O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

sábado, 17 de outubro de 2015

ABC quebra jejum sem vitórias e domina o América-MG no Frasqueirão

A espera foi grande e o sofrimento de não vencer nas últimas 19 partidas na Série B do Campeonato Brasileiro estava evidente nos rostos dos jogadores, causando revolta à torcida. Mas, o dia da alegria voltou a aparecer no ABC. Sem vencer como mandante há 14 rodadas, o Mais Querido bateu o América-MG no Frasqueirão por 4 a 2, neste sábado, pela 31ª rodada da competição. Os gols do ABC foram marcados por Rafinha, Erivélton, Ednei e Bismark. O América-MG descontou com Alison e Mancini. O resultado colocou o time potiguar na 17ª posição, com 27 pontos, enquanto o Coelho permaneceu no terceiro lugar, mas vê a aproximação do Bahia, igualando a pontuação em 51. A zica alvinegra se arrastava desde o dia 14 de abril, quando o ABC venceu o Baraúnas por 1 a 0, pela quinta rodada da segunda fase do Campeonato Potiguar. De lá para cá, foram mais de seis meses de angústia e de provocações. Houve ainda a perda da final do estadual para o rival América-RN, além da eliminação na Copa do Brasil para o Paysandu. No próximo sábado, o ABC vai a Curitiba para enfrentar o Paraná. A partida está marcada para o Estádio Durival Britto, às 21h. O América-MG joga um dia antes, na sexta-feira, e recebe em casa, no Independência, a equipe do Oeste. O jogo vai acontecer às 21h.
ABC x América-MG, no Estádio Frasqueirão (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com) 
ABC volta a vencer após 19 rodadas e atropela o América-MG
no Frasqueirão (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)
O jogo
A velocidade usada pelo ataque do ABC foi a arma para a equipe alvinegra, sob o comando do estreante Sérgio China, usou para atropelar o América-MG no primeiro tempo. Com menos de cinco minutos, o Alvinegro teve três oportunidades para abrir o placar. De tanto insistir, o clube conseguiu marcar aos nove minutos, depois que Romarinho deixou Rafinha livre para chutar para o fundo das redes. Pressionado pelo adversário, o Coelho não conseguiu produzir bons contra-ataques, sob os protestos do técnico Givanildo Oliveira. O bom toque de bola do ABC envolveu o América-MG, que viu Erivélton dar um toque sutil por baixo do goleiro João Ricardo para marcar o segundo gol alvinegro na partida. Nos acréscimos, o Coelho diminuiu o placar com Alison, após cruzamento de Mancini na ponta direita. Na etapa final, o atacante Romarinho, que teve grande destaque no primeiro tempo, deixou a partida para a entrada de Bismark e o ABC perdeu velocidade no ataque. Sorte para o América-MG, que passou a ter mais a posse da bola e explorar os contra-ataques pelos lados do campo. Em uma das jogadas, com o lateral-direito Walber, o Coelho chegou ao gol de empate. O lateral cruzou para Mancini, que contou ainda com a falha da defesa alvinegra, para chutar forte e igualar a partida. Após o gol de empate do América-MG, a partida transformou-se em uma "guerra de nervos". O ABC deu trabalho com Bismark, que na primeira tentativa, chutou a bola próximo à trave. Na segunda chance, o atacante driblou o goleiro João Ricardo e, mesmo sem ângulo, mandou para o gol. A defesa mineira afastou em cima da linha. Logo depois, foi o América-MG que se lançou ao ataque com Richarlison, que carimbou a trave de Saulo e assustou a torcida. Aos 30 minutos, Ednei bateu forte e a bola tocou no braço do zagueiro André. O árbitro Jean Pierre Gonçalves Silva assinalou o pênalti. Na cobrança, Ednei tocou firme no lado direito e marcou o terceiro gol para o Mais Querido. pouco tempo depois, Ednei teve outra grande chance, em cobrança de falta, mas a bola tocou no travessão e ainda resvalou sobre a linha, mas o goleiro do Coelho fez a defesa. Aos 40 minutos, Bismark arrancou em velocidade, driblou João Ricardo e fez um lindo gol, o quarto do ABC na partida.
Por Natal

Diretor do América-RN admite que Max pode sair antes do fim do contrato


Eliel Tavares diretor América-RN (Foto: Klênyo Galvão/GloboEsporte.com)Eliel Tavares confirma que Max pode sair do clube  (Foto: Klênyo Galvão/GloboEsporte.com)

Sem calendário para o resto de 2015, a diretoria do América-RN está dando continuidade ao processo de reformulação do elenco, já visando a temporada 2016. Após o acerto da saída dos zagueiros Cléber, Edson Rocha e Bruno Maia, o Alvirrubro segue com a política de contenção de gastos e já admite perder um dos seus maiores destaques do elenco: o atacante Max, artilheiro do Mecão na temporada. De acordo com o diretor de futebol alvirrubro, Eliel Tavares, existe sim a possibilidade de Max sair do clube antes do término do seu contrato, que vai até maio do ano que vem. O principal motivo seria o salário recebido pelo jogador, um dos mais altos do atual plantel. Porém, o dirigente afirmou que tal decisão só poderá ser tomada após a escolha do novo presidente do clube, que deve acontecer no final de outubro, em reunião na sede social do América-RN. Em 2015, Max viveu uma história de amor e ódio com a torcida alvirrubra, oscilando entre grandes períodos de jejum e gols decisivos para a equipe americana. No total, foram 21 gols marcados no ano, sendo nove pelo Campeonato Potiguar, seis pela Copa do Nordeste, dois pela Copa do Brasil e quatro pela Série C do Campeonato Brasileiro.
Por Natal

Com jejum de 19 partidas, ABC luta contra má fase frente ao América-MG

A Série B do Campeonato Brasileiro entra na reta final e faltam oito jogos para o término da competição. No ABC, a má fase sem vitórias que chegou a 19 jogos e a pressão para escapar do rebaixamento, motivaram a diretoria a contratar o técnico Sérgio China para comandar o time nos último jogos. Do outro lado, a boa sequência de três partidas vitoriosas e a esperança de conquistar o acesso à primeira divisão e se firmar no G-4, empolgam o América-MG a bater o time potiguar. As duas equipes se enfrentam neste sábado em Natal, às 16h30, no Frasqueirão. O estádio, por sinal, volta a ser utilizado na competição pelo Alvinegro, depois de mandar quatro partidas na Arena das Dunas.
Frasqueirão TR (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com) 
Após quatro jogos na Arena das Dunas, ABC volta a jogar
no Frasqueirão (Foto: Augusto Gomes/GloboEsporte.com)
O ABC não pode mais errar e correr contra o tempo para se manter na Série B em 2016. Sem vencer há 19 rodadas, a diretoria abecedista anunciou nesta semana a saída de Hélio dos Anjos, que não conseguiu vencer uma partida das 11 que comandou - foram sete empates e quatro derrotas - e, rapidamente, confirmou Sérgio China, ex-Salgueiro, contratado para o restante da competição. China, por sinal, atuou no Alvinegro como jogador em 1993 e a identificação dele com o clube potiguar foi um dos motivos para a contratação. Mas, para a estreia na Segundona e na expectativa de quebrar o jejum sem vitórias, o treinador não terá nove jogadores, entre eles o atacante Edno, que por baixo desempenho técnico, acabaram dispensados pela diretoria. Na 18ª posição, com 24 pontos e a dez do primeiro clube fora do Z-4, o Macaé, a meta do Mais Querido é vencer sete das oito partidas restantes para se livrar do rebaixamento. Com 51 pontos, na terceira posição na tabela da Série B do Campeonato Brasileiro, o América-MG tem grandes chances de acesso. Mas, apenas três pontos a frente do primeiro time fora do G-4 e faltando oito rodadas para o fim da competição, o time não pode bobear nessa reta final. Depois de passar por uma fase ruim no início do returno, o time embalou três vitórias seguidas, e para se garantir entre os quatro que irão disputar a Série A em 2016, vai em busca do triunfo na capital potiguar. Durante a semana, o técnico Givanildo Oliveira teve oportunidade de comandar dois coletivos com o time que pretende mandar a campo. O treinador não confirmou a escalação porque espera a recuperação física de alguns jogadores. As mudanças certas, até então, são as saídas do volante Rodrigo Souza e do zagueiro Anderson Conceição, suspensos depois de receberem o terceiro cartão amarelo. Alison e Tony serão os substitutos. A boa notícia é que Givanildo não vai ter mais que improvisar na lateral direita, já que o especialista da posição - Walber -, volta ao time após se recuperar de lesão.
VEJA A TABELA COMPLETA DA SÉRIE B
A arbitragem terá o comando do gaúcho Jean Pierre Gonçalves Silva, auxiliado por Neuza Inês Back, de Santa Catarina e Elio Nepomuceno de Andrade júnior, do Rio Grande do Sul.
Por Natal

Meia Maratona do Sol promove congresso técnico neste sábado


Meia Maratona do Sol - Arena das Dunas (Foto: Elias Medeiros)Meia Maratona do Sol terá largada na Arena das Dunas, em novembro (Foto: Elias Medeiros)

Marcada para o dia 7 de novembro, a segunda edição da Meia Maratona do Sol tem uma novidade para os atletas participantes. A organização da prova agendou para este sábado um congresso técnico para tirar todas as dúvidas com relação ao evento. O encontro começa às 9h, no Hotel Parque da Costeira, em Natal. O congresso técnico é destinado aos educadores físicos responsáveis por assessorias especializadas em corrida, atletas de alto rendimento, representantes de grupos de corrida e jornalistas. Regras de arbitragem, cronometragem, forma correta de posicionar o número de peito, além de explicar o que acontecerá com o atleta que cortar o percurso, são exemplos de temas que abordaremos no congresso afirma Nivaldo Pereira, organizador da prova. A organização também apresentará os detalhes de cada trajeto do percurso, a composição dos kits que serão entregues aos atletas e a infraestrutura da prova como um todo: postos médicos, pontos de hidratação, sinalização e segurança. As inscrições para a Meia do Sol podem ser feitas até terça-feira, pelo site oficial do evento.
Por Natal

América próximo de definir eleição com candidato único à presidência

Beto Santos conquistou um consenso entre os dirigentes americanos (Foto: Alberto Leandro)
Beto Santos conseguiu um consenso entre os dirigentes americanos (Foto: Alberto Leandro)
Ainda não é oficial, mas o América deverá ter candidato único à presidência. Seu nome? Beto Santos, conselheiro do clube e filho do ex-presidente Jussier Santos. Se confirmado, a escolha do novo mandatário rubro será mais uma vez por meio de consenso, como tem ocorrido tradicionalmente nos últimos anos. Santos aparece pela primeira vez numa lista pela corrida ao cargo máximo no Alvirrubro Potiguar, ocupado, atualmente, por Hermano Morais. Como o atual mandatário não demonstrou interesse em uma reeleição, foi criada a expectativa sobre quem seria o seu sucessor. O primeiro nome a aparecer foi o do diretor de futebol do clube Eliel Tavares, que se recusa a disputar uma eleição e só viria a assumir o cargo se fosse consenso entre dirigentes. No entanto, o consenso parece ter vindo, mas sobre outro nome: o de Beto Santos. O ex-presidente americano Eduardo Rocha, inclusive, confirmou detalhes sobre a corrida presidencial rubra que, ao menos até aqui, não deverá exigir esforço ao “pré-candidato” que deve encabeçar a provável chapa única. “Eliel surgiu primeiro, mas falou que se aparecesse outro candidato, tiraria a candidatura. Já soube que Beto está lançado. Então imagino que ele desistiu”. Perguntado se uma chapa única estava confirmada, Rocha disse imaginar que sim e completou: “Isso mostra o agrupamento da instituição”. Eduardo Rocha, que chegou a se colocar a disposição para ser vice-presidente de Hermano Morais, apoia a candidatura de Beto, mas garante não ter intenção de ocupar a função na chapa em formação. “Hermano me convidou pra ser vice. Eu não posso me convidar. Acho que como há uma renovação, não me encaixo muito nesse perfil. Prefiro ser eleitor de Beto Santos.”
Viabiliza?
 apoia a candidatura de Beto. No entanto, não demonstra interesse em ocupar a função (Foto: Wellington Rocha)
Eduardo Rocha apoia a candidatura de Beto (Foto: Wellington Rocha)
Na última quarta-feira (14), o portalnoar.com conversou com Beto Santos que ainda não tinha certeza sobre sua candidatura e tenta conciliar suas ocupações profissionais com o clube.  Além de empresário, o postulante ao cargo máximo do América, atualmente, exerce a função de diretor executivo da Companhia Potiguar de Gás. “Preciso ver se consigo conciliar minha empresa com a Potigás e com o América. Sem deixar nenhum dos três descobertos”, afirmou. O segundo passo para oficializar a candidatura é a formação de seu grupo na chapa majoritária. “Tenho alguns nomes em mente, mas ainda não contatei. Se eles toparem o desafio, oficializo minha candidatura”. Beto deve tomar logo uma decisão, já que o registro das candidaturas precisar ocorrer três dias antes de ma reunião extraordinária do Conselho Deliberativo do clube, que acontece no dia 27 de outubro. O encontro na sede social, no bairro do Tirol, escolherá além do presidente e do seu vice, os integrantes do próximo Conselho Diretor do América.
Por Ayrton Freire/Portal no Ar

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Sérgio China quer resgatar confiança da torcida do ABC com vitória em casa


ABC - Sérgio China (Foto: Divulgação/ABC)Sérgio China quer recuperar a confiança do grupo e da torcida do ABC (Foto: ABC)

O técnico Sérgio China comandou o último treino do ABC nesta sexta-feira, antes da partida contra o América-MG, no Estádio Frasqueirão. Após o trabalho, o comandante conversou com a imprensa e reafirmou a ideia de pensar jogo a jogo para as oito decisões que o Alvinegro terá até o final da Série B do Campeonato Brasileiro. Não estou pensando nos oito jogos. Eu penso nesse primeiro resultado. É um jogo dificílimo. É uma equipe bem treinada pelo professor Givanildo (Oliveira), que foi meu treinador também. Observei vários jogos deles e estão em um momento bom. Esse momento emocional que eu falo que o ABC precisa. Eles estão brigando por uma outra condicionante, que é a classificação para a primeira divisão. Mas, a nossa equipe tem que fazer com que a gente resgate a confiança da nossa torcida. Quando o ABC está em um momento bom, a torcida acompanha, motiva o atleta a ter resultado dentro de campo e é isso que a gente vai buscar nesse jogo contra o América-MG - analisou o treinador. Com a equipe já definida desde o trabalho feito na quinta-feira, como o próprio técnico adiantou, o trabalho foi mais descontraído. As cenas irreverentes que têm se tornado comuns desde a chegada de Sérgio China ao Mais Querido se repetiram no último trabalho, como o zagueiro Suéliton tentando carregar nos braços o goleiro Saulo. Para o técnico, o trabalho com a parte emocional tem sido importante para reverter o momento ruim do clube na competição. Nós temos que criar esse ambiente positivo. A gente faz alguns trabalhos lúdicos que, na minha concepção, são importantíssimos para o jogo. Toda mudança traz um pouco de receio, mas quando é para coisas boas, a gente aceita. O grupo está aceitando muito bem. Não adianta eles estarem bem fisicamente, tecnicamente e taticamente, mas emocionalmente não estão bem. É isso que está faltando ao ABC. Fazer com que eles acreditem um pouco mais no próprio potencial dele no dia a dia - finalizou.
ABC - Sérgio China (Foto: Diego Simonetti/Blog do Major) 
ABC encerrou os preparativos para encarar América-MG
na manhã desta sexta-feira (Foto: Diego Simonetti/Blog do Major)
Por Natal

Arena América, na Grande Natal, está com obras avançadas; veja imagens

A Arena América, estádio que está em fase de construção em um terreno localizado no centro de treinamento do América-RN, em Parnamirim, município da Grande Natal, está com as obras em fase avançada. O campo já foi marcado e o gramado está totalmente plantado. O primeiro módulo do estádio, com capacidade para 5 mil espectadores, está em fase de conclusão, com uma porcentagem equivalente aos 90%.  Neste sábado, um grupo de torcedores está organizando uma visita ao local, no chamado "Encontro dos Americanos". Durante o evento, as traves serão instaladas provisoriamente no campo, para a visualização do público. Para celebrar este dia e incentivar o apoio da torcida americana, o clube lançou uma ação juntos aos torcedores e quem doar um saco de cimento no valor de R$ 20 poderá participar de um sorteio de brindes. Além disso, um show pirotécnico e uma orquestra de frevo vão animar os torcedores.
Arena América - outubro 2015 (Foto: Edmo Anderson / Vermelho de Paixão) 
Campo da Arena América recebeu a marcação oficial
(Foto: Edmo Anderson / Vermelho de Paixão)



Arena América - outubro 2015 (Foto: Edmo Anderson / Vermelho de Paixão) 
Gramado está totalmente plantado e terreno foi murado
(Foto: Edmo Anderson / Vermelho de Paixão)

Arena América - outubro 2015 (Foto: Edmo Anderson / Vermelho de Paixão) 
Primeiro módulo da arquibancada está em fase de conclusão
(Foto: Edmo Anderson / Vermelho de Paixão)


Por Natal

Robertinho volta aos treinos, e Bryan é relacionado para jogo com o ABC


Mancini foi goleiro no rachão desta sexta-feira no América-MG (Foto: Tayrane Corrêa)Mancini: "goleiro de totó" no treino recreativo do Coelho(Foto: Tayrane Corrêa)

O América-MG fechou a preparação para enfrentar o ABC, às 16h30 (de Brasília), deste sábado, com um recreativo, na manhã desta sexta-feira, no CT Lanna Drummond.  A novidade do treino foi o retorno do lateral Robertinho aos gramados. No rachão comandado pelo auxiliar Cláudio Prates, sob os olhares do técnico Givanildo Oliveira, o meia Mancini e o atacante Marcelo Toscano foram os goleiros, enquanto os jogadores da posição treinavam à parte na outra metade do campo. Como meia, Mancini é a principal referência do América-MG, mas, como camisa 1... ele não é dos melhores. E claro, os colegas não perdoam. Chamado de "goleiro de totó" pelos companheiros, Mancini considera que esses momentos de descontração são importantes na véspera de um jogo importante. Isso é bom para o time, para cada jogador. Você tira aquele estresse. Você relaxa, brinca, se diverte. Por isso que é bom ter o rachão antes do jogo. Você descarrega o estresse da semana. É importante estar se divertindo, é uma coisa saudável.
Depois da atividade, Givanildo Oliveira divulgou os 19 jogadores que irá levar para a partida em Natal. A novidade fica por conta do lateral-esquerdo Bryan, que estava fora do time se recuperando de uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda. Os jogadores almoçam no CT e já embarcam para Natal. No coletivo de quinta, Givanildo deu sinal de que deve mandar a campo a seguinte escalação: João Ricardo; André, Alison e Wesley Matos; Walber, Leandro Guerreiro, Tony, Mancini e Xavier; Marcelo Toscano e Richarlison.
Confira a lista completa dos relacionados:
Goleiros: João Ricardo e Glaycon
Laterais: Walber e Bryan
Zagueiros: André, Alison, Wesley Matos e Messias
Volantes: Diego Lorenzi e Leandro Guerreiro
Meias: Mancini, Tony, Xavier e Henrique Santos
Atacantes: Marcelo Toscano,Sávio, Richarlison, Cristiano e Felipe Amorim
Por Belo Horizonte
(*) Por Tayrane Corrêa, sob supervisão de Valeska Silva

ABC convoca 22 atletas para encarar o América-MG; Marlon volta ao time


Marlon - zagueiro do ABC (Foto: Divulgação/ABC)Recuperado de lesão no joelho, Marlon volta a ser relacionado no ABC (Foto: ABC)

Após uma semana de trabalhos, o técnico Sérgio China já sabe com quem vai contar para a sua estreia no ABC pela Série B do Campeonato Brasileiro. O treinador definiu a lista dos relacionados para o jogo contra o América-MG, pela 31ª rodada da competição e convocou 22 jogadores. A novidade na relação é a presença do zagueiro Marlon, recuperado de uma cirurgia após uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito e que o deixou de fora de campo nos últimos 11 meses. O lateral-esquerdo Marcílio, recuperado de dores no ombro esquerdo, e do atacante Rafinha, liberado após quatro semana em tratamento médico por conta de dores na coxa direita, estão de volta ao time. O zagueiro Jerfeson, formado das categorias do Alvinegro, aparece pela primeira vez entre os relacionados. A única ausência no elenco é o volante Jackson, que sofreu um estiramento na coxa direita e continua no departamento médico. ABC e América-MG jogam às 16h30, no Estádio Frasqueirão, em Natal.
Confira a lista dos jogadores:
Goleiros: Saulo e Gilvan;
Laterais: Ednei, Reginaldo e Marcílio;
Zagueiros: Luizão, Suéliton, Adriano Alves, Marlon e Jerfeson;
Volantes: Fábio Bahia, Rafael Miranda e Jardel;
Meias: Erivélton, Chiclete, Ronaldo Mendes e Jéferson Paulista;
Atacantes: Bismark, Rafinha, Rafael Silva, Romarinho e Pingo.
Por Natal

Presidente da FNF explica formato do Campeonato Potiguar 2016


José Vanildo, presidente da FNF (Foto: Tiago Menezes)Zé Vanildo, pres. da FNF, explica o formato do estadual 2016 (Foto: Tiago Menezes)

O formato de disputa do Campeonato Potiguar 2016 não será dividido em dois grupos, como foi publicado pelo GloboEsporte.com, nesta quinta-feira. Em contato com o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, José Vanildo, o mandatário explicou que a competição terá os mesmos moldes da disputa deste ano - a Copa Cidade do Natal, equivalente à primeira fase, e a Copa Rio Grande do Norte, referente à segunda fase. No próximo ano, haverá finais em cada fase entre os dois melhores clubes, em jogo único, realizado na Arena das Dunas, em Natal, diferentemente desse ano, quando o campeão foi conhecido por pontos corridos. Caso haja campeões distintos para cada fase, a decisão do campeonato será realizada em jogos de ida e volta, com inversão de mando de campo. Quanto ao descenso, será definido após a segunda fase, quando será conhecida a equipe com o pior índice técnico do torneio. A outra novidade é a utilização de cinco atletas com idade até 22 anos e que estejam relacionados para as partidas. Os campeões de cada fase garantem ainda as vagas na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste de 2017. A terceira vaga será para o clube que possua o melhor índice técnico, exceto os campeões. Caso um mesmo clube conquiste as duas fases, será decretado campeão estadual sem a necessidade de um jogo final. O campeão estadual representa o RN na Série D do Campeonato Brasileiro de 2016. No entanto, se o título for para ABC ou América-RN, a vaga será do clube com o melhor índice técnico, considerando toda a competição. O Campeonato Potiguar 2016 tem previsão de início no dia 24 de janeiro, com dez clubes. Haverá jogos aos domingos pela manhã, às 9h30, exclusivamente para Natal, devido ao ajuste da grade de programação da emissora que possui os direitos de transmissão do evento. No próximo ano, além do Assu, campeão da segunda divisão deste ano, participarão ABC, América-RN, Alecrim, Baraúnas, Coríntians de Caicó, Globo FC, Palmeira de Goianinha, Potiguar de Mossoró e Santa Cruz-RN. Segundo José Vanildo, o modelo do estadual é semelhante ao do ano passado, com a exceção do critério utilizado para o rebaixamento e da obrigatoriedade da utilização de cinco atletas com idade máxima até 22 anos, em cada time, relacionados para os jogos. Um modelo parecido foi utilizado durante a Segunda Divisão do Campeonato Potiguar deste ano, quando os clubes foram obrigados a relacionar para as partidas, pelo menos, seis atletas com idade entre 17 e 20 anos, sendo obrigatória a utilização de, pelo menos, três atletas durante o decorrer da partida. O campeonato terá duas fases, a primeira denominada Copa Cidade do Natal e a segunda chamada de Copa Rio Grande do Norte. Na primeira fase, ocorrem os jogos de ida e na segunda fase, teremos os jogos de volta. A mudança em relação a esse ano é que o regulamento prevê o rebaixamento de um clube somente após a disputa da segunda fase, para a equipe com o pior índice técnico. Esse ano, o clube rebaixado foi conhecido após o primeiro turno. Com isso, teremos as dez equipes disputando a competição em toda sua extensão e não apenas por um pequeno período. Teremos ainda a inclusão de uma proposta para utilizar jovens atletas com idade até 22 anos e que sejam relacionados nos times, numa tentativa de dar maior visibilidade para as categorias de base. Os campeões de cada fase serão os nossos representantes nas Copas do Brasil e do Nordeste do ano seguinte (2017), além da vaga na Série D do Campeonato Brasileiro em 2016 para o clube que for campeão, exceto ABC e América-RN - explicou José Vanildo.
Por Natal

Rádio Princesa, 34 anos cada vez melhor



Diretoria do Camaleão precisa começar o planejamento para 2016

Arte:FutAssu
Com data de inicio, regulamento e forma de disputa definidos, o campeonato estadual de futebol profissional de 2016 do RN agora passa a ser uma questão de prioridade para todos os clubes participantes da competição; ASSU, ABC, América, Alecrim, Potiguar, Baraúnas, Globo, Santa Cruz, Palmeira e Corintians. Com relação a equipe do Camaleão do Vale, o atual presidente Francisco Lavoisier, precisa urgentemente convocar sua diretoria e os chamados abnegados, para juntos traçarem um plano de ação adequado e dentro da realidade do clube com vistas a competição de 2016. Esta indefinição pode comprometer a participação do clube na próxima temporada e ao mesmo tempo acabar esfriando a empolgação dos torcedores que voltou com muito entusiasmo na conquista da segundona. Os jogos realizados aos sábados em Assu pela segunda divisão foi uma experiência exitosa, acha vista que o torcedor gostou do horário e que pode e precisa ser aproveitada pelo time Assuense quando dos jogos em que o clube tiver o mando de campo.  O resgate do sócio torcedor pode se tornar também se bem feito, uma receita viável justamente aproveitando a conquista recente do clube. São alguns exemplos de tantos, que podem ser executados, de uma forma que quando se definir o treinador e o elenco o clube já possa ter algum saldo em caixa que possa custear essas despesa iniciais, enquanto as receitas não aparecem e todos nós sabemos que todo início de temporada e agora com o momento que o país passa essas receitas serão mais difíceis ainda.
Por L. Filho.

Inscrições para condutor da tocha seguem até dia 19 em Assu

A prefeitura do Assú através da Secretaria de Juventude, Esportes, Eventos e Turismo (SJEET), continua com inscrições abertas para pré-seleção dos condutores da Tocha Olímpica que passará em Assú no mês de junho de 2016. As inscrições acontecem até a próxima segunda-feira dia 19 e poderão ser feitas na sede da secretaria que fica localizada no Centro Administrativo Municipal, no bairro Bela Vista. O processo é simples Basta a pessoa interessada escrever uma história sobre a sua vida, relatando fatos e atitudes demonstrando que ela realmente faz a diferença e comparecer a secretaria levando original e cópia da identidade e numero do CPF para preencher o formulário de inscrição. Não serão aceitas inscrições de crianças com menos de 12 anos e os menores de idade deverão ter autorização de pais ou responsáveis. Também não será permitida a participação de políticos ocupantes ou candidatos a cargos ou mandatos eletivos. Assú terá direito a 15 vagas. Maiores informações com Silvana na Secretaria de Juventude, Esportes, Eventos e Turismo, ou pelo telefone 3331-2321.
Fonte: ASSECOM/PMA

Kartcross retoma atividades com número expressivo de pilotos


Neste domingo, 18, o kartcross mossoroense volta ao cenário, após sete anos sem atividade. E logo de cara, doze pilotos de Mossoró estão inscritos para competir na primeira etapa da competição. O número é considerado alto, se comparar com o início do kartcross na cidade, isso há 13 anos, quando o esporte começou com apenas 7 karts na pista de competição. “Acredito que o kartcross está voltando com força total justamente por esse número expressivo logo na abertura. Lembro que o início tinha apenas a metade do número de participantes de hoje”, comentou o piloto Gledison Vale, incentivador do esporte. Naquele período, a competição era disputada na pista do Grupo Líder, na RN 013, na saída para Tibau, e com um tempo foi transferida para a cidade no local onde se encontra atualmente instalado o palco de competição, próximo à Ufersa. “Parece até que foi ontem, mas o importante é que o esporte já tem uma história interessante para contar e acreditamos que o melhor ainda está por vir”, comentou Gledison. A competição, que iniciará neste domingo, terá 15 etapas e será concluída somente em 2016. Até lá, prevê Gledison, o número de pilotos deverá aumentar. “Essa é uma tendência natural. Sempre foi assim com o aumento gradativo no número de pilotos ao longo do campeonato. A adrenalina, o ronco do motor, o fascínio do esporte explica esse crescimento espontâneo”, argumenta Gledison. Neste sábado, 17, a organização vai expor todos os carrinhos na praça do Pax para uma “manhã de divulgação” do esporte. No domingo, horas antes do evento, os pilotos estarão na pista, às 10h, para a tomada de tempo. Serão 12 pilotos de Mossoró e mais quatro convidados do estado do Ceará. Seriam cinco de fora, mas um desistiu devido a problemas familiares. A prova está marcada para começar às 15h.
Marcos Santos/Da Redação JF

Parabéns minha querida Assu -170 anos de história

Assu é um município brasileiro no interior do estado do Rio Grande do Norte, situado na Região Nordeste do país. Pertence a microrregião do Vale do Açu e Mesorregião do Oeste Potiguar, localizando-se a oeste da capital do estado, distando desta cerca de 214 km. Ocupa uma área territorial de aproximadamente 1 303,442 km², sendo que 2,4733 km² estão em perímetro urbano. Sua população no censo demográfico de 2010 era de 53.227 habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sendo então o oitavo mais populoso do estado e primeiro de sua microrregião. A sede tem uma temperatura média anual de 26,8 °C e na vegetação do município predomina a caatinga. Quanto a frota automobilística, em 2014 foram contabilizados 18 213 veículos. Com 73,95% de seus habitantes vivendo na zona urbana, o município contava em 2009 com 28 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) era considerado médio, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no ano de 2010. Seu valor era de 0,661, sendo então o décimo sexto maior de todo o estado e o 2º de sua microrregião. O município foi criado por Ordem Régia no dia 22 de julho de 1766, recebendo então o nome de "Vila Nova da Princesa", ganhando foros de cidade anos depois, no dia 16 de outubro de 1845 através da Lei provincial n.° 124, herdando o nome de "Assú".

 
Fonte: Wikipédia/Imagens: Divulgação

Dirigente revela "compromisso" de Del Nero para Seleção jogar em Natal


José Vanildo, presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)José Vanildo preside a FNF e apoia Marco Polo Del Nero (Foto:Inter TV Cabugi)

A informação de que a seleção brasileira deve percorrer as arenas construídas para a última Copa do Mundo, realizada no Brasil em 2014, deixou em alerta os representantes das federações estaduais de Norte a Sul do país. No Rio Grande do Norte, o presidente da Federação Norte-rio-grandense de futebol, José Vanildo, mostrou-se entusiasmado com a ideia de trazer um dos jogos das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018 para a Arena das Dunas, em Natal.
estádio Arena das Dunas jogo Itália x Uruguai (Foto: Getty Images) 
Arena das Dunas recebeu quatro partidas
da Copa do Mundo em 2104  (Foto: Getty Images)

Ao GloboEsporte.com, José Vanildo falou que existe um compromisso de Marco Polo Del Nero com a capital potiguar e que acredita ser viável uma partida do Brasil na Arena das Dunas. A partida em análise seria Brasil x Uruguai, com data prevista para 21 de março do próximo ano. Com a confirmação da CBF de que a partida contra o Peru pela quarta rodada das Eliminatórias, marcada para o dia 17 de novembro, será disputada na Arena Fonte Nova, em Salvador, as autoridades potiguares se manifestaram sobre a presença da seleção em Natal. Em encontro com o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, durante o sorteio da Copa do Nordeste no último dia 24 de setembro, em um hotel na capital potiguar, o dirigente potiguar propôs a vinda do Brasil para Natal. À época, o próprio dirigente havia desmentido o assunto. No entanto, nesta quinta-feira, durante a reunião do Conselho Técnico do Campeonato Potiguar 2016, o mandatário revelou que já formalizou um documento e encaminhou à CBF, propondo a vinda da "Amarelinha" para Natal.- Existe um compromisso da CBF e foi dito na minha presença, na presença do presidente do ABC, do presidente do América-RN, do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, e de outras autoridades políticas, onde houve o compromisso da realização de um jogo da seleção (em Natal). Eu compreendo que seria um momento adequado e bem oportuno. Foi publicado em um jornal de circulação nacional, de que há a possibilidade. Eu já formalizei isso à CBF. Está sendo examinado a possibilidade do aproveitamento, mas não está sendo dito qual o jogo. Mas, estamos torcendo e acho que isso deveria ser a luta de todos e não de alguns poucos. Eu acho que a presença da seleção engrandece o nosso estado, por receber e se confraternizar com o futebol brasileiro - contou o presidente da FNF. Construído para a Copa do Mundo de 2014, a Arena das Dunas possui capacidade para 31.375 espectadores, que puderam assistir a quatro partidas - México x Camarões, Estados Unidos x Gana, Japão x Grécia e Uruguai x Itália. No entanto, para o Mundial, o estádio recebeu a instalação de 11.744 assentos móveis, pulando para a capacidade de pouco mais de 43 mil lugares. O acréscimo no número de lugares não é visto como problema para o presidente da FNF, que acredita no apoio do consórcio que administra o estádio para adequar a Arena das Dunas para receber a seleção brasileira. Não vejo problema e a Arena das Dunas tem capacidade de evoluir nesse sentido e encontrar um termo que auxilie, assim como feito na Copa do Mundo. Eu acho que o problema não é esse, mas de convencimento e de oportunidade da seleção vir ao Rio Grande do Norte - finalizou.
Por Natal

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Técnico do ABC faz testes em treino, mas diz que equipe já está definida


Sérgio China - técnico do ABC (Foto: Carlos Cruz/GloboEsporte.com)Sérgio China afirmou já ter definido o time do ABC para sábado (Foto: Carlos Cruz/GloboEsporte.com)

No penúltimo trabalho antes do jogo contra o América-MG, o novo técnico do ABC, Sérgio China, voltou a trabalhar o posicionamento do time titular e não permitiu que fossem feitas imagens ou fotos durante o treino. A imprensa pôde apenas assistir ao treinamento e viu o técnico estudando algumas possibilidades. O trabalho começou com Saulo, Ednei, Adriano Alves, Suéliton e Marcílio; Fábio Bahia, Rafael Miranda, Erivélton, Ronaldo Mendes e Bismark; Rafinha. Depois, China testou as entradas de Jeferson Paulista na vaga de Ronaldo Mendes e Romarinho no lugar de Rafinha. Apesar das modificações feitas durante o treino, o técnico afirmou que não tem dúvidas para escalar a equipe, mas não adiantou o time que entra em campo porque ainda espera por definições no time adversário. Eu não tenho dúvida. A equipe está definida, mas temos que criar, dentro do que eu vejo da equipe do América-MG, novas opções e também motivar aqueles atletas que vêm jogando pouco. Eles têm que entender que fazem parte do processo e, se ficaram para essa reta final, é porque a gente acredita que eles podem nos ajudar também - afirmou o técnico.
LEIA MAIS
Atacante do ABC tem torcida especial da filha em treino: "Ela grita gol, papai"
Segundo o próprio treinador, ele trabalhou essas alternativas por não saber como o América-MG vai se portar na partida de sábado. Nós esperamos que o América-MG também vá buscar o seu resultado. Então, nós temos que criar estratégias para essas duas situações: o América pressionando mais, saindo para o jogo, e também se defendendo, buscando o contra-ataque - ponderou. Há pouco tempo à frente do Alvinegro, China tem priorizado o trabalho com a parte emocional e técnica do time. Na manhã da sexta-feira, ele comanda o último treinamento antes do jogo, mas revela que já sente uma resposta positiva dos atletas. Quando você chega numa equipe como o ABC, que está vivendo esse momento de necessidade de resultado e há um bom tempo não ganha, o emocional fica abalado. A parte psicológica a gente trabalha junto com a parte técnica, e isso está sendo muito positivo porque os atletas estão dando uma resposta no treinamento. A gente percebeu nos treinamentos que esse grupo está se doando mais de 100% para sair dessa situação e isso é gratificante - disse. O confronto entre ABC e América-MG será no sábado, às 16h30, no Estádio Frasqueirão. O time potiguar está na 18ª posição, com 24 pontos e o Coelho é o terceiro colocado, com 51 pontos ganhos.
Por Natal

Com jogos no domingo pela manhã, FNF define normas para Potiguar 2016


Andrey Valério, representante do Sindicato dos Atletas Profissionais do RN (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)Andrey Valério foi à reunião representante da Safern (Foto: Jocaff Souza/GEsporte.com)

A edição 2016 do Campeonato Potiguar terá, pela primeira, partidas disputadas no período da manhã. Os jogos, com realização exclusiva para Natal, acontecerão às 9h30, em virtude da adequação à grade de programação da emissora que transmite a competição. O regulamento foi definido nesta quinta-feira após reunião na sede da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, com a presença de representantes dos dez clubes que participarão da primeira divisão estadual - ABC, América-RN, Alecrim, Assu, Baraúnas, Coríntians de Caicó, Globo FC, Santa Cruz-RN, Palmeira de Goianinha e Potiguar de Mossoró. A previsão é de que a competição comece no dia 24 de janeiro do próximo ano.
Reunião Conselho Técnico FNF Campeonato Potiguar 2016 (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com) 
Reunião do Conselho Técnico da FNF definiu o Campeonato
Potiguar 2016 (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)

Durante a apresentação da proposta do horário matutino para as partidas, houve discussão entre dirigentes da FNF e o representante do Sindicato dos Atletas de Futebol Profissional do Rio Grande do Norte, Andrey Valério, que questionou a existência de alguma proibição por parte da Confederação Brasileira de Futebol, que colocaria em risco a saúde dos atletas. O presidente da FNF, José Vanildo, explicou que a proposta será para atrair uma maior quantidade de público, principalmente, mulheres e crianças. Isso vai ser o jogo da família. Nós vamos trazer essa experiência em Natal, deu certo em todo canto e nós vimos no Brasil a presença das famílias. Tenho certeza que é muito mais adequado de que o jogo num domingo pela noite fica quase impossibilitado da presença do público - contou José Vanildo. Sobre o formato de disputa, o presidente da FNF revelou que o campeonato terá duas fases, com dois grupos contendo cinco clubes. Na primeira fase, os times jogarão em cada grupo e os dois melhores colocados farão as semifinais, tendo a final em jogo único. Na segunda fase, os grupos jogarão entre si e os dois melhores times do grupo A e do grupo B avançam às semifinais, com a realização de uma única partida para a final. Em caso de um mesmo clube vencer as duas fases, será declarado campeão. Caso contrário, com a disputa entre dois times, a decisão será feita em duas partidas. Quanto ao descenso, os dois clubes piores colocados de cada grupo serão rebaixados para a segunda divisão, em 2017. - Foram mantidas as condições gerais do campeonato, com apenas algumas adequações, como por exemplo: a manutenção dos dois clubes que disputavam o rebaixamento na primeira fase e agora permanecem no segundo turno; teremos a disputa de título da primeira e segunda fase, em jogo único, que será em Natal, e o jogo final em partidas de ida e volta - disse.
Presença das categorias de base
Outra inovação para a edição 2016 do Campeonato Potiguar será a presença obrigatória de cinco atletas profissionais com idade até 22 anos e que estejam relacionados para os jogos. A determinação dividiu opiniões e foi decidida por meio de votação. Para José Vanildo, a presença de jovens atletas pode diminuir as folhas salariais dos clubes, principalmente do interior do estado, que enfrentam dificuldades financeiras nos últimos anos. Fica garantido e obrigatório a utilização de cinco atletas profissionais com até 22 anos de idade, que vai garantir uma possibilidade de aproveitamento compulsório da base do futebol potiguar, evitando-se custos maiores e também de vendas futuras dos nossos clubes - finalizou.
Por Natal

LAD - Escala de Árbitros - JUVENIL e SÊNIOR

PORTARIA Nº 033/2015
O Presidente da Liga Açuense de Desportos, no uso de suas atribuições determina a seguinte escala de árbitros para as partidas do 11º Campeonato Assuense de Futebol Juvenil 2015 e do 11º Campeonato Assuense de Futebol Sênior 2015.
CAMPEONATO JUVENIL 2015
Data
Dia
Horário
Jogo
G
Confronto
17/10
Sab
14h45m
03
B
Escolinha Tupã x Dinamarca
Árbitro
Jackson Galdino da Silva Junior
Assistente 1
Nalyson Jardel Soares Rodrigues
Assistente 2
Francisco Eliábio Buriti
Delegado
Francisco Gerson de Macedo
Representante
Kleudson Barros Julião Cavalcante
CAMPEONATO SÊNIOR 2015
Data
Dia
Horário
Jogo
G
Confronto
17/10
Sab
16h30m
02
A
SEI x União
Árbitro
Jucimário Fernandes
Assistente 1
Francisco Eliábio Buriti
Assistente 2
Nalyson Jardel Soares Rodrigues
Delegado
Kleudson Barros Julião Cavalcante
Representante
Francisco Gerson de Macedo
Data
Dia
Horário
Jogo
G
Confronto
17/10
Sab
17h40m
03
B
Dinamarca x Baixada
Árbitro
Michelon Luis Araújo de Souza
Assistente 1
Nalyson Jardel Soares Rodrigues
Assistente 2
Francisco Eliábio Buriti
Delegado
Francisco Gerson de Macedo
Representante
Kleudson Barros Julião Cavalcante
CAMPEONATO JUVENIL 2015
Data
Dia
Horário
Jogo
G
Confronto
18/10
Dom
14h45m
04
A
Santa Cruz x Morada Nova
Árbitro
Cléber Medeiros de Brito
Assistente 1
Francisco Edson do Nascimento
Assistente 2
Valdeni Santana Custódio
Delegado
Francisco Gerson de Macedo
Representante
Kleudson Barros Julião Cavalcante
Data
Dia
Horário
Jogo
G
Confronto
18/10
Dom
16h30m
05
B
Fluminense x Real Juventude
Árbitro
Gerson Luis do Nascimento
Assistente 1
Valdeni Santana Custódio
Assistente 2
Francisco Edson do Nascimento
Delegado
Kleudson Barros Julião Cavalcante
Representante
Francisco Gerson de Macedo
Assú - RN, 15 de outubro de 2015.

Francisco das Chagas Soares - Presidente