O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

domingo, 20 de março de 2016

ABC supera América em número de vitórias no Clássico-Rei


Será o 520º clássico-rei da história (Foto: Wellington Rocha/PortalNoar
Será o 520º clássico-rei da história (Foto: Wellington Rocha/PortalNoar

Neste domingo (20), às 18 horas, no estádio Frasqueirão, ABC e América se enfrentam no segundo Clássico-Rei de 2016 e o 520º da história centenária. O histórico de duelos aponta uma leve vantagem a favor dos Alvinegros. De acordo com os dados do pesquisador Marcos Trindade, a equipe da Rota do Sol soma 181 triunfos contra 174 do time da Avenida Rodrigues Alves. Completando a lista de duelos foram 163 empates. Apesar da longa história da rivalidade, Trindade revela que apenas um jogo não tem resultado conhecido. “Desses 519 jogos, um resultado não é conhecido. Um amistoso disputado no início da década de 40. Os jornais da época não divulgaram o resultado desse jogo”, apontou. No número de gols marcados, a vantagem também é abecedista. Dos 1.317 tentos anotados, o ABC fez 685. O América foi às redes 632 vezes.
Frasqueirão
Com 10 anos de vida, o estádio Frasqueirão, casa do Alvinegro e palco da partida de domingo, recebeu o duelo 20 vezes. Os anfitriões também levam vantagem. São sete vitórias alvinegras ante cinco rubras, além de oito empates. No entanto, nos últimos quatro anos o domínio tem sido do América. Nas últimas sete partidas, foram três vitórias dos visitantes e quatro empates. Dois dos triunfos renderam à equipe dois títulos estaduais. A última vitória do ABC sobre o América, no Fraqueirão, em partidas oficiais, foi em 26 de janeiro de 2012. Na ocasião, o Alvinegro faturou o primeiro turno do Estadual daquele ano.
Público
Com a inauguração do Estádio Machadão, no início da década de 70, os públicos dos clássicos viveram anos de ouro. Em 1976, mais 50 mil pessoas viram a vitória do América sobre o ABC por 2 a 1. Ainda naquele ano, o público foi semelhante no triunfo Alvinegro sobre o Alvirrubro por 3 a 0. Entretanto, na década de 90, os números sofreram uma queda brusca. Em um Clássico-rei, no ano de 1994, apenas 188 pessoas pagaram ingresso no êxito do americano por 2 a 0. Em 2016, no primeiro clássico do ano, cerca de 10 mil foram à Arena das Dunas acompanhar a vitória do ABC por 2 a 0.
Por Heilysmar Lima/Portal no Ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário