O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Desde 2006, Série B só não teve Z-4 alterado a esta altura duas vezes

Na luta para deixar a degola na reta final da Série B, os times que estão no Z-4 podem ter como aliado o retrospecto da competição neste momento. Afinal, desde que passou a ser disputada em pontos corridos, em 2006, somente em duas edições da Segundona as equipes que ocupavam as quatro últimas posições da tabela na 33ª rodada foram as mesmas rebaixadas ao fim da disputa. Ou seja, pelo menos um time que estava na zona de rebaixamento nesta altura em sete dos últimos nove anos conseguiu uma arrancada nos últimos cinco jogos para evitar o descenso. Com exceção de Mogi Mirim - que matematicamente não consegue mais se salvar - e Boa Esporte, que tem uma missão praticamente impossível pela frente, os números dos outros anos são motivacionais para o ABC e principalmente para o Ceará.
Retrospecto é motivacional para ABC e Ceará neste momento (Foto: Arte GloboEsporte.com) 
Retrospecto é motivacional para ABC e Ceará neste 
momento (Foto: Arte GloboEsporte.com)

Na primeira edição da competição com o formato atual, Guarani, Paysandu, São Raimundo e Vila Nova ocupavam a parte inferior da tabela, enquanto a Portuguesa aparecia na 14ª posição com 41 pontos ao fim da 33ª rodada da Série B de 2006. Mas, depois de uma arrancada incrível, em que conseguiu 10 dos 15 pontos possíveis, a Lusa deixou a lanterna para chegar aos 45 pontos e rebaixar o Papão - que terminou a Segundona daquele ano com 44 pontos, somente três a mais do que tinha quando ocupava a 14ª posição faltando cinco partidas para o fim. No ano seguinte, em 2007, depois de formar o Z-4 na 33ª rodada com Paulista, Remo e Ituano, o Santo André também mostrou fôlego na reta final. Com quatro vitórias em cinco jogos, a equipe empurrou para o rebaixamento o Santa Cruz - que, faltando cinco partidas para o fim da competição, aparecia na 16ª colocação com 40 pontos.
Últimas posições da Série B 2015
14º - Oeste com 41 pontos
15º - Criciúma com 39 pontos
16º - Macaé com 38 pontos
17º - Ceará com 35 pontos
18º - ABC com 28 pontos
19º - Boa Esporte com 24 pontos
20º - Mogi Mirim com 22 pontos
Em 2008, foi a vez de o Fortaleza lutar até o fim e dar sequência ao retrospecto. Na zona da degola com Criciúma, Gama e CRB nesta altura da competição, o Leão conquistou nove dos 15 pontos possíveis e terminou o campeonato na 16ª posição com 45 pontos, para a tristeza do Marília, que ocupava a 16ª colocação na 33ª rodada com 37 pontos e foi rebaixado no fim ao somar mais oito pontos. Na temporada seguinte, em 2009, foi a vez de o Juventude sofrer com o descenso após estar fora da zona de rebaixamento faltando cinco rodadas para o fim - na ocasião, o clube aparecia na 15ª posição com 40 pontos. Tudo devido à arrancada do América-RN, que conquistou 10 dos 15 pontos disputados e empurrou o Juve para a degola junto com Fortaleza, Campinense e ABC. Os dois anos seguintes, porém, fugiram à sina dos anteriores. Tanto Brasiliense, Santo André, Ipatinga e América-RN, em 2010, como Icasa, Vila Nova, Salgueiro e Duque de Caxias, na temporada seguinte, formavam o Z-4 na 33ª rodada e foram rebaixados ao fim da Série B. Em 2012, por outro lado, o feito voltou a se repetir com o Guaratinguetá. Na 17ª colocação com 31 pontos e formando a zona rebaixamento com CRB, Ipatinga e Grêmio Barueri na 33ª rodada, o Tricolor do Vale chegou aos 43 pontos e conseguiu fugir da queda ao superar o Guarani, que até então aparecia na 15ª posição com 38 pontos e terminou a disputa com 41. No ano posterior, em 2013, foi o Atlético-GO quem se salvou depois de ocupar o Z-4 com Paysandu, São Caetano e ASA na 33ª rodada. Com nove pontos nas últimas cinco rodadas, o Dragão chegou aos 44 pontos e superou os 41 pontos do Guaratinguetá, que ocupava a 13ª colocação com 41 pontos faltando cinco confrontos para o fim. No ano passado, foi o Oeste quem escapou após estar na 17ª colocação e na zona de rebaixamento com América-RN, Vila Nova e Portuguesa. Com 10 pontos em cinco jogos, o clube mandou para a degola o Icasa, que, faltando cinco rodadas para o fim, estava com 38 pontos e na 16ª colocação e foi rebaixado com 43 pontos.Com 35 pontos neste momento, o Ceará é o primeiro time dentro do Z-4 em 2015 na 33ª rodada. Para repetir o feito, o Vozão precisa tirar uma diferença de três pontos para o Macaé - primeira equipe fora da zona de rebaixamento. O ABC, por sua vez, com 28 pontos, precisa tirar uma diferença de 10 pontos para o Alvianil com 15 pontos ainda em disputa - além, é claro, de secar o Ceará. Enquanto o Boa Esporte, com 24 pontos, precisa vencer todos os jogos e torcer para que o Macaé não some mais pontos nem o Boa Esporte e o Ceará consigam chegar aos 39 pontos.
Por Cabo Frio, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário