O ESPORTE DE ASSU E REGIÃO, OBRIGADO PELA VISITA

terça-feira, 15 de março de 2016

CBF anuncia ampliação da Série D, e torneio passa a contar com 48 clubes

A CBF anunciou, nesta terça-feira, a ampliação da Série D do Campeonato Brasileiro. Em 2016, a Quarta Divisão terá oito clubes a mais, com 48 ao todo. Para distribuir as oito vagas a mais, a entidade nacional usou o Ranking Nacional de Federações de 2016. Com as mudanças, o estado de São Paulo ganha mais duas vagas. Minas, Rio, Ceará, Alagoas, Rio Grande do Norte e Pará também foram beneficiados e ganharam mais uma vaga, desconsiderando-se os rebaixados da Série C. A nova distribuição dos clubes na Série D ficou assim: São Paulo passará a ter quatro times, Rio e Minas terão três times, e os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Pernambuco, Goiás, Bahia, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Pará contarão com duas equipes. Os demais estados continuarão com um representante.
Botafogo-SP campeão da Série D Brasileiro (Foto: Rogério Moroti / Agência Botafogo) 
Em 2015, Botafogo-SP foi campeão da Série D: estado de São Paulo
agora terá quatro vagas na Quarta Divisão (Foto: Rogério Moroti / Agência Botafogo)
A novidade muda a fórmula de disputa. A competição agora terá 12 grupos com quatro equipes cada, que jogarão em turno e returno dentro de cada chave. Os dois melhores avançam, mais os oito melhores terceiros colocados. Ao todo, 32 equipes se classificam para o mata-mata, e o torneio terá uma fase a mais que nas edições anteriores. No documento de divulgação da alteração, Manoel Flores, diretor de competições da CBF, acredita que a ampliação é um passo para integrar mais clubes ao calendário nacional.
A CBF acredita que, com esta modificação, está estimulando o surgimento de novos talentos, garantindo emprego e renda para os que trabalham com o futebol e movimentando a torcida local, que poderá acompanhar seus times preferidos e vibrar com seus jogadores – publica. A CBF ainda divulgará o regulamento específico da competição, que tem início previsto para o dia 29 de maio. A entidade também ainda não decidiu se irá manter o cruzamento qualificado para a segunda fase, semelhante à Libertadores, no qual o clube de melhor campanha na primeira fase encara o de pior campanha, e assim por diante.
Por Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário