP, lanterna da Série B, com apenas 22 pontos.



ABC precisa de 90% de aproveitamento para escapar da Série C (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)
ABC precisa de 90% de aproveitamento para escapar da Série C
(Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)

Minas Gerais tem um clube garantido. O Tombense, que acabou a disputa de 2015 na 7ª posição. Sem vencer há 12 jogos e na 19ª posição, com 24 pontos, o Boa Esporte deve ser o segundo mineiro na competição no ano que vem. O Rio Grande do Sul terá o Juventude e o Ypiranga, que superou a Caldense nas quartas de final da Série D. Além deles, o Cuiabá será o representante de Mato Grosso na competição.
Outra hipótese
Na disputa da Segunda Divisão, pelo menos cinco times estão na luta contra o descenso. Na 16ª colocação, com 35 pontos, o Macaé-RJ ainda corre risco de rebaixamento. Caso um dos times nordestinos consiga escapar, o cenário dos grupos seriam modificados. Assim, o grupo A poderia ser composto por: América-RN, ASA-AL, Botafogo-PB, Fortaleza-CE, Salgueiro-PE, Remo-PA, Confiança-SE, River-PI, ABC ou Ceará-CE e, possivelmente, o Cuiabá-MT, que integrou o grupo em 2015. O grupo B ficaria com Portuguesa-SP, Guaratinguetá-SP, Botafogo-SP, Guarani-SP, Mogi Mirim-SP, Tombense-MG, Boa Esporte-MG, Juventude-RS e Ypiranga-RS e Macaé-RJ. A competição terá sua primeira rodada no dia 22 de maio e se estenderá por cerca de seis meses. A final será no dia 6 de novembro.
Por Heilysmar Lima/Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário