O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 15 de agosto de 2015

Dinamarca atropela o Palmeiras pela Copa dos Campeões com show de Gugu

Gugu brilhou hoje contra o Palmeiras
A Dinamarca do Sitio Casa Forte atropelou literalmente o Palmeiras do Alto São Francisco na tarde deste sábado(15/08) pela Copa dos Campeões do Assu - Edição 2015 - o time alvirrubro não tomou conhecimento do atual Campeão da cidade que jogou sem vários titulares e sem dó nem piedade aplicou uma sonora goleada pelo placar de 6 a 0 no time alviverde. Os gols da Dinamarca foram marcados por Gugu(3), Elissandro, Lailson e Luciano. O Palmeiras agora vai se contentar em buscar conseguir uma vaga na semifinal do campeonato municipal enquanto que a Dinamarca ratifica a sua condição de favorita nas duas competições e vai em busca de mais um título para a Casa Forte.
Show do baixinho Gugu
A tarde de hoje foi de um jogador que no dia em que está inspirado faz a diferença, falo do pequeno atacante gigante Francisco Edgleison, o Gugu, que já disputou uma Taça São Paulo de Futebol Junior pelo ASSU, sendo um dos responsáveis pela campanha de classificação do Camaleãozinho  para a Copinha no ano de 2012.
Dinamarca da casa em busca de mais um título

Texto e Imagem: L. Filho

Após seis jogos sem vitória, Toninho Cecílio entrega cargo no ABC

Depois da derrota para o Boa Esporte neste sábado, pela 19ª rodada da Série B do Brasileirão, Toninho Cecílio pediu demissão do cargo e não é mais treinador do ABC. Em seis jogos no comando do Alvinegro, foram cinco derrotas e um empate, resultando em um aproveitamento de 5,55%.
Toninho Cecílio, técnico do ABC (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com) 
Toninho Cecílio deixa o comando do ABC após cinco
derrotas e um empate (Foto: Augusto Gomes/GE.com)

Pelo momento que o clube está atravessando, frente aos resultados, eu achei melhor abrir espaço para outro profissional. Eu entendo que os resultados não estão de acordo com o trabalho que a gente faz no dia a dia. Agradeço a diretoria porque fui respeitado desde o dia que cheguei. Mas o fato é que a instituição precisa reagir e eu não fui o profissional que fiz isso acontecer - disse Cecílio ainda no gramado do Frasqueirão. Toninho Cecílio foi o quarto técnico do ABC nesta temporada. Antes dele, Josué Teixeira, Roberto Fonseca e Gilmar Dal Pozzo já comandaram a equipe em 2015, além do interino Ademir Fesan. O diretor de futebol do ABC, Marcelo Abdon, diz que desconhece a procura por Silas, ex-Ceará. Segundo ele, a diretoria ainda não tem nomes em vista para substituir Toninho Cecílio e vai se reunir neste domingo para tratar do assunto. Vamos conversar ainda amanhã (domingo). Depois do jogo, a gente se reuniu e Toninho entregou o cargo. Toninho é um grande profissional, acompanhei o trabalho dele no dia a dia e veio para Natal tentando fazer o melhor para o ABC. Infelizmente, não deu certo. Ele foi o primeiro a reconhecer - contou.
Por Natal

ABC perde para o Boa e encerra turno da Série B sem vencer em casa


Mais uma vez o ABC "caiu" em casa (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)
Mais uma vez o ABC “caiu” em casa
(Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)

Dez. Esse foi o número de partidas em que o ABC jogou em casa no primeiro turno da Série B. Zero é o número de vitória jogando no Frasqueirão. Na tarde deste sábado (15), o Alvinegro recebeu o Boa Esporte-MG e foi derrotado mais uma vez. 1 a 0 a favor dos mineiros. O meio-campista Chapinha marcou o único gol do jogo aos 8 minutos do segundo tempo. A partida foi válida pela 19ª rodada da competição nacional. Com mais um resultado negativo, o time potiguar termina a primeira fase da Segundona na 18ª posição, com 17 pontos. Até o desfecho da rodada, o Alvinegro pode ser ultrapassado e encerrar o turno na 19ª colocação, a frente apenas do Ceará-CE. O Boa é o 16º colocado, agora com 22 pontos e empurrou a Luverdense-MT, que tem 20, para o Z4. Para agravar a situação, o clube natalense não vence pelo Brasileirão há mais de um mês, equivalente a oito jogos. Se tratando de partidas no estádio Frasqueirão, o jejum é ainda mais grave. O último triunfo em Natal aconteceu no dia 14 de abril, há quatro meses, sobre o Baraúnas, na 5ª rodada do segundo turno do estadual. No próximo sábado (22), o ABC enfrenta o Oeste-SP, às 21 horas, no estádio Prefeito José Liberatti, em Osasco, interior paulista. O duelo é válido pela 20ª rodada da Série B, a primeira do segundo turno.
Sonolento
Assim foi o primeiro tempo entre ABC e Boa Esporte, no estádio Frasqueirão. Os primeiros minutos foram de estudo entre as duas equipes e de muita dificuldade para os dois lados. O primeiro lance real de ataque aconteceu apenas 18 minutos. Ronaldo Mendes arriscou de fora da área e obrigou ao goleiro Andrey a fazer grande defesa. Apesar dos problemas, o time potiguar esteve mais perto de marcar. Aos 23 minutos, Edno cobrou falta, mas mandou longe da trave. Nas poucas presenças ofensivas, a equipe mineira tentou explorar o jogo aéreo. Sem sucesso. Apenas aos 38 minutos, o ABC criou o melhor lance do primeiro tempo. A zaga tentou afastar a bola, que bateu em Edno e sobrou para Rafael Oliveira. O atacante se livrou da marcação e bateu forte, mas a bola saiu pela linha de fundo. Aos 43, o jogador teve mais uma chance. Após cobrança de falta, Rafael Oliveira, sem marcação, jogou para a fora a última chance da primeira etapa.
Nova derrota
(Foto: Diego Simonetti/Blog do Major)
Logo no início do segundo tempo, o Boa Esporte surpreendeu e marcou. Aos 7 minutos, Clebson arriscou de fora da área e a bola explodiu no travessão. Na sobra, o time mineiro ficou com a posse e Pirão cruzou na cabeça de Chapinha, que mandou para o gol sem chances para Gilvan. Em busca do resultado, o técnico Toninho Cecílio mexeu duas vezes. Sacou o atacante Edno e o volante Dedé e colocou Bismark e Cleyton. Mas as mudanças não resolveram o problema ofensivo do Alvinegro. Satisfeito com o resultado e também enfrentando dificuldades para chegar ao ataque, o Boa Esporte passou a administrar a vantagem. Apenas aos 43 minutos, o ABC voltou ao ataque. Bismark avançou pela esquerda, puxou para o meio e bateu rasteiro. O goleiro Andrey fez grande defesa, segurando a vitória da sua equipe.
Por Heilysmar Lima/Portal no Ar

Técnico aprova desempenho do América: “Foi nossa melhor apresentação”


Roberto Fernandes ficou satisfeito com o desempenho americano (Foto: Wellington Rocha/ PortalNoAr)
Roberto Fernandes aprovou o desempenho americano
(Foto: Wellington Rocha/ PortalNoAr)

Na noite desta sexta-feira (14), o América venceu o ASA-AL na Arena das Dunas por 2 a 0 e subiu na classificação do grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro. O técnico americano, Roberto Fernandes, aprovou o desempenho da equipe, apesar de a equipe ter vários desfalques. “Foi uma vitória importante contra um adversário direto, que tem bons valores individuais. Para mim, foi nossa melhor apresentação na competição. Mesmo nas partidas em que vencemos adversários atrás na classificação, nós tínhamos feito jogos sem controle. Hoje, terminamos a partida com a bola no pé”, analisou. O Alvirrubro entrou em campo sem quatro titulares – Flávio Boaventura, Álvaro, Max e Adriano Pardal –, o que causou um quebra-cabeça para o comandante. No entanto, Fernandes parabenizou a atuação dos substitutos. “Devemos valorizar, também, aqueles jogadores que não estavam o time titular. Principalmente, o Zé Antônio Potiguar e o Thiago Potiguar, que fizeram um bom jogo”, avaliou.
Paciência
Na vaga de Max, Roberto Fernandes apostou em Gláucio, que não se destacou em campo e acabou irritando alguns torcedores. O treinador rubro contestou os protestos e explicou a escolha pelo atacante. “Gostaria de pedir que a torcida tivesse paciência com o jogador da casa. Se fala muito que não se dá oportunidade ao jogador da base e as vezes se perde a paciência. Para se ter uma ideia, o jogador mais avançado que nós tínhamos no banco era o Mateus. Não tínhamos á disposição outro atacante. Se em um jogo como esse, nós não tivermos paciência e tirado o Gláucio, nós perderíamos a referência no ataque”, finalizou.
Decisão
O América volta a campo no domingo (23), em partida válida pela 13ª rodada, diante do Salgueiro-PE, às 16 horas, no estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro. O técnico americano acredita que será o jogo mais importante da primeira fase da competição. “Será o jogo mais decisivo. É um confronto direto na casa do adversário. Voltar de Salgueiro com a vitória será um passo importante para consolidar a permanência no G4”, finalizou.
Por Heilysmar Lima/Portal no Ar

Atacante do MEC faz dois em amistoso, mas lamenta 'apagão'


Robertinho marcou dois gols contra Upanema
Até que Robertinho fez sua parte, fazendo dois gols, mas a boa atuação do atacante não foi suficiente para que o Mossoró Esporte Clube pudesse ter saído de campo com a vitória no amistoso de sexta-feira à noite, 14, diante da seleção de Upanema. Realizado no Estádio Leonardo Nogueira, o jogo terminou no empate por 2x2 e os gols saíram no segundo tempo. Robertinho abriu o placar batendo pênalti que ele próprio sofreu. Novamente o atacante, após receber lançamento, driblando o goleiro Wendel antes de concluir para o gol. O time do Upanema chegou ao empate nos últimos cinco minutos da partida. Rafael, cobrando falta com maestria, descontou. Também em bola parada, no arremate de Rafael, o goleiro Érico “bateu roupa”, e na sobra, Giliarde completou para as redes. Robertinho estava feliz pelos gols marcados, mas não saiu tão satisfeito assim da partida por conta do “apagão” do time nos últimos minutos. “Pelo menos, foi em um amistoso. Valendo três pontos, esperamos não vacilar como vacilamos nesses minutos finais”, comentou o atleta. Apesar do empate, o técnico do MEC, Alex Rodrigues, gostou da postura da equipe e afirmou que o amistoso “foi válido porque deu para tirar algumas conclusões”, completou. “Esse time (Upanema) poderia muito bem jogar a segunda divisão, pois é uma boa equipe, e forçou bem o jogo. Por isso, o teste foi valido”. A partida para o MEC serviu de preparação para a segunda divisão do Campeonato Estadual. O evento largará no sábado, 22, e o jogo de estreia será contra o Assu, no Leonardo Nogueira.
‘ESPIÃO’
O técnico do ASSU, Reginaldo Sousa, estava nas cadeiras do Nogueirão assistindo ao jogo do seu adversário.  Ele elogiou o MEC e descartou qualquer favoritismo de sua equipe, como vem sendo comentado por muitos considerando o investimento feito por sua diretoria na contratação de vários jogadores. “Não se enganem com o Santa Cruz e com o Potengi; ambos estão se preparando forte e possuem suas armas. O MEC, pelo jogo que vimos agora, também tem suas qualidades. Uma equipe bem armada e veloz”, comentou.
Texto e Imagens: Marcos Santos/Jornal de Fato

De portas fechadas, ABC recebe Boa Esporte para encerrar jejum na Série B


Pela segunda vez nesta Série B o ABC vai entrar em campo sem a torcida no estádio (Foto: Wellington Rocha/ PortalNoAr)
Pela segunda vez nesta Série B o ABC vai entrar em campo
sem a torcida no estádio (Foto: Wellington Rocha/ PortalNoAr)

Na tarde deste sábado (15), o ABC vai entrar em campo pela 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, a última do primeiro turno. Punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), devido ao lançamento de fogos de artifício dentro do campo, o Alvinegro não vai contar com o seu torcedor para enfrentar o Boa Esporte-MG. A partida está marcada para as 16h30, no estádio Frasqueirão. Na zona do rebaixamento, ocupando a 17ª posição, com 17 pontos, o time potiguar precisa da vitória para encerrar o jejum de sete jogos sem vencer e para não ficar mais distante da saída incômoda “zona da degola”. Para a partida, o técnico Toninho Cecílio deve fazer mudanças importantes na equipe titular. A que chama mais atenção é saída do goleiro Saulo, titular absoluto durante toda a temporada. Seu substituto será Gilvan. Outras novidades são a estreia do lateral direito Ednei, que substitui Reginaldo, suspenso, e no meio, Neto retorna ao time principal e Michel passa para a lateral esquerda no lugar de Marcílio, sacado pelo treinador. As mudanças vão além. Recuperado de lesão, o meia Ronaldo Mendes retorna ao time titular e deixa Bismark no banco. Fabinho Alves, lesionado, fica fora e Rafael Oliveira fica com a vaga no ataque. Assim, o ABC deve ir a campo com: Gilvan, Ednei, Luizão, Leandro Amaro e Michel; Fábio Bahia, Rafael Miranda, Neto e Ronaldo Mendes; Edno e Rafael Oliveira. Até aqui, o Alvinegro fez nove partidas como mandante e ainda não conseguiu vencer. Ao todo são quatro empates e cinco derrotas. A última vitória em casa aconteceu no dia 14 de abril, diante do Baraúnas, pela 5ª rodada do segundo turno do Estadual.
Boa Esporte
Na 17ª colocação, com 19 pontos, o Boa Esporte entra na partida com a esperança da vitória para sair da zona do rebaixamento. A equipe vem de vitória por 1 a 0 sobre o Macaé-RJ, na última terça-feira (11). Para o confronto na capital potiguar, o técnico Nedo Xavier não vai poder contar com o volante Radamés, que se machucou no confronto diante do time carioca. O substituto deverá ser Gabriel Dias. Outra mudança deve ser a entrada de Chapinha, autor dos gols na vitória sobre o Macaé, no time titular.
Por Heilysmar Lima/Portal no Ar

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

América vence na Arena das Dunas e ultrapassa ASA na classificação da Série C

América chega ao 3º lugar do grupo A (Foto: Wellington Rocha/ PortalNoAr)
América chega ao 3º lugar do grupo A
(Foto: Wellington Rocha/ PortalNoAr)
O América conquistou uma importante vitória na noite desta sexta-feira (14). O Alvirrubro recebeu o ASA-AL na Arena das Dunas e venceu por 2 a 0 e segue invicto como mandante. Os gols foram marcados pelo zagueiro Cléber, no primeiro tempo, e pelo atacante Thiago Potiguar, na etapa complementar. A partida foi válida pela 12ª rodada do grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo, os rubros saíram do quarto para o terceiro lugar da chave, com 20 pontos. O time alagoano agora é o quarto, com a mesma pontuação, mas tem desvantagem no número de vitórias. Na próxima rodada, o América tem mais um duelo decisivo. Pela 13ª rodada da Terceirona, a equipe potiguar encara o Salgueiro-PE, no estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro. A partida está agendada para o domingo (23), às 16 horas.
Alvirrubro na frente
O começo do duelo foi movimentado na Arena das Dunas. Jogando em casa, o América comandou as ações e se concentrou no campo de ataque. Apesar disso, o ASA deu a primeira finalização do jogo com Jorginho, aos 6 minutos, mas Pantera segurou sem dificuldade. A primeira chegada de perigo do Alvirrubro aconteceu aos 15 minutos. Gláucio invadiu a área, se livrou da marcação e caiu, a bola sobrou com a zaga, que mandou para escanteio. O jogador ficou pedindo pênalti. Na cobrança, Zé Antônio Paulista cabeceou perto da trave.
Cléber abriu o caminho da vitória aos 18 minutos do primeiro tempo (Foto: Wellington Rocha/ PortalNoAr)
Cléber abriu o caminho da vitória aos 18 minutos do primeiro tempo
(Foto: Wellington Rocha/ PortalNoAr)
No lance seguinte, aos 19 minutos, em nova cobrança de escanteio, o América conseguiu abrir o placar. Cascata mandou na área, Zé Antônio Paulista tocou para o meio da área e Cléber, de cabeça, empurrou para o fundo das redes. Atrás no placar, o ASA foi ao ataque e quase empatou aos 23 minutos. Após cruzamento, a bola sobrou para Marcos Antônio, que bateu de primeira e obrigou ao goleiro Pantera a fazer grande defesa. A resposta americana veio em seguida. Aos 26, Cascata recebeu na área e cabeceou, a bola bateu na rede pelo lado de fora. Mesmo com a vantagem, o América seguiu impondo o ritmo e pressionando. Aos 28, foi a vez de Gláucio tentar mais uma vez. O substituto de Max finalizou, mas mandou pela linha de fundo. O jogo diminuiu de ritmo e o time potiguar passou a valorizar a posse de bola. Antes o término da primeira etapa, as equipes arriscaram de fora da área, mas não obtiveram sucesso e o placar não mudou.
Vitória garantida
Logo aos 3 minutos do segundo tempo, o América teve a chance de ampliar o placar. Gláucio recebeu em velocidade, invadiu a área e finalizou para a defesa de Pedro Henrique. Aos 9, Uederson recebeu na área e caiu, o jogador ficou pedindo pênalti, mas nada foi marcado. Com o jogo truncado, as equipes tiveram dificuldade para criar lances ofensivos. Aos 19 minutos, Cascata tentou de fora da área, mas não levou perigo. Aos 23, foi a vez do ASA tentar em cabeceio de Jorginho, que não passou da zaga rubra. No momento em que o time alagoano era melhor em campo e buscava o empate, Cascata puxou rápido contra-ataque, tocou para Thiago Potiguar, que avançou em velocidade, se livrou do goleiro e empurrou a bola para o gol vazio para ampliar o marcador aos 28 minutos: 2 a 0. Com a vantagem, o técnico Roberto Fernandes promoveu a estreia do volante Léo Gago com a camisa rubra. O jogador entrou no lugar de Reys. Nos minutos finais, a equipe potiguar apenas administrou o placar, que colocou os rubros na terceira colocação do grupo A da Terceirona.
Por Heilysmar Lima/Portal no Ar

De torcedor a "professor", Ferdinando Teixeira revela coração esmeraldino

Mais de 30 anos dedicados ao futebol e muitas histórias para contar. A vida de Ferdinando José Araújo Teixeira, de 69 anos, certamente daria enredo para um bom livro. E um dos capítulos, com certeza, seria sobre o Alecrim. Ex-técnico e professor aposentado,ainda se emociona quando relembra o período em que vestiu, segundo ele, com muito carinho e orgulho, a camisa do Verdão. Títulos importantes, como o bicampeonato estadual em 1985 e 1986, enchem de orgulho o "Professor", como era conhecido pelos jogadores e dirigentes.
Alecrim 100 anos - Ferdinando Teixeira, ex-técnico - Estádio Juvenal Lamartine, em Natal (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com) 
Mas para começar a contar a história de Ferdinando no Alecrim, devemos ir ao ano de 1974, quando o então professor de Educação Física do antigo ETFRN (hoje IFRN) foi convidado pelos dirigentes do clube para assumir o comando técnico da equipe, que se preparava para o Campeonato Potiguar. Naquele tempo, Ferdinando confessa que já era torcedor do Verdão, por conta do primeiro bicampeonato do clube, em 1963 e 1964, no ambos conquistados no Estádio Juvenal Lamartine.
LEIA MAIS
FOTOS: Confira ensaio da musa do centenário do Alecrim
Com nome de bairro popular, Alecrim foi fundado no coração de Natal
É uma relação de muito carinho, de muito agradecimento. Eu já era torcedor do Alecrim desde 1964. Em 63 e 64 o Alecrim foi bicampeão no Juvenal Lamartine, e eu passei a torcer pelo Alecrim, eu era meninão, garotão. O Alecrim me abriu as portas para o futebol, essa é a realidade. Eu fui trabalhar um ano de graça, como estágio, para aprender um pouco mais de futebol, porque eu já era professor na Escola Técnica naquele tempo. Eu vinha do futsal e a direção me mandou fazer o futebol de campo. Como eu não tinha muita experiência, fui para o Alecrim para aprender como era o esporte, mesmo naquele tempo que é totalmente diferente do de hoje - contou. Ferdinando conta que tanto ABC como América-RN, clubes que já haviam conquistado mais títulos estaduais do que o Alecrim, não dariam uma oportunidade para um recém-formado, chamado pelos dirigentes de "professor de colégio". Em uma visita ao antigo estádio, usado atualmente para competições de categorias amadores, Ferdinando lembrou dos dias em que assistiu aos jogos ao lado do pai e, depois, de quando assumiu o comando técnico do clube de coração. Naquele tempo, ABC e América-RN dificilmente abririam as portas para um professor jovem, como diziam que era 'professor de colégio'. Por isso, minha relação de muito carinho e de muito agradecimento pelo clube - analisou. Ao término do estadual, Ferdinando deixou o Alecrim. Não para sempre. Voltaria 11 anos depois, mais experiente, trazendo na bagagem um título conquistado de forma impressionante. Venceu os três turnos do estadual.
Bicampeonato do Verdão
Em 1985, o Alecrim montou um timaço para quebrar a hegemonia de ABC e América-RN, que se revezavam no posto mais alto entre os clubes potiguares. Para tanto, além do "professor" para comandar o time, garimpou jogadores com perfis bem distintos, mas que formaram uma seleção. No primeiro título, a equipe era formada com César, Saraiva, Lúcio Sabiá, De Leon e Soares; Carlos Alberto, Didi Duarte e Odilon; Curió, Freitas e Edmo. No ano seguinte, entraram Ronaldo na zaga, Doca no meio-campo e Baíca no ataque.
Alecrim 100 anos - time bicampeão estadual em 1985 e 1986 (Foto: Reprodução) 
Alecrim conquistou o segundo bicampeonato potiguar
em 1985 e 1986 (Foto: Reprodução)
Nós tínhamos muita qualidade. Eu tinha dois ou três 'carregadores de piano' e o resto era de muita qualidade. Esses três eram brutos, que chegavam firmes na bola, mas o restante tinha muita qualidade, por isso que a gente fez aquilo tudo. Nessa hora, prevaleceu a qualidade e o engajamento. Todo mundo se dispôs a participar para ganhar, não era só para participar do campeonato - lembrou. Em 1985, o Alecrim venceu o segundo e o terceiro turnos e foi para decisão contra o América-RN. O placar acabou em 2 a 0 para o Verdão. Já em 86, os títulos do primeiro e terceiro turnos levaram o time a mais uma final, desta vez contra o ABC. O empate sem gols deu o bicampeonato ao clube alviverde. A conquista estadual garantiu o clube no Campeonato Brasileiro da primeira divisão, mas a campanha ruim, com seis derrotas, três empates e apenas uma vitória eliminou a equipe potiguar da competição.
Ferdinando "dos outros"

A partir de 1987, Ferdinando Teixeira passou por outros clubes nordestinos e chegou a treinar até um clube do exterior, no Catar. Foi para o ABC e um ano depois para o América-RN, quando conquistou o bicampeonato estadual, em 88 e 89. Ausente por quatro anos, de 1991 a 1994, voltou a trabalhar em 1995 no Potiguar de Mossoró, apenas no primeiro turno, quando se transferiu para o ABC e conquistou o estadual. Em 96, levantou a taça do primeiro turno pelo Alvinegro, mas se transferiu para o América-RN no segundo turno, quando venceu a disputa e foi campeão geral. A partir dos anos 2000, fez história no Fortaleza, onde passou quatro vezes. Ainda treinou o Botafogo-PB, CSA, Ceará, CRB, Santa Cruz, Campinense e o Al Arabi, do Catar.
Rebaixamento: mancha negra
Em 2009, o Alecrim conquistou o acesso à Série C, em campanha que empolgou os torcedores no Machadão. No ano seguinte, o objetivo era fazer ainda mais bonito. Ferdinando foi chamado para o que seria a sua última passagem pelo Verdão. A expectativa era brigar, pelo menos, pela classificação à segunda fase. Contudo, em oito jogos, o time não conseguiu mostrar um bom rendimento - com duas vitórias, quatro empates e duas derrotas. Na última rodada, mesmo com chance de avançar, acabou na última colocação do grupo B por uma combinação de resultados e foi rebaixado.
Alecrim 100 anos - Alecrim x ABC, no antigo Machadão, em 2010 (Foto: Júnior Santos / Tribuna do Norte) 
Alecrim empatou com o ABC, no antigo Machadão, em 2010
(Foto: Júnior Santos / Tribuna do Norte)
A queda provocou uma grave crise financeira ao clube, que já não era tão agradável. As contas estavam tão apertadas que o próprio Ferdinando Teixeira trabalhou no clube de graça, e ainda ajudou a compor a folha salarial dos jogadores. Para o ex-treinador, o capítulo ficou marcado como a mancha negra no seu currículo.
Eu nunca tinha sido rebaixado e fui rebaixado logo com o meu time de coração. Era um time que eu estava ajudando a pagar para jogar, e eu estava trabalhando de graça. São as coisas do futebol. Mas é a mancha negra que eu tenho na minha carreira completa, não só no Alecrim. Quem vive no mundo do futebol, infelizmente, é passível dessas coisas - concluiu.
Por Natal

De volta ao ABC, Mendes reforça busca por vitórias para sair do Z-4

Ronaldo Mendes - meia do ABC (Foto: Carlos Cruz/ GloboEsporte.com)Ronaldo Mendes quer ver ABC dando a volta por cima (Foto: Carlos Cruz/ GloboEsporte.com)
Fora de combate há quase dois meses no ABC, por conta de uma cirurgia no joelho direito, o meia Ronaldo Mendes revelou, nesta quinta-feira, que espera com ansiedade voltar a jogar. O atleta não atua desde o duelo contra o Vitória, no dia 20 de junho, pela oitava rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A ansiedade também é compartilhada pelos companheiros de elenco, e principalmente, pela torcida alvinegra.
Ronaldo afirma ainda não estar 100% fisicamente, devido ao longo período longe dos gramados, mas ressalta que vai dar o seu melhor para conseguir uma vitória no duelo contra o Boa Esporte. Não tem outra (expectativa) que não seja voltar com vitória. Em um momento difícil que estamos vivendo, na zona de rebaixamento, sete jogos sem vencer, então é o momento da gente dar a volta por cima e conseguir uma vitória dentro de casa - disse. O ABC ocupa a 18ª posição com 17 pontos, três atrás do Boa, que ocupa a 17ª colocação, que deixa o confronto ainda mais importante. O confronto direto contra a equipe mineira traz à tona o maior pesadelo do alvinegro nesta Série B: jogar em casa. O Mais Querido ainda não conseguiu vencer jogando como mandante, chegando a cinco derrotas e quatro empates. A gente sabe da responsabilidade e da cobrança que existe. Uma equipe que não ganha em casa, não chega a lugar nenhum. Contra o Boa Esporte é um confronto direto, eles estão na nossa frente na tabela. Então, não tem outro resultado que não seja a vitória para nós - concluiu.
Por Natal

América recebe ASA para se manter no G4 da Série C

América e ASA se enfrentam na Arena das Dunas (Foto: Wellington Rocha/PortalNoAr)
Após a derrota para o lanterna Icasa no domingo (9), o América volta a campo nesta sexta-feira (14) na luta para seguir no G4 da Série C do Campeonato Brasileiro. O Alvirrubro enfrenta o ASA-AL, às 21 horas, na Arena das Dunas, pela 12ª rodada da competição. O time potiguar é o 4º colocado, 17 pontos. Em caso de vitória, além de garantir a permanência no grupo de classificação, o clube natalense vai ultrapassar o adversário desta noite e assumir a terceira posição. No entanto, para superar os alagoanos, o técnico Roberto Fernandes terá importantes desfalques. O zagueiro Flávio Boaventura, que sofreu acidente automobilístico na madrugada de quarta-feira (12), foi diagnosticado com uma lesão muscular na coxa esquerda e fica de fora por 45 dias. Seu substituto será Zé Antônio Potiguar. O atacante Max, julgado pelo STJD, na terça (11), foi punido em dois jogos e também fica de fora do jogo. Além deles, o meia Álvaro e o atacante Adriano Pardal receberam o terceiro cartão amarelo no último jogo e cumprem suspensão automática. Sem poder contar com o ataque titular, o comandante rubro deverá compor o setor com Thiago Potiguar e Reys. Na vaga do meio-campo Bruno Farias assume a titularidade. Assim, o América vai a campo com: Pantera, Maguinho, Cléber, Zé Antônio Potiguar e Arthur Henrique; Judson, Zé Antônio Paulista, Bruno Farias e Cascata; Thiago Potiguar e Reys. Mesmo com os desfalques, o meia Cascata considera que o América tem condições de vencer a partida e comentou: “Acredito que nós temos um elenco muito capacitado e todos têm condições de responder positivamente”.
ASA
Na 3ª posição, com 20 pontos, o ASA precisa sair de Natal com um resultado favorável para seguir a competição com mais tranquilidade. A equipe vem de um empate, conquistado aos 48 minutos do segundo tempo, diante do Botafogo-PB. Para o confronto, o técnico Vica não terá à disposição Max Carrasco e Didira, que estão suspensos. Para preencher as lacunas, o treinador deve colocar em campo Cal e Marlon, que devem ganhar as posições entre os titulares. No primeiro turno, em Arapiraca, o time alagoano derrotou o América por 3 a 0.
Fonte: Portal no Ar

Mossoró EC enfrenta Upanema hoje antes da estreia na 'Segundona'



Adham reforço do MEC na segundona
O Mossoró Esporte Clube enfrenta a seleção de Upanema nesta sexta-feira, 14, em jogo de preparação para a segunda divisão do Campeonato Estadual. A partida começa às 19h30, no estádio Leonardo Nogueira. Esse mesmo adversário enfrentou o ASSU – adversário do MEC na estreia – no último final de semana e impôs dificuldade quando do empate por 4 x 4. Por isso, a comissão técnica do time mossoroense entende que o jogo desta sexta à noite permitirá uma noção mais embasada sobre o nível em que se encontra a equipe. A formação titular deverá apresentar duas novidades. Os meias Pedrinho e Adham poderão iniciar o amistoso entre os titulares nos lugares de Tom e Sávio. Assim, o time deverá formar com Érico, Jonhson, Victor, Nildo e Deivinho; Batata, Igor, Pedrinho e Adham; Kelvim e Robertinho.
Marcos Santos/Da Redação Jornal de Fato

Técnico do ABC justifica mudanças no time: "Os resultados não estão vindo"


Toninho Cecílio - técnico do ABC (Foto: Carlos Cruz/GloboEsporte.com)Toninho Cecílio acredita que ABC possa vencer o Boa em casa(Foto: Carlos Cruz)

As mudanças na equipe titular do ABC para o jogo deste sábado, contra o Boa Esporte, deram uma chacoalhada no treino do time alvinegro desta quinta-feira, em Natal. Sem vencer desde que assumiu o Mais Querido - já são cinco jogos -, o técnico Toninho Cecílio aposta que as modificações, do gol ao ataque, possam surtir efeito em campo. No coletivo desta quinta-feira, o treinador parou a atividade por várias vezes, orientando os jogadores e cobrando um melhor posicionamento em campo. Sobre as alterações, Cecílio justificou que precisa ter a posse da bola durante o jogo e não dar brechas ao adversário. Eu preciso mexer no time. Os resultados não estão vindo. Eu preciso mudar um pouco a cara do time, ter mais a posse de bola. Com a entrada do Michel na esquerda, a gente tem uma sequência melhor na saída de jogo, um time melhor postado, aumentando esse percentual de posse de bola - disse. Novidade na equipe titular, o meia Ronaldo Mendes foi elogiado pelo comandante. O jogador ficou de fora da equipe nos últimos jogos por conta de uma lesão no joelho direito e precisou passar até por uma cirurgia. Recuperado, Mendes é a aposta do treinador para o setor ofensivo, embora receba uma atenção especial, já que está sem ritmo de jogo. Conheço o Ronaldo Mendes há muito tempo, desde o Guarani e o Paraná. Aqui ele estava vindo muito bem (antes da lesão). Ele retorna, já dei um coletivo para ele na terça-feira para ganhar ritmo e agora a gente pula uma etapazinha para poder usar o jogador - contou.
De olho no BID
Outro jogador que é aguardado pela comissão técnica é o volante Márcio Passos. O ABC enviou a documentação da liberação do atleta junto ao Sepahan, clube do Irã, para a CBF e aguarda pela publicação do nome dele até esta sexta-feira no Boletim Informativo Diário (BID) da entidade.
Por Natal

Assú recebe torneio dos melhores em sinuca do NE


A Federação Norte-rio-grandense de Bilhar e Sinuca (FNBS) promove neste final de semana o primeiro Encontro dos Melhores da Sinuca do Nordeste na cidade de Assú. O evento terá a participação de 32 sinuqueiros da região, sendo 12 do Rio Grande do Norte, 8 da Paraíba, 7 do Ceará e 5 do Maranhão.  Só a “nata” do esporte. “Só feras em ação. Será show. Para quem aprecia, trata-se de um evento e tanto”, comentou o presidente da FNBS, Francisco Osimar da Silva. Do Rio Grande do Norte, entre os representantes, estão Ivo Rodrigues e Junior Rodrigues, pai e filho, respectivamente, que residem em Mossoró, e Francisco Glebson Sarmento, “Gordinho”, de Tenente Ananias. “Juninho, de apenas 16 anos, é disparado o melhor de Mossoró, e pode ser uma revelação no torneio”, observou Osimar.

Parte de representantes do RN, que estarão em ação no campeonato de sinuca em Assú
Jesus Batista, do Ceará, e Josuel Rolinha, da Paraíba, além de Gordinho, são considerados favoritos para vencer o campeonato. Todos eles já foram campeões por várias vezes em eventos em âmbito Norte/Nordeste. “Para os críticos, esses três se apresentam teoricamente como aqueles que poderão chegar ao topo”, disse Osimar. O campeonato será disputado na regra brasileira, que é considerada pelos próprios adeptos como a “mais charmosa”, isso porque ela permite que o jogador busque sempre o ataque, matando as bolas, deixando a defensiva em segundo plano. “É a mais bonita; deixa o jogo mais atraente, sobretudo, aos olhos do público”, ressaltou o presidente da Federação.
AMBIENTE TOP

Pub Music Bar, espaço privilegiado em Assu
O campeonato começa nesta sexta-feira, 14, estende-se no sábado, 15, e será concluído no domingo, 16. Os primeiros colocados terão premiação em dinheiro, além de troféu. O local da disputa é o Pub Music Bar, espaço privilegiado no centro da cidade assuense e bem enaltecido por organizadores e jogadores. Outros eventos já aconteceram por lá. “Sem exageros, é o melhor espaço para a realização de campeonato de sinuca da América Latina, por sua estrutura considerável”, elogiou Osimar.

Marcos Santos/Da Redação Jornal de Fato