O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Santa Cruz-RN desiste e ABC herda vaga para disputar a Copinha em 2016

Uma reviravolta na categoria de base do futebol potiguar surpreendeu os dirigentes do ABC. Nesta segunda-feira, a equipe alvinegra foi confirmada como a segunda representante do Rio Grande do Norte para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior do próximo ano, ao lado do Palmeira de Goianinha, que foi o campeão do Campeonato Potiguar Sub-19 deste ano. Quinto colocado na classificação geral do estadual sub-19, o Mais Querido herdou a vaga em virtude da desistência do Santa Cruz-RN, que foi vice-campeão do campeonato. Os outros dois clubes que teriam prioridade na classificação, o Globo FC, terceiro colocado, e o Mossoró, que acabou na quarta posição, também desistiram de participar do torneio nacional.
ABC sub-19 - Juvenal Lamartine (Foto: Divulgação/ABC) 
ABC terminou o Campeonato Potiguar Sub-19 deste
ano na quinta colocação (Foto: Divulgação/ABC)
De acordo com o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo, o representante do Santa Cruz-RN não demonstrou interesse em participar da competição, já que os custos da viagem e hospedagem são custeados pelo próprio participante. Quanto aos outros clubes, Globo FC e Mossoró, as direções não manifestaram interesse na disputa. A indicação dos clubes participantes se dá pela classificação final do Campeonato Potiguar Sub-19. O Santa Cruz-RN, por questões alheias ao do resultado final da competição, não manifestou o interesse de ir para a viagem a São Paulo. Então, obedecendo os critérios técnicos da competição estadual, que teve como terceiro colocado o Globo FC e como quarto colocado o Mossoró, convidamos as equipes, uma por vez, que também preferiram não se manifestar. Dessa forma, o ABC, quinto colocado, será o segundo representante do RN na Copa São Paulo de Futebol Júnior do próximo ano - explicou o presidente da FNF. Para o coordenador das categorias de base do ABC, Fred Menezes, a notícia foi recebida com surpresa, mesmo com a manutenção do plantel após o fim do campeonato estadual. De acordo com o dirigente, a direção ainda vai se reunir para planejar os treinamentos e, principalmente, os escolher os jogadores que disputarão o campeonato. A ideia é que o time sub-18 seja utilizado. Para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, nós temos que disputar a competição com o grupo que disputou o estadual Sub-19 do ano anterior. Como tivemos vários jogadores inscritos para o estadual, nós iremos até com um grupo com idade inferior, o sub-18. Foi uma surpresa para nós, porque eu apostava na presença do Santa Cruz-RN, mas as coisas no futebol acontecem de uma forma que não esperamos - contou o dirigente abecedista.
Tricolor "sem patrocínio"
O presidente do Santa Cruz-RN, João Cavalcanti, explicou que o clube enfrenta uma grave crise financeira e que não tem condições de manter os jogadores. O dirigente revelou ainda que, por conta da seca vivida por grande parte dos municípios potiguares, a cidade de Santa Cruz também enfrenta um racionamento de água, e dessa forma, o campo do Estádio Iberezão não está sendo irrigado. A situação está muito ruim. O primeiro ponto é que estamos até sem água para irrigar o campo. O segundo ponto é que não temos mais patrocínio. No estadual, participamos porque um empresário nos ajudou na montagem da equipe. Como ele não pode mais ajudar, não temos condições de manter os jogadores - disse João Cavalcanti.
Base da Águia nos profissionais
O presidente do Globo FC, Marconi Barretto, revelou que a desistência da segunda vaga de representante potiguar na Copinha 2016 ocorreu em virtude da utilização de grande parte dos jovens na equipe que vai disputar o Campeonato Potiguar do próximo ano pelos profissionais. Para Barretto, os planos dele no clube vão muito além do que a competição juvenil, mesmo sendo a maior vitrine para as promessas do futebol nacional. O presidente da Águia de Ceará-Mirim indicou que está próximo de fechar uma parceria com um grupo de empresários da Europa e que teria abertura para um mercado financeiro muito superior ao do Brasil. O Globo FC prefere se preparar para o Campeonato Potiguar 2016, já que grande parte desse time seria composto pelo pessoal que viajaria para São Paulo. O estadual tem previsão para começar no dia 24 de janeiro e os jovens voltariam no dia 20. Por isso, não teríamos tempo para preparar a equipe para a competição. Eu tenho outros planos para os jovens, como um acordo com um clube da Europa, que atrairia um grande mercado do futebol internacional - revelou Barretto. O GloboEsporte.com tentou contato com o presidente do Mossoró, João Dehon da Rocha, mas as ligações não foram atendidas.
Por Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário