O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

De volta a Natal, Formiga fala sobre o América-RN: "Foi uma época boa"

Com 20 anos de seleção brasileira, Formiga tem uma motivação a mais para a disputa do Torneio Internacional de Futebol Feminino, que começa nesta quarta-feira, em Natal. Aos 37 anos, a experiente jogadora já passou por alguns clubes do futebol nacional e da Suécia, mas em 2012, vestiu a camisa do  América-RN. Naquele ano, Formiga levou o Alvirrubro ao título do campeonato estadual de forma invicta. Ao GloboEsporte.com, a jogadora lembrou da passagem vitoriosa pela capital potiguar, mas lamentou que o cenário do futebol local permanece o mesmo após a sua passagem.
RN - Formiga - América-RN (Foto: Sérgio Fraiman/Blog Vermelho de Paixão) 
Formiga jogou pelo América-RN em 2012 e foi campeã
estadual invicta (Foto: Sérgio Fraiman/Blog Vermelho de Paixão)
A vinda de Formiga ao América-RN aconteceu por meio de uma parceria entre o clube potiguar com o Palmeiras. Além da meio-campo, o técnico Jorge Barcellos, que era o treinador da seleção brasileira naquele ano e a zagueira Anne, a ala Dulci, a atacante Mila e a volante Saymon também atuaram pelo time americano. Foi uma época boa. Fui muito bem recebida e muitas pessoas diziam, na época, que o futebol feminino em Natal não era muito bem visto e o intuito do projeto, junto com as outras meninas, era para ajudar o América-RN e dar uma força, uma mudada no que as pessoas tinham em mente sobre o futebol feminino. Nós conquistamos o estadual, mas eu sei que depois daquele campeonato, muitas coisas, em vez de evoluir, acabaram não acontecendo. Fiquei até um pouco triste com aquilo. Sei que em Natal tem excelentes meninas e que jogam muito bem - disse. Formiga espera que a mesma aceitação recebida pelos potiguares quando jogou pelo América-RN possa ser compartilhada para as jogadoras da seleções do Brasil, Canadá, México e Trinidad e Tobago. A jogadora acredita que a realização do Torneio de Futebol Internacional em Natal pode contribuir com a melhoria do esporte na cidade. Eu fui muito bem recebida e desta vez, espero que não só a seleção brasileira, mas como as outras seleções sejam bem recebidas, porque eu sei que todos apoiam o futebol feminino. Eu tive uma passagem maravilhosa pelo América-RN e espero, nessa nova vinda a Natal, ajudar de alguma forma o futebol potiguar - comentou.
Planos para 2016
Esse ano, a seleção brasileira acabou eliminada pela Austrália nas oitavas de final do Mundial, realizado no Canadá, o que acabou frustrando o planejamento da equipe. Para minimizar os erros, o técnico Vadão segue um trabalho de renovação do grupo, tendo à frente Marta e Formiga como as mais experientes.
Preparada para se despedir da Seleção nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016, Formiga ressalta que a exigência pela perfeição no trabalho precisa ser adotada por todas as atletas. A própria jogadora revela que em algumas ocasiões chega a ser mais dura com algumas companheiras de elenco para que o grupo não perca a concentração.
RN - seleção brasileira feminina - Natal - Arena das Dunas (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com) 
Seleção brasileira feminina posa para fotos na Arena das Dunas,
em Natal (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)
É um pouco difícil lidar com isso, não só para mim, mas como a Marta, por sermos as mais experientes e estarmos sempre à frente do grupo, mas as meninas entendem muito bem o que a gente quer. Algumas vezes, eu não diria que somos grossas, mas nós somos exigentes demais, pedindo a perfeição de todas em campo, mas ninguém é perfeito e todo mundo erra. Mesmo assim, nós pedimos que elas se dediquem nos treinamentos, nos jogos, se concentrem, porque o ano que vem a gente sabe que a pressão vai ser grande e precisamos trabalhar esse lado de saber lidar com essa pressão dentro de casa. Às vezes, pode ser que uma ou outra se preocupe com isso, mas a gente tenta ao máximo deixá-las tranquilas para que entrem em campo e joguem tranquilamente - concluiu.
Por Natal

Nenhum comentário:

Postar um comentário