O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 31 de janeiro de 2015

Guia do Potiguar 2015: América-RN e ABC buscam título no centenário

Dez equipes vão brigar pelo título do Campeonato Potiguar. Diferentemente do ano passado, os representantes do Rio Grande do Norte na Copa do Nordeste não foram beneficiados e participam do torneio desde a primeira fase. América-RN e ABC, que completam 100 anos em 2015, são os favoritos por terem maior poder de investimento. Em campo, porém, precisam redobrar as atenções para evitar surpresas. Natal ainda conta com mais dois representantes: o Alecrim, que também comemora seu primeiro centenário, e o Força e Luz, de volta à elite após 18 anos. De Mossoró, participam Baraúnas e Potiguar. Além deles, há ainda Palmeira de Goianinha, Santa Cruz-RN, Corintians de Caicó e o Globo FC, que é da cidade de Ceará-Mirim. Em jogo estão três vagas para a Copa do Brasil e duas para a Copa do Nordeste de 2016, além de uma para a Série D de 2015. Por enquanto, a Federação Norte-rio-grandense só divulgou a tabela do primeiro turno. As datas do segundo turno serão definidas posteriormente, após a definição dos oito classificados. O América-RN é o atual campeão e tenta manter a hegemonia sob o comando do técnico Roberto Fernandes, vencedor da competição em 2012 com o Mecão. O ABC, outra força da capital potiguar, é o maior campeão estadual com 52 títulos, mas não vence a competição desde 2011. O Potiguar de Mossoró foi o último campeão oriundo do interior, em 2013. O Globo FC, que participou pela primeira vez do torneio em 2014, sendo vice-campeão, busca a conquista inédita e aposta em uma pré-temporada que durou mais de dois meses.
Header ABC (Foto: Editoria de Arte)

Gilmar - atacante do ABC (Foto: Frankie Marcone/Divulgação/ABC)Gilmar, recuperado de lesão, ganha nova chance no ABC (Foto: Frankie Marcone/Divulgação/ABC)
A torcida avisou durante a festa de apresentação do elenco: o estadual é obrigação. No ABC, jogadores e comissão técnica já incorporaram esta responsabilidade e estão focados neste objetivo para voltar à Copa do Nordeste, a qual não disputa desde 2013. O técnico Roberto Fonseca permaneceu no Alvinegro após salvar a equipe do rebaixamento na Série B, no ano passado. O grupo, porém, foi bastante reformulado para o ano do centenário. Também renovaram contrato o goleiro Gilvan, o zagueiro Suéliton e os volantes Daniel Amora, Michel Benhami e Marcel, além do atacante Alvinho. De reforços, chegaram o goleiro Saulo, ex-Sport; o lateral-direito Reginaldo, ex-Coritiba; os zagueiros Luizão, ex-Cruzeiro, e Leandro Amaro, ex-Palmeiras; o meia Sandro, ex-Bragantino; e os atacantes Fabinho Alves, ex-Chapecoense, e Kayke, ex-Flamengo. O Mais Querido também conta com a volta de Gilmar, recuperado de grave lesão no tendão de Aquiles.
Header América-RN (Foto: Editoria de Arte)

Cascata - meia do América-RN (Foto: Carlos Arthur da Cruz/Globoesporte.com)Cascata volta ao América-RN em 2015 (Foto: Carlos Arthur da Cruz/Globoesporte.com)
Rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro em 2014, o Mecão inicia a temporada com o objetivo de voltar a dar alegrias ao seu torcedor. Primeiro campeão estadual da "Era Arena das Dunas", o América-RN terá como casa o estádio construído para a Copa do Mundo e espera repetir a dose do ano passado. O treinador Roberto Fernandes segue à frente do time, mas solicitou reforços, já que terá que dividir as atenções com a Copa do Nordeste. Uma boa base foi mantida para o centenário - os zagueiros Cleber e Edson Rocha; os laterais Walber e Arthur Henrique; o volante Judson; e o atacante Max -, embora tenha perdido o volante Fabinho e o atacante Rodrigo Pimpão. Entre os contratados, destaque para o goleiro Busatto, ex-Icasa; o zagueiro Flávio Boaventura, ex-ABC; o volante Zé Antônio, ex-Paysandu; e o meia Thiago Potiguar, ex-Remo. A principal estrela rubra, porém, é um velho conhecido: Cascata, que terá sua terceira passagem pelo Mecão, e busca primeiro título com a camisa rubra.
Alecrim
O Alecrim também completa 100 anos em 2015 e vislumbra uma temporada vitoriosa. Uma derrota por 6 a 0 na pré-temporada, porém, já gerou mudanças no elenco, às vésperas da estreia no estadual. Seis jogadores foram dispensados e o técnico Anthoni Santoro decidiu reajustar o plantel antes do início do Campeonato Potiguar em busca do título no ano do centenário do clube. O Verdão contratou reforços como o atacante Didi Potiguar, ex-Corintians e Santa Cruz-RN, e o volante Reinaldo, ex-Palmeiras, ABC e América-RN. A equipe deve mandar seus jogos no Estádio Ninho do Periquito, em São Gonçalo do Amarante, mas o local ainda passa por vistorias. Assim, o Alecrim, em acordo com a FNF, vai atuar no Estádio Iberezão, em Santa Cruz, nas duas primeiras partidas como mandante.
Baraúnas
O Leão do Oeste recebeu uma punição do Tribunal de Justiça Desportiva e perdeu o mando de campo em cinco jogos devido a uma confusão que acabou com oito jogadores expulsos no clássico contra o Potiguar, no ano passado. Por isso, o Tricolor deixa o Nogueirão e vai atuar no Estádio Walter Bichão, em Macau, nas primeiras rodadas do Campeonato Potiguar. O time será comandado por Paulo Moroni, que foi campeão estadual com o próprio Baru em 2006. Para repetir este feito, o treinador conta com os gols do atacante Fabinho Cambalhota, ex-Potiguar e Treze, e o talento do meia Adham.
Corintians-RN
Enfrentando grave financeira e sem apoio do poder público, o Corintians-RN demorou a confirmar participação no Campeonato Potiguar, o que só ocorreu após fechada uma parceria com empresários. O Galo do Seridó, que foi campeão estadual em 2001, tem como destaque o zagueiro Márcio Costa, de 41 anos. O defensor espera contribuir com sua experiência de ter passado por mais de 20 clubes, como o Corinthians, pelo qual levantou o troféu do Mundial da Fifa em 2000, além de ser campeão carioca pela dupla Flamengo e Fluminense. O Marizão, na cidade de Caicó, a 256 km de Natal, é o palco de jogos do Alvinegro. O estádio terá capacidade reduzida até que o governo do estado cumpra todas as adequações solicitadas pelo Corpo de Bombeiros.
Força e Luz
Longe da elite do futebol potiguar desde 1997, o Força e Luz retorna à primeira divisão do estadual em 2015. O Forcinha mantém uma parceria com o Globo FC e, além de ter jogadores das categorias de base cedidos pelo clube de Ceará-Mirim, as equipes ainda compartilham de comissão técnica, uniformes, equipamentos, local de treinamento e também o Estádio Barretão, onde o Força e Luz mandará seus jogos. Uma das principais apostas do time natalense comandado por Ivanildo Freitas é o atacante Marciel. O goleiro Eridélson, ex-Santa Cruz-RN, é um dos mais experientes do grupo.
Globo FC
Vice-campeão do Campeonato Potiguar de 2014, em seu primeiro ano de participação, o Globo FC chega carregado de expectativas para a disputa do torneio em 2015. Comandado pelo técnico Leandro Sena, a "Águia" tem como um de seus principais destaques o experiente zagueiro Robson, fechando a defesa do time tricolor. Aos 37 anos, o jogador chegou a atuar como treinador na temporada passada, durante a Série D do Campeonato Brasileiro. O clube tem estádio próprio - o Barretão, com capacidade para 10 mil torcedores, na cidade de Ceará-Mirim, na Grande Natal - e espera fazer dele um "caldeirão".
Palmeira de Goianinha
Após vencer a luta contra o rebaixamento no estadual do ano passado, o Palmeira está hoje sob o comando do técnico Roderlei José Pachani, que revelou o atacante do Chelsea e da seleção espanhola, Diego Costa. O Verdão aposta nas categorias de base para compor o novo elenco e formalizou parceria com o Jabaquara, de Santos. Como curiosidade, o clube conta com a única preparadora física mulher da competição, Thaise Yamamoto. A profissional é natural de Santos, tem 22 anos e tem sua primeira experiência no Nordeste. A equipe manda seus jogos no Estádio Nazarenão, em Goianinha, a 54 km de Natal.
Potiguar de Mossoró
O Potiguar de Mossoró será comandado por um dos treinadores mais rodados no Rio Grande do Norte, mas que ainda busca o seu primeiro título, Wassil Mendes. O "Time Macho" foi campeão estadual pela última vez em 2013 e conta com a volta de dois heróis desta conquista: o goleiro Santos, que defendeu dois pênaltis na decisão contra o América-RN, e o meia Radames. Além da dupla, o Alvirrubro terá força do volante Ricardo Baiano, campeão potiguar em 2012 pelo América-RN e vice-campeão em 2014 pelo Globo FC. O Estádio Nogueirão, em Mossoró, liberado pelo Corpo de Bombeiros após reforma, será a casa do Potiguar.
Santa Cruz-RN
Comandado por Higor César, vice-campeão estadual no ano passado com o Globo FC e eleito o melhor técnico da competição, o Santa Cruz-RN sonha com o título inédito do Campeonato Potiguar. Com um time praticamente todo renovado, o Tricolor do Trairi espera surpreender os favoritos ABC e América-RN e, para isso, conta com o retorno do goleiro Marcello Galvão à equipe. Também contratou o experiente lateral-esquerdo Renatinho Carioca, ex-ABC e Baraúnas, e o meia Moisés, revelado pelo ABC, além do atacante Rael, ex-Globo FC. O Iberezão, na cidade de Santa Cruz, é o estádio utilizado pela equipe.
Por Natal

Baraúnas acerta com meio-campista

A diretoria do Baraúnas anunciou ontem a contratação do meio-campista Dunga(Foto), de 27 anos. O jogador estava defendendo o Pesqueira-PE e chega a Mossoró na madrugada deste domingo. O atleta vem para atender a um pedido feito pelo técnico Paulo Moroni, que cobrava a contratação de um meio-campista. “Estou muito feliz de concretizar esse acerto. Já estávamos conversando há um bom tempo e graças a Deus deu certo nesse momento. Espero dar muitas alegrias a essa torcida do Baraúnas. Espero com a minha experiências conseguir todos os objetivos traçados pelo clube”, comentou. Dunga é natural de Recife e coleciona passagens por vários clubes, dentre eles Friburguense-RJ, Sport-PE, Vitória da Conquista-BA e Santa Cruz-PE. “Tenho um bom passe, que deixa os atacantes na cara do gol, tenho um bom chute e sou bom na bola parada. Já tenho alguns atletas que conheço no Baraúnas para facilitar a minha chegada”, disse o jogador.
Fonte: Gazeta do Oeste

Com quatro desfalques, América-RN divulga relacionados para estreia


América-RN - Roberto Fernandes - jogadores (Foto: Canindé Pereira/Divulgação)Roberto Fernandes relacionou 22 jogadores para estreia  (Foto: Canindé Pereira)

O América-RN divulgou neste sábado a lista dos jogadores relacionados para a estreia no Campeonato Estadual, contra o Potiguar de Mossoró. O técnico Roberto Fernandes convocou 22 atletas, mas não contará com quatro reforços que chegaram ao clube neste início de ano: o lateral-esquerdo Magalhães, os volantes Maguinho e Marcus Vinicius, e o meia Thiago Potiguar, que não tiveram os nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF. Ainda  em trabalho de transição muscular, o meia Júnior Timbó também não foi relacionado para a partida. O Mecão joga contra o "Time Macho" às 18h, na Arena das Dunas, em Natal.
Confira a lista dos relacionados:
Goleiros: Busatto e Pantera;
Laterais: Walber, Arthur Henrique e Gustavo;
Zagueiros: Edson Rocha, Cleber, Zé Antônio Potiguar e Flávio Boaventura;
Volantes: Judson, Zé Antônio, Tiago Dutra, João Victor e Yago;
Meias: Daniel Costa e Cascata;
Atacantes: Paulo Júnior, Alfredo, Max, Emerson, Alekito e Gláucio.

Por Natal

Meia Jean acredita que o Potiguar irá fazer grande jogo diante do América

No ano de 2013, Jean Alisson atuou no Campeonato Estadual pelo Baraúnas, sendo um dos destaques da equipe. Agora, ele espera repetir o mesmo desempenho no rival do Tricolor. Jogador destacou alvirrubro possui jogadores acostumados a disputar títulos.
Jean Alisson (com a bola) afirmou estar mais experiente nesta sua segunda passagem pelo futebol de Mossoró – Foto Alcivan Costa
Jean Alisson (com a bola) afirmou estar mais experiente nesta
sua segunda passagem pelo futebol de Mossoró – Foto Alcivan Costa
Ramon Nobre – Da Redação/Gazeta do Oeste
Em sua segunda passagem pelo futebol de Mossoró, o meio-campista Jean Alisson será o responsável por fazer a ligação entre o meio de campo e o ataque do Potiguar. Após o treino de ontem, realizado no Estádio Nogueirão, o jogador do time Príncipe afirmou que a equipe ainda não está 100% fisicamente, mas ele acredita que o alvirrubro irá fazer um grande jogo diante do América, amanhã, na estreia do Estadual. “100% não estamos, até mesmo porque você treina, mas o jogo é que vai lhe dar o ritmo, a parte técnica e física também. Mas eu acho que a equipe está em um nível bom e o pensamento é crescer dentro da competição e esperamos fazer um grande jogo no domingo”, comentou. Questionado se acredita que enfrentar logo na estreia um dos favoritos ao título seria ruim, Jean afirmou que o alvirrubro possui jogadores de qualidade acostumados a disputar títulos. “A gente sabe que a responsabilidade é sempre do América ou do ABC, mas a nossa equipe também é experiente, com jogadores acostumados a jogar contra time grande, disputar títulos, e o pensamento da gente é ir lá e fazer um bom jogo”, afirmou. No ano de 2013, Jean Alisson atuou no Campeonato Estadual pelo Baraúnas, sendo um dos destaques da equipe. Agora, ele espera repetir o mesmo desempenho no rival do Tricolor. “Eu tive uma boa passagem aqui. Passou dois anos e a gente fica mais experiente, e retornando aqui, a equipe do Potiguar a gente espera fazer um bom campeonato como eu tive a oportunidade de fazer no Baraúnas”, ressaltou, aproveitando também para dizer que o técnico Wassil Mendes está passando tranquilidade ao grupo. “Ele passa tranquilidade para gente e muita confiança. Ele sabe que o grupo tem jogadores experientes, capazes de jogar. É por em prática tudo aquilo que trabalhamos nesses 35 dias”, finalizou.
Zagueiro quer Potiguar impondo o ritmo contra o Mecão
Um dos destaques da pré-temporada do Potiguar, o zagueiro Alexandre Henrique afirmou que o alvirrubro irá respeitar o América, mas que terá que impor o ritmo na partida. “A gente vem trabalhando há um tempo já a parte física. Acredito que já estamos em condições plenas de atuar, e atuar bem. Agora vamos procurar focar diante do América para conseguir um bom resultado, logicamente respeitando, mas impondo sempre o ritmo”, disse. O defensor do time Príncipe elogiou a qualidade do elenco do América, mas destacou que todas as equipes que estão disputando o Estadual possuem condição de brigar pelo título. “Não posso escolher adversário. O América é um time qualificado, isso não posso negar. Tem jogadores de qualidade, mas todas as equipes que estão em disputa tem condições de brigar pelo título, então, eu não posso muito escolher adversários. Só procuro trabalhar com humildade para enfrentar os adversários”, falou.
Fonte: Gazeta do Oeste

Sou negro, mas tenho olho puxado.


Jun - zagueiro Palmeira-RN - japonês negro (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Zagueiro Jun chama a atenção por ser um japonês negro (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

O Campeonato Potiguar 2015 ganhou sotaque oriental. Na busca por um lugar ao sol no mundo da bola, dois jogadores japoneses vão vestir a camisa do Palmeira na competição. O zagueiro Jun Matsui e o volante Toshi Idakamura já desembarcaram em Goianinha, cidade a 54 km de Natal, e, durante o treino do Verdão, é fácil identificar a presença deles. A dupla conta com as lições da disciplina e dedicação orientais para tentar levar a equipe a viver dias melhores no estadual. Além deles, Thaise Yamamoto, neta de japoneses, é responsável pela preparação física do elenco. Entre passes e chutes durante as movimentações do elenco alviverde, o que chama a atenção de quem está assistindo os treinamentos do time é o fato de um dos japoneses ser negro. Filho de um ganês com uma japonesa, o próprio Jun brinca com a situação. Sou negro, mas tenho olho puxado. Sou japonês mesmo - frisa o nipo-africano. Ele ainda admite ser admirador da comida brasileira. A comida é boa, tem açaí, é bom demais - elogia. Jun e Toshi já atuaram juntos no Pirassununguense, pelo qual disputaram a segunda divisão do Campeonato Paulista, e agora buscam ganhar mais experiência no futebol atuando no Nordeste. Sem grande fluência no português, o discurso é o padrão adotado pelos atletas brasileiros. A gente está trabalhando bem forte. A gente está preparado para jogar o campeonato - conta Toshi.
Japoneses Palmeira-RN (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi) 
Toshi, Thaise Yamamoto e Jun formam a legião de japoneses
do Palmeira-RN (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
O Palmeira estreia no Campeonato Potiguar no domingo. A equipe recebe o Santa Cruz-RN, no Estádio Nazarenão, em Goianinha.
Por Natal

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Thiago Potiguar não aparece no BID e fica fora da estreia do América-RN

Thiago Potiguar - meia do América-RN (Foto: Carlos Arthur da Cruz/GloboEsporte.com)Thiago Potiguar está fora da estreia do Mecão (Foto: Carlos Arthur da Cruz/GloboEsporte.com)
O meia Thiago Potiguar não poderá atuar na estreia do América-RN na temporada 2015. O nome do jogador não foi publicado na edição desta sexta-feira do BID, o que seria necessário para ele poder atuar na partida contra o Potiguar de Mossoró, neste domingo. Os volantes Maguinho e Marcus Vinícius, e o lateral Magalhães também não foram regularizados e ficam fora das estreia do Alvirrubro. Thiago Potiguar foi destaque em praticamente todos os amistosos e jogos-treino que o Mecão disputou durante a pré-temporada. Ele já havia falado na briga por uma vaga no time titular do Mecão. O América-RN estreia no campeonato estadual no domingo. O adversário será o Potiguar de Mossoró. O jogo será na Arena das Dunas, às 18h (horário local).
Por Natal

Paulo Moroni esconde escalação para estreia do Baraúnas contra o Globo

A diretoria do Baraúnas definiu o valor dos ingressos para a estreia contra o Globo, no próximo domingo, às 17h, no Estádio Walter Bichão, na cidade de Macau. O preço do ingresso está de R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 estudante.
Moroni ressaltou que é o momento de trabalhar as partes técnica e emocional do jogador – Foto Wilson Moreno
Moroni ressaltou que é o momento de trabalhar as partes
técnica e emocional do jogador – Foto Wilson Moreno
Ramon Nobre – Da Redação
Na reta final da preparação para a estreia no Campeonato Estadual, contra o Globo, o elenco do Baraúnas segue realizando os trabalhos na cidade de Macau, onde irá cumprir a punição de cinco jogos imposto pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD). O técnico do Tricolor, Paulo Moroni, já tem na sua cabeça o camisa 11 inicial que irá mandar a campo, mas prefere não dar brechas sobre a escalação contra a equipe de Ceará-Mirim. “Dentro daquilo que foi treinado a gente já tem uma visão geral, logicamente que temos uma equipe na cabeça, mas não é uma apenas, são duas ou três, porque depende do jogador se escalar e é o que estou esperando. No futebol não existe titularidade absoluta”, comentou. Nesta reta final de pré-temporada, Moroni ressalta que é o momento de trabalhar as partes técnica e emocional do jogador. “É a semana da preparação geral. Você vai usar o trabalho psicológico, o tático, técnico e físico. É a semana para gente trabalhar muito a parte técnica e emocional do atleta. Vamos ter que fazer valer o fator casa. A equipe tem que entender o que a gente quer”, falou.
INGRESSOS
A diretoria do Baraúnas definiu o valor dos ingressos para a estreia contra o Globo, no próximo domingo, às 17h, no Estádio Walter Bichão, na cidade de Macau. O preço do ingresso está de R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 estudante.
Técnico do Globo afirma que objetivo é vaga na Série D
O treinador do Globo, Leandro Sena realiza os últimos ajustes antes da partida contra o Baraúnas. O Globo participará do Campeonato Potiguar, da Copa do Nordeste e da Copa do Brasil no primeiro semestre, mas, de acordo com o técnico, o foco é o campeonato estadual: “O nosso objetivo é garantir a vaga na série D do campeonato Brasileiro no segundo semestre”, disse em entrevista ao site oficial do Globo. Durante a pré-temporada o clube passou por diversas situações de jogo. Houve partida que a equipe ficou em desvantagem numérica de atletas, que o adversário era mais fechado e que o Globo teve mais oportunidades de finalizar ao gol. “Esperamos colocar em prática contra o Baraúnas tudo aquilo que nós fizemos na pré-temporada e assim conseguir os três pontos”, disse Sena.

Natal está na rota do revezamento da tocha olímpica

O revezamento da tocha olímpica dos Jogos do Rio 2016 foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira, em cerimônia realizada no Museu de Arte Moderna (MAM), no centro do Rio. A partir de maio do próximo ano, a tocha percorrerá 250 cidades brasileiras ao longo de 100 dias. A expectativa dos organizadores é a de que o percurso seja capaz de envolver pelo menos 90% da população brasileira. O modelo da tocha já foi definido. “É um desenho bastante brasileiro, bastante clássico e lindo”, disse o diretor de comunicação do Comitê Organizador da Olimpíada, Mário Andrada. A apresentação, porém, não tem data ainda para acontecer.
Laurent GillieronO presidente do Comitê, Carlos Arthur Nuzman, disse que a passagem da tocha vai ser histórica 
O presidente do Comitê, Carlos Arthur Nuzman,
disse que a passagem da tocha vai ser histórica
Durante o revezamento, 10 mil pessoas deverão carregar a tocha olímpica. Ela será acesa em Olímpia, na Grécia, e percorrerá o país europeu durante uma semana antes de desembarcar no Brasil. Até a chegada ao Maracanã, na cerimônia de abertura dos Jogos do Rio, em 5 de agosto de 2016, a tocha terá passado por 250 cidades, incluindo todas as capitais. O percurso terá 20 mil quilômetros de estrada e 10 mil milhas pelo ar ao longo de 25 semanas. As cidades que receberão a passagem da tocha serão anunciadas em maio. “Vamos ter muitas emoções nesta caminhada e aqueles que tiverem esta oportunidade (de carregar a tocha) estarão escrevendo a história das suas vidas”, disse o presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. “Eu tive a honra de poder carregar a tocha em várias edições do Jogos Olímpicos, mas a maior emoção que tive foi receber a chama olímpica das mãos do presidente Mandela para trazer pro Rio, em 2004”, recordou Nuzman. “Para isso estive na prisão em que ele esteve, estive com ele na cela e dali saiu a caminhada da chama olímpica, que foi acesa pela primeira vez em nosso País, no estádio do Maracanã, pelo Pelé”. O revezamento da tocha olímpica foi iniciado nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936. Na Olimpíada de Barcelona, em 1992, a Coca-Cola tornou-se patrocinadora do revezamento e desde então esteve em 11 edições, incluindo as dos Jogos de Inverno. Nesta edição, Bradesco e Nissan também patrocinam. Serão os patrocinadores que irão definir o processo de escolha de quem irá conduzir a tocha. Uma pergunta relativa à possibilidade de protestos durante os 100 dias do revezamento da tocha olímpica e a menção a eventuais atrasos em obras para os Jogos rendeu um breve momento de mal-estar na cerimônia festiva realizada nesta quinta-feira, no Rio. O presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e representantes de empresas patrocinadoras do evento garantiram a segurança e pediram o fim do “pessimismo”.
Fonte: Tribuna do Norte

Federação cria programa de incentivo para torcedores e busca parcerias


Torcida do ABC - Arena das Dunas 

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol lançou nesta quinta-feira o programa "Mais Futebol. Comprou, ganhou!", que passa a ser uma alternativa para empresas se associarem ao Campeonato Potiguar. O objetivo da 10 Sports, agência de marketing da entidade, é o aumento do número de torcedores nos estádios, através de iniciativa pioneira. A fórmula é simples: a empresa investe uma taxa de adesão com a FNF, assina um termo e já entra como patrocinadora da competição, podendo ter até placa de campo nos jogos. Além disso, adquire ingressos das partidas por preço especial e os repassa aos clientes (torcedores!) em ações a serem definidas pelas próprias empresas.  Por exemplo: um supermercado parceiro da FNF pode definir que, a cada R$ 100 em compras, o cliente ganha um ingresso para uma partida do Campeonato Potiguar (jogos previamente estabelecidos de acordo com a tabela). Segundo a FNF, no mínimo, 10% da capacidade do estádio será destinada ao "Mais Futebol", mas este número pode ser maior, dependendo da praça esportiva e do clube mandante. O Mais Futebol é um programa subsidiado pela FNF, para incentivo sócio-econômico e esportivo do futebol do Rio Grande de Norte, onde os torcedores compram nas empresas parceiras do campeonato e ganham ingressos, mediante ao valor estabelecido pelo empresário. Cabe ao torcedor, analisar o valor de compras de cada estabelecimento para comprar e ganhar. É um projeto pioneiro e espero que seja um sucesso - conta o presidente da FNF, José Vanildo. A rede de estabelecimentos onde os torcedores poderão ganhar ingressos em compras será divulgada no site da FNF. O empresário pode ir ao site da FNF (www.fnf.org.br) e se cadastrar para fazer parte do programa. Nossa equipe entrará em contato com os interessados. Algumas empresas já foram contatadas há algumas semanas e estão em negociação. Nossa previsão para o torcedor utilizar o benefício está prevista para 1º de março - explica Alan Oliveira, diretor da 10 Sports. A projeção é de mais de 120 mil ingresssos incentivados, uma média de 10 mil torcedores atendidos por rodada. Com o Mais Futebol, a FNF espera ter um aumento em 100% do público em relação ao ano passado, além do crescimento em arrecadação dos jogos em R$ 1,2 milhão.
Fonte: Augusto Cezar Gomes

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

De feirante a jogador, potiguar sonha com Europa e se espelha em Pirlo

A sonho de calçar uma chuteira, pisar no gramado de um estádio e correr com uma bola no pé empolga qualquer pessoa. É dessa forma que muitos jovens tentam subir na vida e dar o sustento às suas famílias, como aconteceu com o potiguar Herbton Ferreira da Silva, de 20 anos. Natural da cidade da Arez, distante a 58 km de Natal, ele começou a jogar bola aos 10 anos e, desde então, nunca mais parou. Por ser o único representante da sua cidade no Alecrim, clube que vai disputar o Campeonato Potiguar e a Copa do Brasil 2015, o jogador é chamado pelos companheiros de "Arez".
Arez, volante do Alecrim (Foto: Gabriel Peres/Divulgação) 
Natural de Arez, Herbton Ferreira da Silva ganhou
o apelido com o nome da cidade natal (Foto: Gabriel Peres)
A vida de jogador, porém, é cheia de altos e a baixos. Após o estadual de 2014, Arez precisou aumentar a renda salarial em casa e foi trabalhar com o pai, "Seu" Antônio Luiz, que aluga bancas nas feiras da cidade natal. Sem clube para jogar, o jovem trabalhava carregando as mesas de madeira, nas quais são vendidas carnes, frutas e verduras todos os dias. O aluguel, por feira, custa em torno de R$ 500, mas ainda é repartido para outras pessoas, que trabalham com Arez e o pai na função de ajudantes. Em 2015, Arez, que joga na posição de volante, tem mais uma chance de mostrar que não é bom somente no comércio, mas no futebol. No dia 1º de fevereiro, o jovem jogador vai estar com a equipe do Alecrim em campo contra o Corintians-RN. O jogo está marcado para o Estádio Iberezão, em Santa Cruz, e Arez quer mostrar ao treinador Anthoni Santoro que pode ser o dono da camisa 5 alviverde. É meu sonho jogar futebol. Fui chamado para vestir a camisa do Alecrim mais uma vez e vou mostrar que tenho potencial para isso - disse. Arez já conquistou um título pelo Alecrim. Foi em 2013, quando levantou o troféu do Campeonato Potiguar Sub-20, que garantiu ao Verdão uma das vagas na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2014. A experiência em participar de um torneio nacional foi importante para o amadurecimento na profissão. Eu me senti muito bem com aquele título. Fiz gols durante o estadual sub-20, que me ajudaram a ganhar mais tranquilidade para ajudar os meus companheiros. A prova foi que conquistamos o estadual e fomos disputar a Copa São Paulo, com os melhores times do país - recordou.
De feirante a jogador de futebol
O município de Arez é conhecido pelas grandes plantações de cana de açúcar e também se destaca na produção de hortifrutigranjeiros, abastecendo grande parte da região metropolitana de Natal. Herbton é o responsável pelo aluguéis das bancas e distribui, junto com outros ajudantes, as mesas na feira. Eu gosto porque é um trabalho digno. Trabalhamos alugando as bancas, umas seis por feira. Às vezes, alugamos mais. O dinheiro é bom, dá uns R$ 500 por feira, mas ainda tem que dar aos ajudantes, que são uns cinco por feira - contou. O jovem revela que o dinheiro que consegue com o futebol investe na família e na casa onde mora com os pais, mas faz questão de ressaltar que o salário não chega a ser de astro do futebol internacional. Futebol dá para tirar um bom salário. Eu não ganho milhões como outros jogadores, mas consigo ter uma vida boa. Eu moro com os meus pais, mas, quando estou com o time, fico no alojamento do clube - revelou.
De olho na Europa
Arez acredita que pode conquistar voos mais altos e vestir a camisa de um clube mais famoso, como os times da Europa. A inspiração para atingir a melhor forma em campo vem de um experiente jogador italiano, o volante Andrea Pirlo, da Juventus. Eu me espelho em Pirlo. Assisto aos jogos dele e busco ter a frieza, a habilidade e a tranquilidade que ele mostra em campo. Eu acho que ele é um dos melhores jogadores do mundo - analisou. Mas o primeiro passo para ser conhecido no cenário internacional é jogar por outro clube brasileiro. Arez fala que, devido à organização do clube, o objetivo na carreira é defender o Grêmio e ser treinado pelo experiente Luiz Felipe Scolari. Já quanto ao clube do exterior, a meta é mais alta, até chegar ao Barcelona, da Espanha. Se fosse no Brasil, queria jogar no Grêmio, por conta da torcida, e o clube que é organizado. Eles têm uma boa estrutura. Já fora, seria muito bom jogar no Barcelona, e dividir o time com aqueles craques. Vou manter meu trabalho forte para chegar em um clube desse nível - finalizou.
Por Natal

"Ansiedade é grande", revela goleiro sobre estreia do América-RN no ano


Busatto - goleiro do América-RN (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)Busatto assume vaga deixada por Andrey no gol do América-RN (Foto:/Inter TV Cabugi)

Depois de quatro amistosos durante a pré-temporada, o América-RN aguarda a hora da estreia no Campeonato Potiguar deste ano. A equipe inicia a busca pelo bicampeonato estadual já no próximo domingo, diante do Potiguar de Mossoró. Quem não esconde a ansiedade para entrar logo em campo é o goleiro Busatto. Ele chegou ao Mecão após boa temporada com a camisa do Icasa, na Série B do Campeonato Brasileiro de 2014, e deve ser o dono da camisa número 1 neste início de temporada. É claro que a gente não vai estar na nossa melhor forma ainda. A cada jogo que passa, a gente está pegando ritmo e vai aperfeiçoando cada vez mais. Óbvio que a ansiedade é grande. É o nosso primeiro jogo, então já temos a obrigação de conquistar o resultado positivo. Trabalhamos bastante, pensamos muito no adversário e esperamos fazer um grande jogo - destaca. Busatto lembra também a importância de contar com o apoio da torcida na estreia, já que a ansiedade pode atrapalhar os atletas. Para o goleiro, é necessário pensar passo a passo e isso tem início com o campeonato estadual. - A gente conta com o apoio do nosso torcedor, que vai ser muito importante. Esperamos contar com eles durante essa temporada, em que o clube completa 100 anos, e a gente quer dar o nosso melhor para conquistar os objetivos e isso começa no domingo, no Campeonato Potiguar - concluiu. América-RN e Potiguar de Mossoró têm duelo marcado para o domingo, às 18h (horário local), na Arena das Dunas, em Natal. Quatro dias depois, o Mecão faz seu primeiro jogo pela Copa do Nordeste, quando viaja até Vitória da Conquista para encarar o Serrano-BA.
Por Natal

Fabinho Alves faz dois, e ABC goleia time misto do CSP em jogo-treino


ABC x CSP - jogo-treino - gol de Kayke (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)Kayke marca de pênalti e abre caminho para vitória do ABC (Foto: Jocaff Souza/GE.com)

O técnico Roberto Fonseca parece já ter definido a equipe principal para a estreia do ABC no Campeonato Potiguar. Em jogo-treino realizado na tarde desta quinta-feira, no Estádio Frasqueirão, em Natal, o Alvinegro usou força máxima para golear o time misto do CSP por 4 a 0. Os gols da vitória foram marcados por Kayke, Luiz Paulo (contra) e Fabinho Alves, que marcou duas vezes no segundo tempo. A partida foi acompanhada por cerca de 500 torcedores. O Mais Querido foi a campo com Saulo, Reginaldo, Suéliton, Leandro Amaro e Michel Benhami; Fábio Bahia, Daniel Amora, Zé Mário e Sandro; Kayke e Fabinho Alves. É assim que o ABC deverá jogar contra o Força e Luz, na próxima quarta-feira, no encerramento da primeira rodada do estadual. O duelo será realizado no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim, com início às 19h.
O jogo
Atuando como um time reserva, por ter jogado nesta quarta-feira pelo Campeonato Paraibano, o CSP mostrou mais força e só não saiu na frente no placar porque Carlos Caaporã desperdiçou a cobrança de um pênalti, aos 16 minutos. A bola bateu no travessão. O ABC, por sua vez, teve a mesma chance e Kayke converteu para abrir o placar, aos 26 minutos. Três minutos depois, o time abecedista chegou ao segundo gol pelo lado direito. Reginaldo fez boa jogada e cruzou para Fabinho Alves. O atacante até foi para a jogada, mas o zagueiroLuiz Paulo, do CSP, acabou tocando contra as próprias redes. No segundo tempo, o técnico Roberto Fonseca iniciou com a entrada do goleiro Gilvan no lugar de Saulo. Com a mesma equipe, o ABC ampliou o placar para 4 a 0 com dois gols de Fabinho Alves. O primeiro foi marcado aos seis minutos, em golaço de fora da área, e o segundo aos 10 minutos, após completar cruzamento da esquerda. Com o placar já definido, o técnico Roberto Fonseca mudou todo o time. Dessa forma, o Alvinegro ficou em campo com Gilvan; Jardel, Luizão, Mael e Jussandro; Marcel, Erivélton, Clebinho e Anderson Paraíba; Júlio César e Gilmar.
ABC x CSP - jogo-treino (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com) 
ABC encara time reserva do CSP no Estádio Frasqueirão
(Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

Por Natal

Saiu a arbitragem para a 1ª Rodada do Campeonato Potiguar

ACEC Baraúnas x Globo FC
01/02/2015 - 17:00
Estádio Walter Bichão
A - Emanoel Eduardo Marinho
A1 - Flávio Gomes Barroca
A2- Alex Batista da Silva
4º A - Valdick Leão de Oliveira
Palmeira FC x SC Santa Cruz
01/02/2015 - 17:00
Estádio Nazarenão
A- Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro
A1 - Jean Márcio dos Santos
A2 - Pedro Sanderson Sabino da Silva
4º A - Alciney Santos de Araújo
Alecrim FC x AC Corintians
01/02/2015 - 17:00
Estádio Iberezão
A - Zandick Gondim Alves Júnior
A1 - Leandro Lincoln Santos Neves
A2 - Luis Carlos de França Costa
4º A - Rômulo Bruno Campos Alves
América FC x ACD Potiguar
01/02/2015 - 18:00
Arena das Dunas
A- Suelson Diogenes de F. Medeiros
A1 - Aldeilma Luzia da Silva
A2 - RuVarelaan Neres Souza de Queiros
4º A - Tarso Rocha Lula Pereira
Força e Luz x ABC FC
04/02/2015 - 19:00
Estádio Barretão
A- Tarcisio Flores da Silva
A1- Izac Márcio da Silva Oliveira
A2 - Francisco de Assis da Hora
4ºA - Luiz de França
Fonte: : Blog do Niltinho Ferreira/FNF

Baraúnas já se encontra em Macau

A equipe do Baraúnas de Mossoró já se encontra na terra das salinas para da continuidade a preparação dos seus atletas, visando a estreia no Campeonato Potiguar de 2015 contra a equipe do Globo de Ceará Mirim que vem para está edição com o comando do técnico Leandro Sena. Além disso, vale ressaltar que o time mossoroense realizará as suas partidas no estádio municipal Walter Bichão, devido à punição imposta pela comissão multidisciplinar do campeonato. A partida está marcada para ás 17:00 horas deste domingo(01/02) e está cercada por uma grande expectativa dos diretores do Leão do Oeste que esperam que os torcedores locais abracem o time e virem o 12º jogador nesta primeira participação.
 
Fonte: Blog J. Batista Esportes

Atacante Adriano Pardal se apresenta em retorno ao América

O atacante Adriano Pardal, de 27 anos, está de volta ao América. O jogador, que defendeu o Clube nas temporadas 2013 e 2014, se apresentou ao técnico Roberto Fernandes e a seus novos companheiros de trabalho, na tarde desta quarta-feira (28). A mais nova opção para o ataque alvirrubro retorna ao Brasil após passagem pelo Al-Faisaly, da Arábia Saudita.
Adriano AbreuAdriano Pardal deixou o Al-Faisaly como vice-artilheiro da equipe 
Adriano Pardal deixou o Al-Faisaly como vice-artilheiro da equipe
Pardal está se recuperando de lesão na coxa esquerda, motivo que o fez voltar ao Brasil. O atleta não se adaptou aos métodos de tratamento utilizados no país asiático e concluirá sua recuperação no América. O jogador acredita estar pronto para voltar aos gramados em duas semanas. Adriano Pardal chegou ao América em 2013. Com poucas oportunidades, marcou somente dois gols na Série B daquele ano. Já em 2014, o atacante foi o artilheiro do time no Campeonato Potiguar, anotando oito gols. Marcou outros três pela Copa do Nordeste e mais um no Campeonato Brasileiro da Série B, antes de deixar o Clube.
Fonte: Tribuna do Norte

Wassil elogia elenco do Potiguar e acredita que equipe irá brigar pelo título

O Potiguar enfrenta o América no próximo domingo, às 18h, no Estádio Arena das Dunas, em Natal. Ontem, o técnico Wassil Mendes comandou uma atividade na parte da tarde no Centro de Treinamento Manoel Barreto Filho.
Elenco do Potiguar treinou na tarde de ontem no Centro de Treinamento Manoel Barreto Filho – Foto Wilson Moreno
Elenco do Potiguar treinou na tarde de ontem no Centro
de Treinamento Manoel Barreto Filho – Foto Wilson Moreno

Perto da estreia no Campeonato Estadual, o Potiguar vem se preparando forte para conseguir um bom resultado diante do América, no próximo domingo, às 18h, no Estádio Arena das Dunas, em Natal. Ontem, o técnico Wassil Mendes comandou uma atividade na parte da tarde no Centro de Treinamento Manoel Barreto Filho. O treinador alvirrubro elogiou a parte física da equipe. “Fisicamente a equipe está bem. O Alan (preparador físico) fez um trabalho muito bom. A gente ficou sem o Nogueirão e isso aí dificultou, mas mesmo assim fizemos dois jogos-treino e dois amistosos e acredito que a equipe está bem. É claro que falta muita coisa ainda, mas vamos procurar trabalhar em cima dos erros essa semana para poder no jogo de domingo não acontecer”, comentou. Wassil revelou que já tem ideia da equipe titular que irá mandar a campo contra o América. “Eu acredito que até o sábado eu tenha definido a maneira de jogar. Os jogadores são praticamente os mesmos, se tiver mudança, um ou dois no máximo. Temos até o sábado para definir o esquema e o 11 do jogo”, disse. Wassil acredita que o alvirrubro possui um elenco capaz de brigar com as outras equipes pelo título, porém, ele prefere esperar o ‘desenrolar’ da competição para se ter uma ideia melhor da qualidade do plantel. “Temos uma equipe boa. Mas temos que ver durante a competição, no desenrolar, se a equipe está com condição. Às vezes a gente pensa uma coisa e é outra. É uma equipe que não deve aos adversários. Eu acho que o Globo é a única equipe que saiu na frente por ter um time entrosado, mas o restante está todo mundo do mesmo nível. Vamos tentar fazer um bom jogo no domingo e sair com o resultado positivo que é importante”, falou.
Ramon Nobre – Da Redação/Gazeta do Oeste

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

"Hora de conquistar títulos com esta camisa", afirma meia Cascata

O meia Cascata é velho conhecido da torcida do América-RN. Em sua terceira passagem pelo clube, o atleta tem uma pequena lacuna em seu currículo com a camisa do Mecão: a de nunca ter conquistado um título atuando pelo Alvirrubro. De volta à equipe em 2015, após uma temporada jogando no Sampaio Corrêa, o jogador diz que chegou a hora de mudar essa história. É um presente, uma honra poder voltar a vestir essa camisa do América-RN e chegou a hora de conquistar títulos com essa camisa. O grupo é muito unido e que sabe o que quer. Todos vêm trabalhando de uma forma correta e honesta. Esperamos que, dentro de campo, possamos dar uma resposta positiva. Fisicamente, eu acredito que, sem dúvida nenhuma, estaremos bem e esperamos que tecnicamente também - comenta Cascata.
Roberto Fernandes, técnico do América-RN, conversa com Cascata (Foto: Augusto Gomes) 
Roberto Fernandes e Cascata já trabalharam juntos
no América-RN em 2013(Foto: Augusto Gomes/GE.com)
Um dos mais experientes do grupo americano, o meia teve lugar garantido na equipe montada por Roberto Fernandes em todos os amistosos e jogos-treino da pré-temporada. Ambos já haviam trabalhado juntos no Alvirrubro em 2013. Cascata faz questão de convocar o torcedor para que, ao lado do elenco, possa fazer a diferença na primeira partida oficial do ano, diante do Potiguar de Mossoró, no próximo domingo, na Arena das Dunas, em Natal. Nós sabemos que o Potiguar é uma equipe que tem qualidade, tem um treinador (Wassil Mendes) que conhece muito bem o campeonato e que já enfrentei várias vezes. É um momento importante e a gente espera poder contar com nosso torcedor e começar com o pé direito - destaca. Além de América-RN x Potiguar, a primeira rodada do estadual terá ainda Baraúnas x Globo FC, Alecrim x Corintians-RN e Palmeira-RN x Santa Cruz no domingo. A rodada será concluída na quarta-feira seguinte, com o duelo entre Força e Luz e ABC, no Estádio Barretão, em Ceará-Mirim.
Por Natal

Potiguar de Mossoró anuncia mais um volante e um meia para estadual 2015


Boavista Audax Rio (Foto: Anderson Luiz/Divulgação)Meia Daniel jogou o Campeonato Carioca 2014 pelo  Boavista(Foto:Anderson Luiz/Divulgação)

O Potiguar de Mossoró segue reforçando seu elenco para a disputa do Campeonato Estadual. Nesta quarta-feira, o "Time Macho" anunciou as contratações do volante Josias, ex-América-PE, e do meia Daniel, ex-Boavista. Josias Miranda da Costa Neto tem 23 anos e é natural Atalaia, interior alagoano e começou nas categorias de base do Sport. O volante ainda teve passagens pelo Serra Talhada, Porto-PE, e América-PE. A apresentação de Josias ao elenco alvirrubro será nesta quinta-feira. O outro reforço é o meia Daniel Silva dos Santos, de 24 anos. O jogador é natural de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Revelado pelo Tigres-RJ, o meia disputou as ultimas três temporadas pelo Boavista. Daniel se junta a delegação alvirrubra em Natal, no sábado, véspera da estreia do "Time Macho" no estadual, contra o América-RN. O jogo está marcado para às 18h, na Arena das Dunas.

Por Natal

Fabinho Alves e Kayke formam ataque titular do ABC contra o CSP


ABC - treino coletivo - Estádio Frasqueirão (Foto: Divulgação/ABC)ABC fez treino coletivo no Estádio Frasqueirão, nesta quarta-feira (Foto: Divulgação/ABC)

O ABC continua a preparação para o jogo-treino desta quinta-feira, contra o CSP. O técnico Roberto Fonseca acerta o esquema tático, e confirmou a formação com a dupla de atacantes Fabinho Alves e Kayke. Outra novidade foi a volta do lateral-esquerdo Jussandro, que fez apenas trabalhos físicos na terça-feira. A atividade, realizada no Estádio Frasqueirão, teve várias interrupções do treinador, que ajustava o posicionamento dos atletas em campo. No restante da equipe, o treinador do Mais Querido manteve o goleiro Saulo, o lateral-direito Reginaldo, os zagueiros Suéliton e Leandro Amaro. No meio de campo, Fábio Bahia e Daniel Amora formaram a dupla de volantes, com Zé Mário e Sandro na armação das jogadas. Para o volante Fábio Bahia, que permaneceu como titular na formação alvinegra, o ABC ainda busca o entrosamento ideal para começar o Campeonato Potiguar. Contudo, o jogador ressalta que os jogadores devem se conhecer ainda mais no decorrer da competição. - Claro que assim que começar a competição, vamos aprimorar ainda mais o entrosamento. Eu e o (Daniel) Amora já temos o entrosamento do ano passado. Mas, agora, estamos nos adaptando a forma de jogar do Zé (Mário) e do Sandro, que estão jogando como titulares. Contra o CSP, será mais um jogo-treino, mas a disposição será a mesma do jogo anterior. Precisamos entrar mais concentrados, porque é um adversário, teoricamente, mais difícil, e para isso, vamos mostrar que podemos ter mais força e mais pegada - disse o volante. O ABC faz um segundo jogo-treino da pré-temporada contra o CSP, nesta quinta-feira, às 15h30, no Estádio Frasqueirão. O acesso será permitido apenas para sócios-torcedores, pelo portão B
Por Natal

Santa Cruz-RN anuncia dois reforços e espera definição com centroavante


Rafael Oliveira - zagueiro do Moto Club (Foto: Andreson Lima/Assessoria de Imprensa do Moto Club)Zagueiro Rafael Oliveira defendeu o Moto Clube em 2014 (Foto: Andreson Lima)

O Santa Cruz-RN anunciou nesta terça-feira a contratação de mais dois jogadores para a disputa do Campeonato Potiguar 2015. A diretoria do Tricolor do Trairi contratou o zagueiro Rafael Oliveira, ex-Moto Clube, que jogou o Campeonato Maranhense, e o meia Julinho, ex-Serra Talhada, que atuou no Pernambucano. A dupla já se apresentou ao clube potiguar, e passaram por exames médicos. Em seguida, participaram de treinos físicos com o restante do elenco, no Estádio Iberezão. Segundo o técnico Higor César, o clube ainda busca o acerto com mais um jogador, que poderá vestir a camisa 9 do Tricolor. Estamos negociando com um jogador experiente e que disputou o Campeonato Potiguar. Ele esteve comigo no ano passado, no Globo FC, e acredito que se conseguirmos a sua contratação, será um grande reforço para o Santa Cruz-RN - explicou o treinador. O Santa Cruz-RN estreia no Campeonato Potiguar neste domingo, contra o Palmeira de Goianinha. O jogo está marcado para às 17h, no Estádio Nazarenão.

Por Natal

Potiguar e Baraúnas receberão R$ 200 mil cada

Desde que foi municipalizado, no fim do ano passado, o Nogueirão tem passado por várias reformas e ajustes para atender as exigências feitas pelo Corpo de Bombeiros. Na vistoria surpresa, ficou constatado que as solicitações haviam sido cumpridas.
Anúncio da cota foi feito ontem durante uma visita ao estádio Nogueirão – Foto Wilson Moreno
Anúncio da cota foi feito ontem durante uma visita
ao estádio Nogueirão – Foto Wilson Moreno
A ansiedade dos dirigentes de Potiguar e Baraúnas quanto ao patrocínio master dos dois clubes para o Campeonato Estadual de futebol deste ano foi encerrada na tarde de ontem, 27, quando a Prefeitura Municipal anunciou a cota financeira que será dada aos dois clubes, em troca da publicidade da cidade de Mossoró em destaque nos uniformes oficiais das equipes. O anúncio foi feito durante uma visita ao Estádio Professor Manoel Leonardo Nogueira. Lá, o prefeito Francisco José Júnior confirmou que cada um dos times vai receber a quantia de R$ 200 mil, que será paga em cinco parcelas de R$ 40 mil, sendo a primeira prevista para a primeira quinzena de fevereiro. Esse valor é o mesmo dado em 2014. “Vamos tentar quitar essas parcelas em dia porque sabemos que os clubes de nossas cidades têm muitas dificuldades para sanar os seus débitos”, disse o prefeito. O presidente do Potiguar, Jorge do Rosário, gostou do valor que foi garantido para o alvirrubro nesta temporada 2015, mas confessa que uma quantia maior atenderia melhor as necessidades do clube. “Quem recebe sempre acha pouco e quem paga sempre acha muito [risos]. Mas acho que o valor é razoável e atenderá parte das nossas necessidades”, descontraiu Jorge. José Peixeiro, mandatário do Baraúnas, também se mostrou satisfeito e lembrou que essa não é uma ajuda, e sim, uma troca entre Prefeitura e clubes. “Através dos times da cidade, o poder público divulga o município para outros locais e aumenta o potencial turístico de Mossoró. Desta forma ganham os dois lados, nós com o dinheiro e eles com a publicidade”, analisou Peixeiro.

NOGUEIRÃO
Na visita ao Nogueirão, poder público, clubes, imprensa e torcedores também analisaram as adequações que estão sendo concluídas no local para que o estádio seja liberado com laudo oficial do Corpo de Bombeiros. Na tarde de segunda-feira, 26, oficiais da corporação fizeram uma vistoria surpresa e indicaram a emissão desse laudo para hoje, 28. Desde que foi municipalizado, no fim do ano passado, o Nogueirão tem passado por várias reformas e ajustes para atender as exigências feitas pelo Corpo de Bombeiros. Na vistoria surpresa, ficou constatado que as solicitações haviam sido cumpridas. Entre as exigências feitas pelos Bombeiros e atendidas pelo município estão: melhoria na acessibilidade, pintura das arquibancadas, reforma do alambrado e a melhoria no sistema de iluminação e refletores. Sobre os hidrantes, a Secretaria de Comunicação informou que a rede não foi instalada devido ao alto custo e a demora para a obra ser concluída, no entanto, os hidrantes serão substituídos pela presença de carro-pipa e da brigada de combate a incêndio. O primeiro jogo no Estádio Nogueirão deve ocorrer somente dia 8 de fevereiro, na segunda rodada do Estadual. Isso porque o Baraúnas está impedido de atuar em Mossoró, devido a uma punição imposta pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-RN), então mandará o confronto do próximo domingo, 1º, contra o Globo FC, no Estádio Walter Bichão, em Macau. No dia 8, o jogo será entre Potiguar e Força e Luz, às 17h.
Fonte: Gazeta do Oeste

"Me chamam de avô", diz ex-Timão, Fla e Flu que defende clube no RN

Márcio Costa, novo zagueiro do Corintians-RN (Foto: Divulgação/Corintians-RN)Márcio Costa vai disputar o Potiguar 2015 pelo Corintians-RN(Foto:Corintians-RN)
A profissão de jogador de futebol é uma montanha russa para muitos desportistas. Do início em categorias de base até o primeiro jogo por uma equipe profissional, anos de suor e dedicação são colocados à prova. Para alguns, o êxito da vitória e a recompensa com títulos. Para outros, o ostracismo e o sofrimento com o álcool e as drogas. Aos 41 anos, o zagueiro Márcio Costa mostra que ainda "tem muita lenha para queimar" e aceitou mais um desafio: defender o Corintians-RN, clube do interior do Rio Grande do Norte e que conquistou seu único título estadual em 2001. Esse será o 20º time na carreira do jogador, que já vestiu a camisa do "xará" mais famoso, o Corinthians, e levantou o troféu do Mundial de 2000, além de ser campeão carioca pela dupla Flamengo e Fluminense. Márcio desembarcou há poucos dias na cidade de Caicó - a 256 km de Natal -, ao lado de alguns companheiros do Legião-DF - o lateral-direito Thiaguinho, o meia Vaninho e o atacante William Magrão -, seu último clube em 2014. A experiência na vida e o conhecimento em campo deram ao zagueiro um tratamento especial e a admiração do elenco do Galo de Seridó, de quem recebeu o carinhoso apelido de "avô". Às vezes, os caras me chamam de avô... Mas é tudo com muito respeito. É sempre bom procurar ajudar aos novos jogadores que estão começando na carreira, por conta das muitas dificuldades que existem nesse caminho - disse Márcio Costa. Entre as conquistas no currículo, Márcio faz questão de ressaltar a mais importante: o Mundial de Clubes da Fifa, em 2000, quando foi titular no Timão. Naquela decisão, disputada no Maracanã, o Corinthians venceu o Vasco, nos pênaltis, por 4 a 3. Quinze anos depois, o jogador se mantém em atividade e chega ao Galo do Seridó como grande reforço do elenco, que ainda conta com atletas que estavam atuando no Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo, Paraíba e Ceará, além do Distrito Federal. Carioca, o defensor tem grandes passagens pela dupla Fla-Flu, onde conquistou títulos estaduais entre os anos de 1995 e 1997 e, mesmo jogando por outros clubes e em vários estados brasileiros, nunca havia jogado no Rio Grande do Norte. A nova realidade do jogador é encarada com naturalidade, e apesar da dificuldade do clima e do ambiente fora de casa, Márcio garante estar adaptado à nova rotina, que revela ter optado pelo RN por conta da semelhança com sua cidade natal, o Rio de Janeiro. Eu sou do Rio de Janeiro e já estou acostumado com a alta temperatura. Está tudo tranquilo, o pessoal é muito simpático e o trabalho está desenrolando com muita fluidez. Tinha uma grande vontade de conhecer o Rio Grande do Norte, por conta de Natal, que é uma cidade muito bonita, e essa proposta do Corintians-RN caiu como uma luva. Vim para cá com o pensamento de mostrar um bom trabalho até o final do estadual. Depois, quem sabe, eu possa ficar por aqui - analisa o jogador.
Longevidade no futebol
Para acompanhar a evolução tática e, principalmente, física do futebol, Márcio Costa revela que não descuida das atividades físicas e, mesmo que não esteja jogando, se mantém em forma em academias ou peladas com amigos. O bom condicionamento proporciona ao atleta um índice baixo de lesões ou longos períodos de inatividade. No Corintians-RN, os treinos acontecem na cidade de Caicó, que fica na região semiárida do Rio Grande do Norte. O Estádio Marizão, casa do Galo do Seridó, ainda não tem condições de receber partidas oficiais de futebol, devido à falta de laudos técnicos dos órgãos responsáveis pela segurança do torcedor - Crea, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. No entanto, a única parte do estádio que está em boas condições é o gramado, que atende às exigências do time caicoense. Alheio aos problemas estruturais do estádio, Márcio Costa se mostra otimista com o desempenho no Campeonato Potiguar e comprova a permanência no futebol devido à ausência de lesões. Aos 41 anos, o jogador lembra que as vezes que não jogou foram por alguma punição ou por opção dos treinadores. Nunca fui jogador de sofrer lesões e, até hoje, estou jogando em alto nível. Na minha visão, tenho totais condições de jogar pelo Corintians-RN e estou me preparando para isso. Mesmo sem ter uma informação oficial se vamos utilizar o estádio, o campo é bom para os treinos e isso ajuda na preparação - finalizou.
Por Natal

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Estádio Nogueirão está pronto para temporada de futebol 2015

Após uma vistoria surpresa do Corpo de Bombeiros na tarde desta segunda-feira, o Estádio Professor Manoel Leonardo Nogueira, o Nogueirão, recebeu a liberação dos oficiais. Desde que foi municipalizado, o estádio tem passado por várias reformas e ajustes para atender as exigências feitas pelo Corpo de Bombeiros. Após cumprir todas as solicitações, o Nogueirão está apto a receber os jogos do Campeonato Estadual 2015.
Vistoria surpresa identificou boas condições do estádio (Foto: Robson Carvalho)
De acordo com Abraão Dutra, secretário de Esporte e Lazer, o laudo dos bombeiros a favor da liberação será emitido na quarta-feira, 28. O laudo terá a liberação com restrições devido à ausência da rede de hidrantes. A rede não foi instalada devido o alto custo e demora para a obra ser concluída, no entanto os hidrantes serão substituídos pela presença de carro pipa e da brigada de combate a incêndio.
Jogos
Entre as exigências feitas pelos bombeiros e atendidas pelo município estão: Melhoria na acessibilidade, pintura das arquibancadas, reforma do alambrado e a melhoria no sistema de iluminação e refletores. O secretário adianta que o laudo só não será emitido amanhã porque o Capitão Eduardo, comandante do Corpo de Bombeiros de Mossoró, está em Natal e o laudo precisa da assinatura dele. “Tudo que foi solicitado foi feito. O torcedor mossoroense pode ficar tranquilo que o estádio está liberado e pronto para que as partidas aconteçam”, destaca Abraão Dutra. Com a parte estrutural reformada, o Nogueirão está pronto para receber os jogos de Potiguar e Baraúnas no Campeonato Estadual e Campeonato Brasileiro série D, caso um time da cidade consiga vaga. O Campeonato Estadual começa no dia 01 de fevereiro, mas o primeiro jogo no Nogueirão só irá acontecer no dia 08, na partida entre Potiguar x Força e Luz.
Com  informações da Prefeitura de Mossoró.
Via Blog do Carlos Santos

"Ainda me olham estranho", revela preparadora física de clube do RN

Thaise Yamamoto, preparadora física do Palmeira de Goianinha - RN (Foto: Reprodução/Facebook)Thaise Yamamoto é a preparadora física do Palmeira (Foto: Reprodução/Facebook)
O preconceito em relação ao gênero em determinadas profissões ultrapassa o senso comum e beira ao exagero. As barreiras sociais enfrentadas pelas mulheres em situações ditas como masculinas deixam uma grande parcela da sociedade revoltada. No esporte, esses casos não são diferentes e quando uma profissional aparece no convívio dos homens, há uma desconfiança sem ao menos medir o grau de qualificação dela. No Rio Grande do Norte, uma educadora física tenta quebrar as barreiras do preconceito para colocar em forma os jogadores do Palmeira de Goianinha, time que vai disputar o Campeonato Potiguar 2015. A santista Thaise Yamamoto, de 22 anos, é apaixonada por futebol, tanto que optou por ingressar no curso de Educação Física. Formada desde 2013, ela conta que sempre gostou de futsal e futebol. Nas quadras, Thaise jogou nas categorias de base do Santos e outros clubes da região. No campo, a opção foi o Jabaquara, onde integrou a comissão técnica das equipes juniores. O convite para se aventurar no Rio Grande do Norte surgiu no final de 2014, quando o Palmeira de Goianinha se alojou no centro do treinamento do Jabaquara, e fez a preparação para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Os dois clubes, em parceria, trocaram experiências e integrantes das comissões técnicas, e Thaise assumiu a preparação física do Verdão. Eu estava no Jabaquara, e o meu chefe cogitou a possibilidade de eu trabalhar no Palmeira. Depois de umas três semanas, eu aceitei a proposta. O Jabaquara tem uma parceria com uma empresa, que também fechou com o Palmeira. Daí, o acerto ficou bem mais fácil e pude vir para cá - disse Thaise. Mesmo atuando como profissional no futebol desde os 20 anos, Thaise conta que ainda sofre com o preconceito e com a desconfiança de jogadores e torcedores. A educadora física conta que nas vezes em que esteve num estádio, fazendo parte de uma comissão técnica, os olhares de crítica sempre surgem para o seu lado. Eu sinto isso. Ainda me olham estranho e quando entro em um estádio de futebol, a torcida mostra aquele olhar de preocupação: como pode uma mulher estar numa equipe de futebol masculina? - lamenta. Em Goianinha desde o dia 4 de janeiro, Thaise aperta a preparação dos jogadores do Palmeira e cobra muito empenho durante as atividades, tanto que alguns reclamam da forte intensidade dos trabalhos. Mesmo assim, a profissional tem "carta branca" da diretoria alviverde, que acredita num rendimento satisfatório durante o estadual. Segundo Thaise, os conhecimentos aplicados com a equipe profissional são diferentes das quais utilizava com os atletas juniores, por isso, a reclamação dos jogadores. No começo, os jogadores meio que olharam diferente e eu peguei bem pesado. No primeiro dia de treinos, ficaram achando estranha a minha presença e a quantidade de exercícios. No segundo dia, já pediram para que eu maneirasse nas atividades. Ouvi muito aquelas frases 'será que ela tem experiência? Será que ela sabe o que está fazendo?', mas agora os jogadores estão se acostumando com o meu trabalho - conta.
Longe de casa
Thaise Yamamoto faz sua primeira experiência profissional longe de casa. Natural de Santos, a preparadora física nunca havia saído para outro estado para exercer sua profissão e tem em Goianinha a chance de mostrar que a qualificação pode render bons frutos. Contudo, a saudade de casa já aperta o coração da jovem, que procura focar no trabalho e na missão que tem à frente do time. Nunca estive fora de casa e essa é minha primeira vez no Rio Grande do Norte. A saudade está começando a bater, porque no começo é tudo muito novidade. A falta da minha família é uma coisa muito complicada para mim. Eu sou de Santos, mas moro em Cubatão e ela se parece com Goianinha, por ser pequena. Isso é muito bom - contou. Entre um treino e outro, Thaise busca conhecer melhor o local onde mora e já percorreu alguns pontos turísticos do estado, como a Praia da Pipa, em Tibau do Sul. O próximo passo será explorar novas praias do litoral Sul potiguar. Me falaram muito bem das praias, e acabei indo a Tibau do Sul, que é um lugar belíssimo, por conta de alguns treinos do time. Quando tiver uma folguinha, eu preciso conhecer mais locais. Me falaram muito da praia de Ponta Negra (em Natal) e a de Pirangi (em Parnamirim). Espero que essa fase aqui seja positiva para mim - almeja.  O contrato de Thaise Yamamoto com o Palmeira de Goianinha dura até o final do Campeonato Potiguar e, após a competição, ela voltará para Santos, onde deverá assumir a coordenação da preparação física do Jabaquara.
Por Natal

ABC faz festa para apresentar equipe e torcida cobra título estadual

A noite desta segunda-feira foi de festa para o torcedor do ABC, que pôde conhecer de perto todo o elenco que vai representar o Alvinegro no Campeonato Potiguar 2015. Cerca de 1.300 pessoas foram ao Estádio Frasqueirão e vibraram a cada nome anunciado. Os mais festejados foram os volantes Daniel Amora e Fábio Bahia, o zagueiro Suéliton, o goleiro Gilvan e o atacante Alvinho. Também teve espaço para cobranças e a torcida gritou que "o estadual é obrigação" e "queremos raça do time todo".
Jogadores do ABC - apresentação oficial (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com) 
Apresentação oficial do elenco do ABC contou
com 27 jogadores (Foto: Augusto Gomes/GE.com)
Concordo com os torcedores. Um clube da grandeza do ABC, que já foi campeão 52 vezes, tem obrigação de ganhar o estadual. Nós estamos trabalhando muito para isto acontecer e, mais do que isso, voltarmos à elite do Campeonato Brasileiro - afirmou o vice-presidente financeiro e de relações institucionais do ABC, Rogério Marinho. O técnico Roberto Fonseca, que renovou contrato com o Alvinegro após livrar a equipe do rebaixamento à Série C em 2014, garantiu "suor e energia" para buscar o título estadual, e disse que o torcedor terá orgulho da equipe que está sendo montada. Nós que chegamos no final do ano passado já sabemos a a força do nosso torcedor. Esta apresentação serve para que estes atletas conheçam o tamanho desta responsabilidade de estar representando vocês em campo, com esta vontade de vencer - declarou. O presidente Rubens Guilherme se empolgou no discurso aos torcedores e disse que está com muito tesão de voltar a ser campeão estadual em 2015. Também apontou a meta de obter o acesso à primeira divisão do Brasileirão. Estamos iniciando a arrancada para um ano vitorioso do ABC. Estamos com muito tesão para ganhar o estadual e subir para a Série A. A maior alegria que tive no ABC foi a conquista do Campeonato Brasileiro da Série C, em 2010, mas tenho certeza que vamos superar esta conquista com o acesso à Série A. O Rio Grande do Norte só tem o ABC na Série B e é muito gostoso isso - falou. Representando todos os jogadores, o escolhido para falar com a torcida foi o meia Sandro, que se disse muito feliz em vestir a camisa do ABC no ano do centenário e falou que "2015 é o ano da vitória". Estou  muito feliz e honrado por estar vestindo essa camisa do ABC neste ano importante de centenário, um ano em que a equipe está traçando grandes objetivos. Primeiramente, o Estadual, claro. É um campeonato difícil, mas o ABC vai sempre brigar por títulos e não vai ser diferente esse ano. Depois tem Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil. Tem muito trabalho ainda pela frente e eu estou muito feliz. E com pensamento positivo - disse o meia Sandro.
Por Natal

Atacante Dudu se apresenta ao Potiguar e garante estar bem fisicamente

Dudu teve passagem pela base do Vasco da Gama e estava por último no Sport Atalaia-AL – Foto Marcelo Diaz/ACDP
Dudu teve passagem pela base do Vasco da Gama e estava
por último no Sport Atalaia-AL – Foto Marcelo Diaz/ACDP
Após dispensar o atacante Anderson Oliveira, a diretoria do Potiguar trabalhou rápido e anunciou no fim de semana passado a contratação do atacante Dudu, que estava defendendo o Sport Atalaia-AL. O jogador se apresentou ao alvirrubro mossoroense na manhã de ontem e participou das atividades junto com o grupo do time Príncipe. Com 24 anos, Dudu coleciona passagens por CRB-AL, Capelense-AL, Comercial de Viçosa-AL, Sport Atalaia-AL, além de uma passagem de três meses pela base do Vasco da Gama. “Eu vou dar o meu máximo para ajudar a minha equipe. Passei por CRB, Vasco, Sport Atalaia… Tenho que agradecer ao clube. Agora é esperar fazer o meu melhor e dar alegria a essa torcida linda que gosta de apoiar bastante”, comentou Dudu. Apesar de ter se apresentado ao Potiguar restando apenas uma semana para o início do Campeonato Estadual, Dudu garante está em boa forma. “Estava trabalhando no Sport. Se o professor optar por mim vou fazer o meu melhor. O importante é sair de campo com a vitória”, disse. Além de Dudu, a diretoria do Potiguar espera anunciar ainda nesta semana a contratação do meio-campista Daniel, que esta atualmente no Boa Vista, do Rio de Janeiro. O jogador já acertou verbalmente com o Potiguar, restando apenas a liberação por parte da equipe carioca, que deve acontecer ainda nesta semana. Com isso, o Potiguar espera que o jogador chegue a Mossoró no máximo até a próxima quinta-feira.
Nogueirão deve ser liberado pelo Corpo de Bombeiros
Em nova vistoria realizada na tarde de ontem pelo Corpo de Bombeiros no Estádio Manoel Leonardo Nogueira ficou constatado que todas as exigências feitas foram cumpridas e a Praça de Esportes deverá ser liberada ainda nesta semana para o Campeonato Potiguar. “Da ultima vistoria que foi feita pelo Corpo de Bombeiros faltava cinco exigências. O RT do plano de emergência, que foi entregue. O laudo estrutural com RT que foi entregue. Os extintores, o alarme, e o quadro de energia que foi reposto. Por parte dos bombeiros, não existe mais nenhuma pendência para que a gente cumpra. Vamos sentar com os bombeiros para que seja emitido o laudo definitivo com restrições por conta dos hidrantes”, explicou Abraão Dutra, secretário de esportes de Mossoró.
Fonte: Gazeta do Oeste


segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

América inicia venda de ingressos para estreia no Campeonato Potiguar

A estreia do América no Campeonato Potiguar 2015 será diante do Potiguar de Mossoró, no próximo domingo (1). Os ingressos para a partida, que será realizada na Arena das Dunas, a partir das 18h, já estão à venda. A entrada pode ser garantida pelo site da Arena das Dunas, até o horário do jogo, ou na Sede provisória do Clube (Rua Miguel Barra, 760 - Tirol), até o sábado (31). No dia da partida, os ingressos serão vendidos na Arena das Dunas (Bilheteria 02 - Portão L). Os preços cobrados variam de R$ 15 a R$ 70.
Adriano AbreuTorcida americana voltará à Arena das Dunas neste domingo (1) 
Torcida americana voltará à Arena das Dunas neste domingo (1)
Valores praticados:
- 1º anel Leste: R$ 30 (Inteira) / R$ 15 (meia)
- Cadeira Premium: R$ 70 (Inteira) / R$ 35 (meia)
- 2º anel Noroeste (Visitante): R$ 30 (Inteira) / R$ 15 (meia)
Fonte: Tribuna do Norte

Formado nas bases do ABC, zagueiro Mael retorna ao clube alvinegro


Mael, zagueiro do ABC (Foto: Divulgação/ABC)Após dois anos, zagueiro Mael está de volta ao Mais Querido (Foto: Divulgação/ABC)

A diretoria do ABC anunciou nesta segunda-feira a volta do zagueiro Mael, formado nas bases do clube alvinegro. O jogador, de 20 anos, estava jogando pela equipe B do Internacional desde o ano passado. O jogador foi negociado pelo Mais Querido em 2013 com o Santos, após o término do seu contrato.  Segundo o vice-presidente administrativo e de relações institucionais do ABC, Rogério Marinho, a expectativa é que o retorno do jogador ao clube abecedista aconteça no início do mês de fevereiro.  É um nome já conhecido por nós, por ser formado aqui (no ABC) e estamos conversando com o representante do jogador e com o próprio atleta. Esperamos a chegada dele no início do mês de fevereiro - disse Rogério Marinho. Quanto ao nome do novo centroavante, o dirigente alvinegro explicou que as negociações estão em andamento, mas não citou qual jogador deve ser anunciado pelo clube. Contudo, ressaltou que a diretoria está analisando de forma mais criteriosa a escolha pelo reforço, que já conta com o atacante Kayke, ex-Atlético-GO e Flamengo, na posição, e contou que o acordo pode ser fechado durante o Campeonato Potiguar. Não estamos com muita pressa, mas estamos buscando um jogador com um critério maior. Nós temos o Kayke, que atuou no ano passado nessa posição e pode nos ajudar. Nós temos alguns nomes em vista, e contamos com uma parceria de um dos nossos patrocinadores para fechar esse acordo. Esse novo jogador pode chegar ao clube durante o estadual - revelou. O elenco do ABC se apresenta nesta segunda-feira, após a derrota no jogo-treino para o Atlético Potengi, por 1 a 0. O técnico Roberto Fonseca pediu a realização de um teste com bola, mas a diretoria alvinegra ainda deve confirmar ou não o jogo-treino.
Por Natal